Solanin #2

Solanin #2 Inio Asano

Resenhas - Solanin 2

Ed Bortolotte 02/03/2023

Adulto um eterno jovem?
Solanin mostra a vida de universitários lutando com a troste e dura luta que é virar adulto e deixar os sonhos de lado ou persistir, mesmo que talvez ele nunca seja alcançado.
Fala sobre arte, rebeldia e o principal de tudo: Sobre amor e saudade.

Kishpu 05/07/2021

LEIA, LEIA IMEDIATAMENTE!
Que manga perfeito... em apenas dois volumes me fez, rir, chorar, ficar puto, ansioso, e acima de tudo me fez escreve um review, coisa que não faço, mas merece, porque isso é uma leitura necessária pra todo mundo.
O manga aborda o cotidiano de 2 jovens adultos que acabaram de sair da faculdade e estão descobrindo a vida adulta, a forma como a história é construída pelo Inio é maravilhosa, eu não conhecia ele ainda, mas agora eu simplesmente quero devorar tudo que ele já escreveu, conforme o manga vai passando você se apega aos personagens, sofre os sofrimentos deles, se vê na pele deles... mas é tudo tão natural, em 1 volume você está rendido, eles são parte de você, seus "amigos", e conforme a história desenrole e os problemas acontecem acaba sendo tudo sentido da forma que os próprios personagens sentem, e no fim, a cena vai ser você chorando igual uma criancinha que perdeu a mãe no shopping. FAV DA VIDA PQP LEIA É MUITO BÃO!!!1!!11!!

Palloma.Alessandra 11/03/2023

Solanin
Final perfeito, amei como o autor conseguiu finalizar a história mostrando o quanto a superação é importante.

Lucas Canabarro 05/02/2022

O meu maior erro foi ter lido os dois volumes de Solanin num espaço muito grande de tempo entre um e outro.
Que história maravilhosa essa, minha nossa senhora. Eu não chorei lágrimas que pensei que choraria, mas cada detalhe na trama mexeu comigo de formas inenarráveis.
Vai ser uma história que irei levar comigo para todo o sempre, podem ter certeza disso.

Beatrizaag 06/07/2021

Solanin
"Pra mim, talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo."

Os 20 e poucos talvez seja o momento mais confuso da vida. Você já é adulto, mas não faz muito tempo que deixou a adolescência. Não fica claro o momento em que a chavinha da vida adulta vira, e isso nem sempre é tão natural assim. Quando se dá conta, você precisa decidir um caminho que muitos já decidiram e, pelo menos ao que parece, só você ainda não. Solanin é sobre esse limbo entre duas fases que acreditam-se serem bem definidas e separadas, mas que na prática, são ecos da anterior.

Na história, Meiko e Taneda são um jovem casal de namorados que, assim como seus amigos, estão ainda decidindo o que fazer com suas vidas. A dúvida entre trabalhar pra viver ou viver pra trabalhar permeia todo o enredo de forma bastante delicada.

Acredito que estar passando por esse período faça diferença na experiência da leitura, uma vez que, apesar da melancolia da narrativa, ela provoca diversas emoções quando você sabe o quão sufocante é estar nesse contexto.

Essa foi a minha primeira leitura de Inio Asano e foi uma experiência maravilhosa. A peculiaridade da arte do mangaká, que mistura realismo com traços delicados e até mesmo caricatos, cria momentos agridoces que me fizeram rir enquanto chorava (espero que isso aconteça com você também).

Solanin é sem dúvida um mangá que precisa ser lido por quem está passando, já passou ou ainda vai passar pelos 20 e pouco. Boa sorte para todos nós.

***Obs: Eu estava há anos querendo ler Solanin, mas estava esgotado em todos os lugares (e em outros, estava a preços exorbitantes). Agora com a reimpressão, o meu namorado foi lá e comprou pra mim. Então, Victor, sério, muito obrigada. Você não sabe o quanto me faz feliz.***
Victor 06/07/2021minha estante
Achei extremamente singela a sua resenha, delicada e instigante. Obs: fico extremamente feliz que o mangá tenha proporcionado isso em vc. Eu te amo.

Alanna.Kristyna 24/03/2022

Um bilhão de estrelas ??
Dona Meiko agora tá fazendo companhia para Elizabeth Bennet no meu coraçãozinho ?? O tanto que eu amei essa história e essa personagem... Incrível, incrível simplesmente incrível!!!!

camidemoraes 11/01/2023

Uma história incrível de amizade que faz a gente repensar na nossa vida e em tudo que estamos fazendo.

Agatha - @emmeufoco 08/09/2021

Cara, isso foi tristelindo
Com toda certeza o estilo de Inio Asano se mantém, mas ele está diluído e posso dizer que neste volume eu acho que encontrei meu fav dele até o momento.

Aqui temos uma sequência direta dos eventos do primeiro volume então NÃO CONTINUE SE VOCÊ NÃO LEU O PRIMEIRO OKAY?

Após a morte do namorado vamos encontrar Meiko e seu grupo de amigos tentando superar a perda. Com direito a flashbacks, inclusive um do próprio namorado, vemos como as coisas chegaram onde chegaram.

Honestamente? Eu achei lindo e me lembrou um pouco de Given, com Mafuyu superando a perda do namorado por meio da música. Foi tocante e profundo e triste pensar como as vezes as coisas mais simples vão nos empurrando e empurrando até que a gente chegue a borda e não consiga parar a tempo de não cair.

Mas também foi lindo ver como a vida não é fácil pra ninguém e você precisa saber lidar com isso, lidar com o fato de que só temos essa chance e por mais que ela não pareça favorável você precisa aproveitar ela da melhor forma possível.

Eu me senti tocada, de verdade.

xLeoSaraiva 22/07/2022

"Pra mim, talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo".
"Solanin 2" cumpre (com louvor!) o fechamento da história contada no primeiro volume.
Situado nos mesmos lugares e na companhia das mesmas personagens, Meiko se vê diante de novos desafios que aparecem em sua vida.
Além de ter o cuidado de explicar o desfecho de "Solanin 1", a presente história em quadrinhos traz mais uma série de reflexões a respeito dos desafios de uma vida cercada de responsabilidades, angústias e sonhos. A coletivização do luto, o (re)encontro da felicidade e a compreensão do eu no mundo são temas que permeiam as cativantes e muito bem ilustradas páginas desse livro.
Juntas, as duas obras compilam uma série de reflexões, críticas sociais, dramas, romances e tudo aquilo que costumamos apreciar em boas histórias! Recomendo.

SARAIVA, L.

Le 14/02/2022

Conseguiu ser mais lindo do que o 1
Eu amei esse volume o tanto que amei o 1, mesmo dps de tudo que aconteceu no volume anterior ele consegiu seguir bom e envolvente do msm jeito.
Ja tinha me apx pelas obras do Inio antes mesmo de ler, e agr que finalmente li uma das obras mais conhecidas dele, posso falar com propriedade que ele é um baita de uma artista.