Quando Éramos Deuses

Quando Éramos Deuses Colin Falconer

Resenhas - Quando Éramos Deuses

Carla 23/12/2022

Leitura é muito mais envolvente e interessante do que eu imaginava, amei muito o livro,pois superou minhas expectativas em relação ao texto.

Flávia Barone 22/07/2013

História da vida de Cleopatra contada de uma maneira extramente envolvente. Um livro para ser devorado e um dos quais faço questão de ter e recomendar.

Dienne Jana 03/02/2013

Uma Mulher Magnífica e muito à frente de seu tempo

Amei este livro que reconta de forma não preconceituosa e sem as calúnias de Roma a história magnífica de CLEÓPATRA VII – como Falconer mesmo "diz" : A RAINHA DAS DUAS TERRAS,DO AUTO E DO BAIXO EGITO (PHILOPATER ,PHILOMATRIS, PAI AMOROSO , DEUSA AMADA DA NAÇÃO....

A forma retratada ( e historicamente a hipótese mais próxima daquele tempo ) de uma Mulher forte acima de tudo, e com tino para política e liderança que, mesmo no fim soube fazer frente a morte, não se humilhando a nada nem a ninguém, muito menos ao fim escolhido por ela...

Colaciono uma parte muito interessante do prólogo :

E ali, seu corpo esguio , com listras amarelas e marrons , estava a cobra encapuzada - também chamada de cobra-rei , naja ou cobra-egípicia – os símbolo divino do Alto Edito , o emblema real do faraó e dos Ptolomeus, Os gregos a chamam de basilisco ou pequeno rei. No libro dos Mortos , a cobra encapuzada simboliza vida eterna.

Sua picada é mortal , porém relativamente indolor . Após um breve espaço de tempo, olhos da vítima começam a se fechar e a seguir ela cai num sono profundo , do qual jamais retorno .
As presas deixam duas pequeninas marcas , mas a picada não produlz qualquer desfiguração no corpo , concedendo dignidade à morte . Foi a morte escolhida por sua irmã mais velha , Berenice , por ter se rebelado contra o seu pai e tentado usurpar o trono.

- Este é o mundo que vc herdou , sussurrou – Todos os palácios estão cheios de cobras , duas vezes mais mortais do que estas. Vc vai viver num verdadeiro ninho por toda a sua vida e aprender a ser tão sinuosa quanto estas serpentes , a usar o seu veneno com a mesma sabedoria e a atacar sem hesitação , se quiser sobreviver . Entendeu ?
- Entendi – respondeu Cleópatra a seu pai ( Ptolomeu XII , O flautista, O Bastardo)
- Tinha apenas 10 anos de idade.