Como água para chocolate

Como água para chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Douglas.Bonin 21/07/2021

A Jalapenho da literatura @Servedois.literario
Comprei este livro porque tenho a tradição de montar pacotes de presente de aniversário para minha namorada. 2021 não foi diferente e coloquei como temática o México.
Além deste livro - não quis me prender a Pedro Paramo - dei um box de CD do Rebeldes e uma porção de churros, já que tacos séria inviável em uma caixa.

Mas como não sou bobo, li o bentido do livro antes, e fiquei muito feliz! A história, que faz uso desta fantasia gastronomica, se apoiando muito numa idéia de que os sentimentos são produtos daquilo que o estomago tá cheio kkkk

Existe um humor bem construído, algo meio betty a feia, que mescla bem com a Putaria - por isso picante - e além disso, trás as receitas citadas no começo de cada capítulo.

A cena da menina pelada, montada no cavalo, com um guerrilheiro conduzindo, após uma sopa picante é o ápice desta obra kkkkkk

A literatura fantástica latina, de Machado a Borges, encontra no México um ótimo sustentáculo neste livro. Recomendo para todos aqueles que têm na cozinha momentos de memórias.

uyara 07/04/2010

caliente como toda mexicana...
O livro fala de Tita, uma mexicana jovem e apaixonada que é impedida de se casar com Pedro por causa de uma tradição familiar. Como nasceu e foi criada na cozinha, ela expressa em receitas criativas e saborosas todos os seus sentimentos e emoções, provocando reações pra lá de estranhas nas pessoas que experimentam.
O livro é muito gostoso de ser lido e mostra traços da cultura mexicana. Ele é recheado de crenças populares, narrativas fantasiosas e, claro, muita pimenta! A paixão e o ardor são ponto chave do romance. E pra quem achou que o final foi triste, LEIA DE NOVO! rs...
vani.sousa.1 04/09/2017minha estante
Chorei com o livro...chorei com o filme e depois de tantos anos... ainda choro!

Cris.Aguiar 10/08/2022

Delícia: literalmente!
Que livro delicioso de ler.
Um drama familiar e amoroso entre temperos e panelas com um pouco de "magia".
A leitura foi vapt vupt, recomendo.

CLUBE DE LEITURA: Agosto 2022

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

LaAs.Carvalho 16/03/2021

Numa culinária rústica, através de inferências, experiências, afetacões e sensibilidades, Tita aprendeu a tocar assim como um maestro os ingredientes com o mais puro amor. E falo de amor mágico porque nutria um amor impossível, com isso, seu sentimento era posto na comida. Era tão terno que aqueles que comiam eram afetados pela alegria ou pela tristeza. Qualquer fosse o seu estado. Para além da culinária e do romantismo, Laura Esquível, traz a condição da mulher durante um regime machista. Tal qual seu estado psicológico após sofrer agressões que nem precisaram ser físicas. E para surpresa do leitor, trouxe a história e nos mostrou com sutileza o massacre da revolução mexicana. Assim como, o sofrimento provocado por esta guerra. Ela foi da ficção à realidade com críticas que nos trouxeram sabor e água na boca.

romulorocha 14/02/2022

Como água para chocolate, de Laura Esquível 10/10
Neste Romance ambientado em um México marcado por uma sociedade patriarcal e por revoltas armadas, Tita e sua mãe, Helena, são protagonistas de uma trama onde o amor e a culinária estão presentes do início ao fim. Tita, por ser a filha caçula, é obrigada de uma forma misteriosa a resignar-se ao cuidado de sua mãe até a velhice sendo, desta forma, proibida de se casar. Por volta de seus 16 anos, conhece Pedro e ambos se apaixonam, mas por ter a permissão para casar-se com Tita negada por sua mãe, o rapaz acaba casando com sua irmã, Rosaura. Inicia-se então a saga de Tita, que beira os limites da loucura e sanidade, fantasia e realidade, amor e ódio, sofrimento e prazer.

Brilhante, adorável! Uma leitura cativante e sofrida. A autora consegue nos conectar com a protagonista Tita de uma forma tão peculiar que nos angustiamos em cada episódio de sua vida. Episódios que, por sinal, são apresentados com uma característica singular no formado de receitas, com ingredientes, modo de fazer, etc.

Outra coisa que me chamou atenção foram os traços evidentes do realismo mágico latino na obra, o que me fez ultrapassar os limites da realidade/fantasia diversas vezes. E o mais interessante foi a sutileza com a qual a autora nos faz viajar e nos traz de volta à realidade. Excelente!

Indico demais a leitura!
Uma das melhores do ano já.

Curiosidade: ?como água para chocolate? pode ser interpretada como a sensação de estar ?fervendo? de amores por alguém. Isto porque no preparo do chocolate, a mistura com a água só pode acontecer quando ela está fervendo. Caso contrário, a qualidade do chocolate é prejudicada.

#resenhasdoromulo #literaturamexicana #comoaguaparachocolate #lauraesquivel
Katia Rodrigues 16/02/2022minha estante
Minha cabeça explodiu agora com essa informação sobre o nome do livro...
Excelente resenha! Amo demais esse livro ? ele mudou totalmente minha relação com o preparo dos alimentos kkkkkkk

romulorocha 16/02/2022minha estante
Que jóia Katia! Verdade, achei que a autora foi muito criativa com a ideia das receitas nos títulos dos capítulos. E sobre a relação com os alimentos, mexeu comigo tbm. Demais.

romulorocha 16/02/2022minha estante
Obrigado pelo feedback da resenha ?

Hellen 01/01/2023

Pqpppppp
Jesus Cristo, que raiva.
Sinceramente eu não sei qual o pior personagem (é o Pedro), todos são horríveis.
A Tita, a mãe, Pedro, Rosaura? todos pessoas horríveis. Só escapa o Dr. Brown, Chencha e Gertrudes.
A melhor parte foi as receitas.
Mas até o final conseguiu ser horrível.

Ana Bruno 24/01/2021

Gostei bastante
Literalmente um livro saboroso. E divertido! Cada capítulo tem uma receita que faz parte do contexto - dá vontade de provar várias delas! (Mas não parecem simples de fazer)
E na história, temos Tita, a caçula de três filhas de uma mãe rígida, que desenvolve um dom de culinária incrível e que vive no centro do furacão de emoções, tradições e complexidades da família. Doze "histórias" sequenciadas, recheadas de amor ou seus desdobramentos em diversos graus, tons e camadas, com toques de realismo mágico na medida! Gostei muito!

Luciana.Rodovalho 27/03/2021

Luciana também está como água para chocolate após ler esse livro.
Extremamente excitante e nos faz aguçar os cinco sentidos. Recomendo a leitura, leve e divertida.

@borboleituras 18/11/2021

3 Motivos para ler
// Motivos para ler ?

Não é exagero dizer que 'Como Água para Chocolate' (1989), de Laura Esquivel, me encantou desde o primeiro capítulo. Enquanto acompanhava a trajetória de Tita, a jovem protagonista apaixonada por gastronomia que nasceu "literalmente banhada em uma torrente de lágrimas", percebia que estava em contato com uma narrativa completamente imersiva e transgressora.

Por isso, separei 3 motivos para você também ler e se apaixonar por essa obra:

1- Autoria feminina e mexicana ??

2 - Realismo Mágico ?

3 - Protagonismo feminino e transgressor ?

Na minha página literária no Instagram falo melhor sobre cada um desses pontos. É só buscar @borboleituras

Evelice.Neves 29/01/2021

Sensasional!
Duas das coisas que mais gosto nesse mundo juntas: livro e comida! Não tem como dar errado, certo? Aqui, pelo menos, não. Esse romance super criativo conta a história de Tita, que tem o dom da culinária herdado da avó (sua comida é mágica, digamos assim). Ela se apaixona por Pedro, mas não consegue viver o amor de sua vida. Há tantos desencontros com esses dois.
O enredo é mágico e me ganhou logo de cara. Lembro que estava sempre com água na boca quando lia sobre as preparações culinárias de Tita.
Digo que ler esse livro é uma experiência maravilhosa e aguçará quase todos os seus sentidos (hello, olfato e paladar!). E se prepare pra sentir fome o tempo todo!

Naiara 14/02/2023

É muito gostoso de ler por isso demorei bem menos que imaginava.
Um romance que acontece entre receitas de familia e preparos, é magico, diferente, forte e em alguns momentos brutal...
Impressionante como algumas tradiçoes de familia, bem intencionada pode acabar com a vida de varias pessoas por geraçoes e geraçoes, mesmo assim ainda ser seguidas por pessoas que ainda encontram descanso na dor do outro, lamentavel...

É uma forma gostosa de conhecer outra cultura e se apaixonar por Tita, torcer por ela e sofrer com ela..

Nao conheço muito da cultura mexicana, mas vou tentar ler mais sobre, fala sobre costumes e comemoraçoes que achei incrivel, quis muito sentir na pele muitas das coisas citadas no livro e a culinaria, ja acho a comida mexicana incrivel incrivel...

Estou muito surpresa com o final do livro, trouxe um encanto a mais..
Enfim, foi uma otima leitura e tenho tanro para falar dele que nao pararia jamais, entao.. é isso rs

Gomor 01/06/2021

Romance mexicano, drama intenso misturado a coisas engraçadas. Os efeitos que a culinária de Tita causava em todos era sempre algo intenso. Adorei e super recomendo.

Mulher dos Livros 20/08/2022

Um romance com tempero mexicano!
?Como água para chocolate conta uma história de amor proibido entre os jovens Tita e Pedro . A família de Tita é composta praticamente apenas por mulheres, já que os homens foram convocados para estar em combate. Na casa viviam Tita, suas irmãs Gertrudis e Rosaura, a mãe Helena, a cozinheira meia surda Nacha e a empregada Chencha. \Titã nasceu na cozinha da casa, e tudo indica que vem daí sua paixão e talento por cozinhar.

??A mãe de Tita, faz todo possível para criar as meninas de forma digna, isso incluí muitos afazeres no rancho, horas de bordado e costura, rezas e a presença nos jantares sociais.
Tudo ia bem, até certo dia, Pedro Muzquiz aparecer no rancho para pedir a mão de Tita em casamento. Mãe Helena se recusa a aceitar, pois na família existe uma tradição onde a filha mais nova deve cuidar da mãe até a morte, e portanto não pode se casar.

?A triste notícia corrói de tristeza o coração da jovem. O pretendido recebe uma contra proposta, D. Helena oferece a mão da filha mais velha a ele. Pedro, que era capaz de qualquer coisa para estar perto de Tita, aceita a oferta. Após o casamento, ele passa a morar no rancho com todas elas. Será que as regras da família serão suficientes para distanciar a paixão proibida deles? É o que você descobrirá lendo este romance mexicano.

??Frases favoritas:

"Se não poderia casar, poderia ao menos experimentar o amor? Ou nem isso?"
"Então, ela chorou sem lágrimas, o que dizem que dói mais."

?Me interessei por essa obra principalmente pela nacionalidade mexicana da autora. A escrita da Laura Esquivel é marcante e criativa. Neste livro, a história foi organizada em doze capítulos, cada qual correspondente a um mês do ano e a uma receita mexicana. Interessante que a receita se desenvolve dentro da vivência prometida no capítulo. Gostei também das temáticas oferecidas na leitura, que vão além do romance em si, está presente reflexões acerca do tradicionalismo; visões comportamentais da mulher; desejos e liberdade de identidade. É um livro sem dúvidas, "fora da caixinha". O que me deixou curiosa para conhecer outras obras da autora.
??????????

Você já conhecia esse livro?
Eu amei!?

Amanda 26/08/2022

Aaahh que delícia de romance! Que envolve amor, família, tradições e muita comida! Foi incrível acompanhar a história de Tita e seu amor por Pedro. É um livro que sempre surpreende com suas histórias de fantasia e com seus exageros. E quando eu achava que já saberia tudo o que iria acontecer, o final dá várias reviravoltas e mais uma vez surpreende. Amei ler

DIRCE 24/08/2013

Lembra um Canto de sereia
Como "Água para o Chocolate" (confesso que não entendi o título)é um livro que provoca sensações e reações diversas. Logo nas primeiras páginas não deu para conter o riso: a pobre Tita, sabedora e inconformada com seu destino chorava muito no ventre materno,e isso fez com que ela viesse ao mundo por uma torrente impressionante de lá grimas (lágrimas!!!???,juro que pensei que a bolsa d´água tivesse rompido). A narradora, uma sobrinha neta de Tita -o bebê chorão e protagonista do romance –justifica que Tita chorava por ter lhe sido negado o casamento, uma vez que na tradição da época (primórdios do século XX), a filha mais nova tinha que ficar solteira para poder cuidar da mãe. Eu acho que o choro da Tita não era motivado pelo fato de ter que permanecer solteira, uma situação incomoda para as moças da época, mas sim pelo fato de ter que cuidar da megera mor: Elena - sua mamy soberana.
Como "Água para Chocolate" por trás da sua aparente leveza, denota ser um livro sério, pois percebe-se nele uma denúncia implícita das frustrações que várias gerações sofrem quando há a imposição de uma tradição injusta e imbecil. A leveza da narrativa deve-se aos nuances de folclore e do fantástico que, muitas vezes, me fez lembrar o Canto de uma sereia diferenciado: a sedução não era feita por meio de um lindo Canto, mas pelo devastador e impossível amor de Tita e Pedro que provocava um afrodisíaco e aromático prazer gastronômico que não escolhia o gênero das suas vítimas,haja vista que Gertrudes(irmã de Tita)foi a maior vítima.
"Como Água para Chocolate" é também um romance que contém, sem ser piegas, uma bela e saborosa história de amor. Pena que apesar de reconhecer que as receitas são relevantes para o desenrolar da trama, elas quebraram o ritmo da minha leitura.
Renata CCS 11/09/2013minha estante
Muito gostoso, não é Dirce? Cheio de aromas, sabores... (rs)

DIRCE 18/09/2013minha estante
Realmente, Renata, e foi sua resenha que me motivou a ler esse livro.

Cajucita 06/05/2014minha estante
No México,o chocolate é preparado em barras diluído em água fervente. Por isso diz que Tita vivia como água para chocolate (fervendo de paixão).

DIRCE 06/05/2014minha estante
Obrigada pelos esclarecimentos. Cajucita. Enriqueceram minha leitura.