O Mistério de Sittaford

Agatha Christie

Resenhas - O Mistério de Sittaford

Martelletti Bragança Lucio 25/07/2021

O mistério de Sittaford
Quem teria assassinado o Capitão Trevelyan? O que levou as Willet's a alugar a Mansão de Sittaford em meses de inverno? Por que o nome do morto foi anunciado em uma sessão de levitação de mesa? Entra em cena, a jovem Emily Trefusis, determinada a resolver esse mistério antes que seu namorado preso fosse condenado pelo crime que não cometeu.

Renata.Mieko 18/11/2023

Um livro mais desconhecido de Agatha Christie, mas que mostra o motivo de ela ser a rainha do crime.

Lua 16/09/2023

Gostei da forma que a história começou, todo o contexto espiritual, mas confesso que demorei bastante pra terminar pq não me prendeu tanto. pela primeira vez acertei o assassino desde q começou a história, mas não acertei o motivo e como o crime foi cometido. gostei bastante da emily se dedicando para descobrir o mistério, mas no final não gostei da decisão dela, apesar de entender o contexto histórico que ela estava inserida.

mah ! 07/01/2024

O mistério de Sittaford.
Demorei MUITO para ler! No começo não me cativou e nem capturou a minha atenção, eu achava o livro mais chato da Agatha até o momento, mas então no meio do livro quantas peças começam a se encaixar se transforma em um livro maravilhoso.

Giovana.Magalhaes 21/10/2021

Cara sinceramente eu vou desistir e desconfiar das pessoas Agatha cristie sempre me engana eu sempre suspeito da pessoa errada ????

Julia Simões 27/10/2021

O Mistério Sittaford
Este livro traz muitos elementos para distração do leitor, para confundir sobre quem era realmente o culpado (a). Gostei muito disso, pois dificulta mais desvendar o mistério.

Não foi um dos melhores que li, mas gostei bastante, também traz o suspense e o lado divertido de seus livros, então é sempre muito boa a leitura.

aoki.vane 01/01/2024

Bonzinho vai
Não é ruim, mas está longe de ser algo realmente Agatha Christie.

É normal que existam 600 personagens nos romances dela, mas normalmente eles fazem bem mais sentido juntos do que nessa história. Para o tanto de teorias desconexas que foram criadas, eu esperaria um final em que pelo menos o assassino se pronunciasse.

Mas tudo bem, Gata, não vou deixar a mansão Sittaford manchar nossa história.

Arlete49 08/07/2022

Bom mas esquecível. Não tem nada nessa história que chama muita atenção. Passado o primeiro capítulo nada causa muita curiosidade. Talvez tenha sentido isso pq achei muito óbvio sobre qual o culpado, a motivação e como executou o crime, apesar de não fazer tanto sentido.

Manuella341 23/07/2022

nunca tinha um livro da ágatha christie antes desse. No começo até o meio achei bem chato de ler, mas quando a emily entrou comecei a gostar, e como prometeu o final foi inesperado. Não foi favoritado mas vou ler outros.

Suliany 25/01/2016

O final compensa!!
Uma boa história, infelizmente bem calma.
A dama conta a história de assassinato num vilarejo, onde num rigoroso inverno mãe e filha reunem os vizinhos para um chá.
Eis que surge a idéia de uma brincadeira do copo.. e a palavra assassinado é revelada.
Então, entra em ação uma mocinha como "detetive"

Livro bom que não prende muito... mas o final é muito bom!!!

Livro e Neblina 31/01/2016

[Livro] O Mistério de Sittaford
Olá neblineiros!

Chegamos ao final do mês, e que janeiro emocionante para o Livro e Neblina, quem tem acompanhado o blog, viu que estamos iniciando 2016 com tudo, até o nosso autor do mês voltou. Iniciamos o nosso Instagram (@Livroeneblina) , e teremos mais novidades!

Então, para encerrar o mês com chave de ouro na literatura, vamos a resenha do livro: O Mistério de Sittaford, escolhido para o Desafio Literário, lembrando que esse era obrigatório (e quase que a resenha não sai)

Título Original: The Sittaford Mystery
Autora: Agatha Christie
Páginas: 308

☁ ☁ ☁ ☁

Sinopse: Sittaford House é uma mansão localizada em um pequeno vilarejo da campanha inglesa. O dono da casa, Joseph Trevelyan, não resistiu à oferta de alugá-la durante o inverno para as senhoras Willett e Violet Willett, mãe e filha, e se mudou provisoriamente para a cidadezinha mais próxima. Ao redor da mansão existem seis casas menores, construídas e vendidas ou alugadas pelo Sr. Trevelyan. As novas moradoras da mansão querem estabelecer boas relações com os vizinhos e convidam-nos frequentemente para tomar chá e jogar nas frias tardes do inverno inglês. Uma tarde decidem-se por um jogo onde o objetivo é comunicar-se com os espíritos. Durante o jogo recebem a mensagem de que o Sr. Trevelyan foi assassinado naquele momento. O seu melhor amigo, que mora numa das casas e participava do jogo, sai no meio de uma nevasca para saber se aconteceu mesmo alguma coisa e, chegando na cidadezinha, descobre que era verdade: seu amigo foi assassinado misteriosamente. É, assim, acusado um sobrinho do Sr. Trevelyan, mas a sua namorada, Emily Trefusis, em associação com um jornalista, Charles Enderby, não se dá paz. Vai para o vilarejo de Sittaford investigar a situação para provar a inocência do seu amado.

Quem já acompanha o blog sabe que eu sou fãzona da Agatha, e esse livro foi um achado. Eu participo de um grupo do Skoob no facebook, e uma moça estava vendendo o livro a R$15,00 (fala sério um achado) .

Um fato que me chamou a atenção foi a famosa brincadeira das mesas falantes ou girantes * então resolvi encarar. Um mal dos livros dela é o início que é bem monótono, sério chega a ser até triste, porém, quando ocorre a sessão da mesa falante, o livro engata e fica muito bom.

O inspetor Narracott entra em ação, e começa a averiguar os fatos, ele não é o nosso detetive Belga favorito, mais ele surpreende, ele consegue enxergar o que cada personagem esconde, e quando o crime parece resolvido Emily Trefusis entra em cena para ajudar o acusado, ela é uma personagem forte e pensa totalmente fora da caixa o que torna a leitura muito dinâmica, e companhar o raciocínio dela chega a ser apenas para os fortes.

Quando um fugitivo foge da prisão da cidade ao lado, todos pensam que isso é um infortúnio e é ai que Emily começa a estranhar os fatos. o desaparecimento de um par de botas, chama a atenção da moça e ela resolve investigar mais a fundo. Chegamos assim ao climax e final do livro, descobrindo o verdadeiro assassino e a ligação das novas moradoras de Sittaford com o fugitivo.

Livro para ler em até dois dias.

* Mesas falantes - Girantes
Mesas girantes, mesas falantes ou dança das mesas são um tipo de sessão espírita em que os participantes se sentam ao redor de uma mesa, colocam as mãos sobre ela e esperam que ela se movimente. Populares no século XIX, acreditava-se que as mesas serviam como meio de comunicação com supostos espíritos. Alfabetos também eram colocados sobre as mesas e elas se inclinavam para a carta adequada, soletrando palavras e frases.
O fenômeno é explicado pelo efeito ideomotor, que também acontece no tabuleiro ouija e na chamada "brincadeira do copo". Em 1853, Michael Faraday publicou os resultados de experimentos que explicaram a movimentação das mesas. Faraday demonstrou experimentalmente as descobertas de William Benjamin Carpenter sobre esse efeito ideomotor, responsável pela movimentação involuntária dos músculos pelos participantes da sessão espírita.
Apesar disso, e da condenação pela Igreja Católica, no século XIX e começo do século XX os defensores do magnetismo animal e do médico acusado de charlatanismo Franz Anton Mesmer, os praticantes do moderno espiritualismo e, posteriormente, os adeptos do espiritismo, continuaram a alegar que as mesas permitiam a comunicação de espíritos com as pessoas.
O espiritismo se apresenta como "uma ciência" e, mesmo com as evidências e críticas posteriores, as mesas girantes, o tabuleiro ouija e a "brincadeira do copo" ainda são consideradas reais por kardecistas e umbandistas. Adeptos destas e de outras religiões espiritualistas acreditam que pessoas mortas se comunicavam usando as mesas girantes. No presente essa comunicação aconteceria através dos supostos fenômenos mediúnicos, principalmente os chamados de psicografia e psicofonia, expressões cunhadas por Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espirita.

Fonte: Wikipédia.

site: http://www.livroeneblina.com/2016/01/livro-o-misterio-de-sittaford.html

Thiago Barbosa Santos 13/03/2017

Mistério instigante
Mais um bom livro de Agatha Christie. Não está na lista dos melhores que já li da rainha do crime, mas sem dúvidas uma ótima trama construída pela autora. O Mistério Sittaford não é protagonizado pelos tradicionais detetives Poirot e Miss Marple. Quem faz as vezes de detetive é a sra. Emily, que tenta salvar o noivo da acusação de ter assassinado o próprio tio, sir. Trevelyan, que é morto de maneira misteriosa em um dia de forte nevasca. O livro traz um mistério sobrenatural a ser desvendado também. Durante uma recepção na mansão Sittaford, as pessoas são avisadas do crime através de uma mensagem do além, o que deixa a história ainda mais instigante. A única coisa que me incomodou na leitura foi que a edição da L&PM traz muitos erros de digitação.

Diego 27/08/2017

Divertido, mas confeso que esperava mais.