O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

bobbie 29/08/2021

Uma delícia.
Só com genialidade alguém poderia partir de uma ideia simples e escrever um livro tão envolvente e denso. Quem disse isso? Eu. Saramago parte da premissa simples de uma trama sobre um professor de história de 38 anos que vê um filme com um ator que é idêntico a ele, e consegue escrever um livro que te prende, que tem conteúdo e que surpreende com um final que tem não apenas um, mas dois plot twists. Assim é O homem duplicado. A história é essa mesmo: Tertuliano Máximo Afonso - alguém com um nome tão único, tão singular - tem 38 anos, é professor de história, divorciado, vive sozinho e anda melancólico e depressivo. Até que um colega professor, com a intenção de sugerir uma distração para Tertuliano, o recomenda um filme de comédia, despretensioso, raso, descartável. Tertuliano aceita a dica, aluga e vê o filme, e sua vida vira de cabeça para baixo quando ele percebe que um dos atores secundários (cujo nome nem aparece nos créditos ligado ao personagem), é seu duplo, alguém idêntico a ele, tanto no físico como na voz. O protagonista faz do objetivo de sua vida rastrear e encontrar aquele ator, que ele sequer sabe o nome. E você, o que faria se descobrisse que sua genética não é única e exclusiva, que existe outro 100% idêntico a você andando, respirando e vivendo por aí? Seria capaz de seguir a vida tranquilamente, aceitando o fato como uma simples coincidência, ou se deixaria abalar profundamente pela ideia de que o destino lhe pregou uma peça?

fefashelf 23/08/2021

livro black mirror
esse livro foi nada menos que uma loucura total? mas tai gostei! quero muito ler saramago de novo e pretendo fazer isso em breve?

Caroline Patueli 05/08/2021

?Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras?
Saramago conta sobre Tertuliano Máximo Afonso, professor de história, que um dia se surpreende ao ver um filme com um ator idêntico a ele. Intrigado, para dizer o mínimo de alguém que acabou de descobrir outro igual, Tertuliano resolve descobrir mais sobre sua cópia.

A ideia do duplo sempre me fascinou, encontrar alguém idêntico como um espelho me parece uma das coisas mais assombrosas que poderiam ocorrer.
É um tema que possibilita diversas abordagens para a literatura. São muitas as consequências que um acontecimento como esse poderia desencadear, é extremamente interessante.

Por fim, recomendo a leitura, assim como de qualquer outra obra que já tenha lido deste autor sensacional.

Thomas.Jordao 26/07/2021

Novo Mundo
Se desenrolou para mim nessa ultima semana um novo tudo, Autor, Escrita, Estilo, Jeito de contar histórias, Personagens, Me sinto um tolo por só o ter descoberto agora em 2021, porém nunca é tarde para começar, diz o senso-comum. Começa agora uma nova jornada de descobrimento dessas obras do Saramago que sem dúvidas serão lidas extensamente por mim, Começada por essa, que já fez jus para mim seu Nobel de literatura, Uma obra que me apresentou essa novidade não nova, mas que com certeza já se fez marco em minha vida, sobre a identidade do EU, O que farias tu se descobristes ser um duplicado, Obs, fiquei assustado ao ver o quanto de artigos já existem na internet sobre esse livro, de todas as UFFs possíveis.

kaiê ê ê 07/07/2021

4 - Para sair da zona de conforto.
O livro em questão é "O Homem Duplicado" do José Saramago. A narrativa é uma história sobre Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história que descobre que existe um clone de si mesmo pelo mundo: o ator Antônio Claro. Ao longo de todas as páginas, essa drama é desenvolvida e no início senti um ritmo arrastado, mas grande parte se deu pelo fato de ser minha primeira leitura de Saramago e precisava me adaptar ao estilo. Um pouco depois da metade, não consegui parar de ler e, ao terminar, fiquei sem reação nenhuma.

Além do estilo de escrita, estranhei muito o vocabulário que é típico de Portugal e contém algumas alterações na linguagem. No geral, adorei me aventurar em uma leitura diferente e, mesmo tendo demorado 3 meses lendo, merece nada menos do que 4 estrelas.

Ricardo.Borges 02/07/2021

O que vem pela frente?
Este é o clima desta leitura, na qual o autor recheia com detalhes preciosos o início do livro e, então, conduz a narrativa para um final surpreendente e, re certa forma, inesperado.

Fernando.Bittencourt 19/06/2021

Primeira leitura
Gostei, apesar da dificuldade de lê-lo, não só pelo formato. Já conhecia o autor li o Evangelho..., Saramago é muito intenso cheio de mensagens que certamente precisam melhores interpretações, releituras. A história prende a atenção e estimula emoções fortes, acabei me sentindo na pele do Máximo Afonso, e claro, imaginando um duplo meu, talvez seja algo parecido com o que sentem os gêmeos idênticos, a necessária individualidade ter algo só seu. Nos diálogos a meu ver os personagens são quase sempre Saramagos, parecidos, com a mesma sagacidade, mas é um ótimo livro, o formato da escrita apesar de ser a marca do autor, atrapalha.

Angelica75 05/06/2021

“O caos é uma ordem por decifrar”
Como resenhar Saramago, o rei, o mestre das palavras? Daqueles autores que nos deixa boquiabertos tamanha genialidade.

Abismada pelo tema, surpresa pelo desenrolar da história, divertida pelo humor e ironia inteligentíssimo do livro. Tertuliano Máximo Afonso descobre que tem um duplo, um outro igual, igualzinho. Em tudo, em todos os aspectos físicos. Isso o deixa fissurado a ponto de paralisar a sua vida pacata, seus relacionamentos que já são assim assim.

Começa então a saga em busca do outro (ou dele mesmo, o eu escondido, bem sucedido, melhor relacionado, já que se trata de um ator de filmes). Tertuliano não é nada disso, ao contrário. Seus relacionamentos são todos travados, paralisados, sem evolução. O chacoalhão que o seu outro eu traz pra sua vida faz dele um alucinado ( ainda que de
maneira serena já que não é dado a arroubos de emoções) em busca dessa novidade.

Conhecemos o duplo só depois de umas 100 páginas e daí o livro fica ainda
mais instigante. O que pode ser mais curioso do que saber que existe uma cópia sua por aí?

Não há tanto a dizer para não entregar o que vai acontecendo. Prepare-se pra se enredar em um livro que fica mais e mais curioso a cada página. Nenhuma palavra ali está fora do lugar, mesmo que em alguns momentos pareça.

O último capítulo é de cair o queixo e a resolução final vai fazer você ficar com esses
duplos na cabeça por muito tempo.

iguteixeira 20/05/2021

20.05.2021 às 23:06
Foi uma leitura lenta, acredito que ainda não me acostumei suficientemente com a forma de escrita do Saramago. No entanto, gostei bastante do livro, o plot twist foi tudo em minha carreira rs.

Fabi 17/05/2021

Segundo livro de Saramago que leio e já compreendo pq muita gente o elogia tanto. Que gênio! Uma história em que a trama vai te prendendo cada vez mais e o final é sempre surpreendente. E quando pensei que não fosse surpreender mais, vem outra reviravolta. Maravilhoso ??

Sarah 02/05/2021

Saramago e sua viagem ao âmago. Terminei com Secos e Molhados na cabeça: "Eu só sei de mim, só sei de mim, só sei de mim..."
Apesar de ter adorado, dentre todos os livros que li dele, foi o que menos gostei.
Alê | @alexandrejjr 06/06/2021minha estante
E mesmo assim é incrível, né?! Ainda não achei um escritor ou escritora que os "piores livros" dele (dela) fossem ótimos!

@aprendilendo_ 25/04/2021

Resenha de O Homem Duplicado
Publicado pela primeira vez em 2002 e escrito pelo vencedor do Prêmio Nobel da Literatura, José Saramago, “O Homem Duplicado” trata-se de um livro de suspense e ficção. Na trama, acompanhamos Tertuliano Máximo Afonso, pacato e melancólico professor de história, o qual vive uma vida monótona e desinteressada. Nesse contexto, quando um colega de profissão recomenda a Tertuliano um filme para assistir, a história do professor muda completamente de rumo. Isso, pois na obra cinematográfica, Máximo Afonso acaba por encontrar um ator com idênticas características às suas. A partir desse ponto, uma jornada de obsessão é iniciada para descobrir quem é o tal sósia.

De início, com um excêntrico estilo de escrita, a obra causa certo desconforto. Por meio de longos parágrafos e diálogos separados apenas por vírgulas, a leitura, a qual começa vagarosa, leva certo tempo para realmente engrenar e o leitor acostumar-se a ela. Apesar disso, após a consolidação do estilo, a narrativa acaba por aproveitar-se da escrita mais corrida, dando um ótimo tom de celeridade e imersão. Nesse contexto, cabe ressaltar a capacidade do livro em realmente englobar a mente do leitor na trama. Isso, pois com um enredo extremamente misterioso e instigante, o autor consegue criar uma crescente sensação de que tem algo horrendo ou incrível prestes a acontecer. Como consequência disso, por volta da segunda metade da obra, torna-se muito difícil alguém simplesmente deixar o livro de lado sem qualquer curiosidade sobre os próximos passos dos personagens.

De outro lado, ao abordarmos os indivíduos e a história da obra, percebe-se uma ótima composição de mistérios e simbolismos por parte de José Saramago. Nesse sentido, com diálogos desconcertantes e personagens com uma alta carga de desconforto em suas atitudes, gestos e falas, o livro é repleto de momentos, os quais, sem ter em si cenas realmente impactantes, geram um alto nível de curiosidade no leitor. A história, nesse ponto, com desdobramentos surpreendentes, auxilia o livro na construção do suspense e da tensão narrativa. Por fim, temos um livro, em suma, excêntrico, o qual causa curiosidade, boas reflexões, dúvidas, certa repulsa e claro, uma boa leitura.

O Homem Duplicado é um livro repleto de simbolismos, permitindo cada leitor ter, por si, a própria interpretação sobre os acontecimentos e fatos narrados. Nesse contexto, com uma boa história e personagens marcantes (mas não tão amáveis), tem-se uma ótima leitura ao fim das páginas.
Nota:9
Instagram: @aprendilendo_

Paty 17/04/2021

Diálogos incríveis, porém muita enrolação
Demorei bastante para de fato engajar nessa leitura, por ser densa e arrastada, o que me levou a diminuir as estrelinhas. Entretanto, os diálogos são fascinantes, principalmente os com o Senso Comum (sim, é um personagem). O nosso protagonista, Tertuliano Máximo Afonso, um pacato professor de história, é acometido por uma grande obsessão: encontrar o homem que aparece num filme que lhe foi recomendado, o qual é exatamente sua imagem e semelhança, vulgarmente dizendo "cuspido e escarrado". O narrador é irônico e nos mostra amplamente o interior psíquico dos personagens. Destaque para a Maria da Paz e Carolina Máximo, personagens mais fortes que o protagonista, o que não é à toa. Final surpreendente, bem feito e justo!
P.s.: se você nunca leu Saramago, recomendo ler antes Ensaio Sobre A Cegueira! Beijinhos!

Deia 14/04/2021

Perda da individualidade
Trata da perda da individualidade como tema central, mas perpassa por temas importantes como: história, educação, senso comum( que é uma personagem da trama), e a indiferença das relações humanas.