O Mistério de Sittaford

O Mistério de Sittaford Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério de Sittaford

Michela Wakami 16/08/2021

Como sempre, fui feita de trouxa pela, Agatha.
Emily, foi uma boa detetive, ela conduziu bem as investigação, e se mostrou uma mulher firme e determinada.
Embora tenha umas partes sem nexo na história e algumas pontas ficaram soltas, a história é um tanto envolvente, e com um final satisfatório.
CPF1964 16/08/2021minha estante
Deixe me entender. Trouxa = 3 estrelas. Quando descobrir 1 estrela.....

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Dei três, pelas pontas que ficaram soltas e pelas narrativas sem nexo em alguns diálogos.

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Se não fosse isso, teria dado 4.

CPF1964 16/08/2021minha estante
Agora tudo ficou mais claro....

Vanessa 16/08/2021minha estante
Tive essa mesma experiência em alguns dos livros que eu li dela recentemente.

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Vanessa, uma pena, estou chegando a uma conclusão, que a maioria dos livros dela é mediano. Sei que é cedo para falar, ainda não li nem metade dos livros da autora. Mas por enquanto é a sensação que estou tendo.

CPF1964 16/08/2021minha estante
Michela, tenho esta opinião já faz um tempo. Tem uns 5 ou 6 muito bons. A maioria é mediano (mais do mesmo). Alguns fracos.
Mas o mediano dela é muito melhor que outros por aí.

Vanessa 16/08/2021minha estante
É mais ou menos isso que estou sentindo principalmente nos últimos com o Poirot. Li em algum lugar que teve uma época que ela ficou "incomodada" com o sucesso do Poirot e não quis ficar presa a um único personagem como o Conan Doyle.

Vanessa 16/08/2021minha estante
Tanto que creio que algumas das reações e opiniões da personagem Ariadne Oliver refletiam o que a Agatha pensava.

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Ela deveria ficar orgulhosa do personagem.

Michela Wakami 16/08/2021minha estante
Se não fosse ele, acho que ela não teria feito tanto sucesso, tem gente que nem gosta de ler os que ele não está.

Vênus_Alice 14/01/2024

O crime do espírito
E quem imaginaria que a Emily seria a estrela do livro?
A noiva de um suspeito de assassinato que ocorreu num vilarejo distante e pacato, em meio a uma nevasca.
Um crime difícil de ser descoberto porque a neve não deixa pistas e impede muitos de saírem de casa. E como eles suspeitaram da morte?
O velho rico e dono do vilarejo morreu em sua casa, lugar cheio de chalés, mas um distante do outro e morava sozinho. Seu amigo suspeitou de sua morte por meio de um jogo na qual as pessoas tentavam contatar um espírito, que disse do assassinato e do horário.
A Emily ganha toda a cena ao investigar o crime, mesmo com a polícia em ação, pois ela acredita veemente, que seu noivo não cometeria um assassinato, por mais tolo que fosse.

Elizabeth 31/05/2022

Muito longe
Em um vilarejo pacato, em um inverno rigoroso, um assassinato, muitos suspeitos. Pronto Agatha me engana mais uma vez.

Débora 19/05/2021

Ótimo
Livro muito bom. Achei que o final seria um pouco mais surpreendente. O mistério principal acaba ficando em segundo plano.

ANDER CELES 02/11/2021

Uma das pérolas do começo de carreira da Rainha!
Que surpresa boa! Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e até a nota dele aqui no Skoob não é das melhores. Mas para mim se tornou um dos meus livros favoritos da Rainha.

Sempre dá um pouco de medo ler coisas da Agatha de início de carreira, pq pode ser uma pérola ou pode ser só cocô de ostra, rsrs. Mas nesse caso foi uma pérola.

A história é toda muito bem contada. A escrita está excelente. E aqui a Agatha segue uma linha levemente diferente do seu estilo normal. E faz isso muito bem. O assassino acontece já no começo, não tem enrolação nenhuma. E ação para a investigação acontece em todos os capítulos.

Os personagens são muito memoráveis. Incrível como consegui me lembrar de todos eles. Pq às vezes tenho essa dificuldade de ler o nome e não saber exatamente de quem tá falando. Mas aqui não. Me lembrava de todos perfeitamente. E cada personagem tem sua função na história. Cada um deles. Nada é desperdiçado.

Um destaque para a Emily Trefusis, que é uma personagem muito ativa, muito forte, muito decidida. As heroínas da Agatha (Tuppence, Miss Marple, Bundle...) são sempre muito cativantes. É muito fácil gostar e torcer por elas.

A linha temporal é também muito fácil de seguir. Não há lapsos abruptos, vc não se sente perdido no tempo da história, nem no espaço. Que aliás é outra coisa muito bacana e até diria essencial nesse livro: o ambiente. É aquela coisa meio fria, meio intimista, adoro quando a Agatha traz as histórias dela pra esses vilarejos.

As pistas colocadas aqui fazem vc ficar pensando junto com os personagens. De vdd msm! E vc não se esquece das pistas. Não é aquela montanha de pistas que vc depois nem consegue lembrar. São pistas precisas, que claro, como sempre, não vai tornar mais fácil pra vc, leitor, descobrir quem é o assassino, rsrs.

Olha, muito bom! Gostei bastante. A única ressalva que eu faria seria para a cena da revelação. Eu gosto muito do estilo Poirot, que ele volta e explica detalhe por detalhe, dando uma enrolada sobre cada coisinha da trama. Aqui a revelação é mais rápida, mas não menos surpreendente!
Amey que vc deu 5 estrelas. *...*
Eu, como te disse antes, preciso reler para saber se vira um favorito. rs Até o momento só tenho um favoritado dela: A Noite das Bruxas, que tá longe de ser um dos melhores dela. rs Mas eu tenho uma ligação muito forte com esse livro. Uma história. rs

ANDER CELES 02/11/2021minha estante
Então, a 5 estrelas pra mim era certeza msm! O livro é impecável, principalmente se eu levar em conta a fase de escrita da Agatha. E o favoritado é pq faz tempo que não me empolgo tanto com algo novo da Rainha. Eu realmente entrei na história.

Lindo! ;)
Qual vai ser o próximo dela na linha cronológica? Se eu não tiver lido ainda, leio contigo. ;)

Legal!!
O próximo é "Os 13 Problemas", mas não vou ler agora. Se vc não tiver lido, te aviso quando for ler.

Igor Del Rey 02/11/2021minha estante
Ah...eu já li esse. rs este ano. não gostei. rs
Adorei a ideia. Fui ler como muito tesão. Mas daí.... :( broxei rapidinho.
Não funcionou pra mim. :(

ANDER CELES 02/11/2021minha estante
É, é livro de contos, né? Tendo a não gostar muito de livros de contos, rsrs

Igor Del Rey 02/11/2021minha estante
É de contos...mas eles são meio que interligados de uma certa maneira. Bom, eu não gosto muito de contos. E os da Gata Triste não são exceção..rs

Elis 20/10/2021

O Mistério de Sittaford
Livro: O Mistério Sittaford
Autor: Agatha Christie
Editora: L&PM Pocket

?A mesa começou a sacudir... lenta e ritmada. Tão devagar que era fácil contar as letras.
?M...? ? uma pausa ? ?O... R T...O.?

Joseph Trevelyan é o proprietário de Sittaford e dos chalés próximos a sua mansão, um homem rico que acabou se afastando dos seus familiares, agora tendo uma proposta tentadora de ganhar uns bons trocados para alugar sua mansão, ele não pensa duas vezes e sai de sua mansão temporariamente, aluga uma casa próximo de Sittaford.

Tudo corria normalmente na mansão Sittaford. Mas, após um convite para um chá da tarde, feito pela Sra. Willett e sua filha Violet, as novas inquilinas da mansão aos moradores próximos, tudo muda. A tempestade de neve, após o chá, momento de descontração, eles decidem fazer uma sessão espírita em uma mesa redonda, onde uma frase surge, deixando todos atormentados.

Mas, o que ninguém podia imaginar, é que após essa mensagem o major Burnaby fica inquieto e decide verificar se seu amigo está bem. Saindo as pressas em meio a tempestade, o Major chega a casa de Trevelyan depara-se com uma cena que o deixa abalado.

Com a chegada do inspetor Narracott a Sittaford, as investigações leva a vários suspeitos, levando a prisão de um dos sobrinho do capitão Trevelyan, mas será que o jovem é o verdadeiro culpado do assassinato?

Emily Trefusis, chega a Sittaford para salvar seu noivo James Pearson, sobrinho do capitão, que foi culpado pelo assassinato.
Junto com o jornalista Charles Enderby, buscam provas, ambos com desejos diferentes: ela querendo justiça pelo seu amor, ele atrás de um furo jornalístico que alavancará sua carreira.

O que falar desta leitura? Eu amei, cada capítulo, Agatha Christie consegue nos levar para dentro das páginas em busca do culpado e, através da astúcia do inspetor Narracott e da determinação de Emily a história envolve e flui.

Como já era de se imaginar, fui mais uma vez feita de boba ?trolada literalmente?, em nenhum momento esperava ser aquele o culpado, o que me deixou ainda mais vislumbrada pelos livros da autora, que poder ela tem de nos enganar e confundir. Quando imaginava que seria um, vem uma reviravolta e acabava sendo outro, fantástico!

Elis ?

luana 24/07/2020

gostei! como sempre, desconfiei de todo mundo e a agatha me fez de boba mais uma vez khjkkfkk tem uns personagens muito peculiares, adoro isso nas histórias dela.

Ana Paula 20/01/2023

Mais uma vez,a rainha do crime e suas engenhosas histórias,surpreende e conduz o leitor para um quebra-cabeças sobre um assassinato que teoricamente não poderia ter acontecido.

Beto | @beto_anderson 20/09/2020

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 14
Uma leitura rápida. Uma história interessante. A motivação para o crime estava clara, mas como tudo foi feito não consegui imaginar. O elemento final que explica a história foi para mim bem imprevisível e um tanto "revoltante" já que sem ele passei a narrativa toda andando em círculos.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Nilton.Savoine 30/04/2024

Em nome do amor a destemida Emily descobre o verdadeiro culpado de "O Mistério de Sittaford"
Livro de leitura rápida e gostosa.

Tuts 30/08/2021

Não é dos melhores,não é dos piores
Meio termo. A história começa bem interessante e de uma forma bem interessante tbm. Gostei da protagonista,mas de forma geral esse está longe de ser um dos melhores livros da Agatha. Achei a história repetitiva em alguns momentos e sem grandes revelações. O final é um pouco anticlimático,havia imaginado um desfecho melhor.

Em suma,vale a pena ler pra conhecer todas as obras da Agatha mas eu não morreria de recomendar. Existem muitos outros que são bem melhores que esse,mas ele por si só não é um livro ruim,apenas mediano.

Alininha 19/10/2021

Nada é o que parece...
Como todos os livros da Rainha várias cascas de banana são deixadas pelo caminho e a gente vai derrapando ao longo de toda a história. Ela faz isso de uma forma tão incrível que a gente só percebe o quanto foi trouxa no final do livro hahaha

Dessa vez eu cheguei perto de descobrir o assassino... Mas apesar de ter acertado eu não conseguia justificar e chegar a um desfecho que fechasse todas as pontas. Aí só a rainha mesmo para fazer isso rs

Não sei se a medida que vamos lendo os livros dela vamos ficando mais experientes e consequentemente mais exigentes, mas achei que o final poderia ser melhor, principalmente para 03 personagens que se tornaram o foco da trama.
Achei o final um pouco "forçado", mas não diminui a genialidade de Agatha Christie.

É muito normal que uma autora de tantos livros tenha uns livros melhores que o outro, no entanto, eu acho que esse livro que é tão pouco conhecido que vale muito a leitura. Recomendo muito por se tratar de um livro sem os detetives emblemáticos de Ágatha, mas eu posso dizer que o melhor que li até agora sem o maravilhoso Poirot.