Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac Edmond Rostand

Resenhas - Cyrano de Bergerac

1 | 2 | 3 | 4 | 5

JH 27/11/2011

Me impressionou na peça a sua sutileza
Falar de amor assim, com tanta nobreza.
Contar de um homem feio, mas de genialidade
Que deu d'orgulho espaço à generosidade.
Típico romance, com cavalheiro a declarar-se à amada
Não fosse por estar ele velado abaixo de uma sacada
Enquanto dita amadas frases a um impostor
Inábil nas palavras, mas verdadeiro no amor.
Cyrano, herói romântico, que luta contra frivolidade
defendendo o amor à honra ao invés de à vaidade.
Assim, morre vítima dos desafetos a maldade,
Daqueles incapazes de ouvirem a verdade.
Só ao fim, revelando os sentimentos, tem Roxana amada
Chorando sua perda, sobre ele debruçada.
Obrigado ao autor pela ótima peça criada
Que resenha me inspirou, assim meio improvisada...
Regis 17/04/2022minha estante
Que forma linda de descrever a peça.

Regis 17/04/2022

Ansiava por ler esse livro desde meu primeiro contato com A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira, e a história não me decepcionou. Me fez torcer por Cyrano do começo ao fim da mesma forma que aos 13 anos torcia por Isabel ter um final feliz.
Em minha mente ainda imagino N finais para Cyrano e Roxane.

palola1 05/09/2021

"?De onde você caiu? ... ?Da Lua."
Confesso que não gosto muito de poemas, e pulei essas partes do livro jaiakaoa, mas gostei muito conhecer o livro que serviu de partida p/ vários romances trágicos.
Gosto mto do personagem do Cyrano e o humor dele.

DIÓGENES ARAÚJO 01/07/2021

belo romance de final imprevisto
Aparentemente essa versão é uma adaptação, pra quem curte edições originais procure uma versão integral, porque é uma peça que vale a pena a leitura. Não acho que está ao nível das tragédias de Sheakespeare mas é de altíssimo nível.

Leituras e Reflexões 05/10/2022

Como esta edição vem escrita em forma de peça teatral (script mesmo), foi meio estranho e demorou um pouco para eu me acostumar à leitura. Já verifiquei que algumas edições vêm no formato de romance. Uma espécie de adaptação. Creio que, como leitores, perdemos um pouco das informações sobre a intensidade da fala dos personagens, e das emoções que querem passar, mas deve ser válido também.

Gostei da história, principalmente do meio para o final, quando tudo se torna um tanto cômico e depois trágico.
> Um homem muito feio que se apaixona por uma linda dama. Ele "usa" um bom amigo seu, que também é apaixonado pela jovem dama, para declarar seu profundo amor a ela. Seu amigo tem beleza, mas não tem eloquência. Já Cyrano tem eloquência e beleza nenhuma.
Nunca tinha ouvido falar desse clássico, mas gostei e recomendo!

Carlos Nunes 02/05/2022

Uma daquelas obras em que o personagem é famosíssimo, virou referência, mas a história mesmo pouca gente conhece, apesar de ser uma das peças teatrais mais famosas de todos os tempos, além de ser narrada quase totalmente em versos.

O personagem-título, que eu não sabia que existiu realmente, é um excelente espadachim, e não tolera que ninguém mencione algo relacionado à palavra "nariz" em sua presença, porque tem um nariz enorme. Ele é apaixonado por sua prima Roxana, mas acredita que por causa de sua aparência não conseguirá conquistá-la. Resolve então ajudar um outro pretendente ao amor da moça, Cristiano, que é muito bonito mas não tem o menor jeito com as palavras.
Embora tenha sido escrita em meados do século XIX, é uma história tradicionalmente romântica, mas contém também uma cena de batalha e algumas cenas bem hilárias. Leitura rápida e muito agradável.

giovanna 26/07/2022

cyrano vibes dom quixote
eu já tinha lido uma adaptação na escola mas nao lembrava direito e resolvi ler o original e MANO
não fazia ideia que peça era tãoooo difícil de ler e de entender mo treta
mas graças felizmente a história continua tão linda e legal como antes
eu só não lembrava que o final era triste pq provavelmente me traumatizou tanto que eu bloqueei da mente
e me deu uma saudade imensa de ler dom quixote

Gualberto.Junior 07/07/2023

Uma beleza de texto
O texto é belíssimo e encanta contando as aventuras e desventuras de Cyrano. Os temas presentes que dialogam com o mundo de agora são muito pertinentes e nos provocam reflexões importantes. Leitura indispensável como repertório e como fonte de prazer pela apreciação do belo e ainda por trazer a beleza como tema de nossas reflexões.

Claire Scorzi 11/02/2009

Heróica, romântica, trágica, engraçada... A peça é tudo isso junto. Num momento estamos rindo, e, no seguinte, com lágrimas nos olhos.
Leio "Cyrano" desde fins da adolescência, e parece que cada vez aprecio mais. Parte do seu sucesso, acho, vem do fato de ser uma espécie de "O Patinho Feio" para adultos. É como se a história falasse fundo em nós, nas nossas inseguranças, no anseio de sermos amados tão intensamente - e tão nobremente. Essa mescla de amor eterno, nobreza, humor (note-se: Cyrano sofre e imediatamente faz piada: ele não se permite lamentar-se, seu sofrimento para o leitor/ espectador é subentendido na maioria das vezes)encerra, talvez, o maior trunfo da peça.
Eu costumava julgar o desfecho triste. Na última releitura vi-me questionando essa conclusão: antes de morrer, Cyrano se revela a Roxana - ele morre sendo amado. O que mais alguém pode querer?
Edson.Adriano 16/12/2017minha estante
como faco para ler??

laloarauxo 22/03/2024minha estante
Estes são os cadetes da Gasconha de Carbon de Castel-Jaloux!
Amei essa história e concordo com você que nosso bom homem Hercule Savinien Cyrano de Bergerac teve um final feliz.
Se puder assista o filme Cyrano Mon Amour de 2018 (eu assisti no Prime) que narra alguns aspectos das circunstâncias em que Edmond Rostand escreveu essa obra.

Ju 08/09/2012

Cyrano de Bergerac
O afeto que me invade,
Terrível e zeloso e cheio de verdade,
É amor: tem do amor a fúria que me atrista.
É amor, mas amor sem ser exclusivista.
Ah! Por te ver feliz toda a ventura eu dera.
Não conheças, embora, esta paixão sincera,
Que importa? Se eu, de longe, ouvir o leve indício
Dum riso que nascer de tanto sacrifício?

Cyrano, em "Cyrano de Bergerac" (p. 186)

Sinopse: Cyrano de Bergerac é uma criação imortal do dramaturgo francês Edmond Rostand, em que a nobreza de espírito, a espirituosidade, a coragem e o amor estão capturados para toda a eternidade. Ambientada no reino de Luís XIII, é a excitante e comovente história de um dos mais habilidosos espadachins da França, soldado e escritor de inteligência brilhante, que de fato viveu na França no século XVII. Na peça de Rostand, Cyrano é um herói romântico que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Sua agudeza de espírito, ousadia e sensibilidade converteram-no em um verdadeiro símbolo popular, até hoje representado nos palcos e telas de cinema do mundo inteiro.
Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/1/1681946
/cyrano+de+bergerac

Cyrano é apaixonado por sua prima, Roxana. Mas tem medo de declarar-se, pois considera-se infinitamente feio devido ao enorme nariz que possui. Quando enfim toma coragem, ela o procura, e diz estar apaixonada por Cristiano, um lindo rapaz que acaba de se alistar como soldado em seu regimento. Cyrano, então, mesmo com o coração destroçado, ao perceber que o amor dela nunca lhe pertencerá, resolve ajudar Cristiano e passa a escrever cartas que ele envia para Roxana como se fossem suas.

Leia mais: http://entrepalcoselivros.blogspot.com/2012/02/dl-2012-resenha-cyrano-de-bergerac.html
Lua 25/03/2013minha estante
Adorei essa capa, bem o estilo da minha família nariz grande hahahaah (temos que nos conformar com nossos defeitos, não mesmo?!) Gosto da linguagem da literatura clássica, apesar de muitas vezes ter que lê-lo com um dicionário do lado. Cyrano, pra mim faz a coisa certa, pois, minha definição de amor é, ver a outra pessoa feliz mesmo que não seja você a faze-lo.

Dani 27/03/2013minha estante
Eu já li 3 edições diferentes desse livro e amei cada uma delas, a história é triste porém apaixonante, morro de dó dele e me apaixonei por ele também, é um clássico, amo *-*

Adriane Rod 10/04/2013minha estante
Gostei da historinha. Quem nunca teve uma apaixonite por um primo??

;)

Baah 13/04/2013minha estante
uma capa divertida, gostei bastante!

Thaís 14/04/2013minha estante
História interessante mas não sei se leria, a capa é bem diferente haha espero que se eu o ler ele me surpreenda ^^

teteu 31/05/2016minha estante
voce me ajudar numa coisas do livro porque vou fazer uma prova sobre eu queria saber

como é o cyrano

e o encontro com roxana

e as sugestao de roxana ao conde guiche

teteu 31/05/2016minha estante
e tambem fatos importantes do livro por que minha prova e a amanha

Raquel.Corteze 16/04/2020

Para resenha, visite meu canal no youtube:

Gica 16/03/2020

Obra encantadora!
Um livro muito bom, leitura rápida e envolvente, que você nem percebe que já chegou ao fim, Cyrano como ele mesmo diz "foi tudo e não foi nada". Uma peça simples e bela com alegrias e tristezas.

Carol 16/06/2020

Tudo era casar
Morro quando leio essas peças antigas porque a galera se conhece a dois dias e querem casar

mila antares 01/03/2013

Linda história, um livro que não devia faltar na estante, mas, não entendo porque ele não recebe muita atenção.
Cecília 05/05/2013minha estante
Também não entendo Ana!
Um dos meus livros favoritos !

Mairevuski 07/05/2020

Meu primeiro amor
O primeiro livro que eu realmente terminei a leitura, e lembro que chorei, ri, me apaixonei HORRORES lendo ele. Eu amei totalmente a obra desde pequena, e vale muito a pena ser lida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5