O Segredo de Chimneys

Agatha Christie

Resenhas - O Segredo de Chimneys

@vaisetratarleitora 31/01/2022

Ótimo, mas...
A história é ótima, muito bem escrita, otimamente bem desenvolvida, cheia de plots twists e eu não adivinhei nenhum dos mistérios ??
Dos 6 livros da Agatha que li até agora (contando com esse), foi o primeiro que não foi com o Poirot como protagonista que eu amei.
Porém, um diálogo racista logo no final do livro, na resolução do mistério me fez tirar meia estrela, era pra ser 5 estrelas, ficou 4,5.
Eu entendo que o livro reflete a época em que foi escrito, na década de 20 infelizmente esse tipo de coisa era bem comum (mais do que hoje eu quero dizer), mas ainda assim achei o diálogo desnecessário e não impactaria nada na história se fosse retirado.
O diálogo é entre o então revelado príncipe e um barão, o príncipe passou uns tempos na África antes de estar ali. Temos então o seguinte diálogo:

"? Por falar nisso, barão, me esqueci de contar-lhe uma coisa. Há uma condição. É que sou um homem casado.
O barão recuou um passo, visivelmente desolado.
? Alguma coisa errada eu sabia que tinha de haver! Oh, Deus misericordioso! Ele casou com uma mulher negra na África!
? Ora, barão, não é tão ruim assim ? disse ******* (escondi o nome pra não dar spoiler), rindo. Ela é branca o bastante... em todos os sentidos, graças a Deus!"

Sinceramente fiquei bem chocada e infelizmente reflete a visão da época, onde um casamento interracial era um escândalo (não que hoje em dia ainda não tenha pessoas com esse tipo de pensamento, mas é mais difícil de ver esse tipo de diálogo em livros atuais).
Não é o primeiro livro da Agatha que eu senti um pouco de racismo. No livro O Homem do Terno Marrom é mais subjetivo e até pensei que eu poderia estar enganada sobre o racismo, mas nesse é bem óbvio nesse trecho. Graças a Deus também é o único trecho desse tipo no livro, e justamente por isso me surpreendeu, eu não esperava.
Então, amei a história, mas, temos esse porém.

AnaPaulaSaoli 30/01/2022

Mais um livro da Rainha.
Uma história leve com algumas surpresas e outras não tão surpreendentes assim, mas a ler Agatha para mim é obrigatório e sempre prazeroso.

Laura 25/01/2022

O Sexto Livro da Agatha Christie
Aqui vamos com mais um livro diferentão da autora. Há sim um detetive, mas o foco não está nele e ele não é o personagem principal. A atenção se concentra no mistério em si e na dificuldade de o solucionar.
Cada vez que leio mais histórias da Agatha, fico mais impressionada em como ela cria situações tão impossíveis e consegue proporcionar um fim plausível. Neste livro, em específico, o mistério é composto de vários obstáculos.
Há também um romance que cresce em paralelo ao mistério, que eu, em particular, amo acompanhar!!!

iwillianreis 14/01/2022

Vibe pipocão, puro entretenimento ???
recebi por empréstimo de um colega e comecei a ler sem nenhuma expectativa, mas me surpreendeu bastante. Thriller divertidíssimo, bem humorado e cheio de mistérios. As tramas e reviravoltas no roteiro nos envolvem, e a cada revelação surpreendente na estória você não vai querer parar de ler. Flui muito bem. Se trata de um livro bem antigo, talvez quem não é acostumado estranhe um pouco os detalhes.
Os personagens são muito carismáticos. Achei que no final do livro as soluções foram todas muito fáceis e convenientes, até repetitivas; me lembrou os antigos episódios de Scooby-Doo que via na tv aberta. Hahaha!, mas para fins de escapismo e diversão, o livro serve bem. O que me surpreendeu! Pois li algumas resenhas criticando bastante o livro... Tá legal, o roteiro pode ser um pouco confuso, um tanto exagerado... Mas se vc não ficar procurando defeitos, vai conseguir se divertir sim. ?

Carla 10/01/2022

Não é o melhor livro de Agatha
Nessa história que não contempla nenhum dos detetives famosos de Agatha Christie, vamos acompanhar uma intrincada trama política envolvendo o governo do país chamado Herzoslováquia, exploração de petróleo e roubo de joias.

A trama se desenrola na mansão Chimneys que, segundo relatos, guarda uma espécie de tesouro escondido.

De todos os livros de Agatha que li, esse não é o melhor, mas é um dos que apresentam o tom mais engraçado e satírico a respeito da política internacional. Os personagens são bastante caricatos e, mesmo os dramas, são tratados de forma leve.

Várias polícias envolvidas, espiões, segredos e mulheres espirituosas e inteligentes, com toques irônicos, são o forte dessa história.

pimelloso 30/12/2021

Bom desenvolvimento, mas final cheio de lacunas.
Assim como toda escrita da Agatha, o desenvolvimento do livro é muito bom. Apesar do início ser péssimo, eu amei as diversas tramas ao longo da história. Contudo, o final é meio sem sentido e a história acaba terminando como algo mais fantasioso. É um livro um pouco difícil de entender, mas fica pior ainda quando no final do nada tudo se ajusta.

lauraods1 27/12/2021

Um mistério atrás do outro ?
Antony Cade recebe uma missão de um amigo que consiste em se passar por ele ao viajar para Londres, e cumprir 2 desafios: o primeiro de entregar memórias póstumas de um importante político para uma editora, e o segundo descobrir quem é Virgínia Revel e entregar a ela um pacote de cartas comprometedoras escritas por ela. O que ele não podia imaginar é o quão conectados estavam esses dois casos, que curiosamente seriam solucionados na massão Chimneys, uma das mais famosas casas da aristocracia britânica.

História surpreendente, prende a atenção desde o início.

Lucas Garcia 13/12/2021

Forçado.
Para estória acontecer tem muitas coincidências forçadas e uma enrolação insuportável na primeira parte do livro.
A estória flui melhor na metade pro final, se não fosse o mistério da identidade do vilão, o livro não se sustentava.

duda 29/11/2021

entre os favs do ano
incrível, essa obra é incrível.
gostei muito de todo o enredo, apesar de se tornar meio confuso em algumas situações.
mas é impossível afirmar que você não fica presa no mistério, e que aquela pitada de romance no fim não é perfeita.

luciana 14/11/2021

Tenho lido vários livros, e resolvi experimentar audiobook pela primeira vez, para intercalar, ouvindo as histórias da rainha do crime.
Esse livro me levou uns dias para terminar, e também não me lembrava da história.
Não é uma das melhores, na minha opinião, e não me prendeu.

Gabi 09/11/2021

Mais um concluído da Agatha. Gostei bastante desse livro, a mistura de mistério policial com espionagem é bem divertida de acompanhar. Fui completamente surpreendida com a resolução no final, e é disso que gosto em livros de suspense/mistério. Não é o trabalho mais genial da autora, mas mesmo assim é uma leitura muito boa. Infelizmente têm falas racistas no livro, o que me incomodou bastante, então fica aí essa ressalva.

Mari 31/10/2021

E de novo a Agatha sapateou na minha cara
Adorei este livro. Dois suspenses em uma história só. E meu primeiro contato com Antony Cadê. Que livro espetacular. Não consegui descobrir o assassino, mas nem um dos segredos da casa. Mas o livro me prendeu do começo ao fim. Recomendo demais a leitura.

_helenabss 28/10/2021

Lento
Eu sinceramente não sei qual o meu problema com Agatha Cristie.

Achei o livro tão lento que pela metade perdi o interesse no mistério. Queria dizer que não recomendo, mas acho que o problema sou eu quando se trata de Agatha. KKK

Leiam em paz.

tata 27/10/2021

O caso de chimneys
No início é uma leitura um pouco cansativa e um tanto quanto confusa, mas com o decorrer da história ela vai ficando mais legal e interessante. Eu não esperava muito desse livro mas como sempre a Agatha Christie me surpreendeu.

Monique.Mingoranse 04/09/2021

Tem misterio reviravoltas inesperadas falta algo a mais kkk mas nao sei bem o que mas é um livro gostoso de se ler