Como água para chocolate

Como água para chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Renata CCS 30/01/2013

A água para chocolate é fervente, assim como o amor de Tita por Pedro
COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE é uma história de amor entre Tita e Pedro, e de como ela direciona todo o seu amor para o ato de cozinhar, já que eles não podem ficar juntos. Seus sentimentos são passados aos alimentos que ela prepara, então suas receitas acabam tocando as pessoas que as experimentam e mudam suas vidas de alguma forma. A história se passa no México rural no início do século XX, durante a revolução. Tita é a filha mais nova de três irmãs, e não pode se casar devido a uma tradição egoísta na família: a mais nova deve permanecer solteira para cuidar da mãe em sua velhice. A mãe, já viúva, nega o pedido de casamento de Pedro a Tita e oferece então a mão de Rosaura, a filha mais velha a Pedro, que acaba por se casar com ela para ficar perto do seu grande amor, Tita. Esta durante o seu infortúnio conta com a criada índia chamada Nacha que lhe vai soprando aos ouvidos receitas e conselhos na vida e até mesmo após a sua morte. Tita constrói sua relação com Pedro através de suas receitas, que são feitas de maneira a comunicar os seus sentimentos ao seu amor: o desejo, o choro, o desespero e a alegria. Laura Esquivel nos apresenta uma nova forma de sentir e descrever o erotismo entre os protagonistas, embora muito sutil, por ser um amor proibido. Cada capítulo começa com uma receita e é isso que dá um toque todo especial na história. As receitas aos poucos vão se transformando em narrativas, quase sem a gente perceber, e passam a contar a história de Tita. A autora descreve cada cena com muita delicadeza, sensualidade e beleza. À medida que a história vai se desenrolando, várias histórias paralelas são apresentadas: um amor clandestino da cruel mãe de Tita e a fuga da querida irmã Gertrudis com um soldado da guerra civil. Esta história é também um brinde ao amor que ultrapassa tudo, que aceita e que sabe o que é importante e verdadeiro. O ponto mais interessante do livro são as sensações que ele provoca: as histórias contadas de um ponto de vista “culinário”, as metáforas com comidas. É um belíssimo livro, com uma linda narrativa, recheado de aromas e sabores.
DIRCE 09/07/2013minha estante
Pela sinopse parece ser um livro tão chatinho, mas pela sua resenha, parece apaixonante.

Renata CCS 12/07/2013minha estante
Olá Dirce, para mim foi uma deliciosa surpresa, cheia de poesia, sabores, aromas... (rs)

Nati 22/09/2013minha estante
Agora deu uma vontade muito grande de ler, parece bastante interessante.

Ana Zeszotko 02/04/2016minha estante
Que resenha maravilhosa!!! Acabei de ler o livro!! Amei!!

Isabella 15/01/2019minha estante
Livro fantástico, indico a adaptação cinematográfica.

anahelena.blasilemos 03/02/2022minha estante
Acabo de ler o livro. Gostei muito.Uma receita e tanto para contar uma bela história.

Rodrigo 30/04/2023

Magia, receitas e amores sofridos
Que livro bem escrito, que baita história de amor, ambientada no calor da cozinha de uma familia mexicana. Temos Tita, a filha caçula de outras duas irmãs, que cresce ao redor de panelas e receitas, e, ao mesmo tempo em que conhece o primeiro amor, recebe a sina da solteirice forçada para cuidar da mãe viúva na velhice, uma mulher mesquinha e rigorosa, com o passado cheio de segredos.

O texto remete a várias influências literárias marcantes, GGMarquez principalmente, mas com uma peculiaridade incrível, que é a mistura de receitas culinárias na trama amorosa que se desenvolve em um ambiente repleto de realismo mágico. Tita tem dons sobrenaturais na culinária, e suas receitas têm o poder de florescer seu estado de espírito aos que provam, provocando desde libidos incontroláveis aos mais fortes desarranjos, quando suas lágrimas se misturam na panela com os demais ingredientes.

O livro é uma roda gigante de sentimentos, ora engraçado, muitas vezes triste, mas também reconfortante como uma sopa de vó. E, apesar do final estranho, essa leitura me trouxe momentos prazeirosos numa fase de pouco apreço pelo hábito da leitura, por isso já o guardo na memória como uma saudosa surpresa literária.
Peter.Molina 01/05/2023minha estante
Quero muito ler esse livro vi o filme várias vezes.

Abduzindolivros 19/03/2022

Achei triste, porém lindo, sensual, quente, complexo, emocionante... Tem um quê de magia, um "exagero" permeando os acontecimentos, mas que deixou tudo mais temperado e saboroso (se me permitem os trocadilhos)...

Sei lá, eu me emociono demais com romances, e os que "dão errado" me tocam mais... Gostei muito desse. Achei autêntico. Me fez chorar, mas gostei.

Thamiris.Treigher 04/08/2021

Aromas, sabores, amores, dissabores...
Tendo como cenário a Revolução Mexicana no início do século XX, "Como Água para Chocolate" conta a história de Tita, de sua família, e, principalmente de seu amor proibido com Pedro.

Esse romance é proibido por conta de uma terrível tradição familiar em que a filha mais nova não pode casar, pois deve dedicar toda a vida para cuidar da mãe até os seus últimos dias.

Sendo assim, Tita e Pedro se apaixonam perdidamente ainda bem jovens, e ficam noivos. Porém, o casamento é terminantemente proibido por Mãe Elena, justamente para cumprir a tradição. Além disso, Mãe Elena é muito cruel, autoritária, sem o menor carinho ou demostração de afeto por ninguém. Menos ainda por Tita! O mistério dela ser tão amargurada também é desvendado durante a narrativa.

Dessa forma, Pedro acaba casando com Rosaura, irmã de Tita, com a intenção de, assim, ficar sempre perto da mulher amada. Claro que isso gera diversas tensões, confusões, mistérios, amores e dissabores.

A estrutura e o estilo desse livro me encantaram muito. São 12 capítulos, cada um representado por um mês do ano e por uma receita culinária. Sim, porque além de ser um realismo fantástico, essa obra é uma cozinha-ficção, gênero literário que foi inaugurado por Laura Esquivel.

Tita é muito ligada à cozinha, às receitas, e todos os seus sentimentos são transmitidos através dos pratos que prepara: amor, raiva, erotismo, desejo, fogo, tristeza... E não há quem escape dessas sensações provocadas pelo sabor das receitas de Tita. É uma loucura!

Eu amei muito esse livro, muito mesmo. Foi realmente uma viagem culinária e especialmente de sensações, aromas, sabores... E amores!
anahelena.blasilemos 03/02/2022minha estante

Gabriela3420 07/05/2020

Como água para chocolate
Este é um livro que tem mistura três coisas que eu gosto muito: gastronomia, dramas familiares e eventos históricos. Cada um dos 12 capítulos é iniciado com uma receita tradicional da cozinha mexicana, sendo a cozinha do rancho em que Tita mora o principal cenário da narrativa. A autora conseguiu descrever muito bem os cheiros e sabores da rica cultura alimentar do México, durante a leitura eu até ficava com fome!
A premissa do livro, o amor proibido entre Tita e Pedro, e posteriormente o triângulo amoroso entre estes e o médico da familia, John, é daqueles bem estilo drama de novela mexicana, que eu adoro. Narrado de forma fluida e de uma maneira que instiga o leitor não largar o livro até descobrir o desfecho da história.
A revolução mexicana, iniciada no início do século XX, também é pano de fundo para essa história, afinal o rancho da família de La Garza situa-se no norte do país, berço de um dos líderes da revolução Pancho Villa, citado ao longo do livro. Está presente na obra o realismo fantástico, traço marcante da literatura latino-americana, o que na minha opinião só enriqueceu o enredo.
Foi mais uma excelente experiência de leitura que tive através do #KindleUnlimited . Agora quero também assistir o filme!

site: https://twitter.com/AspasLiteraria

Daniele.Lima 10/06/2020

Muito bom!!
Primeiro contato com a autora já fazia tempo que me preparava para ler este livro e finalmente consegui. É uma narrativa muito gostosa de ler por contas das receitas que se misturam com a história de amor entre Pedro e Tita, o livro também é carregado por magia e aborda temas bastante importantes como, a opressão feminina, transgressão a violência entre outros.

Kabizinha 30/04/2021

Comer é uma das melhores coisas da vida
Um absurdo de bom os capítulos abordando o quanto a comida é algo importante e que merece certo destaque nas nossas vidas.

Toda a pegada lúdica, fantasiosa, é maravilhosa, é de verdade um encanto!

Eu adorei o John e a Gertrudis demais até. Agora a raiva que eu sinto do banana que foi o Pedro, foge de mim! Tirei uma estrela inteira porque não suporto ele, Mãe Elena e Rosaura, tenho pena não, vou ficar devendo!

Mari Pereira 15/05/2021

Que livro bobinho... Não consigo pensar em adjetivo melhor.
Gosto muito do realismo mágico, mas neste livro soou quase infantil. Não faz meu estilo.
Terminei a leitura só porque não gosto de abandonar livros na metade.
Não gostei da experiência e também não recomendo.

Alyne.Queiroz 28/11/2020

Sensacional
Um das melhores leituras do ano, é muito interessante a proposta do livro, unir receitas com eventos e emoções que acontecem no seio de uma família mexicana, vc quase consegue sentir o gosto e o cheiro descritos com tanta paixão, é uma ótima porta de entrada pra quem quer conhecer o realismo fantástico

Vini 30/06/2023

A obra é uma história que se lê quase como um conto de fadas
'Como Água para Chocolate' é um conto romântico e comovente, tocado com momentos de magia e receitas. A obra é uma história que se lê quase como um conto de fadas, é uma leitura encantadora e cativante. O romance captura perfeitamente o fardo e a pressão que tais tradições familiares exercem sobre o indivíduo relutante. Brincalhão em seu flerte com o realismo mágico e envolvente em sua terra folclórica, mas ainda assim, leve e romântico.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-como-%C3%A1gua-para-chocolate

Daniel1841 27/04/2021

Simplesmente mágico
Comecei a ler sem pretensão nenhuma, sem saber ao certo do que iria tratar, mas fui devidamente surpreendido. Já no segundo capítulo, estava completamente envolvido com a história de Tita.
O livro centra-se na história de Tita, suas relações familiares, amorosas e sua paixão pela cozinha. O livro é recheado de realismo mágico que torna a experiência de leitura ainda mais encantadora.

-Lá- 03/08/2020

Um livro que emana aromas e sabores, dá fome e desperta desejos... Uma história de amor intensa...

Um dos meus preferidos da estante!

Analice77 20/02/2024

Sofreu mais que a Ju
Pensa numa mulher que sofreu, desde que nasceu a pobre não teve um dia de paz quase. Tita aqui quebrou meu coração junto com o dela algumas vezes. Foi triste!!!

Como Água para Chocolate é um livro mexicano que, além de muita dor, traz muito presente a cultura desse país. Uma das coisas mais legais desse livro, são as receitas: cada capítulo começa com uma receita diferente (sim, com medidas certinhas e tudo mais) que terá relação com a história a ser desenvolvida ali, já que a personagem principal Tita é cozinheira por paixão, por necessidade de cozinhar mesmo, por ser como ela se expressa.
Além disso, é um livro de realismo mágico, o que eu não sabia kkkk e eu achei meio viajado no começo, confesso. Mas depois pareceu que eu entendi, era uma maneira poética e fantasiosa da autora conseguir exprimir mais ou menos a imensidão dos sentimentos das personagens, apenas dizer não faria o trabalho. E aí já estava encantada pela história.
Não tenho mais muito o que dizer, eu gostei muito da leitura, me fez sentir conectada e imersa na ambientação, com muita vontade de experimentar as comidas kkk recomendo para todos!

Cris 01/11/2022

01.11.2022
Gostei mais desse livro do que do outro que li. Romance leve, que nos conta a história de Tita que sendo a caçula, não pode se casar, pois precisa cuidar da mãe. Assim, vê seu grande amor se casar com sua irmã. A desculpa é que assim, poderão ficar pertos, uma vez que irão morar na mesma casa. Em cada capítulo é dada uma receita que nos faz conhecer um pouco da culinária do México e a comida tem a ver com os sentimentos da cozinheira Tita, que desde quando nasceu foi alimentada por Nascha, uma cozinheira indígena que trabalhava para a familia e foi assim, que aprendeu a cozinhar. História emocionante, vale a pena ler.