Otelo (eBook)

Otelo (eBook) William Shakespeare




Resenhas - Otelo


477 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Quincas Borba 03/06/2024

"Acautele-se, meu senhor, contra o ciúme. É ele
O monstro de olhos verdes que zomba da carne com que se alimenta."

"Otelo, o Mouro de Veneza" é uma peça escrita por William Shakespeare em 1603. A história segue o protagonista homônimo Otelo, um grande general Mouro a serviço da República de Veneza, que acaba casando com a bela Desdêmona, sendo convocado para lutar contra os turcos otomanos na ilha de Chipre. Porém, o seu alferes Iago conspira contra a estabilidade de Otelo, criando uma das maiores tragédias já escritas.

Uma das peças mais famosas de Shakespeare, "Otelo", como "Hamlet", impressiona por sua aparente simplicidade: é uma peça curta que pode ser lida em poucos dias, até mesmo horas, mas existem tantos, mas tantos detalhes, informações e Interpretações que levariam anos para serem desvendados. A beleza de "Otelo" não está apenas em seus maravilhosos diálogos, mas nas índoles de cada personagem e suas concepções; invocando novamente "Hamlet", cada personagem é um universo de Interpretações que merece ser explorado e estudado.

Sou da opinião que Iago sozinho não seria o suficiente para carregar a tragédia; existem traços e conflitos já antes predispostos. Iago apenas acelerou o processo e o deu rumos muito mais sanguinolentos por simplesmente querer. Otelo vê-se como um diferente da sociedade, não suficientemente contente com a aceitação da sua esposa e até do alto escalão da Sereníssima República, ele é extremamente volátil e imaturo emocionalmente, deixando o trabalho de Iago muito mais fácil; claro, não digo que Otelo sozinho com seus defeitos é responsável pela tragédia, senão Iago nem seria o vilão, mas é notável que ele mesmo contribuiu muito para sua decadência, passando de um grande general respeitado por senadores a um assassino.

É uma peça cheia de símbolos e duplicações: seja a dupla-face de Iago, as várias conotações sexuais implícitas ou a idealização; a idealização pode ser um dos maiores temas da peça, seja ela ruim ou boa, com personagens como Otelo, Desdêmona e Roderigo ficando cegos pela sua forma de enxergar o mundo, enquanto personagens como Emilia e Iago vendo o mundo pelo o que ele é.

Eu já falei o nome dele trocentas vezes nessa resenha, mas é, Iago é a melhor parte da peça. Esse diabinho maquiavélico não é simplesmente "puro mal", como se fosse uma desumanização; é através de seus esquemas e manipulações que vemos o lado cruel da humanidade, cruel e comum, infelizmente. O modo como o alferes utiliza até mesmo sua esposa para ganho pessoal e meio para alcançar seus objetivos é algo extraordinário. Como ele consegue trazer a tona as incertezas de Otelo, que acaba sendo consumido por uma onda de ciúmes que estava dentro de si, mas que foi agravada por Iago, é um esquema tão bem executado e maligno que não sobra dúvidas quanto ao seu lugar como um dos maiores vilões da literatura.

Assim, concluo que "Otelo" não é apenas uma peça sobre vingança e ciúme. É muito mais que isso. É um estudo das profundezas da alma e das ações humanas, e como devemos lidar com elas, não sendo perfeitos, mas convivendo com elas. Em um mundo perfeito, Otelo e Desdêmona nunca teriam se apaixonado precocemente.
comentários(0)comente



Eduardoow 03/06/2024

Otelo
Mais uma tragédia digna de ser recomendada. Gostei bastante que teve muito mais desenvolvimento e foi mais longo do que os outros livros que já tinha lido do autor. A construção ficou bem melhor assim.

Entre todos os livros do autor que já tinha lido antes, nesse, a escrita foi a que mais dificultou. As primeiras cenas foram bem mais confusas, mas depois foi dando pra entender direitinho. Gostei dos personagens e dos seus surtos e loucuras de sempre, principalmente do Otelo kskskks. Só senti falta de um final concreto pro vilão do livro, super achei que haveria alguma cena dele na prisão, sendo executado ou coisa do tipo, mas okkk.

Gostei bastante dessa obra, ainda quero dar uma lida em muitas outras do Shakespeare. Até agora vêm sendo uma ótima surpresa ler cada peça que ele já escreveu.
comentários(0)comente



Lu 28/05/2024

Mas o que é isso???
Eu sabia meio por cima que era sobre ciúmes e que tinha assassinatos.
Mas ler toda a trama da colcha de calúnias que cegam Otelo é sensacional! Me senti atropelada depois de ler esse drama cheio de angústia.
comentários(0)comente



anaclaraleitegomes 17/05/2024

Todo dia se levantam um malandro e um otário.
Bem, essa é outra grande peça do Shakespeare. Ela vai tratar de um homem inicialmente íntegro, honesto e apaixonado pela sua esposa Desdemona. Ele segue carreira militar e é muito agraciado por todos, exceto por dois desqueridos: Iago e Rodrigo. Ambos são extremamente invejosos e tramam acabar com Otelo, para isso traçam um plano de como fazer isso, incitando o ciúme doentio no mouro, que não consegue responder sensatamente a esses estímulos, é importante ler o texto com os olhos da época, mas quantas mulheres também não já foram mortas hoje em dia por ciúmes doentios?
Sendo assim, Otelo continua atual, por isso é um clássico.
É um livro muito bom, com reflexões interessantes e apesar de ser uma tragédia dei boas gargalhadas.
Recomendo a todos
comentários(0)comente



Pedro.Inocente 15/05/2024

O Mouro de Veneza
Otelo, o Mouro de Veneza, depois de Hamlet, para mim é a melhor peça das que li de Shakespeare!
Uma história que nos faz refletir sobre confiança, inveja, e racismo em relação ao ?outro??
Tragédia recomendadíssima! ???
comentários(0)comente



Nicolas 15/05/2024

Noveleiro
Shakespeare não é só mídia kkkkkkkk, diferente de Romeu e Julieta, o único dele que eu tinha lido antes, já tinha furado a bolha a muito tempo, então sabia mais ou menos o que acontecia. Em Otelo eu só sabia a passagem que fale do monstro de olhos verdes e que era uma peça que trata sobre ciúmes e inveja.

Iago, protagonista pqp
comentários(0)comente



Helena749 14/05/2024

Me faltam palavras para adjetivar a grandiosidade de Shakespeare! Esta obra consiste em uma narrativa tomada de emoções cujos personagens me prenderam do início ao fim. É um must para quem curte clássicos.
comentários(0)comente



Rachel M. Mendes 14/05/2024

Apodreça os Ossos: Arda em Ciúmes!
Seria possível, caro leitor, em uma palavra resumir a leitura de Otelo! Ah, afirmo-te que sim! Pois insano é como nomearia esse enredo!
Parecia um homem bom, o Otelo, até que domado foi pelo ciúmes. E quão grandes consequências traria isso! Oh, quão enorme destruição seu ciúmes provocaria! Pois na tentativa brutalmente veemente de, embasado em desconfianças em vento sustentados, reafirmar sua posse sobre o que de seu chamava, pôde ter como pertence seu, apenas a própria arrasadura.
Ademais, quão corrosiva é a vingança! E quão maestralmente o autor explicita isso na maldita personagem de Iago! Seriam acaso o ciúmes e a vingança irmãos que, alegando que a justiça por fim possuem, entrelaçadamente caminham para o abismo ardente da corrupção humana? Que buscando o pagamento das próprias dívidas, na putrefação penhoram-se?
Confesso-te, leitor, que não é o melhpr de meus textos. Mas confesso-te também que é a trama mais intensa de William Shakespeare, exorbitante, louca e envolvente!
Não tema o contato com uma da sobras mais citadas em outros ícones literários: leia Otelo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



DAbora277 22/04/2024

O melhor dos melhores
Simplesmente o melhor livro que li de Shakespeare. Fiquei curiosa depois de ler Dom Casmurro, pois na história de Machado de Assis, o Bentinho assiste a peça ?Otelo? e sai do teatro com pensamentos perturbadores sobre seu relacionamento. Desde então quis ler Otelo para entender se era algo que inspirava um louco como Bentinho, mas não! Otelo foi realmente enganado, não se tratava de um delírio. É trágico, triste e nos prende do início ao fim, não da vontade de parar de ler. Recomendo??
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 21/04/2024

Muito bom!
Otelo é uma grande obra, imensamente conhecida e citada em diversos livros, além de ter sido escrita pelo bardo, Shakespeare.

Já muito conhecida, a história retrata o amor de Otelo e Desdêmona, que inicialmente já sofre bastante preconceito, e que posteriormente se torna alvo das artimanhas de Iago, funcionário de Otelo.

Mesmo já sabendo o que iria acontecer ao final da história, foi tortuoso ver como Otelo caia nas teias de Iago e caminhava para o final trágico.

Com diálogos ricos e uma trama envolvente, a história é muito boa e bem desenvolvida. Só não dei 5 estrelas pq em certo momento achei um pouco repetitiva, mas no geral foi excelente. Super recomendo.
comentários(0)comente



Clara.Calais 08/04/2024

Ciúmes doentio
Em Otelo entramos num debate antigo, traiu ou não traiu? Devemos acreditar em quem ? Quem é a verdadeira vítima dessa história? Otelo ou Desdêmona ? Será que você deve ou não acreditar nas pessoas ao seu redor. Ou deve acreditar em quem vc confia de verdade.
comentários(0)comente



Gregory.Olegario 07/04/2024

Shakespeare inventou o gaslighting
Olha eu vou te falar?a história dessa peça daria um casos de família maravilhoso!

Palmas para o Iago, que consegue manipular todo mundo ahhaahha reizinho!

Não é a minha peça favorita, mas eu me diverti muito na leitura!
comentários(0)comente



Elaine Cristina 03/04/2024

Uma tragédia em todos os sentidos...
Otelo é um reconhecido general mouro, cristão, que defende Veneza de possíveis invasores e é muito bom no que faz.
Os nobres não entendiam como um mouro, um bárbaro, poderia ser bem-sucedido nas suas empreitadas, assim como, ter casado com a linda Desdêmona. Otelo passou até por um julgamento no início da peça, por acharem que ele havia raptado Desdêmona ou se utilizado de magia para casar-se com ela. Tudo cai por terra, pois ambos se casaram por amor, contrariando o próprio pai da moça, Brabâncio.
Nesta peça, temos também Iago, conhecido como “O honesto” um vilão cruel, manipulador e invejoso, que havia sido preterido à um cargo de tenente no Exército de Otelo e quer vingança. Ele se utiliza de maledicência para colocar desconfiança no casamento de Otelo e Desdêmona, plantando discórdias e armando cenas. Iago planta provas falsas, se utiliza inclusive da boa vontade de sua esposa, que trabalha para Desdêmona, é frio, pérfido, ordinário e cruel.
Iago corrobora para que Otelo entenda que está sendo traído, e o grande general, vai lentamente cedendo e sucumbindo piamente nas versões do grande vilão.
Um tratado sobre ciúme, desconfiança, traição, preconceito, feminicídio que no século XVII, já era uma triste doença incrustrada e arraigada na sociedade, e persiste até os dias atuais.

Otelo, O mouro de Veneza
William Shakespeare

EntreLan&Livros
@elaineosvilarinho
comentários(0)comente



Leandro676 01/04/2024

Otelo
Otelo é um grande general, integro, guiado pelo razão, é referencia para muitos, causando inveja em outros. Apesar de suas qualidades muitos o veem apenas como um "mouro" que não merece o posto de general. Apos Cassio ser promovido a Tenente por Otelo, Iago sente-se injustiçado e dá inicio a seu plano de destruir Otelo.

Apesar do livro ter o nome do protagonista, o foco da narrativa está em Iago e sua trama, totalmente maquiavelica, fazendo os capitulos ficarem irresistiveis. A pureza de desdemona, a honra de Otelo, a Vaidade de Cassio são apenas peças no tabuleiro de Iago, e ele manipula tudo isso de forma orquestral a fim de obter proveito proprio.

Por ser uma tragédia era de se esperar que não houvesse um final feliz, porem eu não poderia imaginar um final mais amargo como o deste livro.
comentários(0)comente



477 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR