Renato Russo de A a Z

Renato Russo de A a Z Assad...

Resenhas - Renato Russo de A a Z

Bê09 22/12/2012

O Renato Russo é o que dá entrevistas e batalha. O Mafredini fica dormindo o tempo todo. (1986)
"Eu sou Renato Russo, eu escrevo as letras, eu canto. Nasci no dia 27 de março - eu sou de Áries, ascendente em Peixes. Eu trabalhava com jornalismo, rádio e era professor de inglês também. Comecei a trabalhar com 17 anos, mas, de repente, tocar rock era uma coisa que eu gostava mais de fazer. E, como deu certo, eu continuo fazendo isso até hoje. (1986)"

Uma coletânea de reportagens e entrevistas de Renato Russo,organizado em 453 verbetes, que faz uma "cronologia de A a Z" de sua vida desde antes do Aborto Elétrico, seus pensamentos sobre homossexualidade, espiritualidade, drogas, sua visão política como cidadão, entre outras coisas, com um pouco de contradição humana, livro leve, e bastante informativo, e refletir sobre o ponto de vista dessa grande alma que foi Renato Russo sobre diversos temas é incrível.

eupoetizo 02/04/2023

Eu amei o livro, é a junção de trechos de entrevistas e tudo que Renato Russo falou sobre a Legião Urbana e sobre a vida dele, para quem é fã vale a leitura.

Wanderlei 13/03/2009

A primeira impressão que se tem deste livro é a de que se está diante de uma obra voltada apenas para fãs radicais, daqueles que querem saber que tipo de comida o ídolo prefere no almoço e no jantar, ou então para aquele tipo que gosta de decorar e citar frases de efeito do ídolo sobre temas como "Amor", "Brasil" e "Amizade". É verdade que tanto um quanto outro tipo de informação pode ser encontrado em "Renato Russo de A a Z", mas a força das declarações e a complexidade do personagem garantem um interesse mais amplo. Renato Russo era quem escrevia as letras do Legião Urbana, letras originais e carregadas de conteúdo que provavelmente foram a maior causa do sucesso do grupo. Ele tinha, portanto, habilidade com a linguagem e opiniões fortes sobre tudo.Vale a pena!!

kmilabk 24/04/2010

Lendo “Renato Russo de A a Z – As ideias do líder da Legião Urbana” foi como se eu tivesse mergulhando no mundo do Renato, e acabei descobrindo que até tenho pensamentos parecidos com os dele. O livro é composto de fragmentos de entrevistas dadas por ele, e organizadas por tópicos em ordem alfabética.
No início achei meio chato, mas depois comecei a gostar. Apesar de ter sido taxado por muitos de alcoolatra e gay, eu via muito mais nele do que isso. Um cara sincero, ingênuo, meio agressivo, e muitas outras coisas mas principalmente um cara muito inteligente.

Márcio Tigre 29/10/2009

Não posso dizer que o livro foi mal escrito, ou algo do tipo, porém acho que a forma como o Renato Russo encarava as coisas fez com que eu não gostasse desse livro.

Claudinha 11/03/2010

Gostei. Mais não era o que eu esperava, talvez seja porque eu fiquei com uma expectativa muito grande a respeito do livro..
Eu me interessei pelo livro por causa do titulo, "RENATO RUSSO DE AaZ", pensei que fosse sobre a história de vida dele, e da legião urbana, mais vi que eram sobre o ponto de vista e as opiniões de Renato.
Eles abortaram todos os tipos de tema, falou muito de política, ah e beatles também rsrs, isso fez com que a leitura ficasse desgastante.
Outra coisa que na minha, opinião acho que deveria ter mudado era a forma com que foi escrita o livro, de Aaz, isso era muito embaraçoso, pois tava lá em 1994 depois eles voltavam lá em 1987 e vice e versa, muitas coisas mudam durante o ano.. acho que se eles fizessem a montagem do livro de ano em ano ao invez de AaZ talvez seria mais interessante..
Mais foi bom, pois tinha muita coisa sobre Renato Russo em que eu tinha minhas dúvidas, agora foram esclarecidas...
Eu não perdi nada em ler o livro, só ganhei.
Mas como disse nosso poeta, ou escritor como gostava de ser considerado.
"SÓ SABEREMOS QUE UMA COISA É QUENTE, SE CONHECERMOS O FRIO"!!!

E foi essa a mensagem que eu tirei sobre a leitura que fiz, eu nunca ia saber o conteúdo do livro, se não o lê-se..

titaah 28/12/2009

Pra quem é fã meeesmo, é ótimo.
mas é cansativo de ler, enfim, eu que sou super fã li e admiro cada vez mais o Renato que é o poeta de várias gerações, apesar de não admitir isso, de personalidade forte.
O livro foi feito com váárias informações sobre o Renato, dentre elas várias entrevistas que, inclusive, contém no livro "Conversações com Renato Russo", tem também coisas que ele falou em seus shows, enfim.
Adorei o livro, recomendadíssimo pra quem quer saber mais sobre esse gênio da música brasileira.

krokz 05/08/2010

Compilação
Sou fã incondicional de biografias de uma forma em geral. É sempre interessante acompanhar a trajetória de pessoas célebres ou não. A vida de todos nós, possui passagens que parcial ou em sua totalidade renderiam bons livros.
Nesse tipo de literatura a vida do biografado é o prato principal, no entanto, o autor precisa demonstrar a habilidade necessária para que a experiência seja sempre prazerosa.
Fiquei surpreso com a incrível habilidade que o Nelson Motta nos contou inúmeras facetas do fanfarrão Tim Maia. O problema maior no Renato Russo de A a Z é justamente a falta de uma persona que pusesse a cola, dando liga na história e tornando-a saborosa. Esse livro post mortem foi uma tentativa oportunista de angariar alguns níqueis extras com todos os orFÃos do grande poeta Renato Russo.
O desenrolar torna-se interessante para aqueles que pretendem conhecer o ídolo melhor, no entanto, seria muito melhor se um autor com uma mente interessante como o Nelson Motta, resolvesse escrever essa história e desse um foco à ela.

Laura 21/08/2011

Um livro rápido de se ler, com citações de Renato Russo, o que vai deixando o leitor por dentro das opiniões e da vida desse poeta e cantor extraordinário.

Diferente do que pode ser a leitura de uma biografia (e esse livro não se trata de uma biografia, apenas de uma coleção de frases do Renato)que é, por vezes, arrastada, esse é um livro gostoso de ler, divertido, polêmico, triste, poético, musical.... assim como foi a vida do cantor.

Vale a pena ler!

Alexandre 27/08/2010

Pra quem é fã do RR é prato cheio...

Pra quem não é, melhor deixar enfeitando a estante.

obs.: Eu sou fã

JOSI 06/08/2010

APRENDI SOBRE ASSUNTOS QUE NÃO SABIA.

Bibs 03/07/2011

(Desafio Literário) Renato Russo de A a Z
Uma das razões de ter escolhido esse livro para este mês foi o fato de ter uma ligação muito forte com a banda Legião Urbana.

Minha descoberta foi aos 13 anos, Renato Russo já havia morrido e lembro de ter visto uns clipes na tv e ouvir minha irmã cantando junto, e eu achei aquela música tão boa e tão inteligente que quis ouvir mais. Quando chegou meu aniversário fui numa loja de CD's e comprei um pra mim, ouvi exaustivamente, até copiei alguns programas de rádio em fitas cassete (é, eu ainda usava porque os cd's eram um pouco caros e eu não tinha muito dinheiro) e toda vez que ficava sozinha em casa, escutava no volume máximo, gritando e pulando com as músicas mais animadas, e curtindo mais calmamente as mais melancólicas. Foi Legião que me abriu para o rock, que me abriu para um mundo novo que fui descobrindo aos poucos.

O livro Renato Russo de A a Z é estruturado de uma forma diferente (e um pouco enjoativa de ler), em 453 verbetes retirados em várias entrevistas, textos, conversas com o Renato, através de uma longa pesquisa coordenada pela jornalista Simone Assadem.

Leia mais em http://oretornodotibushi.blogspot.com/2011/02/renato-russo-de-a-z-por-simone-assad.html