A Sombra da Lua

A Sombra da Lua John Sandford

Resenhas - A Sombra da Lua

Babih Bolseiro 09/02/2012

A Sombra da Lua
"[...] revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro."

Virgil Flowers. Que nome curioso, não? Charmoso, irônico, três vezes divorciado (e nada inclinado a aumentar este número para quatro), fã de botas de caubói e escritor nas horas vagas, o protagonista de "A Sombra Da Lua", chega na cidadezinha de Bluestem em pleno ritmo quente: incêndio na casa de Bill Jud, um dos homens mais odiados da região.

O objetivo de Virgil ao ser mandado para Bluestem é investigar o cruel assassinato de um casal de idosos. Entretanto, quanto mais se envolve, Flowers começa a procurar por uma ligação entre os incidentes.

"[...]
- Marcou hora?
- Não.
- Então pode voltar outra hora. Ele está muito ocupado.
- Prefiro conversar agora. Se tiver que marcar hora, volto com um mandado de busca, cinco policiais e viro isto aqui pelo avesso [...]"

Nesse ínterim, outros assassinatos ocorrem, deixando os moradores preocupados e cada vez mais assustados. Quem não trancava as portas de casa, passa a atender a porta com uma arma no bolso.

Será que o investigador charmoso, adorador de camisetas de bandas, com seu jeito peculiar de lidar com casos complexos, obterá êxito em sua busca?

"Chegaram bem a tempo para o filme - E dirigiu-se para os agentes: - Este de chapéu é Jim Stryker, xerife do condado de Stark, e Virgil Flowers, do Departamento de Detenção Criminal, é o que está com...que camiseta é essa, Virgil?
Virgil abriu o blazer para mostrar a camiseta do Arcade Fire.
- Que diabo é Arcade Fire? - perguntou um sujeito de aparência latina.
- A melhor banda de sanfona do mundo - respondeu Virgil."

O que a primeira vista parece ser um mero crime assinado por um psicopata, após um longo caminho com direito a paradas em negócios ilícitos, fraudes, problemas com o governo e uma pitada de fanatismo religioso, chega-se a conclusão de que nada é o que parece.

Revolucionários! O livro "A Sombra Da Lua", de John Sandford, trás a tona um enredo, daqueles que encontra-se em qualquer obra. Você acaba rendido nas primeiras páginas, preso na metade da história e completamente viciado ao final da mesma.

Com uma linguagem simples e prática, uma história sem pontas soltas, Sandford conquista novos leitores como um passe de mágica.

Interessante observar que o protagonista levanta questionamentos a respeito da realidade nua e crua que faz parte da vida dos mais diversos personagens do enredo, com os quais interage, conduzindo o leitor, de uma forma implícita, a perguntar-se sobre os objetivos que uma pessoa tem na vida, quais são seus medos, seus segredos, seus "podres"...

Outro ponto que chama atenção é que Virgil além de ser um investigador muito cuidadoso, é também um escritor, e no desenrolar da história trechos fictícios reforçam ainda mais as hipóteses formuladas e os pequenos detalhes gritantes que não querem se encaixar.

Em meio a tantas suspeitas, ódio, ganancia, mentiras, pequenos romances com muita sedução podem vir a calhar para aliviar Virgil de tanta responsabilidade... ou será que não?
Juliana Pires 10/02/2012minha estante
Já estava com muita vontade de ler esse livro, agora preciso dele urgente. Ótima resenha.

Yasmin 09/03/2012

Boa trama, mas algumas coisas incomodam

Recebi "A Sombra da Lua" através da parceria com a editora e estava curiosa sobre o que poderia vir por ai. Seria apenas mais um autor de série policial cujo nome é o próprio detetive? Não conhecia John Sandford, mas pesquisando para essa resenha descobri que essa série é um spin-off de outra série policial do autor. Virgil Flowers aparece pela primeira vez na série “Lucas Davenport”, personagem que aqui faz o papel de chefe de Virgil. O detetive de John Sandford é diferente do tudo que já li no gênero. Além de não ter o estereótipo padrão possui uma personalidade no mínimo curiosa.

Virgil Flowers é investigador do departamento de detenção criminal do estado de Minnesota faz três anos. Essa agência existe mesmo, o DDC trabalha em parceria com as polícias locais, cuida de análises de provas para cidades que não possuem laboratórios e investiga casos complicados e casos que chamam atenção da mídia. Virgil é enviado a Bluestem para investigar há morte dos Gleasons quando chegando à cidade presencia o incêndio reduz as cinzas à velha mansão de Bill Judd. Um rico fazendeiro que se envolveu em um esquema ilegal no passado que tirou o dinheiro e as terras de quase todos da cidade. O xerife acredita que os casos estão interligados, cabe a Virgil encontrar a ligação. Muitas pessoas teriam motivo para matar Judd, afinal ele roubou muitos deles, mas e os Gleasons? Quem teria motivo para matar o médico aposentado e sua esposa? Virgil percorre a cidade atrás de pessoas que conheceram Judd no passado a procura de algum segredo que possa ter desencadeado as mortes. A cidade é pequena, todo mundo conhece todo mundo e fofocas correm rápidas. Virgil usa isso a seu favor e as perguntas que andou fazendo começam a surtir efeito. Logo ele descobre uma pista importante e a partir daí o mistério começa a se revelar. O antigo médico, o antigo xerife e o agente funerário. O que eles têm em comum com Bill Judd?

A narrativa, as viradas na trama e a ambientação do livro são muito boas. Todas as descrições são rápidas, mas precisas e por vezes é possível sentir o clima árido, o sol a pino e a vista de fazendas intermináveis. A forma como o autor desencadeia os acontecimentos tem seu diferencial e apenas com interrogatórios Virgil consegue juntar as peças do caso. Parte de um segredo aqui parte de uma notícia antiga ali e ele descobre qual é o grande podre da vida de Judd. Virgil conseguiu informações que o levaram direto a um emaranhado de dois casos. A intenção do assassino de desviar o foco de si acabou rendendo pouco. A ideia foi boa, o problema é que em momento nenhum consegui acreditar que aquele era o caminho. Eu não adivinhei o nome do assassino, mas quem ele era ficou claro assim que Virgil descobriu a principal pista. A surpresa do final fica por conta da “responsável” por tudo isso. Jamais poderia ter pensado que o assassino só apareceu por causa daquilo.

O que mais me incomodou no livro foi a personalidade de alguns personagens. Virgil com seus cabelos longos e camisas de banda de rock não é o típico investigador, parece mais um caubói. Até ai tudo bem, nada contra o que as pessoas usam ou deixam de usar. O problema é que (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/03/resenha-sombra-da-lua.html

Rafa 28/04/2012

Resenha - A Sombra da Lua - John Sandford
O livro é cheio de personagens por isso se interessarão àqueles que gostam de guardar nomes um pouco complexo.

Virgil Flowers é o investigador de Minessota, em toda parte presente no livro, quando mandado para Bluestem, no interior para solucionar um caso impossível, um caso que assustou a população local, um casal de idosos mortos em suas casas com cenas de brutalidade.

Depois disso é surpreendido com outro incidente na madrugada em que estava viajando para a cidade de Bluestem. A casa de Bill Judd pegava fogo e logo mais descobre que o corpo dele já estava todo carbonizado.

Ainda que Bill fora um homem muito odiado por causa de seus atos ilícitos, a lista de suspeitos para o mesmo é infinita o que acarreta a demora na descoberta do autor.

Diante de tantas evidências, Virgil começa a desconfiar de que o assassino possa ser só um, pois depois de tanto tempo sem a cidade parecer com um homicídio, aparece 3 de uma vez e na mesma cidade.

Ele começa a investigar, a buscar o passado, e logo se vê entrando numa fria. O final é muito bom.

A Sombra da Lua traz uma versão de um caso impossível de se solucionar, mas não tão impossível para Virgil, um investigador que sabe o que faz e o que tem de fazer, com certeza senti firmeza que ele encontraria uma solução para o caso.

Senti muita emoção, como adrenalina, e às vezes uma forte vontade de rir em certas cenas por parte de Virgil.

Suspense é a palavra certa para descrever o livro, como foi a primeira vez que li um livro de John Sandford, não esperava por tanta qualidade na obra, o que de fato me fez acreditar na história dele. O livro está perfeito, diagramação, capa, revisão, como sempre, a Editora é merecedora dos elogios. Leiam, leiam.

E como se trata de uma série, quero ler logo os 4 livros próximos da saga A Sombra da Lua.

Theuss 08/01/2022

Para quem gosta de ação
Uma cidade, cidadãos comuns, nada fora do normal pra uma simples cidadezinha... entretanto, tem muito suspense e ação nessa história em que um policial procura descobrir o que diabos está acontecendo, até lá todos são suspeitos...

Recomendo!

Leitor Oculto 20/09/2020

Um bom livro!
Gostei da dinâmica da narrativa, mas preciso ler os outros dois para dar uma opinião sobre o protagonista.
Mas gostei do livro!

Eli Coelho 30/08/2012

Clima de velho oeste + investigador sem carisma + fatos que se sobrepõe = livro regular :(
O personagem central é mal apresentado (ainda que venha de uma série de 4 livros que no Brasil infelizmente é editado sem ordem cronológica). Faltam a ele carisma e é também meio caricato. Não convence em momento algum como investigador competente. Pareceu-me uma versão country e menos irônica de Miron Bolitar (personagem de Harlan Coben)

O clima árido do meio-oeste americano é bem retratado, mas é cansativo as repetitivas descrições sobre o relevo e vegetação local.

O autor "atirou" para muitos lados: seitas religiosas, trafico de drogas, desvio de dinheiro, filhos bastardos, reivindicações de herança, mortes do passado. O resultado seria ótimo se bem conduzido. Deu-me a impressão de que ele tinha dúvidas sobre como justificar a história e qual seria o desfecho. Algumas explicações não convencem.

O livro tem capítulos grandes e mal divididos. O final ficou suspenso (o livro termina "no ar")

Enfim,duas estrelas, para um livro que prometia muito e entregou pouco .

Rodrigues_Raquel 04/05/2016

Resenha | A sombra da Lua John Sandford/ Book Bus
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
Gênero: Romance Policial
Páginas: 263

Sinopse: Acostumado a assumir casos difíceis, Virgil Flowers, investigador do Departamento de Detenção Criminal (DDC), é mandado a Bluestem, uma pequena cidade do interior, para ajudar a polícia local a solucionar um crime que chocou a população: um casal de idosos foi morto em sua residência com requintes de crueldade.

Virgil chega à cidade de Bluestem, para investigar um crime, porém nesta mesma noite um homem muito poderoso e rico também é assassinado. No desenrolar da história para descobrir quem cometeu os assassinados. Quais são as ligações entre os assassinatos. Ocorre um terceiro assassinato de outro casal de idosos. Virgil acredita que tem haver com algo do passado de todos eles não só nada foi roubado durante os assassinatos, mas também as cinco vítimas eram idosas e parece ter algo comum que as ligam. Uma noite pode mudar tudo. Uma noite muda uma vida.

Virgil Flowers um homem alto, forte e atlético o que não tem nada a ver com um detetive, porém ele é e está sempre com roupas deslocadas. Jim Stryker é o xerife da cidade e um homem muito bonito, mas tímido e um homem honesto. Joan é irmã de Stryker e é uma mulher divorciada, bonita e muito inteligente. Tood Williamson é o editor do jornal que está poucos anos na cidade. Está sempre em todos os lugares para colocar em primeira mão as informações em seus jornais e ganhar mais credibilidade.

A narrativa a meu ver começa é um pouco difícil de compreender o que o escritor quer passar, mas no decorrer da história ela vai melhorando muito e você fica se perguntando quem é o assassino de todos esses crimes. Escrita muito boa. O tradutor realmente segue a norma culta de uma maneira sucinta. A capa é linda. Admito que foi uma das coisas que me chamou a atenção para ter e ler esse livro.

As personagens de um modo geral são bem construídas. O modo como o escritor conta algumas coisas do passado foi de uma forma que faz sentido na narrativa.
larissa.reisdegade.9469 17/09/2016minha estante
Qual o climax dessa historia ?

Rodrigues_Raquel 30/09/2016minha estante
Olá, Larissa,

O clímax da história é justamente a pessoa que faz/fez isso e o que o motivou a fazer isso...rs
Gosto muito dos desenvolvimentos dos livros de John Sandford. Ele ele deixa um suspense muito bom.

Jeferson.Gomes 30/03/2020

CUMPLICIDADE E ALIANÇA - PRAZERES E RUÍNA.
Não se faz nada escondido em uma Cidade pequena, a não ser que "você", ou "vocês" sejam cúmplice. Na pequena Bluestem, uma Cidade em volta de áreas rurais, vegetação paradisíaca e pequenos comércios, grandes segredos são mantidos.

Na década de 60, festas, mulheres, drogas e uma juventude acalorada, uniu pessoas para "negócíos" que do qual tiveram que ser mortas para ser libertas. O fazendeiro rico e popular Bill Judd em meio a esse movimento, criou um negócio que aparentemente, daria certo para todos os envolvidos.

Mas o que Judd não esperava, era que sua morte fosse o ponto de partida para outros assassinatos bizarros e "ritualísticos" décadas depois de um negócio mau sucedido.
Cabe ao Investigador Virgil Flowers, resolver questões do passado que se ramificou no presente.

A SOMBRA DA LUA leva o suspense sem perder o ritmo até o final. Segredos, mentiras, perseguições e muita investigação, leva o caso aparentemente solucionado, a outro mais complexo e as pessoas da pequena Cidade ao "banco do réu".

O Autor JOHN SANDFORD no seu "dom de despistar", envolve muitos personagens que carregam sua importância, para explodir ainda mais a cabeça do leitor e o colocar em um "labirinto pequeno", muitas vezes óbvio, mas muito eficaz na sua finalização.

Diante de tantos detalhes na investigação, possíveis e inimagináveis, o final vai parecer óbvio diante do cerco fechado, mas mesmo assim, com suspeitos. Todos tinham motivos e cumplicidade.

A cumplicidade e aliança podem levar a prazeres e a ruína. As vezes é melhor não ouvir e nem falar, a não ser que esteja sozinho em casa conversando com a própria consciência.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Ariane Gaspar 24/09/2012

A Sombra da lua
A Sombra da Lua conta a história de Virgil Flowers um investigador do Departamento Criminal, que é convocado para ir a Bluestem uma cidade no interior dos Estados Unidos investigar o assassinato de um casal de idosos, porém quando chega a cidade percebe que a situação é muito mais complicada do que um “simples" assassinato.

Como a trama se passa numa cidade pequena do interior e são muitos personagens envolvidos na investigação de Virgil é difícil decorar o nome de todos, um agravante recorrente na história é que tem personagens da mesma família e por essa razão tem nomes muito semelhantes, exemplo: Big Curly e Little Curly ( pai e filho) e não são os únicos com nomes parecidos, por isso as vezes eu fazia confusão.

Continue lendo a resenha no blog!

site: http://leitorainsone.blogspot.com.br/2015/01/resenha-sombra-e-lua-john-sandford.html
Hélio 10/03/2013minha estante
Tb fiquei um pouco perdido com os nomes dos personagens...

Silvia 15/06/2012

A sombra da Lua
O livro é bom. Um incêndio e um corpo encontrado, alguns dias antes um casal foi morto dentro de casa, ambos tinham uma ligação todos eram idosos; quando a investigação começa a avançar acontece outro assassinato mais um casal. Qual a ligação dessas pessoas e o que elas presenciaram no passado? E o que uma foto antiga de uma mulher morta pode ilucidar sobre este caso?
Para solucionar os crimes Virgil Flowers deverá desvendar o passado da pequena cidade de Bluestem.

Saynne 16/05/2017

Um livro policial com uma trama fraca e que utiliza de uma linguagem muito vulgar quando refere-se as mulheres. O detetive Virgil Flowers é um personagem que foi construido na imagem machista. Não recomendo!

Sheyla 06/03/2016

A SOMBRA DA LUA
A Sombra da Lua é um suspense muito bem trabalhado escrito pelo autor John Sandford, que possui mais de 30 milhões de livros vendidos no mundo inteiro; entrando para a lista dos mais vendidos do New York times e ganhador do prêmio mais cobiçado, o Pulitzer. O que esperar desse livro? Muito suspense, uma rede de intrigas muito bem elaboradas com uma narrativa fácil e rápida; que prenderá o leitor até a última virada de página!

Nosso personagem principalVirgil Flowers, depois de oito anos servindo a policia de St.Paul - Minnesota, recebe o convite para fazer parte do DDC (Departamento de Detenção Criminal) do estado, com a promessa de assumir apenas casos importantes. O que ele não esperava era que a investigação mais difícil de sua vida estava prestes a começar.

Após o cruel assassinato de um casal de idosos na cidade de Bluestem; Virgil é enviado para lá a fim de ajudar o xerife Jim Stryker a descobrir o que e quem, está por trás desses assassinatos; já que eles ocorreram em uma cidade que por 20 anos não registrava casos assim; principalmente envolvendo idosos! Ao chegar à cidade durante a madrugada, Virgil descobre que a casa de Bill Judd no alto da Montanha Búfalo está em chamas e mais tarde recebe a notícia de que os restos de Bill Judd foram encontrados e que o incêndio na verdade trata-se de um assassinato premeditado.

Virgil foi até Bluestem para investigar o assassinato do casal Gleason, porém este parece estar ligado à morte do fazendeiro Judd e é então que Virgil aos poucos começa a cutucar o passado e descobrir uma rede de mentiras e intrigas; sexo, adultério, drogas e muito mais.

Judd não é um homem muito amado pela população da pequena Bluestem, pois no passado ele deu um golpe milionário que deixou vários fazendeiros falidos; outros tiveram de vender parte de suas terras para saldar suas dívidas. Um homem adultero que vivia na esbornia apesar de ter sido casado por um tempo; o que mais lhe importa na vida é o dinheiro. O casal Gleason, era um casal, aparentemente pacato; podiam até haver pessoas que não gostassem deles, porém não a ponto de matá-los. Outros assassinatos macabros ocorreram deixando a cidade com os nervos saltando e o nosso detetive ainda mais intrigado e disposto a desvendar esse mistério.

O livro é muito bom, e eu que adoro um bom suspense não pude deixar de apreciar. Virgil não é um policial comum, ele detesta andar armado, adora Rock e desfila com camisetas estilosas de bandas e ainda por cima é escritor nas horas vagas! Ele tem um alter ego, chamado Homer, ao qual através de histórias que escreve pode analisar os assassinatos por outro ângulo. Tenta se dar bem para cima da irmã do xerife, apesar de ela ser uma de suas supeitas em uma teia que ele duvida de tudo e todos. A Joan (irmã do xerife) é esperta, inteligente e ao mesmo tempo engraçada e gostei muito das cenas entre ela e Virgil.

Virgil, é muito esperto e sagaz, soube colocar a cidade a seu favor, com suas fofocas favorecendo sua investigação, criando assim um balburdio que o beneficiou! Perspicaz ao extremo, foi destecendo o emaranhado de intrigas vigentes nesses misteriosos assassinatos. A impressão que eu tive em muitos momentos é que Virgil tenta (e é bastante convincente nessa tentativa) demonstrar uma personalidade diferente da que é sua na realidade, a fim de distrair os demais de sua verdadeira sagacidade; para que os mesmo não venham a ter conhecimento de que estão sendo usados em prol de sua investigação ou mesmo que ele desconfia delas.

A rede de intrigas e mentiras criada por Sandford, foi bastante inteligente, dando voltas e voltas até chegar ao final; ao longo da leitura desconfiei de várias pessoas e aos poucos minha tese era quebrada. Gostei bastante do final e de quem era o assassino maluco, inclusive quem teve participação indireta nisso tudo.

A trama é bem desenvolvida, com uma história de mistério e segredos. A narração é envolvente, mas em alguns momentos torna-se um pouco lenta graças as descrições que não estão relacionadas diretamente com a investigação. Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa traz informações sobre o primeiro grande acontecimento do livro, mas por si só não desperta o interesse.

site: http://navibeblog.blogspot.com.br/
larissa.reisdegade.9469 17/09/2016minha estante
Qual o Climax dessa historia ?

Mari 29/08/2022

Não gostei
Esperei muita coisa desse livro e me decepcionei grandemente.

Excesso de acontecimentos e alguns meio absurdos.

Todos os personagens bem amadores principalmente na operação final.

O protagonista é um bosta.