A Herdeira do Silêncio

A Herdeira do Silêncio Jenny Rugeroni

Resenhas - A Herdeira do Silêncio

maria1691 28/08/2021

"A felicidade é fugaz como a chama de um fosforo. Com ela pode-se acender uma vela, incendiar uma floresta ou clarear o caminho"
Este é um daqueles livros tristes, mas reais.
A obra nos apresenta a Alexandra, nossa progatonista, vamos acompanhar a vida dela desde bebe, ate completar a fase adulta.

É o primeiro livro da JENNY RUGERONI que li, e fiquei completamente apaixonada pela escrita, pela história que ela criou...

O livro é muito bem dsenvolvido, tem duzentas e poucas páginas, li rapidinho!!
Não é atoa que tanto o livro quanto a Jenny foram indicados ao premio relexo literario!!

Então, voltando à história, vamos acompanhar a Alexandra.
A vida dela é muito sofrida desde cedo, isso formou muito bem seu carater. Eu fiquei com pena dela tantas vezes, cheguei a chorar em alguma delas, no final da leitura, senti falta da sua companhia

É uma ficção, mas é tao real! Todo o sofrimento que ela passa, pode estar acontecendo com alguém neste exato momento.
Ela sofre desde seus pais, irmas e madrasta, passando por relacionamentos amorosos, fazendo uma visita em empregos/trabalhos e se hospedando nos seus filhos e seu pai, novamente.

Igual eu disse acima, acompanhamos a vida dela praticamente inteira, e isso é uma coisa que eu amo (uma coisa que acontece em Jane Eyre, o famoso romance de formação)m, e com isso acompanhamos as fases que o brasil estava. Não só o Brasil como o mundo. A autora cita as crises que o brasil passou, cita a explosão do World Trade Center... é uma coisa fantastica!!!

O livro te prende demais, te toca, te emociona. Da vontade de abraçar a Alexandra...

Uma coisa que mexeu muito comigo foi como o perdão é abordado... é uma coisa linda de se ler! Gostaria de falar mais sobre isso mas iria ser um spoiler, iria estragar a experiencia de leitura de voces!

Enfim, essa foi uma leitura maravilhosa, eu amei demais acompanhar a vida da Alkexandra, ver a forma maravilhhosa que ela passou por cima e resolveu seus problemas.

Acho uma leitura válida pra todos, espero de coração que leiam esse livro maravilhoso.

site: https://instagram.com/maratonistaonline?igshid=1q6oom5w6wezr

Vanessa Sueroz 30/06/2021

Neste livro vamos conhecer Alexandra, uma jovem que passa por muita coisa na vida. Problemas e dificuldades a seguem por onde ela vai. Ela é a minha velha entre as irmãs. Perdeu a mãe quando ainda era bem jovem e seu pai alcoólatra se casou novamente com uma mulher que Alexandra não gostava muito, pois ela achava que lugar de mulher era lavando cuecas e que estudar era perda de tempo.

Querendo viver sua vida, trabalhar, estudar e ir para a faculdade ela vai enfrentar vários problemas e vamos acompanhar de perto sua história de uma maneira bem narrativa.

O livro é bem escrito e traz algo bem interessante de como uma mulher pode vencer de maneiras diferentes.

A leitura não é leve e tem, alguns gatilhos, mas para quem gosta de romance mais pesado e denso vai adorar este livro.

Aninha @tolendomuito 02/07/2021

Uma história muito emocionante de uma mulher que viveu muitas dificuldades no decorrer da vida após a morte da mãe. O livro fala sobre família, independência, amor, autoconhecimento, força, luto, fé. Gostei muito, a leitura é fluida e me prendeu bastante. ?

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

História inspiradora
Nesse livro a gente acompanha toda a trajetória de Alexandra, uma mulher forte, determinada e independente. Suas lutas e batalhas diárias, seus dramas e traumas.

Ela passa por muitas situações difíceis, mas não se deixa abalar e mantém sempre a cabeça erguida. Luta por tudo que acredita, tem um coração enorme e está sempre ajudando as pessoas.

O livro trata de assuntos como depressão e alcoolismo, traz críticas políticas, fala sobre as diferenças sociais, sobre a sociedade machista e sobre o perdão.

É real, intenso, envolvente e é impossível não se comover com a história de vida de protagonista.

Alice @leituras_da_alice 01/03/2021

? ???????? ?? ???ê????? ?
Autora: jenny Rugeroni

?e-book disponível no kindle unlimited!!

Narrado pelo ponto de vista de Alexandra, a mais velha de três irmãs, ela conta e relembra sua vida e de sua família em torno de três décadas, marcada por um ciclo vicioso de pobreza.
De início, somos apresentados a infância das meninas e da aparente felicidade em que viviam com os pais em um sítio no interior de São Paulo. Desde já a inocência e a admiração de Alexandra nos cativa e nos faz se importar com os personagens desejando uma história feliz..
As meninas vão crescendo, perdem a mãe pro câncer e o pai que antes era um amor e que se importava demais, se torna um alcoólatra. A partir disso, essa família terá que lidar com uma realidade dolorosa de pobreza e mágoa.
? ? Os labirintos da memória são estranhos, confusos corredores escuros com uma luz é uma escada no final?.
Alexandra por ser a mais velha, logo foi atrás de trabalho e sempre quis ser alguém na vida, então estudava muito e se dedicava, almejando as realizações de seus sonhos.
Não tem como não admirar o caráter e a coragem de Alexandra! Desde sempre sendo uma mulher que apesar dos pesares que ela tem que enfrentar, nunca foi uma mulher de abaixar a cabeça e aceitar tudo sem ir atrás daquilo que acha certo, mesmo que as vezes com suas dúvidas. Com isso, o leitor fica na torcida e ansioso pra saber o desfecho dessa história..
Esse foi um livro que adorei ler, me envolvi demais e me identifiquei demais com a personagem.. também por ser um livro cheio de críticas e reflexões sociais, pra mim a experiência foi maravilhosa, sem contar da escrita e do ritmo fluido que a leitura correu.

Yasmin 17/03/2021

Um livro muito necessário!
? Em primeiro lugar, eu achei esse um livro extremamente necessário, pois mostra o retrato da vida de muitos brasileiros, como a pobreza, a falta de oportunidades, as dificuldades que só vão piorando com o passar dos anos, a luta para se ter o mínimo para a sobrevivência, a negligência de quem deveria prestar auxílio e a falta de perspectiva no futuro.

? O livro tem como foco a evolução da protagonista. Alexandra é inteligente, guerreira e sofre com o preconceito da sociedade imposta a ela, com a pobreza e luta por um vida melhor nos limites impostos a ela pelo machismo, pela sociedade preconceituosa e, além de tudo, por si mesma.

? Os detalhes que a autora fornece fazem com que possamos imaginar cada detalhe, vivenciar cada sentimento. Sua escrita me surpreendeu, como todas as boas escritas fazem.

? Por diversas vezes fiquei com lágrimas nos olhos, e com raiva, muita raiva, pelo o que a protagonista passava, pelo o que os outros a faziam passar e principalmente por perceber que, apesar de ser uma história, é uma situação em que muitos se encontram hoje.

? Ainda que retrate muita tristeza, o livro é repleto de diversas emoções diferentes, o que o torna fluido e te prende do início ao fim com a sua história inspiradora.

Laíss 21/05/2021

Real e doloroso
Senti na pele a vida de Alexandra. O quanto foi difícil para ela ser dependente, mas ao mesmo tempo, ter que ser livre. Ter o sonho de estudar, fazer faculdade, ser alguém na vida, mas ser obrigada a priorizar outras coisas.
Não é um livro cheio de ação. É narrativo. Conhecemos, praticamente, a vida toda de Alexandra. Pode ser estranho no começo, mas eu, pelo menos, engatei na história e li mais da metade em um só dia. A escrita é sensacional, sem romantizações, a realidade está ali. Basta você querer enxergá-la.

Quantas Alexandra’s estão aqui, do meu lado, ou aí do seu, e a gente nem se toca?

@gi_nabii 19/03/2021

Um livro emocionante e incrivelmente belo.
Me emocionei muito durante toda a leitura desse livro. Fui cativada por todos os personagens (principais e secundários) e fiquei muito apegada à Alexandra. O livro é lindo, cheio de lições sobre amor, perdão, luto e recomeços.
A escrita da autora é poética e fluída, tocando até aqueles "corações de pedra"
A leitura valeu super a pena, e apesar de ter acabado agora, mal posso esperar a hora de reler.

Marcus 15/09/2012

O silêncio como forma de liberdade
Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém falar sobre a ideia de que, se fosse contar a própria história de vida, esta resultaria em um bom livro. No entanto, o que torna especial à história de vida de uma pessoa senão aquilo que a torna única? Já dizia Caetano Veloso que cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é. Isso é fato. Todos temos nossas particularidades, características e formas diferentes de enxergar o mundo e viver a vida. Talvez por isso seja tão interessante e mereça uma atenção especial o livro ``A Herdeira do Silêncio``, escrito por Jenny Rugeroni, também autora deste blog.

O livro conta a história de Alexandra Mansfield, filha de Helen Mansfield e Luís Rodrigues, irmã de Paula e Lorena. Logo de inicio, percebemos uma das características marcantes da personagem principal: a timidez. Pode até parecer estranho destacar um lado introvertido da personalidade de alguém, mas nesse caso isto está longe de ser um defeito. Ela é observadora, reflexiva e sensível à realidade onde vive, tanto que a situação social e econômica do Brasil não passa batido por seus olhos. Aliás, em meio a cada passagem vivida e relatada em cada capítulo, conhecemos um pouco mais da cidade de Santa Ângela, localizada no interior de São Paulo. Somos apresentados às dificuldades em se conseguir o primeiro emprego, à situação da saúde pública e a falta de acesso a um ensino de qualidade.

Outro detalhe que devo acrescentar sobre o livro é a insatisfação da personagem principal. Em outras palavras, é uma inquietação que nasce em Alexandra e a motiva para sempre ir além da sua condição, pois mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ela ainda consegue seguir seu caminho, sem desistir de seus sonhos. E é muito interessante a forma como isso é mostrado, pois Alexandra narra suas próprias experiências de vida tal qual um diário. Não é um ``querido diário``, daquele cheio de florzinhas e fotos, mas é algo muito mais amplo, profundo. Identificamos sentimentos e pensamentos da personagem e percebemos o quanto a história se mistura com o mundo real. Nesse sentido, podemos dizer que “A Herdeira do Silêncio” do titulo é alguém que não se cala, pois abre seu coração através das palavras.

E, exatamente através dessas palavras, acompanhamos fases da vida de Alexandra, não esquecendo, é claro, de descrever cenários com a mesma precisão com que fala de sentimentos. Talvez seja esse o motivo pelo qual a leitura desse livro seja algo tão especial, afinal, não são os acontecimentos em si que despertam nossa atenção e sim a forma como eles são relatados através de sua visão de mundo. Sendo assim, a palavra “silêncio” ganha uma outra forma, como se seu significado não fosse algo apenas restrito à ausência de som. Não. Nesse livro, o silêncio é como um sinônimo de liberdade.

Texto publicado originalmente no blog Fluindo o Olhar

Nicole.Massadas 16/04/2016

Resenha, livro: A Herdeira do Silêncio

A mãe de Alexandra morreu vítima de câncer, quando ela ainda era pequena. Com isso, o pai de Alexandra começou a tratar as filhas diferente. A atenção e o carinho que ele dava, deram lugar ao vício em bebida e a frieza, criando uma barreira entre pai e filhas. As exigências e a rigidez tornaram o convívio com o pai e a madrasta cada vez piores. Até que imprevistos acontecem e Alexandra resolve sair de casa para obter a tão sonhada liberdade. CONTINUE LENDO NO BLOG.

site: http://universocultural1.blogspot.com.br/2016/04/resenha-livro-herdeira-do-silencio.html?m=1

Cy | @apenasleitores 19/02/2021

Que livro incrível. Eu amei!
Alexandra sempre foi uma menina mto inteligente, observadora e extremamente tímida

Moravam em São Paulo, sua mãe, uma estrangeira Inglesa e seu pai um gerente de uma multinacional além das duas irmãs Paula e Lorena. Tinham uma boa vida até que se mudaram para Santa Ângela

Algum tempo depois, acaba perdendo a mãe e o pai que antes era presente e carinhoso se afasta e troca as filhas pela solidão e bebida

Alexandra já na adolescência se esforçava mto pra ser alguém. Estudava bastante e só tirava notas boas. Seu pai começou um novo relacionamento com Silvana, mas continuava firme com a bebida, e se afastando cada vez mais das filhas

A situação da família vai mto mal. Passam mtas dificuldades. Alexandra vai crescendo cada vez mais bonita e chamando mta atenção dos rapazes a sua volta.

A rigida forma de criação do pai e da madrasta se tornam cada vez piores. Então Alexandra acaba tomando algumas decisões e sai de casa, buscando sua tão sonhada liberdade.

O que ela não esperava era as dificuldades que iria encontrar pelo caminho. E não importa qntas vezes a vida a tente derrubar ele está sempre disposta a se levantar com a cabeça erguida

Acompanhamos essa história durante 3 décadas. E durante toda a leitura percebemos a angústia e tristeza de Alexandra. E como ela percebe que a vida que recordava de sua infância talvez não fosse do jeito que se lembra.

Sua vida foi mto difícil, sofreu demais, teve que aguentar mta coisa pra se manter de pé, mas sem desistir
Apesar dos anos em que a história se passa, numa sociedade machista, onde mulher quase não tem voz, Alexandra é forte e sempre mantém a cabeça erguida desafiando a todos

É uma leitura que prende. Eu abri o livro pra dar uma olhada e finalizei em um dia de tão imersa que fiquei na história. Amei demais essa história é foi uma leitura que vale mto a pena

Kellvyn.Rios 15/04/2021

Achei bem interessante a forma que o empoderamento feminino é tratado, pois nos dias de hoje por mais que tenham mais canais para discutir o assunto, algumas ações ainda não são fáceis de ser tomada e nesse caso, tratando de uma história que passa entre os anos 90-00, acredito que as tomadas de decisão eram ainda mais difíceis para ser conduzidas da forma que foram.

Enfim, boa leitura para quem quiser vivenciar a história de uma mulher forte que passou por vários perrengues desde pequena.

Juliana 17/03/2022

Favorito da vida.
Alexandra é a primogênita da família Rodrigues. Desde menina, conheceu a dureza do trabalho nas lavouras. Seu círculo familiar era seguro e feliz, até que uma doença fatal destruiu não só a saúde de sua mãe, mas também a alegria de todos.
Sem conseguir superar a morte da esposa, o pai de Alexandra começa a se perder na bebida. As três filhas, ainda crianças, acabam assumindo, tanto na casa como umas com as outras, o papel da mãe.
Alexandra e suas irmãs crescem marcadas por esses acontecidos e outros. E décadas se passam, nos transformam e amenizam dores.
A primeira frase que me vem pra falar sobre esse livro é: que experiência! Terminei a leitura com a sensação de que a história continuou existindo dentro de mim, porque é exatamente essa a proposta: a identificação. Alexandra representa bem as mulheres próximas de nós: tem uma família desestruturada, teve um relacionamento que deu muito errado, faz das tripas coração para criar os filhos sozinha e é dependente da boa vontade dos conhecidos… Também é aquela pessoa talentosa, mas que, por falta de oportunidades na vida, não consegue crescer como merecido e precisa estar sempre provando seu valor para os outros.
O amadurecimento da protagonista é real e palpável. São décadas para Alexandra passar de uma menina sonhadora a uma mulher madura e de pés firmes na realidade. É lindo de ver como Alexandra preserva seus valores e se mantém firme nos propósitos. Inclusive, um ponto superpositivo é que Alexandra é retratada como uma mulher "gente como a gente": cheia de medos e inseguranças, que erra e se entristece com coisa boba.
"A herdeira do silêncio" é um livro intenso, emocionante e atemporal, que mostra verdadeiramente a realidade de muitos brasileiros, em especial, das brasileiras. Leva-nos ao profundo dos sentimentos. É um drama poderoso, do jeitinho que amo. É um livro que panfletarei por onde passar nessa internet.

Marina.Teixeira 31/07/2022

Livraço!
"A Herdeira do Silêncio" acompanha a trajetória de Alexandra, filha mais velha de uma família que após a morte da mãe, vê o pai descender pelo alcoolismo e a pobreza, além de relações familiares complexas e a busca imparável pelo amor, atenção e respeito.

O mais interessante da narrativa é o fato de você acompanhar o crescimento de Alexandra e tangencialmente suas irmãs em sua descoberta do amor, das decepções em relacionamentos, de sua busca por uma vida melhor - mesmo quando a vida parece oprimi-la com tragédias, surpresas ruins e injustiças - e as amizades e redes de apoio que encontra no meio do caminho.

Com o crescimento e a maturidade, a visão de mundo de Alexandra - e a nossa, também - se amplia. Personagens que no começo a gente cria ranço, entendemos melhor quem elas são e por que tomaram determinadas decisões (mesmo que não concordemos). Essa reação que eu tive foi essencialmente "putz, a vida é assim, as pessoas são assim, elas não são 8 ou 80." Ao mesmo tempo, quando você entende exatamente as referências passadas pelo livro no começo durante o terço final (passando ao largo de possíveis spoilers aqui), a sensação de "putz, a vida é assim", se amplia. Você tem raiva, você se exalta, porque há injustiça, há negligência, há crueldade, e de alguma forma, o final consegue ser agridoce e esperançoso ao mesmo tempo; porque Alexandra é resiliente. Ela vai superar tudo isso. Ela pode envergar, mas não quebrar.