O Duelo

O Duelo Anton Tchekhov

Resenhas - O Duelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Márcia 25/09/2022

?(?) Em busca da verdade, os homens dão dois passos para frente e um para trás. O sofrimento, os erros e o tédio da vida jogam para trás, mas a obstinação e o anseio pela verdade empurram sempre para frente, sempre para a frente. E quem sabe? Talvez eles cheguem a verdade última?? (Tchékhov, 2021, p. 170)

Livro incrível, que discute as questões humanas pelo viés filosófico em uma época em que os valores tradicionais estavam enraizados na sociedade. Tchékhov cria dois personagens que se distanciam do tradicionalismo e aos poucos começam a se integrar na vida social de Cáucaso.

graziiffraga 18/09/2022

Normal
Essa foi minha primeira obra do autor, justamente porque li pela seleção da TAG Livros. Achei muito legal entender a dinâmica de um autor em uma realidade distante da minha, assim como as descrições dos ambientes. Os conflitos e diferenças entre o casal principal dão um gostinho de "quero mais" e os personagens são bem construídos. O problema é que, pra mim, a estória se arrastou sem necessidade, me confundindo em muitas partes. Não me surpreendeu, ainda por cima.

Henrique 02/09/2022

(...) Assim é na vida: á procura da verdade, os homens dão dois passos á frente, um para trás. Os sofrimentos, os erros e o tédio de viver os fazem recuar; mas sua sede da verdade e sua invencível vontade os empurram sempre para a frente. E daí, quem sabe? Talvez atinjam a verdade inteira..."

Nádia 10/08/2022

Gostei bastante da leitura, a narrativa é muito fluida e de fácil compreensão. Apesar de não ser um livro difícil, ele não deixa de ser profundo, as reflexões que ele trás sobre as pessoas (e as ideias tortas de alguns personagens) são bastante válidos. Fiquei impressionada com a profundidade de cada personagem. Recomendo a leitura para todos.

Jessica.Mendes 25/07/2022

Melhor que o previsto
Eu realmente não sei porque demorei tanto para concluir esta leitura. A história é divertida e prende a atenção logo nas primeiras páginas, talvez eu estivesse com dificuldade de concentração em um primeiro momento. A segunda metade do livro é mais interessante que a primeira. Não li outros trabalhos de Tchékhov, mas achei esta uma excelente introdução. Embora tenha odiado quase todos os personagens ao longo da leitura, no fim, até achei todo mundo simpático. Pretendo ler outras obras do autor em breve. Agradeço à TAG por proporcionar a experiência de leitura nesta edição primorosa, foi uma belíssima aquisição.

Daniela Botelho 19/07/2022

Não sei que título dar kkk
Eu acho que ando meio sem paciência para os clássicos, para dizer a verdade... Achei ruim? Não. Achei boom? Tb não. É bem escrito e tudo, mas não sei se compreendi bem a vibe do livro. Isso nem pode ser chamado de resenha exatamente, né? Kkk Penso que o clássico representou muito na época em que foi escrito, acima de tudo, e que nossa distância daquela época faça com que a gente não se sinta tão conectado com a leitura.

Vaisussu 14/06/2022

Nada como um bom clássico
Primeiro livro do box de volta ao mundo com clássicos da Tag Livros.
Achei muito bom, história envolvente.
Adorei conhecer um pouco mais da literatura russa.

Mari 12/06/2022

Boa leitura
Gostei bastante da leitura. Pensei em vários fins para o livro enquanto lia, mas o final não me passou pela cabeça.

Gustavo.Meira 10/06/2022

Ótimos diálogos
Tchékhov me surpreendeu na sua forma de escrita. É um livro rápido, simples, mas que apresenta personagens intrigantes.
Gostei muito das reflexões que a TAG propôs com os complementos à obra.
A relação do Laiévski com o Von Koren é a melhor parte do livro, me fez rir bastante inclusive. Sendo os capítulos 3 e 16 os meus favoritos!

Danilo546 08/06/2022

Livro curto e rápido de ler, mas não tão simples de entender! Ele propõe lagunas reflexões bem profundas sobre a vida e o comportamento humano, mas a grande quantidade de nomes difíceis (russo, né) dificulta um pouco. Sugiro ir fazendo uma listinha com os nomes e dados sobre as personagens, pra não acabar se perdendo no meio do caminho. Fora isso, gostei e achei que foi uma leitura válida!

Arieska 07/06/2022

O Duelo
Achei o livro MUITO bom, é o terceiro da série "Volta ao Mundo em 7 Clássicos" da TAG que eu leio e até agora é meu favorito. Num momento você despreza um personagem e sente pena de outro, mas quando menos espera os papéis se inverteram e você quer consolar um e bater no outro hehehe achei muito boa a escrita, fácil de ler, de se identificar, de opinar e se envolver. Li ele rapidinho, se tivesse tempo disponível acho que teria lido ele todo num mesmo dia.

Gabriel 04/06/2022

Um duelo entre visões de mundo
O primeiro livro da trilha "Volta ao mundo em 7 clássicos" da TAG, é uma história de 1891, sendo a maior escrita pelo seu autor, o russo Anton Tchékhov, conhecido por contos curtos.

Este livro uma descoberta tanto pelo autor, que nunca havia escutado (e nem lido), quanto pelo estilo da narrativa.

Acostumado a ler clássicos de aventura, fui pego de surpresa pelo tema da história e seu desenrolar. No primeiro momento, parece se tratar de uma história casual, mas que vai evoluindo e prendendo o leitor, que acaba querendo saber mais e mais da história.

Tchékhov trata de assunto central, que atinge pessoas diferentes, que possuem visões diferentes de mundo, ideologias e também personalidades. Cada capítulo vai apresentando os personagens e te faz entender melhor suas ações, mesmo que não concordando totalmente.

Um ótimo livro para conhecer mais da sociedade russa do final do século XIX e também do próprio ser humano e suas motivações.

@eleeoslivros 01/06/2022

um livro o que me surpreendeu positivamente, uma leitura fluída e gostosa.
quem pensa em clássicos pensa "nossa é chato". mas esse não!

1 | 2 | 3 | 4 | 5