El maravilloso Mägo de Oz

El maravilloso Mägo de Oz Lyman Frank Baum

Resenhas - El maravilloso Mägo de Oz

Karina 24/11/2012

A Maravilhosa terra de Oz
Carregados por um ciclone que se formou no Kansas, Dorothy e Totó chegam a Terra de Oz, um lugar cheio de vitalidade (ao contrário das pradarias onde os dois moravam).

Querendo voltar para casa, os dois seguem a estrada de tijolos dourados que é o caminho para a Cidade das Esmeraldas, onde fica o Grande Mágico de Oz, durante a viagem eles conhecem um espantalho, que deseja um cérebro; um homem de lata, que gostaria de voltar a ter um coração; e um leão, em busca de sua coragem; e os três decidem acompanhar a menina e irem em busca de seus sonhos.

Lá eles também encontram duas feiticeiras boas e duas más, o Grande Mágico de Oz, macacos alados e diferentes povos e animais.

Uma história que passa valores como amizade e coragem, e resgata em todos a força de vontade de seguir seus sonhos.

Existem outros 13 livros sobre Oz de L. Frank Baum e 26 de outros escritores. Além de 10 livros não incluídos no cânon de Oz - escritos por "historiadores reais".

KMF

Alineprates 14/11/2012

Em O Maravilhoso Mágico De Oz vamos acompanhar a história de Dorothy, uma doce garotinha que é transportada para a terra de Oz por um ciclone, junto com seu cachorrinho Totó.
Dorothy chega esse mundo mágico e conquista vários amigos, porém tudo o que ela mais deseja é voltar para seus tios Henry e Em no Kansas. Ela é informada que o único capaz de leva-lá de volta para o Kansas (lugar que ninguém conhece) é o mágico de Oz, portanto ela precisa procura-lo.

Sendo assim Dorothy segue o caminho de tijolos dourados até a cidade de Esmeralda, onde vive o grandioso Oz. No meio do caminho Dorothy encontra novos amigos, que irão seguir viagem com ela, pois cada um também tem um pedido especial para Oz. O Espantalho deseja um cérebro, O Homem de Lata um coração e o Leão muita coragem.

Esse livro é um clássico da literatura infantil e só posso dizer que me apaixonei por ele. É uma aventura mágica de pura beleza, realmente uma história deliciosa de ler, é daquele tipo de livro que nos leva longe, aos melhores lugares possíveis.
Um história para prende não apenas crianças, mas adultos também, pois nos conquista de tal maneira, que é impossível para de ler.

O Maravilhoso Mágico De Oz leva o leitor a uma jornada incrível e inesquecível, à um mundo mágico e encantador, com personagens altamente carismáticos, não tem como o leitor não amar.

Estar no maravilhoso mundo de Oz é como reviver nossa infância, é acreditar em magia, e terra encantada, é sorrir com personagens como espantalho o leão e o homem de lata, é torcer para Dorothy derrotar a Bruxa malvada, é querer guardar essa história para contar aos filhos e netos..
Enfim um livro para encantar gerações.

"Não importa quão secas e cinzentas sejam nossas casas, nós, pessoas de carne e osso, preferimos viver lá do que em qualquer outro lugar do país, mesmo que seja bonito. Não existe lugar como nosso lar."
"Cérebro é a única coisa que vale a pena ter neste mundo, não importa se alguém é corvo ou homem."

Poesia na Alma 20/07/2012

Resenha - O Maravilhoso Mágico de Oz
L. Frank Baum (1856-1919), o escritor, poeta, ator e cineasta nascido em Chittenango, Nova York, escreveu um dos mais populares livros da literatura infantil de todos os tempos – O Maravilhoso Mágico de Oz (1900). A versão musical para o teatro do livro foi apresentada na Broadway de 1902 a 1911, com estrondoso sucesso. Não menos sucesso teve a versão cinematográfica de 1939, estrelada por Judy Garland, no papel de Dorothy.A obra nos conta a encantadora história da garota Dorothy, que é levada por um ciclone à fantástica Terra de Oz, onde entra em contato com o Homem de Lata, o Espantalho, o velho mágico e uma série de outros personagens fabulosos, em uma jornada de pura magia e beleza.Esta edição contém ilustrações da primeira edição da Geo. M. Hill Co., Chicago – New York, 1900, de W. W. Denslow.

Magia é a palavra perfeita que explana o sentimento com a leitura. De acordo com o dicionário magia pode ser considerada a arte de produzir. E é exatamente isso o que acontece no livro. O mágico de Oz pode parecer uma história batida, mas a verdade é que eu nem lembrava mais. E confesso que lê-lo resgatou uma criança adormecida...

Dorothy, o Espantalho, o homem de lata e o Leão saem em uma jornada fantástica para encontrar o Mágico de Oz e terem seus desejos realizados. Dorothy vivia feliz na sua casa, localizada no Kansas, onde vivia seu tio Henry, sua tia Em e seu cachorrinho. Até que um dia um dia um ciclone levou Dorothy e o cachorro para longe de sua família. E é ai que começa a história...

Ao chegar ao Mundo de Oz, Dorothy, sem querer, mata a bruxa má do norte e como recompensa fica com os seus sapatos mágicos. Em seguida conhece o Espantalho, Leão e o Homem de lata. Cada um com um desejo distinto: Dorothy que voltar para o aconchego do eu lar no Kansas, O Homem de lata que um coração, o Espantalho um cérebro e o Leão coragem. E decidem ir à busca da magia de Oz, mesmo com o todo o perigo que a viagem poderia ter.

Uma viagem cansativa e cheia de perigos, mas também muito reveladora. Tudo o que eles buscavam estava dentro deles. Interessante, né? O Espantalho que buscava um cérebro era o mais pensador e inteligente de todos; O homem de lata que almejava um coração era delicado, chorão, sensível e amante da vida; O grande Leão não se amedrontou durante todos os perigos que lhes foram impostos. E Dorothy tinha a solução de seus problemas nos próprios pés...

Dorothy era portadora de um sapato mágico que poderia leva-la para onde desejasse. Segundo a sabedoria indígena, o terceiro olho – o da sabedoria – está nos pés. O pé do homem é portador de toda a sabedoria humana.

Bom ficou claro que o que tanto procuramos está dentro de nós. Mas também não é perca de tempo viajar até a lua para descobrir isso. É assim que nossas experiências podem nos ajudar a lidar com esse ciclone de informações que é a própria alma!

O livro já está na minha estante de clássicos e claro que o lerei para os meus filhos!

Fiquem ligados que logo terá sorteio do livro aqui no Poesia na Alma

Lilian Farias

Bruna 03/07/2012

Encantador
E lá estava eu, mais uma vez na livraria da faculdade. A atendente já nem mais me pergunta o que eu desejo, ela sabe que entrarei lá, fuçarei até o último o livro e na maioria das vezes sairei sem nenhum (hahaha). Não me olhe assim... vai falar que você nunca fez isso? Os livros de lá são muito caros, então vou só para olhar mesmo, folheá-los, tocar as capas, aspirar o cheirinho do papel e depois comprar na internet que sai bem mais em conta.

Foi quando avistei esse livro tão sozinho e abandonado na estante de clássicos (que por ironia é a a que tem preços mais baixos, já que ninguém costuma comprar)!

O maravilhoso mágico de Oz, de Lyman Frank Baum, estava na minha listinha de clássicos a serem adquiridos. Meus olhinhos brilharam de emoção e saí de lá toda feliz abraçada com ele.

Vamos falar um pouco sobre esse clássico que vale a pena ler?

O título original da obra de Baum é The worderful wizard of Oz. É a primeira vez que vejo um título em português desse livro, tão fiel ao original. Geralmente você o encontra apenas como "O magico de Oz".

Além do título, outra coisa me encantou muito nessa edição que eu comprei.A capa desta edição é muito semelhante a capa da primeiríssima edição do livro publicada em 1900 pela editora George M. Hill, Chicago - New Work. E mais: não apenas na capa, mas as páginas contém todas as ilustrações orginais desta primeira edição, feitas por W. W. Denslow. É muito para o meu coração aguentar! Hahaha
De verdade, eu amei essa edição da Martin Claret!

Mas vamos direto a história!

O livro fala sobre Dorothy, uma garotinha órfã que vive com os tios no interior de Kansas. Certa vez um tornado envolve sua casa e a leva para a Terra de Oz, onde a única forma de voltar para a o lugar onde vive é seguir a trilha de tijolos amarelos até a Cidade das Esmeraldas e pedir ajuda ao Mágico de Oz. Ao longo do caminho, ela encontra personagens inesquecíveis, com os quais vive incríveis aventuras: um espantalho, um leão e um homem de lata, que se unem a ela para também encontrar o Mágico de Oz, afinal eles também possuem seus desejos.

O que achei mais interessante sobre ele, e que muitos não sabem (e eu também não sabia até descobrir na internet por acaso) é que o livro é o primeiro de uma série de 14 livros que falam sobre a Terra de Oz. Infelizmente não encontrei notícia alguma se existe algum dos outros em português =(
Depois da morte do autor, outras histórias da terra de Oz foram escritas por outros autores, principalmente por Ruth Plumly Thompson.

Pode parecer muito bobo, afinal é um livro infantil, mas não se engane. Viajar no mundo encantando de Oz pode ser uma aventura fascinante para quem gosta de um pouco de fantasia. Pelo menos, para mim foi. E para os mais preguiçoso, ele é pequeno com 11,5 x 18 cm e tem apenas 168 páginas, dá para ler rapidinho. Então, ninguém me venha com desculpas esfarrapadas.

Lelê 22/06/2012

Resenha: O Maravilhoso Mágico de OZ
Recebi este livro para resenha da editora Martin Claret. E posso garantir que fez minha semana se tornar mais colorida.
Ele é escrito em terceira pessoa, a capa é bem colorida, com um desenho bem simples, mas que ilustra muito bem a história. A diagramação é não tem nada demais, porém rica em ilustrações em quase todas as páginas.
Aqui conhecemos Dorothy, com certeza muitos já conhecem sua história pelos inúmeros filmes, mas ler este livro é muito mais gostoso.
Dorothy é uma garotinha que vive feliz em sua casa na fazenda, no Kansas, junto com seu tio Henry, sua tia Em e seu cachorrinho Totó. Eles viviam em uma casinha bem simples, tão simples que só tem quatro paredes, um assoalho e um teto, ou seja, um único cômodo para a cozinha e as camas.
Tudo estava muito tranquilo até a chegada de um ciclone.

"A casa deu duas ou três voltas e ergueu-se
suavemente pelo ar. Dorothy sentiu como
se estivesse subindo num balão."
Pag 15

E o ciclone levou a casa, Dorothy e Totó para uma terra muito distante. O Mundo de Oz.
Assim que a casa caiu, Dorothy foi recebida pelos Munchkins.

"- Seja bem-vinda, nobre feiticeira à terra dos
Munchkins. Somos muito gratos por ter
matado a Bruxa Má do Leste e por
libertar nosso povo."
Pag. 20

Enfim, Dorothy descobre que está num mundo estranho, numa terra muito esquisita, com bruxas más e boas, e onde os animais falam e...
Mas Dorothy quer voltar para casa. Para isso ela precisa procurar Oz, o grande e terrível mago da cidade das Esmeraldas.
No caminho pela rua de tijolos dourados, ela vai encontrando e salvando seus acompanhantes de viagem. O Espantalho que quer um cérebro, o Homem de Lata que quer um coração e o Leão Covarde que quer coragem.
Eles vivem várias aventura até chegar à cidade das Esmeraldas.
A minha maior surpresa foi conhecer Oz.
Vou explicar minha surpresa, este livro foi escrito no ano de 1900, e na minha visão Oz se parece muito com os políticos de hoje. Muito engraçado isso.

"Como posso evitar de agir como um
impostor, quando todas essas pessoas
me pedem para fazer coisas que todos
sabem que não podem ser feitas?..."
Pag 128

Oz não é ruim, mas como dizem as más linguas: "A ocasião faz o ladrão". E olha que isso já era assim a mais de 112 anos.

Um livro para ser lido pela família toda. Realmente não tem idade!! Vale a pena!!