Pais e Filhos

Pais e Filhos Ivan Turguêniev

Resenhas - Pais e Filhos

Thi Acrisio 14/03/2024

Agora...Escuridão...
Esse foi meu terceiro livro da literatura russa, e foi o que menos gostei. Engraçado que ele é inspiração para os outros dois escritores. rsrss
Eu gostei do Bazarov, ele é chato, egocêntrico e sua verdade é universal, mas é o personagem com mais camadas, entendê-lo é uma boa experiência, e seu desfecho, um lado melodramático. Deixa um gostinho amargo na boca e o coração bem apertado.
O livro é meio parado, sem muito acontecimentos, lentíssimo!
O último parágrafo é lindo.

Ricardo.Borges 12/03/2024

Sempre foi o conflito de gerações
Mesmo tendo sendo escrito em meados do século XIX, a história detalha maravilhosamente bem as relações entre as gerações, o que dá, inclusive, o título a obra. Com impressionantes descrições de lugares e dos comportamentos dos personagens (não precisa nem desenhar, tamanha precisão), o autor criou uma trama ?simples?, porém absolutamente envolvente. Todos os personagens são importantes e, em determinado momento, quando já não se sabe onde a história vai culminar, ja não se sabe mais quais deles serão o epicentro da trama. Quem é o ?herói?, afinal? O comportamento diferente dos demais o torna uma pessoa má? Sobre qual lente estamos julgando cada ação?
Com todos estes ingredientes, há várias surpresas durante a leitura, mas o final me surpreendeu e até comoveu.
É um dos melhores clássicos russos que li até hoje.

jojo 09/03/2024

E vivemos como nossos pais..
Não imaginei que um dia fosse simpatizar pela literatura russa. E para quem quer iniciar esse é um ótimo livro
País e filhos começa sua história quando Arkadi volta de Petersburgo onde terminou seus estudos para casa de seu pai no interior da Rússia, e chega lá com seu amigo Barzárov. E é uma história que flui bem, claro q só pelo título já sabemos que haverá conflitos e são conflitos de gerações. O auge da leitura é a discussão calorosa entre Pável que é tio de Arkadi e Barzárov que nas palavras de Pável: um sujeito soberbo, descarado, cínico e plebeu.. e claro sendo niilista incomoda muito esse tio. E mais para frente haverá outros conflitos entre os dois bem interessante.. e acho q com o desenrolar dos acontecimentos acabei até tendo uma certa simpatia por Barzárov mais pelos seus pais que por ele mesmo
E deixo aqui uma frase de Ivan Turguêniev:
"Nada liberta tanto uma pessoa que o conhecimento"

Rodrigo Kimura 05/03/2024

Muito agradável
Conta uma história bem agradável e bonita sobre relações entre pais e filhos. Não no sentido de brigas e desavenças, mas no sentido de admiração e respeito. Leia esse livro se você quiser se sentir bem.

edusrds 28/02/2024

Um livro incendiário
Pais e filhos foi um livro incendiário, e é fácil perceber as faíscas na escrita do Turguêniev. Ao nos mostrar duas gerações distintas, o autor conseguiu com eficácia (visto os tumultos gerados na época) enfatizar as questões de uma velha Rússia se transformando no que viria se tornar a Rússia do século XX. A mim, a nova geração representada por Bazárov não agradou muito, mesmo eu não sendo muito conservadora, então atrelo isso a personalidade do personagem, que ao levar a frente de toda uma geração de ideias, transformou-se na ideia pura, sendo algo difícil de digerir de uma vez. A geração antiga me foi muito mais simpática, talvez pelo sentimentalismo, e pelo fato de estarem muito mais abertos a conversa que a nova geração, a qual já chegou chutando todos os baldes e negando a tudo. O fato é que extremistas não me agradam, e falando em extremos, o ódio mútuo de Bazárov pelo Páchel só demonstrou que embora muito distintos em pensamento, ambos não se diferenciam muito em ações ao darem mais razão às ideias que ao sentimento, este último acostumado a sempre vencer. No final, ideias só germinam se bem plantadas, cultivadas e colhidas e para isso é necessário também ouvir, não apenas dizer. Um ponto interessante é a representação do papel da mulher pela Anna Odintosva e pela Kúkchina, ambas sendo representações de mulheres independentes, mas apenas uma sendo eficaz em nos mostrar a força dessa independência.

É um ótimo livro, a escrita do Turguêniev é excelente e embora seja um livro de fácil leitura, não recomendo como sendo o primeiro acesso a literatura russa, há portas de entrada mais acessíveis. No entanto, é um livro indispensável para conhecer um país de história tão interessante e sociedade tão distinta, aspectos que foram demonstrados com maestria nessa obra.
mlnprf 29/02/2024minha estante
agora fiquei com muita vontade de ler!!!

Monique.Machado 23/02/2024

Recomendo
"Pais e Filhos" é uma obra-prima literária do autor russo Ivan Turgueniev, publicada pela primeira vez em 1862. Este romance é frequentemente considerado uma das maiores realizações da literatura russa do século XIX, destacando-se por sua complexidade psicológica, análise social e pela representação de gerações conflitantes. A trama se desenrola em um período de mudanças significativas na Rússia, onde as ideias revolucionárias começavam a desafiar as estruturas tradicionais.
Para compreender totalmente "Pais e Filhos", é essencial levar em conta o contexto histórico e cultural da Rússia do século XIX. O país estava passando por uma série de transformações sociais, incluindo a abolição da servidão em 1861. Essas mudanças foram acompanhadas por um aumento nas ideias filosóficas e políticas, com o surgimento de movimentos como o niilismo, que rejeitava valores tradicionais e defendia uma abordagem cética em relação à moralidade e à autoridade.
O romance apresenta um elenco diversificado de personagens, cada um representando diferentes perspectivas e ideologias. O protagonista, Arkádi Ivánovitch Kirsánov, personifica a juventude contemporânea da época. Arkádi retorna à propriedade rural de seus pais, Nikolai Petróvitch e Arina Vlásovna Kirsánov, após completar seus estudos na universidade. Ao lado de Arkádi está seu amigo universitário, Evguéni Vasílievitch Bazarov, um niilista convicto.

Bazarov é uma figura central e um personagem notável na literatura russa. Sua abordagem niilista, marcada por um ceticismo radical e a rejeição de tradições, contrasta vividamente com as crenças mais conservadoras dos pais de Arkádi e de outros personagens do romance. A relação entre Bazarov e os Kirsánov é emblemática do conflito geracional que permeia a narrativa.
O tema principal de "Pais e Filhos" é o choque entre as gerações e as ideologias divergentes que representam. Enquanto os pais, simbolizando a velha ordem, buscam manter a tradição e a estabilidade social, os filhos, encarnados por Arkádi e Bazarov, buscam desafiar e reformar essas estruturas. O niilismo de Bazarov é particularmente impactante, pois representa não apenas uma rejeição das normas sociais, mas também uma negação da própria natureza sentimental e emocional do ser humano.
A relação entre Arkádi e seu pai, Nikolai, é reveladora. Nikolai, um homem benevolente e aberto a ideias progressistas, ainda representa os valores tradicionais que estão sendo questionados. A interação entre os personagens é sutil e complexa, revelando as tensões subjacentes e os desafios enfrentados por aqueles que buscam conciliar diferentes mundos ideológicos.
Outro elemento significativo de "Pais e Filhos" é a exploração do amor e das relações amorosas. A trama inclui romances complicados e desilusões, retratando a complexidade das interações humanas. A relação entre Bazarov e Anna Serguéievna Odíntsova, uma mulher mais velha e sofisticada, destaca-se como uma exploração intrigante de amor e desejo, enquanto a conexão entre Arkádi e Katerina Serguéievna Loktiev, uma jovem simples do campo, ilustra a busca por uma estabilidade tradicional.
Turgueniev, conhecido por sua prosa elegante e habilidade em capturar as nuances da psicologia humana, utiliza uma narrativa em terceira pessoa para guiar o leitor através das complexidades emocionais de seus personagens. Sua habilidade em criar diálogos autênticos e reveladores adiciona camadas à trama, permitindo que os leitores se envolvam intimamente com as vidas e os dilemas dos personagens.
A descrição da natureza russa, uma característica marcante da obra, também contribui para a atmosfera do romance. A paisagem rural e os elementos naturais são frequentemente utilizados como metáforas sutis para refletir as emoções e os conflitos internos dos personagens.
Em "Pais e Filhos", Ivan Turgueniev oferece uma reflexão profunda sobre as mudanças sociais, os conflitos geracionais e as complexidades das relações humanas. A obra transcende seu contexto histórico, continuando a ser relevante pela forma como examina questões universais de identidade, ideologia e a busca por significado na vida. A maestria literária de Turgueniev eleva este romance a um status duradouro, merecedor de estudo e apreciação contínuos. "Pais e Filhos" permanece uma peça fundamental do cânone literário russo e uma janela fascinante para a riqueza da experiência humana.

Alan kleber 23/02/2024

A esperança e a inquietação do futuro incerto, entrando em choque com a nostalgia de um passado glorioso.

"País e Filhos" de Ivan Turgueniev é uma obra-prima da literatura Russa que mergulha nas complexidades das relações familiares, dos conflitos geracionais e das mudanças sociais ocorridas na Rússia do século 19. Apesar da trama se passar na Rússia, essa é uma história que ressoa universalmente.
Por meio de personagens multifacetados, Turgueniev nos convida a uma jornada introspectiva, instigando-nos a refletir sobre nossas próprias convicções e valores.

A história começa com o retorno de Arkadi Kirsanov a propriedade rural de seu pai, Nikolai, após completar seus estudos em São Petersburgo. Arkadi traz consigo a influência do pensamento progressista da cidade, enquanto seu amigo Bazarov, um médico niilista, desafia as convenções sociais e as tradições estabelecidas.
Arkadi, impregnado das idéias, progressistas da cidade, simboliza a busca incessante pela liberdade individual e pela autenticidade em meio as amarras da tradição e das expectativas sociais. Seu amigo e confidente, Bazarov irrompe na trama como uma figura emblemática do niilismo radical, questionando os fundamentos morais e filosóficos que sustentam a ordem estabelecida. Sua presença disruptiva na vida dos Kirsanov desencadeia uma série de eventos e transformações para todos os envolvidos.
Sua presença catalisa um conflito geracional e ideológico que ecoa através das páginas, mostrando os eternos embates entre a juventude e a velhice, a revolução e a conservação, o racionalismo e o idealismo.

Ao longo da história, somos confrontados com questões fundamentais sobre o propósito da existência, a natureza do amor e da amizade, e os limites da liberdade individual. Turgueniev nos leva a explorar os recônditos da psique humana, revelando as contradições e os conflitos que moldam nossas escolhas e nossos destinos.

Com diálogos brilhantes e reflexões profundas que vão além do tempo e espaço, dessfiando-nos a confrontar as verdades inconvenientes que se escondem sob sua a superfície da vida cotidiana.
"País e Filhos" é, portanto, mais do que um simples romance; é um convite à contemplação filosófica e à busca incessante pela verdade e pelo significado em um mundo em constante mutação.

É uma leitura essencial para aqueles interessados na literatura Russa e nas dinâmicas humanas atemporais.
Flávia Menezes 23/02/2024minha estante
Esse é um livro que desperta muito a minha curiosidade. E agora estou ainda mais interessada em ler.
Parabéns pela resenha, Alan. ??

Alan kleber 23/02/2024minha estante
Flávia, este livro está repleto de diálogos brilhantes! Foi minha primeira experiência com Turgueniev, e estou completamente fascinado pela história.

AndrAa58 24/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Alan.

Alan kleber 24/02/2024minha estante
Obrigado! Ainda não cheguei na qualidade da resenha de vocês aqui, mas espero chegar lá.

AndrAa58 25/02/2024minha estante
Chegou sim, Alan. Cada um tem seu estilo. O mais legal é a oportunidade de nos conhecermos um pouquinho mais através de nossas leituras, impressões, no que valorizamos, trocamos experiências e aprendemos juntos... Muito bom!

rafa_._cardoso 20/02/2024

Clássico e atual
Livro clássico que muita gente conhece a história. Diferentes visões de duas gerações onde, no final, prevalece o caminho do meio (mais ou menos).

É um tanto arrastada e com final de novela, mas vale a leitura pelo contexto histórico e pela bela edição da Antofagica.

Pedro.Inocente 19/02/2024

A diferença entre gerações
Agora posso dizer com certeza que Turguêniev é um dos meus autores favoritos, tanto da literatura russa quanto no geral, e com certeza um gigante da escrita!
Pais e Filho se tornou um dos meus livros favoritos, sendo um dos melhores que já li, o livro além de ser importantíssimo na construção e ?debate? sobre o Niilismo, marca um período muito importante na história da Rússia, na questão da Emancipação dos Servos em 1861, nos mostrando a diferença entre gerações, ou melhor, a diferença entre pais e filhos?
Um livro cheio de reflexões, recomendo demais! ???

giovanna65 19/02/2024

O persistente conflito entre Pais e Filhos.
Não posso dizer que achei esse livro ruim, até porque ele me entreteve bastante, mas eu esperava mais drama!!! Acho que fui com as expectativas muito altas por ter me apaixonado pelo "Primeiro Amor", mas enfim, apesar de ser a mesma excelência que Turguêniev entrega em todos seus escritos eu fiquei esperando maisssssss.

Valéria 19/02/2024

Leitura difícil
Leitura um pouco difícil mas de fato uma história bem retratada de pessoas e hábitos na Rússia de meados de 1860. Acho importante lermos autores clássicos. Ajuda a melhorar a visão do mundo. Bom.

Danielayoshida 18/02/2024

?Você sabe do que me lembrei, irmão? Uma vez discuti com nossa mãe; ela gritou e não quis me ouvir. Finalmente eu lhe disse: ?Claro que você não pode me entender; pertencemos a duas gerações diferentes?. Ela ficou terrivelmente ofendida, mas eu pensei: ?Não há nada que possa ser feito - um remédio amargo, mas ela tem que engoli-lo?. Então agora chegou a nossa vez e nossos sucessores podem nos dizer: ?Você não pertence à nossa geração; engula sua pílula??.

Isabelle.Louback 18/02/2024

Que obra!
Uau! Que obra! É deveras impossível passar por este livro sem transformar-se de alguma forma.

Com um texto potente e personagens fortes e controversos, Pais e Filhos nos traz um panorama da sociedade atual, mesmo que tenha sido escrito há muitas décadas, onde ideias de diferentes vertentes não podem ser aceitas, a não ser que haja um acerto de contas ou que alguém vença a discussão, por qualquer razão que o faça necessário.

Não há como comentar este livro sem afirmar que Turghêniev foi brilhante ao retratar Bázarov, protagonista inspirado em um homem real, que proporciona ao leitor diferentes sentimentos, envolvendo, por vezes, desprezo e/ou concordâncias, dependendo do ponto de vista de cada ser humano que se dedica a leitura da obra.

Além disso, torna-se fundamental citar que apesar de tratar-se de um russo, o texto é fluido e muito instigante.

Como parar de ler, quando na próxima página há uma informação relevante e um fato novo a ser descoberto sobre os romances, desavenças e visões de mundo de cada personagem?

Apenas leiam! Este livro vale cada segundo de atenção!

arrobasamara 14/02/2024

O livro começa com a gente conhecendo Nikolai que está na estrada a espera de seu filho Arkádi que acabou de se formar na faculdade e está retornando de São Petersburgo, a anos eles não se viam. Arkádi chega com seu amigo Bazaróv, ele que é um nilista (uma pessoa que nega autoridades, a arte, a música, ele nega inclusive a própria medicina da qual é estudante, enfim, ele quer criticar tudo), logo temos muitos embates entre Bazaróv e o Pavel, que é o tio solteiro de Nikolai que mora com seu pai e é um estilo mais tradicional e ligado a seus valores morais.
O livro se passa na Rússia em um momento que a servidão no país acabou de ser abolida.
Gostei bastante da leitura, é bem atual embora escrito em 1862, fiquei muito tocada com a forma que os pais do Bazaróv tratam ele, e também o Nikolai com o Arkádi. É pra gente terminar refletindo sobre a diferença de pensamentos entre gerações sabe?

ah e eu ADOREI a cena do duelo ahhahaha

Lukas 12/02/2024

Complexo porém maravilhoso
O Livro é de uma complexidade tremenda, mas puxa pra reflexão. Você pode sentir um pouco de raiva de Barazov vez em quando mas é possível ver suas motivações filosóficas.
Recomendo a todos