A Sombra da Lua

A Sombra da Lua John Sandford

Resenhas - A Sombra da Lua

Mari 29/08/2022

Não gostei
Esperei muita coisa desse livro e me decepcionei grandemente.

Excesso de acontecimentos e alguns meio absurdos.

Todos os personagens bem amadores principalmente na operação final.

O protagonista é um bosta.

Melian 16/01/2013

Resenha Blog Mell Books
Leia resenha completa aqui: http://mellbooks.blogspot.com.br/2013/01/resenha-sombra-da-lua-john-sandford.html

O livro começa com um assassinato (jura?) e um homem que se denomina Lunar é o assassino.
Virgil aparece logo em seguida, foi chamado para solucionar o caso em parceria com as autoridades locais.
Virgil já conhecia a cidade e também já conhecia Jim, o delegado da cidade que está concorrendo a releição. Em alguns momentos Virgil lembrou-me do detetive do livro "Assassinatos na Academia brasileira de letras" aquela apelação sexual desnecessária, o homem fatal, o cara é mal arrumado e largado, mas todas as mulheres que ele olha querem dormir com ele (Bah! Esse tipinho me enoja), e o fato de várias das conversas descontraídas do livro caírem em sexo, me irritava.
Mas fui continuando a leitura. Dando uma chance, como dizem.
O livro não perdeu essa característica, mas melhorou depois da página 190.
Outros assassinatos ocorreram e Virgil sofre um atentado, nesse momento ele percebe que precisa resolver esse caso o mais rápido possível.
Tem uma pista a vai atrás dela, mas são muitos os suspeitos, Bill Jr. , Jim, a mãe dele, o pastor da região, uma filha bastarda, alguma antiga amiga de Bill, ou alguns outros fazendeiros da região que foram prejudicados por ele.
Para ajudar a pensar, Virgil escreve romances policiais nas horas vagas, e está escrevendo um baseado no caso em que está solucionando, seu personagem é Homer, e ele usa Homer para analisar os casos de outro ângulo. Usando esses personagens, e fazendo análises ele começa a achar outros envolvidos e a chegar mais perto de quem realmente cometeu os crimes.
As cenas de ação são boas, para quem gosta de uma boa perseguição a lá policial vai adorar!
Virgil é um personagem legal, se não fosse essa apelação que citei ele seria eleito um personagem favorito do ano (lembrando que esse é o meu segundo livro no ano, então ele tem grandes chances de perder o posto haha).
A leitura me foi um pouquinho arrastada até a página 190, mas depois fluiu muito bem e terminei o livro rapidinho.
É gostoso ler policial porque você fica analisando os personagens e pensando, mas tal pessoa tem uma atitude estranha, tal pessoa é muito conveniente e tals rs.
Eu matei a charada junto com Virgil do assassino, mas antes do livro mostrar desconfiava de um personagem, e eu estava certa no final. Adoro! rs

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Em uma pequena cidade do interior, um casal de idosos é assassinado e cabe ao detetive Virgil Flower solucionar o caso. Ao chegar no lugar, ele se depara com um incêndio logo identificado como mais um assassinato, o do velho e rico Bill Judd.

Todos na cidade têm motivos para desejar a morte de Bill porque anos antes ele causou um enorme prejuízo em toda a população fazendeira local.

Virgil une-se ao xerife da cidade - que precisa solucionar estes casos para garantir sua reeleição - para descobrir o culpado e o motivo das mortes.
Durante as investigações, mais um casal de idosos é assassinado e a cidade - sem registros de crimes há vinte anos - fica assustada.
Virgil precisa urgentemente encontrar e parar o assassino antes que mais pessoas morram.

A trama é interssante e o mistério de John Sandford é bem escrito, talvez não tenha sido muito bem desenvolvido no quesito suspense, mas o enredo é bem amarrado e no final das contas não é nada alienado e irreal.

O que não gostei no suspense foi o fato dos capítulos serem muito entrecortados, como se quisesse forçar as aberturas nas informações.

Outro aspecto positivo para mim foi o humor da escrita, o livro não é tenso porque é engraçado. É um bom livro para distrair, mas não dá para ficar obcecado pela história.
Em diversos momentos, nosso heroi se vê estacionado e sem novas informações para solucionar o caso, diante de pistas falsas e confusas que o levam a um pastor louco, ao codinome "homem da lua" e a desconfiar das pessoas que estão lhe ajudando nas investigações.

Enquanto isso, ele está se envolvendo com Joan Stryker - irmã do xerife - e está incentivando o relacionamento do próprio xerife com Jessica - uma possível filha de Bill Judd.
Entendam: o livro é bom e tem vários pontos positivos (ninguém tem sete vidas, ninguém ressuscita, não existe nenhuma conspiração a nível mundial), mas faltou algo.
Virgil Flower não é carismático, não é envolvente, não é sedutor (ele foge do padrão dos detetives que fizeram sucesso na literatura - e isso poderia ser uma particularidade boa, mas faltou graça nele por isso). Ele combina botas de cowboy com camisas de banda e traz três divórcios em seu currículo. E, apesar de tentar ser escritor nas horas vagas, eu não me senti envolvida.

Portanto, somando lá e subtraindo cá, o livro ganhou três estrelinhas lá no skoob.

Rafa 28/04/2012

Resenha - A Sombra da Lua - John Sandford
O livro é cheio de personagens por isso se interessarão àqueles que gostam de guardar nomes um pouco complexo.

Virgil Flowers é o investigador de Minessota, em toda parte presente no livro, quando mandado para Bluestem, no interior para solucionar um caso impossível, um caso que assustou a população local, um casal de idosos mortos em suas casas com cenas de brutalidade.

Depois disso é surpreendido com outro incidente na madrugada em que estava viajando para a cidade de Bluestem. A casa de Bill Judd pegava fogo e logo mais descobre que o corpo dele já estava todo carbonizado.

Ainda que Bill fora um homem muito odiado por causa de seus atos ilícitos, a lista de suspeitos para o mesmo é infinita o que acarreta a demora na descoberta do autor.

Diante de tantas evidências, Virgil começa a desconfiar de que o assassino possa ser só um, pois depois de tanto tempo sem a cidade parecer com um homicídio, aparece 3 de uma vez e na mesma cidade.

Ele começa a investigar, a buscar o passado, e logo se vê entrando numa fria. O final é muito bom.

A Sombra da Lua traz uma versão de um caso impossível de se solucionar, mas não tão impossível para Virgil, um investigador que sabe o que faz e o que tem de fazer, com certeza senti firmeza que ele encontraria uma solução para o caso.

Senti muita emoção, como adrenalina, e às vezes uma forte vontade de rir em certas cenas por parte de Virgil.

Suspense é a palavra certa para descrever o livro, como foi a primeira vez que li um livro de John Sandford, não esperava por tanta qualidade na obra, o que de fato me fez acreditar na história dele. O livro está perfeito, diagramação, capa, revisão, como sempre, a Editora é merecedora dos elogios. Leiam, leiam.

E como se trata de uma série, quero ler logo os 4 livros próximos da saga A Sombra da Lua.

Eli Coelho 30/08/2012

Clima de velho oeste + investigador sem carisma + fatos que se sobrepõe = livro regular :(
O personagem central é mal apresentado (ainda que venha de uma série de 4 livros que no Brasil infelizmente é editado sem ordem cronológica). Faltam a ele carisma e é também meio caricato. Não convence em momento algum como investigador competente. Pareceu-me uma versão country e menos irônica de Miron Bolitar (personagem de Harlan Coben)

O clima árido do meio-oeste americano é bem retratado, mas é cansativo as repetitivas descrições sobre o relevo e vegetação local.

O autor "atirou" para muitos lados: seitas religiosas, trafico de drogas, desvio de dinheiro, filhos bastardos, reivindicações de herança, mortes do passado. O resultado seria ótimo se bem conduzido. Deu-me a impressão de que ele tinha dúvidas sobre como justificar a história e qual seria o desfecho. Algumas explicações não convencem.

O livro tem capítulos grandes e mal divididos. O final ficou suspenso (o livro termina "no ar")

Enfim,duas estrelas, para um livro que prometia muito e entregou pouco .

Kotó 10/10/2012

Um bom romance policial
Fazia tempo que eu não lia um romance policial, o último talvez tenha sido O Mirante, de Michael Connaly.

O autor, em A Sombra da Lua, estrutura muito bem a trama e não deixa passar detalhes. Virgil, principal mocinho e investigador dos crimes, não é nenhum santo: divorciado, amante das mulheres, roqueiro, sarcástico, competente, inteligente...mas que também erra.

Desde o começo, o leitor é apresentado aos vários suspeitos na trama e, intuitivamente, fica se perguntando quem é o assassino. Eu achei que tinha certeza, e errei, o que me deixou desapontado [por não ter o melhor faro investigativo (ainda)] e, ao mesmo tempo, radiante: o autor consegue enganar seu próprio leitor.

Por isso, classifico como muito bom. Porém, pequenos deslizes poderiam ter sido evitados. O modo como as pessoas foram assassinadas, por exemplo, parece ser de suma importância no decorrer da história, mas que fica esquecido no final.

No mais, recomendo.

Li 01/05/2012

Esperava muito pouco d'A Sombra da Lua, mas me surpreendi com o autor e com a habilidade de nos prender aos personagens. O assassino é quem nós menos esperamos, pegando a todos de surpresa. Só desgostei da ultima página, talvez se houvesse mais um capítulo eu estivesse mais contente.

Brilho 18/04/2012

A Sombra da Lua
Adoro um bom suspense policial e desde que vi a sinopse e o enredo deste livro eu fiquei louca pra te-lo em mãos e não me arrependi pois este livro me prendeu do incio que já é eletrizante até o final.
Apesar de desgostar do protagonista do livro em diversos pontos, principalmente no trato e no modo de falar e pensar das mulheres achei que o autor do livro foi feliz na criação do personagem pois o desenrolar do livro compensa um pouco esta parte devido a ambientação da estória ser muito boa e a descrição dos crimes tão incrível que levou minha imaginação longe, como quando assisto a filmes nesse gênero ou a séries boas neste estilo e tema.
Os personagens são diferentes a ponto de não conseguirmos nos decidir por quem é o provável assassino pois todos tem um motivo pra praticar o crime, apesar de desde o inicio ele ser apresentado a nós de maneira obscura.
Virgil é um ótimo investigador e vai a fundo investigar os crimes que estão ocorrendo separando inclusive as amizades do que faz pois neste caso todo mundo se torna suspeito, recebendo ajuda do xerife e sua irmã Virgil se lança numa corrida alucinante para desvendar os assassinatos.
Adorei a leitura e recomendo pra quem curti muita investigação e Thriller alucinante com reviravoltas no que e quando menos se espera e sem nunca perder as pontas da trama pois é uma leitura rápida e precisa com um protagonista inteligentíssimo.
A Arqueiro esta de parabéns em trazer aos leitores livros que estimulam a mente com investigações tão boas e irreverentes. Este livro faz parte de uma série que já tem 5 livros lançados e como disse a editora foi feliz em traze-la aos leitores brasileiros.

Angelica Brezel 01/12/2012

Sem carisma...
Faz tempo que quero ler algum livro do John Sandford, pois adoro thriller policial!
Em vista disso, resolvi ler A Sombra da Lua, publicado pela Editora Arqueiro. Só o título já achei instigante! E a capa também me chamou bastante a atenção, achei linda!

No entanto, a leitura não correspondeu às minhas expectativas. Achei a narrativa do autor confusa e a trama não conseguiu prender a minha atenção.

O personagem principal se chama Virgil Flowers – um investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota - que é escritor em suas horas vagas.

Virgil é enviado para uma cidade do interior, chamada Bluestem, para dar apoio à polícia local na investigação de um assassinato de um casal de idosos.
Chegando lá, Virgil se depara com um grande incêndio em uma casa. Vai lá averiguar o fato e descobre que morava nessa casa Bill Judd, um fazendeiro idoso odiado por muitos na cidade.

Como Bluestem é uma cidade pacata, onde esse tipo de crime pouco ocorre, Virgil fica intrigado com essas mortes tão próximas e em um curto espaço de tempo.
A partir daí, ele decide ir a fundo nos casos para descobrir que correlação há entre ambos e quem é o autor dos crimes.
Mas, para isso, Virgil terá que se aprofundar na história da cidade e das pessoas que fazem parte dela. E, isso, acaba trazendo grandes problemas para ele.

O livro me lembrou bastante aqueles filmes americanos em que a história se passa no interior, onde o xerife usa aquela estrela na roupa e os policiais andam com trajes de cor bege, com um belo chapéu e uma grande fivela no cinto.
Além disso, mostra bem a realidade o interior, onde todos os habitantes se conhecem, sabem tudo da vida um do outro e possuem grandes segredos de família.

Achei a ideia da trama legal, mas além de eu ter achado a narrativa do autor confusa, os personagens não me conquistaram.
O personagem principal, Virgil, não possui carisma, nem profundidade - o autor não conseguiu me convencer de que o protagonista pudesse ser alguém real.
Outro fato que me incomodou é que a história possui muitos personagens e vários deles possuem nomes parecidos, já que pertencem a mesma família. Achei bem complicado lembrar quem é quem no meio da leitura. Chegou um momento em que fiquei perdida, pois é quase impossível conseguir decorar todos os nomes dos personagens.

Enfim, A Sombra da Lua é um livro para se ler sem muitas expectativas, para passar o tempo.

Mas, de qualquer forma, valeu a diversão. Pois, não resisto a um suspense policial!

* Confira outras resenhas em http://pensamentotangencial.blogspot.com

Silvia 15/06/2012

A sombra da Lua
O livro é bom. Um incêndio e um corpo encontrado, alguns dias antes um casal foi morto dentro de casa, ambos tinham uma ligação todos eram idosos; quando a investigação começa a avançar acontece outro assassinato mais um casal. Qual a ligação dessas pessoas e o que elas presenciaram no passado? E o que uma foto antiga de uma mulher morta pode ilucidar sobre este caso?
Para solucionar os crimes Virgil Flowers deverá desvendar o passado da pequena cidade de Bluestem.

Yasmin 09/03/2012

Boa trama, mas algumas coisas incomodam

Recebi "A Sombra da Lua" através da parceria com a editora e estava curiosa sobre o que poderia vir por ai. Seria apenas mais um autor de série policial cujo nome é o próprio detetive? Não conhecia John Sandford, mas pesquisando para essa resenha descobri que essa série é um spin-off de outra série policial do autor. Virgil Flowers aparece pela primeira vez na série “Lucas Davenport”, personagem que aqui faz o papel de chefe de Virgil. O detetive de John Sandford é diferente do tudo que já li no gênero. Além de não ter o estereótipo padrão possui uma personalidade no mínimo curiosa.

Virgil Flowers é investigador do departamento de detenção criminal do estado de Minnesota faz três anos. Essa agência existe mesmo, o DDC trabalha em parceria com as polícias locais, cuida de análises de provas para cidades que não possuem laboratórios e investiga casos complicados e casos que chamam atenção da mídia. Virgil é enviado a Bluestem para investigar há morte dos Gleasons quando chegando à cidade presencia o incêndio reduz as cinzas à velha mansão de Bill Judd. Um rico fazendeiro que se envolveu em um esquema ilegal no passado que tirou o dinheiro e as terras de quase todos da cidade. O xerife acredita que os casos estão interligados, cabe a Virgil encontrar a ligação. Muitas pessoas teriam motivo para matar Judd, afinal ele roubou muitos deles, mas e os Gleasons? Quem teria motivo para matar o médico aposentado e sua esposa? Virgil percorre a cidade atrás de pessoas que conheceram Judd no passado a procura de algum segredo que possa ter desencadeado as mortes. A cidade é pequena, todo mundo conhece todo mundo e fofocas correm rápidas. Virgil usa isso a seu favor e as perguntas que andou fazendo começam a surtir efeito. Logo ele descobre uma pista importante e a partir daí o mistério começa a se revelar. O antigo médico, o antigo xerife e o agente funerário. O que eles têm em comum com Bill Judd?

A narrativa, as viradas na trama e a ambientação do livro são muito boas. Todas as descrições são rápidas, mas precisas e por vezes é possível sentir o clima árido, o sol a pino e a vista de fazendas intermináveis. A forma como o autor desencadeia os acontecimentos tem seu diferencial e apenas com interrogatórios Virgil consegue juntar as peças do caso. Parte de um segredo aqui parte de uma notícia antiga ali e ele descobre qual é o grande podre da vida de Judd. Virgil conseguiu informações que o levaram direto a um emaranhado de dois casos. A intenção do assassino de desviar o foco de si acabou rendendo pouco. A ideia foi boa, o problema é que em momento nenhum consegui acreditar que aquele era o caminho. Eu não adivinhei o nome do assassino, mas quem ele era ficou claro assim que Virgil descobriu a principal pista. A surpresa do final fica por conta da “responsável” por tudo isso. Jamais poderia ter pensado que o assassino só apareceu por causa daquilo.

O que mais me incomodou no livro foi a personalidade de alguns personagens. Virgil com seus cabelos longos e camisas de banda de rock não é o típico investigador, parece mais um caubói. Até ai tudo bem, nada contra o que as pessoas usam ou deixam de usar. O problema é que (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/03/resenha-sombra-da-lua.html

Gabi 23/03/2012

Suspense e corrupção!
Virgil Flowers é investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota e parte para a cidade de Bluestem com a missão de desvendar um duplo homicídio envolvendo um casal de idosos. O crime apresenta requintes de crueldade e até mesmo traços de loucura do executor! Virgil é um investigador experiente, dono de certo charme, possuidor de um humor incrível, amante de várias bandas de rock e escritor nas horas vagas.

Ao chegar a Bluestem o investigador Virgil se depara com um incêndio de proporções gigantescas na casa do fazendeiro Bill Judd. Bill Judd também era idoso, rico e odiado por muitos na cidade por causa de um golpe milionário nos fazendeiros da região!

Virgil parte do princípio que o incêndio foi criminoso e que deve ter alguma ligação com o crime de duplo homicídio para o qual foi enviado.

O assassino, Lunar (Homem da Lua), é apresentado ao leitor logo no início da trama, mas não de forma direta, o que deixa o leitor curioso e apreensivo.

Ao longo da trama novos assassinatos ocorrem. Mas nada faz sentido e Virgil precisa usar muito tato e inteligência para conseguir pistas concretas!

Todos os personagens secundários merecem certo destaque na trama e os que eu mais gostei foram Jim Stryker e sua irmã Joan! Joan e Virgil acabam se envolvendo e garantindo a trama um pouco de romance.

A narrativa é em 3º pessoa e bastante ágil e detalhista! A trama de A Sombra da Lua é regada a suspense, mortes sinistras, ação, diálogos envolventes, corrupção, fraudes e um pouco de romance. John Sandford consegue prender o leitor do início ao fim e faz com que os detalhes da trama sejam entrelaçados de maneira inteligente! As cenas de ação são de tirar o fôlego e garantem que o livro possa ter uma adaptação cinematográfica se algum estúdio se interessar.

Um suspense policial super indicado para quem gosta do gênero. O final é surpreendente e garante ao leitor mais de uma surpresa.

A Editora Arqueiro que é a responsável pelo lançamento do livro está de parabéns! Uma capa bem condizente com o enredo do livro e uma diagramação simples e de qualidade. A revisão está de parabéns, pois não identifiquei nenhum erro ortográfico.

Vale acrescentar que A Sombra da Lua faz parte de uma série de livros de suspense policial intitulada Virgil Flowers e que lá fora já conta com 5 volumes lançados!

Conheça você também o charme e a inteligência de Virgil! Garanto-lhe que não haverá arrependimento de nenhum tipo!

Pâm 09/02/2012

Bom, tudo começa com alguns assassinatos numa cidade muito pequena, daquelas que todo mundo conhece todo mundo, onde as pessoas sabe qual o seu carro, o lugar que você costuma frequentar e por ai vai. E a coisa interessante dos assassinatos, é que todas as vítimas são pessoas velhas; uma com quase 80 - se não me engano. Isso faz com que Virgil Flowers, investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota volte a muito no tempo e procure saber as ligações que esses assassinatos tem a ver, por que três mortes numa cidade no fim do mundo não pode ser mera coincidência, tem que ter a ver algo por traz.
Mas claro, no meio da investigação, todo mundo sempre é suspeito - isso claro, por ser uma cidade pequena - então Virgil terá que ter muito cuidado em quem confiar, nas coisas pra quem diz, até cuidado com a sua "namorada-passa-tempo", com seu parceiro de investigação - que por sinal, são conhecidos de infância - e com todo o resto do pessoal que aparenta ser suspeito.
Uma coisa gente que posso dizer, é que a forma como o autor elaboro todo o enredo, lembra muito o Harlan Coben, gostei muito mesmo! E o legal do livro, é que os capítulos - mesmo sendo grandinhos - tem muitas pausas, e pra quem costuma para bastante pra ler, ou costuma ler de noite e o sono ta forte e não vai conseguir terminar todo o capítulo, é uma excelente pedida!