Pais e Filhos

Pais e Filhos Ivan Turguêniev

Resenhas - Pais e Filhos

Leticia 25/01/2024

Classico russo
Um classico russo. Facil e rapido de ler. Um livro machista mas nos padrões da epoca. Questiona muito a questao da propriedade e introduz conceitos do comunismo.

Ramon 25/01/2024

Livro excelente!
" Sabes do que me lembrei? Uma vez zanguei-me com nossa falecida mãe; ela gritava, não queria ouvir-me...Por fim, disse-lhe: a mãe não é capaz de me compreender, já que pertencemos a gerações diferentes. Ela ofendeu-se muito, e pensei: nada a fazer!
A pílula é amarga, mas é preciso engoli-la.
Agora chegou a nossa vez, e os nossos herdeiros podem dizer-nos: são de outra geração, engulam a pílula."

Esse é um livro sobre abismos, abismo entre pais e filhos, entre amigos, entre mundos.
Impressionante como podemos habitar em mundos diferentes, e nem nos darmos conta. A não ser quando for tarde demais.

Abismos não se constroem da noite para o dia, mas com uma vida de indiferenças e ressentimentos. As pessoas podem dividir o mesmo teto, e ainda sim, serem completos estranhos um ao outro.

O conflito entre gerações muitas vezes é inevitável, as ideias mudam, o tempo passa, os jovens envelhecem, os velhos morrem, e o mundo segue seu ciclo. E essa é a beleza trágica desse livro. Apesar de refletir uma realidade da Rússia do século XIX, não deixa de tocar nos relacionamentos do século XXI.

"Ainda somos os mesmos
E vivemos como os nossos pais."

Itapuan 24/01/2024

A Consciência do não acreditar em nada!
Um excelente livro sobre conflito de gerações que nos faz refletir sobre a proposição: O que faz um niilista diante do amor e da morte?

Ana 23/01/2024

O melhor clássico russo!
Esse foi o meu primeiro contato com o turgueniev, e que surpresa boa! (agradeço aqui ao meu amigo isaías pelo presente na edição maravilhosa da antofágica). é um livro engraçado e extremamente sensível ao mesmo tempo. além de tudo, é um clássico em seu maior sentido: uma obra que não envelhece. me senti intimamente tocada pelas relações entre os personagens e por como elas encontram eco na minha vivência. incrível, incrível, incrível! me fez lembrar do porquê escolhi a literatura como carreira.

Alexia.Gassenferth 21/01/2024

O primeiro retrato do conflito geracional
Segundo autor russo lido.
Acredito que um dos grandes trunfos dos autores russos do seculo XIX é traduzir a natureza humana e as questões sociais de forma universal.
Não importa que estamos no Brasil no século XXI, encontramos muitos Bazarovs e pais na ânsia de não se verem obsoletos e com dificuldade de comunicação com as novas gerações.
Encontramos e fazemos parte das gerações de jovens que chegam naquela fase da vida de criação de ideias próprias e questionamento de tudo que a geracao anterior fez. Temos certeza que sabemos tudo, que descobrimos o segredo. A maioria de nós acaba aspirando algo muito parecido do que nossos pais construíram.

Eu achei um livro muito fluido e fácil de ler. Devorei. Arrisco dizer que é um bom primeiro livro russo, pra quem quiser começar.

vini 19/01/2024

eu adorei o livro, devorei ele. mas SENHORE como aquele bazarov é chato meu deus ele tratava os pais super mal tadinhos veir

Matheus 19/01/2024

Pais e Filhos - Ivan Turguêniev
Pais e Filhos é a segunda obra de Turgueniev que leio, e em ambas, me fascina a habilidade do autor em descrever o tempo, as diferenças entre gerações e os regozijos da mocidade. É como se ele fosse o próprio Cronos; Turgueniev utiliza o tempo como um dos elementos principais de sua obra, permitindo que ele teça o enredo. É incrível o nível elevado da literatura russa. Se leio Dostoiévski, sou convidado a mergulhar na psiquê humana; se leio Tolstói, sou confrontado com diversos dilemas morais, e ao ler Turgueniev, sou totalmente envolvido pelo tempo. Enfim, que obra magnífica! Recomendo muito a leitura. Ambientada na Rússia do século XIX, a narrativa gira em torno dos conflitos geracionais e ideológicos entre pais conservadores e filhos revolucionários. A trama se desenrola com a visita do jovem e iconoclasta Bazarov à propriedade rural dos pais de seu amigo Arkádi. Bazarov, um niilista convicto, representa a juventude rebelde e cética da época. Seu embate com os valores tradicionais e o confronto com a sociedade estabelecida formam o cerne do enredo. Turgueniev habilmente tece uma tapeçaria complexa de personagens, explorando suas motivações e dilemas. O autor utiliza o relacionamento entre pais e filhos como uma lente para examinar as mudanças sociais e políticas ocorrendo na Rússia da época. A obra destaca-se pela riqueza psicológica de seus personagens, pela análise aguda das contradições sociais e pela reflexão profunda sobre o papel do tempo na evolução das relações humanas.

Fernanda.Caputo 15/01/2024

Os homens se parecem mais com seus tempos que com seus pais
No começo, talvez pela tradução (essa edição do Clube de Literatura Classica é feita pelos irmãos Guerra, em português de Portugal), não me pegou muito.
Mas, conforme fui lendo e me acostumando, simplesmente não consegui largar.

A postura dos dois jovens estudantes, Arkádi e Bazárov, de superioridade em relação aos pais é tão, tão atual!
A cena em que Arkádi tira um livro de Púchkin das mãos do pai e o substitui por algo que julga mais adequado é emblemática.

Bazárov, especialmente, acha-se um Deus: "Tu, meu amigo, continuas parvinho, ao que vejo; os Sítnikov deste mundo são necessários. Percebes? Preciso desses idiotas. Não são os deuses que cozem os potes!".

Confesso que ao longo do livro achei Bazárov absolutamente detestável, mal educado e arrogante. No entanto, ao final, comecei a sentir um pouco de piedade. Vazio e triste, isolado em seu pedestal autoconstruído. O romantismo que ele tanto desprezou, é necessário.

É uma leitura esplêndida. Recomendo muito!

Michel 11/01/2024

Resenha pais e filhos
Uma história que a cada página me conectava mais com a história, tendo certo afeto por certos personagens. Seus pensamentos, discussões e filosofias me fez pensar sobre muita coisa. Que livro, não é a toa que é um clássico russo

Tata 10/01/2024

Parecido com o primeiro livro que eu li do Turguéniev, também começou com um tom mais romântico e termina com um acontecimento trágico. Gostei muito de ler a dinâmica de relações do Bazarov com os pais, que se distanciam muito por causa da diferença de gerações

Cilene 10/01/2024

Uma.das principais lições extraídas do livro é a natureza dinâmica das relações familiares e sociais. Turguêniev destaca como as gerações muitas vezes se distanciam uma.das outras devido a mudanças sociais, políticas e culturais. O autor não toma partido, apresentando as perspectivas tanto dos pais como quanto dos filhos com empatia, permitindo que o leitor forme suas próprias conclusões sobre o conflito central.
Além disso ofere6uma análise perspicaz das ideias niilistas que floresceram na Rússia do século XIX. Basarov o protagonista personifica a mentalidade niilista que questiona e desafia as estruturas tradicionais, antecipando os tumultos sociais que caracterizariam a Rússia nas décadas seguintes.

Marcia.Moutinho 10/01/2024

Obra prima da literatura russa do século XIX. Leitura fácil, fluída e maravilhosa. Vale muito a pena.