Como água para chocolate

Como água para chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Julia.Martins 15/11/2016

Boa leitura
O romance mexicano que se passa no período da Revolução Mexicana, no começo do século XX trata do amor impossível entre Tita, a protagonista, e Pedro; mas principalmente, trata de aromas e sabores que saem da cozinha de Tita, misturado aos elementos do realismo fantástico. Boa leitura.

Tati 13/06/2016

Delicioso feito chocolate!
Era uma vez, uma linda história de amor entre Tita e Pedro, mas esta paixão é apenas um sonho para o casal, pois o destino de Tita já está traçado desde o dia que nasceu. Este romance é temperado pelos aromas e sabores do México, dando um sabor todo especial a leitura. Água para chocolate não é lido apenas com os olhos... Um romance surpreendente! Vale a pena experimentar.

temonteiro 23/05/2016

Quanta morte
Livro curtinho, história envolvente e muitas mortes. É um amor ardente e envolvente que faz querer saber com eles vão resolver os seus conflitos. Indico!

Na Literatura Selvagem 19/04/2016

Como água para chocolate, romance mexicano de Laura Esquivel...
Incluso na lista de 1001 livros para ler antes de morrer, Como água para chocolate, romance escrito em 1989 pela autora mexicana Laura Esquivel é um delicioso prato a ser degustado por leitores de alma sensível e que almejam uma leitura instigante e profunda regada a temperos, aromas doces e paixão...

Tita é a filha mais nova de mãe Elena e segundo a tradição de sua família, está fadada a nunca se casar, a fim de cuidar de sua matriarca até a sua morte. Suas irmãs estão livres dessa sentença mas Tita acaba se apaixonando por Pedro, mas por ironia do destino, quem casa com seu amado é sua irmã mais velha, Rosaura. Mãe Elena é muito rígida com suas filhas e desde que ficou viúva, toca o rancho da família com mão de ferro. É a Tita que ela impõe os piores castigos e privações.

Pedro só aceita casar-se com Rosaura a fim de permanecer por mais tempo ao lado de sua amada, e serão 22 longos anos privando-se da felicidade em respeito as tradições, a moral e os bons costumes grandes perdas ao longo do caminho, e a paixão aflorando pelos poros dos dois amantes, que relutam para não sucumbir ao desejo de entregarem-se um ao outro...

A cozinha é o ambiente principal da casa, em que as decisões mais importantes ocorrem, onde a comida preparada por Tita ganha um sabor que difere a cada sentimento utilizado na receita... Mentira, raiva, amor e rancor permeiam entre os personagens. Os temperos dos pratos que Tita prepara são os sentimentos diversos que nutre por sua mãe, suas irmãs, sobrinhos e Pedro...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/03/como-agua-para-chocolate-romance.html

@andressamreis 31/01/2016

Inesquecível
Li esta obra em 1998 e ainda hoje seus cenários, personagens, sabores e narrativa permanecem vivos em minha memória. É um livro poderoso para entendermos a literatura e a cultura latino-americanas.

Luci Eclipsada 12/09/2015

O tempero da mulher mexicana
Algumas histórias não precisam de muito para seduzir o leitor ao ponto de fazê-lo envolver-se com a trama narrada e com seus personagens de modo que seu término deixa uma sensação de que a narrativa poderia ter sido prolongada um pouco mais. Justamente essa sensação de quero mais, quando algo é definitivamente saboroso ao ponto de nos fazer querer além da conta, é que o leitor pode sentir ao ler "Como água para chocolate" (Laura Esquivel, Bestbolso, 2014).
O livro desta brilhante escritora mexicana nos apresenta a história de amor de Tita e Pedro que desde o início está fadada ao fracasso por uma série de infortúnios sendo Mãe Elena, matriarca dominadora da família de Tita, o maior obstáculo a união do casal.Ora, a narrativa em si parece ser apenas mais do mesmo num primeiro momento, no entanto, o que torna "Como água para chocolate" especial é a relação que a comida tem com toda narrativa já que é por intermédio do alimento que Tita, a protagonista, está intrinsecamente ligada; assim, a cada prato preparado um misto de emoções contagia a todos num clima que vai da nostalgia até o extremo da sensualidade e tudo regado, é claro, com um importante elemento que por vezes encontramos nas narrativas latino-americanas: o fantástico.
Laura Esquivel de modo primoroso incorpora em sua história receitas tipicamente mexicanas que tornam o livro não só um romance, mas também um livro de culinária já que a cada capítulo uma receita diferente pode ser encontrada; sem contar, ainda, a importância histórica dada a trama que aborda traços da revolução mexicana ocorrida no começo do século XX.
Desse modo, ler "Como água para chocolate" pode se tornar, em certa medida, uma experiência rica de sabores e temperos onde a cozinha mais do que um ambiente é o lugar de maior destaque numa casa, não só por unir a família, mas representar uma parte daquilo que em cada cultura adquire um significado diferente e todo especial no que se refere ao alimento e sua maneira de prepará-lo.

Ju 28/08/2015

"Como água para chocolate" é um livro incrível que conta a história de Tita e como suas receitas impactam a vida das pessoas ao seu redor.
De personalidade forte, aposto que muitas mulheres se identificam com ela em algum momento da vida.
A narração é envolvente e apaixonante!
É o livro de receita mais lindo, poético e romântico que já li =)

eduardoaudy 11/07/2015

As emoções transbordam por entre a narrativa de maneira lúdica, a todo momento, não há doses homeopáticas. Esse livro é entrega, é sobre paixão. Uma delícia de leitura!

Lorena Zanani 08/07/2015

Encantadora
Acho que foi o romance mais belo que já li! É bem fantasioso, então se você não gosta de coisas fantasiadas demais talvez não goste. Tive o prazer de assistir uma palestra de Laura Esquivel, e o que posso dizer é que ela é apaixonante assim como seus personagens. Vale a pena tirar uns dias para ler esse livro maravilhosamente intenso!

Mi Hummel 14/12/2014

Tita, a feiticeira da culinária.
"Como água para Chocolate" é um livro pequeno. Mas intenso.
O exemplar, bem velhinho por sinal, estava entre milhares de livros na biblioteca e, ao que parece, ninguém havia lhe dado a mínima. Até que eu decidi retirá-lo. Um certo pesar dominou a minha alma, pois constatei que até então, ninguém o havia lido. Eu seria a primeira.
E, de fato, o devorei em uma tarde.
O estilo de Laura Esquivel tem um quê de Gabriel Garcia Márquez, pendendo um pouco para o nonsense fantástico. Tita sofre de um frio crônico que me lembrou o coronel Aureliano Buendía em "Cem anos de Solidão".

O livro narra a história de Tita. Uma jovem que herda os conhecimentos culinários da família La Garza e que carrega um cruel destino: viver unicamente para cuidar de sua mãe.
Inclusive, há de se ressaltar a estrutura da narrativa...Criada através das receitas de Tita. Cada capítulo é marcado por um mês e uma receita.

A cozinha é importante para Tita. É o seu universo. É onde ela prepara suas poções mágicas e escapa um pouco do domínio de Mamãe Helena. Até porque, Tita pode até conseguir esconder suas emoções da mãe, mas dos feijões e receitas que prepara, não.

Tudo na obra é temperado com intensidade, como a culinária mexicana.
As receitas envolvem dedicação e intenso esforço físico, como exige a vida em um rancho.
Ao final você percebe que tudo o que Mamãe Helena fez foi cozinhar em fogo brando o que um dia estava predestinado a explodir.

Como em "Cem Anos de Solidão": tudo é consumido pelo poder emocional das personagens.

Luiza 28/08/2014

Maratona Literaria 2014 (livro > filme)
A historia gira em torno da filha caçula da família, Tita, que nasce na cozinha, e esse fato a faz ter uma sensibilidade extra para a culinária, aromas, sabores; aliados a desejos, sentimentos, sofrimentos, alegrias, lagrimas e sorrisos. Como filha mais nova de 3 irmas é proibida de se casar para cuidar da mãe na velhice como manda o costume. O livro nos traz a cultura do México na época em que se passa a historia. Achei a historia sensível, delicada e cheia de metáforas que nos faz refletir sobre a vida.

Ana Paula 15/07/2014

Surpreendente
Um livro de amor ardente que prende o leitor do início ao fim. Tocante. Suas receitas e as reações que provocam naqueles que a comem fazem de Tita a melhor cozinheira de que já ouvi falar! Amei.

Thyago 12/12/2013

Intenso.
Me senti, a todo momento, dentro da história, o que não é fácil... Não é fácil conseguir me transportar, não estar apenas como leitor, mas sim, como participante da história. Me senti como da família.

Tão lindo quanto o filme. Recomendo demais!

A Tita é uma bruxa e tanto, mesmo não tendo nenhuma menção ao nome "bruxa" durante o filme ou livro...rs
Rodrigo S. 29/06/2014minha estante
Não li o livro ainda mas vi o filme e gostei.Pra falar a verdade nem sabia que havia um livro que deu origem ao filme.

Thyago 29/06/2014minha estante
Pois indico demais... O filme é lindíssimo, mas o livro... nossa...

Luci Eclipsada 12/09/2015minha estante
O roteiro do filme foi escrito pela própria Laura Esquivel, sem contar que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Indicadíssimo tanto o filme como o livro.

Milka 16/11/2013

Receita para acalentar amente!
Um livro que se passa durante a Revolução Mexicana do século XX, e que mistura tradições familiares com deliciosas receitas de família. Aliás, a comida é que direciona toda a trama. De fato, a autora coloca as receitas e suas tradicionais maneiras de preparo, e no meio da preparação dos pratos, entre uma salivada e outra (se você adora uma comida mexicana como eu... rsrs...), a trama da história se desenvolve.

Uma história comovente e dramática, mas escrita de forma leve e delicada pela autora, que soube captar os sentimentos de Tita, a protagonista, que sofre entre a repressão de uma mãe autoritária e um amor proibido, e transpor estes sentimentos através de seus preparos na cozinha. Sentimentos estes que transbordam para as suas receitas e afetam diretamente as pessoas ao seu redor de uma forma mística, por vezes intensa e com efeitos cômicos, para não dizer trágicos...

Uma leitura leve, fácil, mas que flui de forma deliciosa entre uma receita e outra. Vale a pena.