O Médico Doente

O Médico Doente Drauzio Varella

Resenhas - O Médico Doente

1 | 2 | 3 | 4

Márcia 11/02/2017

Descreve de forma clara e até angustiante como se sente um indivíduo com uma doença muito grave como a febre amarela. Graças a Deus que o autor sobreviveu! Vale ler.

Saionara.Zakrzevsk 16/11/2016

Caso clínico.
Gostei bastante do livro. Sou enfermeira e ler a descrição de uma doença tão "fora de moda", como descrita pelo Dráuzio, que me apresentou a ótica clínica e ao mesmo tempo como sendo paciente, foi fabuloso.
Gostei bastante da forma como ele escreve, foi o primeiro livro que li do autor, o que me deixa curiosa sobre os outros títulos publicados. É uma leitura que vale a pena.

Jardel Maximiliano 20/10/2015

Quando o curador edoece
Livro bastante interessante para ver o ponto de vista de um médico de destaque em nossa sociedade e a forma que o mesmo lida com uma doença misteriosa. Acompanhamos a jornada do enfraquecimento, da espera por exames que muitas vezes não trazem resposta alguma. A morte está sempre presente e pode vir a qualquer momento, mas já sabemos que o autor consegue sair dessa, afinal ele viveu para escrever o livro.

Dressa Oficial 10/01/2014

Resenha - O Médico Doente
Olá, tudo bem com vocês ?

Quem ai gosta do Drauzio Varella levanta a mão \_/ euuuuu !!!!!

Bom eu adoro os livros do Drauzio Varella e esse não foi diferente, gostei muito também, o livro tem poucas páginas e a leitura flui muito fácil e eu sempre acabo aprendendo um pouco mais ....

Nesse livro Drauzio relata como foi a sensação de passar para o outro lado, que seria o de paciente e não a de médico como já esta acostumado, ele viaja para um evento no Amazonas e se descuida com as vacinas que precisa tomar para ir para aquela região, ao voltar para São Paulo cidade onde vive começa a sentir fraqueza, mal estar e sintomas não muito claros e que ele identificava em seus pacientes como algo que não tinha como remediar pois era algo "incerto".

Engraçado que por ele ser médico ele fez exatamente o que toda pessoa "normal" que não seja médico faz que é primeiro tomar alguns remédios, depois esperar alguns dias e quando viu que de fato não estava melhorando procurou um médico.

Drauzio Varella ficou internado um bom tempo sem saber que doença ele tinha e afetando cada vez mais seus corpo, ele chegou a praticamente esperar a morte, mas graças a Deus e a sua qualidade de vida mantendo com atividade física a corrida e uma alimentação saudável, ele conseguiu sair dessa.

É um livro bem legal que mostra o valor que precisamos dar a saúde e claro quanto mais rápido ir ao médico melhor de ser diagnosticado.

Uma boa dica de livro.

Beijos

Até mais.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/01/resenha-o-medico-doente.html

Heloisa 21/03/2013

Leitura agradável e rápida
Numa narrativa fácil e bem humorada, salpicada de memórias e reflexões, Drauzio Varella conta como foi a experiência de ter Febre Amarela e sobreviver a ela.
Muito agradável e rápido de ler.

Nathália 15/11/2012

Incrível!
O livro é de uma riqueza de detalhes magnífica. Nessa obra, não há mais o doutor, e sim o paciente que narra como a evolução de uma doença sem cura pode causar tantas reações surpresas no indivíduo. Dráuzio passa de um médico que olha tudo de fora para a pessoa que consegue compreender cada dor dos próximos pacientes. Uma pequena preciosidade para ser lida e relida.

jaaf99 04/11/2010

o Livro conta com a habitual habilidade do autor em falar sobre os assuntos e interligar os eventos e sua memória.

Descreve em 1ª mão os sintomas da febre amarela contatos por quem viveu o drama, ele mesmo.

Descrevendo todo o processo interno que acompanha um médico experiente diante da doença e das incapacidade que a doença acaba provocando.

Muito bom livro.

recomendo

Denise 08/02/2010

O livro é ótimo. E mostra que qualquer pessoa pode contrair uma doença, mesmo sendo um médico sério, e estudado, e que todos temos que tomar cuidado e se previnir.

Matheus 19/01/2010

decepciona um poco so conta 0s tempos de doença nem os antes nem os depois achei meio resumido

KatiaMaba 12/07/2009

Uma obra obrigatória na estante dos profissionais da área da saúde.
Encontrar o livro “Médico Doente” na sexta-feira 10/07 foi uma reação do primeiro pensamento logo após abrir os olhos no início da manhã do mesmo dia. Pensei que naquele dia eu merecia um presente na forma de um programa básico: entrar em uma livraria com tempo para encontrar um livro que tivesse o talento de conquistar a minha atenção, caminhar sem pressa e saborear uma boa xícara de café, ou seja, meu final de semana começou da melhor forma possível.

Esta obra de Drauzio Varella foi editada em 2007 e relata uma significativa experiência que ocorreu em 2004, transformando o médico em paciente, logo, resultou nas afirmações abaixo relacionadas que merecem a nossa reflexão:

“Quando o paciente se queixa de terminar o banho da manhã tão arrasado que precisa voltar para cama, é bom levar a doença a sério.” – pág. 18

“O sofrimento físico tem o dom de igualar estudiosos e iletrados.” – pág. 34

“A quietude da noite torna o sofrimento mais difícil de suportar.” – pág. 40

“Nós médicos, na medida do possível, deveríamos testar previamente em nosso corpo os procedimentos que tantas vezes indicamos para terceiros.” – pág. 49

“Não sofrer por antecipação. Foi o conselho que cansei de repetir para meus pacientes e familiares.” – pág. 69

“Fui matriculado no Colégio Arquidiocesano. O tom da justificativa paterna não admitia contestação – Você precisa de formação religiosa. Não quero filho ateu aos catorze anos. “– pág. 89 (Drauzio Varella até hoje é ateu).

“O ofício da enfermagem exige mais altruísmo que o nosso (médicos). Enfermagem requer competência profissional, empatia e desprendimento.” – pág. 107

“Quando dizemos que alguém sobreviveu graças ao desejo fervoroso de viver, partimos do princípio de que a morte é apanágio dos covardes?” – pág. 114

“Morrer é tão fácil, concluí.” – pág. 119

Abraços
Kátia Regina

yuri thome 06/02/2009

A transcrição da experiência de um médico que esteve "do outro lado da agulha" é simplemsmente genial. O estilo, extremamente bem humorado, de escrever do Dr.Drauzio Varella, mesmo sobre assuntos tão delicados como a iminência da morte, prende a atenção do início ao final do livro. Esta é uma daquelas obras para serem lidas "em uma sentada", não porque seja pequena ou simplória, mas, simplesmente, porque é impossível largar.

1 | 2 | 3 | 4