Solanin #2

Solanin #2 Inio Asano

Resenhas - Solanin 2

Day 09/06/2022

Luto e vida
Eu já tinha gostado demais do 1°, mas esse conseguiu se superar. Se no outro a gente pensa como vai ser nossa vida no futuro, cheios de sonhos, nesse a gente se vê pensando no presente e em como aproveitar o que temos agora, na medida do possível.
Achei muito interessante como o luto foi trabalhado e gostei do final não ser um encerramento completo, até porque não é fácil assim superar alguém como se não fosse nada. Achei bem realista e sensível.
Ao mesmo tempo que faz a gente pensar no "e se", também faz a gente perceber que o que aconteceu já foi e agora a vida segue a partir de como você vai lidar com esse acontecimento.

Obs: Taneda, eu também prefiro acreditar que até alguém como eu pode fazer a diferença.

Glenda14 16/04/2023

Solanin 2
Que continuação brilhante!!!

O mangá foi ficando mais sério e mais triste, mas isso deixou ele ainda melhor.

A sensibilidade dos personagens, o amadurecimento deles me tocou muito.

Maria Júlia 10/04/2022

Simplesmente maravilhoso. O número dois destrói as possíveis esperanças que criamos no final do primeiro número, mas nós abre portas para novos horizontes, assim como com a protagonista. Emocionante, adorei. Quase chorei.

Hector 20/10/2022

Final merecido
Com um cliff hanger daqueles entre volumes, o segundo entrega a procura da felicidade de uma maneira realista e deixa o leitor com um minimo de esperança pra si mesmo.

Gleiciany.Florencio 15/07/2020

Neste volume temos a conclusão da história, as consequências na vidas do grupo de amigos após um acontecimento inesperado. Novas posturas são tomadas e um novo olhar ressurge.

Lucas 16/04/2023

Uma bela história
Solanin é um mangá muito bonito, lida com muitos assuntos importantes o Inio Asano é muito bom em capturar as emoções de pessoas confusas e atribuladas mas fiquei feliz em ver esse mangá mostrando a superação de coisas super dificeis e como as pessoas se agarram a certas coisas e tem a capacidade de seguir em frente e encontrar alegria mesmo em tempos difíceis gostei muito e recomendo pra todo mundo.
olvlarissa 16/04/2023minha estante
Esse mangá é lindo!

Lucas 16/04/2023minha estante
Sim ainda não encontrei nada do Inio Asano que nao me tocasse la no fundo da alma.

olvlarissa 16/04/2023minha estante
Exatamente, kkkkk. Cada obra dele é um aperto no peito

Lucas 16/04/2023minha estante
Sim ele é muito bom em retratar a incerteza humana bicho tem o dom kkkk

PedrokaTBHC 16/04/2023

Inio Asano arrasando
Eu amo o Inio Asano e duvido que tenha algum mangaká melhor que ele atualmente. Aqui somos apresentados a uma protagonista vencendo o luto após seu namorado morrer depois de alguns momentos de turbulência na relação. A amizade é muito bem explorada nesse volume, assim como o luto e superação do tal. Muito bom mesmo, a nota só fica a desejar pelo tamanho da obra, entendo que é o ideal para a história, mas justamente por isso dificulta a conexão com os personagens. Recomendo muito

RickBragaHQ 12/06/2021

Assim como em Punpun, Asano acerta de novo.
Único defeito da história é que ela termina. Simples e maravilhosa!
Agora é esperar What a wonderful world sair.

Jessica Moraes 19/05/2024

Uma história que busca a felicidade nas pequenas coisas da vida; a perda de uma pessoa importante nos leva a se perguntar: o que fazer agora? o que ele gostaria que eu fizesse?
tem certas nuances que só tendo algumas experiencias de vida adulta para entender.. as vezes perdemos mais do que pessoas.

Mikaelysousa 29/01/2022

Emocionante
Esse último volume é bem emocionante, não quero dar spoiler, mas dá um apertinho no coração as coisas que acontecem aqui.

muniz9 03/01/2023

instantes legais, desinteressante no geral
apesar de ter alguns momentos e diálogos bons, no geral, solanin não parece ter tanto a dizer.
a condição dos personagens, que são quase todos não muito envolventes (e alguns até mesmo desnecessários), não parece mudar muito ao longo da história. todos parecem sofrer com situações desconfortáveis que arrastam por não terem perspectiva de algo melhor ou não saberem como terminar. e o texto não é muito otimista quanto a isso? todas as situações enfrentadas ou continuaram sendo arrastadas como eram até o final ou foram interrompidas por coisas muito drásticas e incontroláveis.
o final é bem melancólico, conformado e até meio derrotista. parece dizer ?a vida é assim mesmo?. ainda assim, não parece assumir isso e tenta ter um ar de paz e otimismo. nesse sentido, poderia ser um pouco mais autoconsciente.
infelizmente, não se compara à obra mais famosa do asano (que estou lendo no momento e estou gostando muito). mas talvez mereça uma segunda leitura no futuro?

Cilmara Lopes 31/10/2014

Fase "friends", uma história simples e também impressionante!!
A tempos que não lia algo tão supimpa. De início não há nada de atrativo, a sinopse por si só não gera grandes expectativas..enfim é um mangá de indicação, espalha no boca a boca.
Bom, tudo começou qdo a Tati Feltrin apresentou este mangá no instagram..aí fui pesquisar a respeito e logo surtiu a grande vontade de lê-lo.
Tão curto, tão fofo, tão melancólico, tão filosófico..tão especial este mangazinho..hehe
Denomino como fase "friends" o período pós faculdade..Meyko e Taneda, Aya e Kato e Billy estão tentando viver em Tóquio, a história expõe as aflições, pequenas alegrias, sonhos, incertezas desses 5 jovens irreverentes..ou pelo menos querem irreverência. Me apaixonei com todos detalhes da escrita e das ilustrações.
E "por favor" só iniciem a leitura com os dois volumes em mãos, pois o fim do primeiro te deixa desnorteado...terminei o primeiro e tava tarde, então fui dormir, quase não durmo de desespero prá devorar o segundo! rs

Clara ð 03/01/2023

Singelo
Solanin, sem sombra de dúvidas, é a obra menos traumática de Asano. Eu particularmente gostei mais do 2? volume. A evolução da Meiko é linda. Os personagens são cativantes e mantém a mesma qualidade do 1? volume.

Solanin é um livro de bolso, que fala sobre a vida apresentando o cotidiano de algumas pessoas comuns. Apresentando com maestria a dividualidade de cada um.

Recomendo muito esse livro, se tornou meu favorito ;)

Je.Akina 15/10/2021

Triste, mas feliz?
A história continua em um clima bem mais melancólico e pesado, o que era esperança já não é mais, e agora se trata de superação.

O autor mostra como uma rede de suporte é importante e desenvolve como cada personagem lida com a falta, ao mesmo tempo que ajudam um ao outro.

Mas tudo isso é tratado de uma forma ?leve?, e com timings perfeitos para você rir enquanto chora.

Além disso tanto esse quanto o volume 1 são muito conectados com a música, e mesmo não tendo nenhuma música ali no seu ouvido, parece ter. Principalmente em uma das cenas mais lindas e tocantes que esse mangá te apresenta.