Solanin #2

Solanin #2 Inio Asano

Resenhas - Solanin 2

akasaori 12/08/2022

Muito bom o foco na Meiko nesse segundo volume. Me emocionei na cena do show e foi muito imersivo como ele foi contado, fiquei curiosa em como seria uma adaptação do mangá

xLeoSaraiva 22/07/2022

"Pra mim, talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo".
"Solanin 2" cumpre (com louvor!) o fechamento da história contada no primeiro volume.
Situado nos mesmos lugares e na companhia das mesmas personagens, Meiko se vê diante de novos desafios que aparecem em sua vida.
Além de ter o cuidado de explicar o desfecho de "Solanin 1", a presente história em quadrinhos traz mais uma série de reflexões a respeito dos desafios de uma vida cercada de responsabilidades, angústias e sonhos. A coletivização do luto, o (re)encontro da felicidade e a compreensão do eu no mundo são temas que permeiam as cativantes e muito bem ilustradas páginas desse livro.
Juntas, as duas obras compilam uma série de reflexões, críticas sociais, dramas, romances e tudo aquilo que costumamos apreciar em boas histórias! Recomendo.

SARAIVA, L.

Beatrizaag 06/07/2021

Solanin
"Pra mim, talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo."

Os 20 e poucos talvez seja o momento mais confuso da vida. Você já é adulto, mas não faz muito tempo que deixou a adolescência. Não fica claro o momento em que a chavinha da vida adulta vira, e isso nem sempre é tão natural assim. Quando se dá conta, você precisa decidir um caminho que muitos já decidiram e, pelo menos ao que parece, só você ainda não. Solanin é sobre esse limbo entre duas fases que acreditam-se serem bem definidas e separadas, mas que na prática, são ecos da anterior.

Na história, Meiko e Taneda são um jovem casal de namorados que, assim como seus amigos, estão ainda decidindo o que fazer com suas vidas. A dúvida entre trabalhar pra viver ou viver pra trabalhar permeia todo o enredo de forma bastante delicada.

Acredito que estar passando por esse período faça diferença na experiência da leitura, uma vez que, apesar da melancolia da narrativa, ela provoca diversas emoções quando você sabe o quão sufocante é estar nesse contexto.

Essa foi a minha primeira leitura de Inio Asano e foi uma experiência maravilhosa. A peculiaridade da arte do mangaká, que mistura realismo com traços delicados e até mesmo caricatos, cria momentos agridoces que me fizeram rir enquanto chorava (espero que isso aconteça com você também).

Solanin é sem dúvida um mangá que precisa ser lido por quem está passando, já passou ou ainda vai passar pelos 20 e pouco. Boa sorte para todos nós.

***Obs: Eu estava há anos querendo ler Solanin, mas estava esgotado em todos os lugares (e em outros, estava a preços exorbitantes). Agora com a reimpressão, o meu namorado foi lá e comprou pra mim. Então, Victor, sério, muito obrigada. Você não sabe o quanto me faz feliz.***
Victor 06/07/2021minha estante
Achei extremamente singela a sua resenha, delicada e instigante. Obs: fico extremamente feliz que o mangá tenha proporcionado isso em vc. Eu te amo.

Agatha - @emmeufoco 08/09/2021

Cara, isso foi tristelindo
Com toda certeza o estilo de Inio Asano se mantém, mas ele está diluído e posso dizer que neste volume eu acho que encontrei meu fav dele até o momento.

Aqui temos uma sequência direta dos eventos do primeiro volume então NÃO CONTINUE SE VOCÊ NÃO LEU O PRIMEIRO OKAY?

Após a morte do namorado vamos encontrar Meiko e seu grupo de amigos tentando superar a perda. Com direito a flashbacks, inclusive um do próprio namorado, vemos como as coisas chegaram onde chegaram.

Honestamente? Eu achei lindo e me lembrou um pouco de Given, com Mafuyu superando a perda do namorado por meio da música. Foi tocante e profundo e triste pensar como as vezes as coisas mais simples vão nos empurrando e empurrando até que a gente chegue a borda e não consiga parar a tempo de não cair.

Mas também foi lindo ver como a vida não é fácil pra ninguém e você precisa saber lidar com isso, lidar com o fato de que só temos essa chance e por mais que ela não pareça favorável você precisa aproveitar ela da melhor forma possível.

Eu me senti tocada, de verdade.

Breno.Cunha 08/06/2022

"Você é feliz?"
Solanin retrata a vida de jovens que após entrar na vida adulta, se perguntam sobre qual rumo tomar, se deixam se levar pela maré ou se tomam o rumo de uma vida comum como uma pessoa comum.
A história traça o processo de amadurecimento da Meiko e seus amigos, questionamentos como "será que estou onde gostaria estar?", "E se eu falhar? Vou conseguir seguir em frente com tal decepção?".
É bastante reflexivo e confesso que preciso amadurecer mais para captar maior parte dos pensamentos que o autor quis transmitir, mas recomendo a todos, é uma obra mais leve de Inio Asano, nada tão pesado quanto Boa Noite Punpun, apesar de ainda existir uma carga dramática, mas com valor artístico tão valioso quanto.
Mais uma obra deste autor lida, mais uma obra favoritada.

PedrokaTBHC 16/04/2023

Inio Asano arrasando
Eu amo o Inio Asano e duvido que tenha algum mangaká melhor que ele atualmente. Aqui somos apresentados a uma protagonista vencendo o luto após seu namorado morrer depois de alguns momentos de turbulência na relação. A amizade é muito bem explorada nesse volume, assim como o luto e superação do tal. Muito bom mesmo, a nota só fica a desejar pelo tamanho da obra, entendo que é o ideal para a história, mas justamente por isso dificulta a conexão com os personagens. Recomendo muito

RickBragaHQ 12/06/2021

Assim como em Punpun, Asano acerta de novo.
Único defeito da história é que ela termina. Simples e maravilhosa!
Agora é esperar What a wonderful world sair.

Bruno Henrique 17/04/2023

Sensacional. Talvez a melhor obra do autor que achou a medida certa para tratar questões tão comuns a todos, independente da idade

vit 08/06/2022

mergulhei em pura melancólia e saudade lendo esse segundo volume, não tenho palavras pra expressar o que eu to sentindo com esse final, a vida realmente é sobre medo, perda e aceitação. solanin é tudo que uma pessoa precisa ler pra aceitar que a vida pode ser muito mais, to verdadeiramente feliz de ter lido essa obra incrível, obrigado por tudo inio asano

Day 09/06/2022

Luto e vida
Eu já tinha gostado demais do 1°, mas esse conseguiu se superar. Se no outro a gente pensa como vai ser nossa vida no futuro, cheios de sonhos, nesse a gente se vê pensando no presente e em como aproveitar o que temos agora, na medida do possível.
Achei muito interessante como o luto foi trabalhado e gostei do final não ser um encerramento completo, até porque não é fácil assim superar alguém como se não fosse nada. Achei bem realista e sensível.
Ao mesmo tempo que faz a gente pensar no "e se", também faz a gente perceber que o que aconteceu já foi e agora a vida segue a partir de como você vai lidar com esse acontecimento.

Obs: Taneda, eu também prefiro acreditar que até alguém como eu pode fazer a diferença.

Glenda14 16/04/2023

Solanin 2
Que continuação brilhante!!!

O mangá foi ficando mais sério e mais triste, mas isso deixou ele ainda melhor.

A sensibilidade dos personagens, o amadurecimento deles me tocou muito.

Hector 20/10/2022

Final merecido
Com um cliff hanger daqueles entre volumes, o segundo entrega a procura da felicidade de uma maneira realista e deixa o leitor com um minimo de esperança pra si mesmo.

Manuela222 02/06/2022

Bom é pouco. Uma obra de arte!!
Como sempre o mano Inio Asano sendo nada menos que um grande artista, abordando temas e questionamentos que as vezes parecem só perguntas cotidianas, mas que se tornam dúvidas profundas na alma de qualquer um que pare pra perceber a vida monótona e no automático que levamos. Ele aborda isso em Solanin e faz MUITO BEM.

Parabéns meu mano Inio

Lucas 16/04/2023

Uma bela história
Solanin é um mangá muito bonito, lida com muitos assuntos importantes o Inio Asano é muito bom em capturar as emoções de pessoas confusas e atribuladas mas fiquei feliz em ver esse mangá mostrando a superação de coisas super dificeis e como as pessoas se agarram a certas coisas e tem a capacidade de seguir em frente e encontrar alegria mesmo em tempos difíceis gostei muito e recomendo pra todo mundo.
olvlarissa 16/04/2023minha estante
Esse mangá é lindo!

Lucas 16/04/2023minha estante
Sim ainda não encontrei nada do Inio Asano que nao me tocasse la no fundo da alma.

olvlarissa 16/04/2023minha estante
Exatamente, kkkkk. Cada obra dele é um aperto no peito

Lucas 16/04/2023minha estante
Sim ele é muito bom em retratar a incerteza humana bicho tem o dom kkkk