Um Trem de Janelas Acesas

Teresa Noronha

Resenhas - Um Trem de Janelas Acesas

Beatriz3345 11/02/2024

Surpreendente
Comecei esse livro sem pretensão nenhuma, já tinha lido ele a muito tempo e não lembrava mais de nada, acabei me surpreendendo quando um livro com uma temática tão de boa e feita para crianças me fez ter que engolir as lágrimas porque estava em público. O livro é tão leve, contando fatos ocorridos entre uma neta e sua avó que quando vem o final você leva um tapa na cara, é muito emocionante entender as entrelinhas e seus significados que a autora foi colocando, sinceramente amei. Só não é 5 estrelas pois achei o começo do livro um pouquinho entediante.

Antonio Maluco 26/11/2023

Viagem
O livro conta histórias de vários personagens que estão fazendo uma viagem de trem pelo país do Brasil

Nicole941 24/11/2020

É lindo
Nunca pensei que iria chorar com um livro de 63 páginas, é fofo, emocionante e da aquela sensação é aconchego. Eu amei

Jessica 15/10/2020

Meu primeiro favorito
Um dos primeiros livros que li na minha infância. Me lembra muito a minha avó, que me deu o livro que era dela. Acho que toda criança deveria passar pela experiência de ler essa obra.

miawnam 14/06/2020

Avós e nada mais
Esse foi o primeiro livro que eu realmente li. Foi um daqueles pedidos no ensino fundamental onde depois tínhamos que fazer a prova sobre. Me ensinou sobre família e me mostrou como eu sentia falta de ter meus avós por perto. Não sei se fui bem na prova, mas sei lerei esse livro para os meus filhos.

vsc80 21/10/2016

Lindas lembranças de uma neta em relação a sua avó
A história dá um saudosismo, principalmente para aqueles que conviveram com seus avós. Claudinha relata os tempos de criança em convívio com a avó Mariquita, e suas viagens de trem. Os capítulos são curtinhos, geralmente contando alguma história vivenciada por elas.
Recomendo para ser trabalhado com o tema relacionamentos familiares.

"- Quero dizer que aqui dentro o tempo pode ser bom ou ruim, depende de você... A gente pode passar um dia de chuva de duas maneiras: aborrecendo-se porque a chuva não passa (e mau humor nunca fez chuva parar), ou aproveitando o tempo e se divertindo. Quando perceber, a chuva passou." (p. 41)

Ana 23/03/2016

belíssimo relato
Essa narrativa flui muito facilmente, quase que embalando o leitor nas lembranças da Claudinha, a personagem principal. Acredito que quem foi, é ou ainda se sente criança, com certeza vai se identificar com a personagem ao ler este livrinho. Uma leitura fácil, que dá pra matar em um dia, sem parar, com calma... Claudinha conta todos os seus passeios com a saudosa avó com muita leveza, de forma muito emocionante. De fazer rir e deixar os olhos molhados, claro. Em especial para quem se lembra dos avós com muito carinho. :)

Lourena2 17/02/2015

''Que tenhas, todos os dias, um ano bom, sem tristezas, e o teu trem das alegrias com janelinhas acesas...''
Em um Trem de Janelas Acesas, Claudinha em suas inúmeras aventuras em que passou com sua avó e tudo que ela aprendeu com Mariquinha, lembro-me que quando li esse livro me emocionei muito e não tenho palavras pra dizer o qual importante essa história foi pra mim, uma das maravilhosas história que li na minha infância. Um livro que te faz rir e chorar que te mostra uma amizade linda entre neta e avó, e sem sombra de dúvida não te como esquecer esse livro.