A Chegada

A Chegada Shaun Tan

Resenhas - A Chegada

santanche 01/06/2014

Ser estrangeiro na fantástica terra de Shaun Tan
Hoje eu descobri Shaun Tan no livro A Chegada. Um artista que é capaz de combinar o fantástico com o corriqueiro em ilustrações inspiradoras e sensíveis. Seu livro me fez lembrar a técnica singular de Moebius.
Em um livro feito de imagens sem falas, Shaun Tan lhe faz viver a experiência de um imigrante que se sente perdido. A terra fantástica produz uma percepção sem paralelos de se estar em um mundo estrangeiro, sem referências e mergulhado em uma língua desconhecida.

site: http://100-linguagens.blogspot.com.br/2014/06/a-chegada.html

Carina 11/09/2013

A arte de con-viver
“A chegada” é um livro que merece ser lido e exposto na parede. Além de a história ser narrada com sensibilidade, o desenho de Shaun Taun é impressionante. Sem a presença de balões indicativos de diálogos, a força da linguagem visual do autor fica ainda mais evidente.

O enredo, em princípio, é bastante simples: em meio a um conflito, um homem é obrigado a emigrar para um país desconhecido. Lá, aguardará pela chegada de sua filha e esposa. O confronto do protagonista com uma terra e uma língua completamente desconhecidas é retratado por meio de metáforas visuais. As alegorias constituem, assim, um mundo particular de criaturas únicas, todas símbolos do estranhamento do personagem.

Ademais de visualmente encantadora, de contar com uma narrativa bem composta, o livro ainda é bastante ético no retrato que faz da imigração. Enfim, uma obra completa.

Eduarda733 08/12/2023

É um livro só de imagens, mas são imagens que tem muito significado. Os desenhos são lindos e o modo que são desenhados de uma forma ampliada e logo em seguida mostrando o ambiente por completo é magnífico. O livro fala sobre imigrantes.

Pedro Aires 06/01/2024

Imagens que contam histórias
Sem uma única palavra acompanhamos a jornada de um imigrante em uma terra peculiar em busca de condições melhores de vida. Todas as suas dificuldades para conseguir um lugar para dormir, trabalho e alimento. Enquanto constrói novas relações precisa suportar a saudade da família.

Mari Mirandinha 03/02/2024

Perfeito
A melhor grafic que eu já li de longe. O modo de contar a história, a jornada comovente do personagem e as pessoas que ele encontra no caminho. A arte é absolutamente perfeita somada a criação de mundo. Eu fiquei diversas vezes perdida nos detalhes dos desenhos. Amei. E já quero reler mil vezes. O final tb é maravilhoso.

Mion 11/03/2024

Como grandes momentos aterrorizantes da humanidade -ou seriam para alguns povos?- podem ser representados, guardados (e nunca esquecidos) para a História com a fantasia , a imaginação e a arte?
Shaun Tan dá aula de narrativa (sem palavras) , de imaginação e maneiras de se guardar mometos históricos que nao deveriam ser esquecidos. (Principalmente.por aqueles que a sofreram e a reproduzem de alguma maneira)

iamthiago 13/05/2024

A chegada.
Um livro só de ilustrações que contam grandes histórias. que belo esse livro, tantos mini detalhes. ele é triste e comovente também, por ser a história da maioria dos imigrantes.

Daniel 19/06/2022

Incrível
É impressionante como Shaun Tan consegue poetizar uma narrativa completa através da imagem. O livro apresenta uma história com ares surrealista, mas de fundo e sensibilidade altamente realistas. É o tipo de narrativa que representa a história de vida de muitos imigrantes do passado e do presente, em qualquer lugar do mundo.

O livro é uma obra de arte para apreciação não apenas da narrativa que ele apresenta, mas também das imagens que traz para concretizar tal tarefa.

Lindo demais!