O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

May 22/10/2014

É bastante interessante e comovente. Conta a história de Eugênio e de Margarida, que desde crianças eram inseparáveis amigos. Até que um dia Eugênio vai para o Seminário, realizando o desejo de sua mãe. La sente muita falta de Margarida e sofre com isso, ela também sente muita saudades dele.

VALE A PENA LER, POR FAVOR, NÃO DEIXE DE LER!

felipe 24/10/2014

resenha 1
eu acho o livro muito interessante principalmente no começo que conta a historia dos dois personagens principais (Eugênio e Margarida) quando eram crianças.
uma das partes mais legais do começo, é entre o segundo e o quinto capitulo, que fala de onde eles moravam e como era os pais deles, e como eles se conheceram quando criança.

Simone 30/01/2015

Simples porém surpreendente
O livro é bem curto (pouco mais de 100 páginas) excelente para quem quer começar a ler clássicos brasileiros.A linguagem não é muito arcaica como muitos destes livros, é uma leitura bem fluente e que te envolve, e surpreende porque apresenta poucos personagens mas o autor realmente vai ao que interessa, que é a reflexão sobre vocação religiosa (celibato) e amor serem incompatíveis. Este é um tema polêmico e delicado e me surpreendeu ele ter abordado isto naquela época, bem mais conservadora e da forma que ele abordou o que deixou claro a opinião e crítica dele sobre o assunto.Por isto dei 5 estrelas, o livro correspondeu muito bem e até mais do que era esperado para ele.Estou ansiosa agora para ler " A escrava Isaura" do mesmo autor.

Marques 10/06/2015

Literatura clássica. Nunca entendi por que esse livro é leitura obrigatória no Ensino Médio, pois ele é tão denso e problemático que dificilmente um adolescente irá aproveitar a obra em sua completude.

O dilema do protagonista é boa, mas a 'resolução' da trama é um pouco decepcionante.

CinthiaGonçalves 05/09/2016

Emocionante, com final surpreendente. Aquele tipo de livro que todos precisam ler...

Livros, câmera e pipoca 01/08/2017

O Seminarista
É uma obra que consegue combinar o romance pastoril com o movimento Naturalista, já que faz duras críticas à sociedade de uma forma bem objetiva. Trata-se do drama de Eugênio e Margarida, amigos desde a infância, que conforme foram crescendo, perceberam que estavam apaixonados um pelo outro.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/04/17/Resenha-O-Seminarista

Vinícius 05/02/2018

Vale a pena!
Excelente livro de Bernardo de Guimarães, "O Seminarista" é uma leitura rápida e agradável. Possui vocabulário rebuscado, mas de fácil entendimento e enriquecedor para o português do leitor. Ao contrário de outros clássicos da nossa língua, a leitura não é massante e, por mais boba que possa parecer a história, é bastante interessante e prende a atenção do começo ao fim. Recomendo!

Aline.Braga 23/04/2018

Interessante
Eu li há 20 ano atrás.
Com certeza vou lê lo em alguma época.

André 14/01/2019

Primeiro livro brasileiro que já li, excente história e facil de acompanhar!

Nanda 14/03/2019

Melhor livro da literatura brasileira
Aqui temos um livro que merece um filme realmente, para quem curte os filmes estrangeiros de ação, essa seria um ótima pedida. O autor tem uma escrita muito fácil e maravilhosa, ele traz um leve mistério e um trama que segura qualquer um. Ótimo livro para ler em um dia e se apaixonar

Yasmim 04/02/2021

É impossível não comparar com ?Dom Casmurro?, no início achava que Eugênio era a versão do Bentinho sem a loucura, mas o final mostrou que estive enganada ?

RNA 16/02/2021

Um Romeu e Julieta brasileiro
O livro começa bem e a leitura flui bem, os personagens são bem
construídos mas o final na minha opinião deixou a desejar, poderia
ter terminado da mesma forma porem de uma forma diferente.

Lorenna Maia 02/03/2021

O começo do livro não é tão legal, mas o desenrolar dele é ótimo, o final então... sem palavras. E a crítica ao celibato e a igreja em si é muito boa.