O Mistério de Sittaford

Resenhas - O Mistério de Sittaford

Felipe 16/06/2015

ruinzinho...

Rafaela 12/07/2015

Apesar de muitos leitores de Agatha Christie não gostar muito do O Misterio de Sittaford eu adorei.
O leitor descobre que houve um crime em uma sessao espirita durante uma tempestade de neve mas o sobrenatural nao domina a historia.
Boa parte da investigaçao é conduzida por Emily Trefusis, uma versao de Tuppence mais carismatica, que quer salvar o noivo da cadeia.
Achei o final surpreendente mas sou lerda para descobrir quem matou, o que mais gostei é como atraves da investigação da Emily os podres de alguns personagens vao se revelando.

Suliany 25/01/2016

O final compensa!!
Uma boa história, infelizmente bem calma.
A dama conta a história de assassinato num vilarejo, onde num rigoroso inverno mãe e filha reunem os vizinhos para um chá.
Eis que surge a idéia de uma brincadeira do copo.. e a palavra assassinado é revelada.
Então, entra em ação uma mocinha como "detetive"

Livro bom que não prende muito... mas o final é muito bom!!!

Livro e Neblina 31/01/2016

[Livro] O Mistério de Sittaford
Olá neblineiros!

Chegamos ao final do mês, e que janeiro emocionante para o Livro e Neblina, quem tem acompanhado o blog, viu que estamos iniciando 2016 com tudo, até o nosso autor do mês voltou. Iniciamos o nosso Instagram (@Livroeneblina) , e teremos mais novidades!

Então, para encerrar o mês com chave de ouro na literatura, vamos a resenha do livro: O Mistério de Sittaford, escolhido para o Desafio Literário, lembrando que esse era obrigatório (e quase que a resenha não sai)

Título Original: The Sittaford Mystery
Autora: Agatha Christie
Páginas: 308

☁ ☁ ☁ ☁

Sinopse: Sittaford House é uma mansão localizada em um pequeno vilarejo da campanha inglesa. O dono da casa, Joseph Trevelyan, não resistiu à oferta de alugá-la durante o inverno para as senhoras Willett e Violet Willett, mãe e filha, e se mudou provisoriamente para a cidadezinha mais próxima. Ao redor da mansão existem seis casas menores, construídas e vendidas ou alugadas pelo Sr. Trevelyan. As novas moradoras da mansão querem estabelecer boas relações com os vizinhos e convidam-nos frequentemente para tomar chá e jogar nas frias tardes do inverno inglês. Uma tarde decidem-se por um jogo onde o objetivo é comunicar-se com os espíritos. Durante o jogo recebem a mensagem de que o Sr. Trevelyan foi assassinado naquele momento. O seu melhor amigo, que mora numa das casas e participava do jogo, sai no meio de uma nevasca para saber se aconteceu mesmo alguma coisa e, chegando na cidadezinha, descobre que era verdade: seu amigo foi assassinado misteriosamente. É, assim, acusado um sobrinho do Sr. Trevelyan, mas a sua namorada, Emily Trefusis, em associação com um jornalista, Charles Enderby, não se dá paz. Vai para o vilarejo de Sittaford investigar a situação para provar a inocência do seu amado.

Quem já acompanha o blog sabe que eu sou fãzona da Agatha, e esse livro foi um achado. Eu participo de um grupo do Skoob no facebook, e uma moça estava vendendo o livro a R$15,00 (fala sério um achado) .

Um fato que me chamou a atenção foi a famosa brincadeira das mesas falantes ou girantes * então resolvi encarar. Um mal dos livros dela é o início que é bem monótono, sério chega a ser até triste, porém, quando ocorre a sessão da mesa falante, o livro engata e fica muito bom.

O inspetor Narracott entra em ação, e começa a averiguar os fatos, ele não é o nosso detetive Belga favorito, mais ele surpreende, ele consegue enxergar o que cada personagem esconde, e quando o crime parece resolvido Emily Trefusis entra em cena para ajudar o acusado, ela é uma personagem forte e pensa totalmente fora da caixa o que torna a leitura muito dinâmica, e companhar o raciocínio dela chega a ser apenas para os fortes.

Quando um fugitivo foge da prisão da cidade ao lado, todos pensam que isso é um infortúnio e é ai que Emily começa a estranhar os fatos. o desaparecimento de um par de botas, chama a atenção da moça e ela resolve investigar mais a fundo. Chegamos assim ao climax e final do livro, descobrindo o verdadeiro assassino e a ligação das novas moradoras de Sittaford com o fugitivo.

Livro para ler em até dois dias.

* Mesas falantes - Girantes
Mesas girantes, mesas falantes ou dança das mesas são um tipo de sessão espírita em que os participantes se sentam ao redor de uma mesa, colocam as mãos sobre ela e esperam que ela se movimente. Populares no século XIX, acreditava-se que as mesas serviam como meio de comunicação com supostos espíritos. Alfabetos também eram colocados sobre as mesas e elas se inclinavam para a carta adequada, soletrando palavras e frases.
O fenômeno é explicado pelo efeito ideomotor, que também acontece no tabuleiro ouija e na chamada "brincadeira do copo". Em 1853, Michael Faraday publicou os resultados de experimentos que explicaram a movimentação das mesas. Faraday demonstrou experimentalmente as descobertas de William Benjamin Carpenter sobre esse efeito ideomotor, responsável pela movimentação involuntária dos músculos pelos participantes da sessão espírita.
Apesar disso, e da condenação pela Igreja Católica, no século XIX e começo do século XX os defensores do magnetismo animal e do médico acusado de charlatanismo Franz Anton Mesmer, os praticantes do moderno espiritualismo e, posteriormente, os adeptos do espiritismo, continuaram a alegar que as mesas permitiam a comunicação de espíritos com as pessoas.
O espiritismo se apresenta como "uma ciência" e, mesmo com as evidências e críticas posteriores, as mesas girantes, o tabuleiro ouija e a "brincadeira do copo" ainda são consideradas reais por kardecistas e umbandistas. Adeptos destas e de outras religiões espiritualistas acreditam que pessoas mortas se comunicavam usando as mesas girantes. No presente essa comunicação aconteceria através dos supostos fenômenos mediúnicos, principalmente os chamados de psicografia e psicofonia, expressões cunhadas por Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espirita.

Fonte: Wikipédia.

site: http://www.livroeneblina.com/2016/01/livro-o-misterio-de-sittaford.html

Thiago Barbosa Santos 13/03/2017

Mistério instigante
Mais um bom livro de Agatha Christie. Não está na lista dos melhores que já li da rainha do crime, mas sem dúvidas uma ótima trama construída pela autora. O Mistério Sittaford não é protagonizado pelos tradicionais detetives Poirot e Miss Marple. Quem faz as vezes de detetive é a sra. Emily, que tenta salvar o noivo da acusação de ter assassinado o próprio tio, sir. Trevelyan, que é morto de maneira misteriosa em um dia de forte nevasca. O livro traz um mistério sobrenatural a ser desvendado também. Durante uma recepção na mansão Sittaford, as pessoas são avisadas do crime através de uma mensagem do além, o que deixa a história ainda mais instigante. A única coisa que me incomodou na leitura foi que a edição da L&PM traz muitos erros de digitação.

Diego 27/08/2017

Divertido, mas confeso que esperava mais.

Emilia Yumi 19/05/2019

Um espírito que anuncia o seu assassinato?
Um grupo de vizinhos na vila de Sittaford fazem a "brincadeira do copo". De repente, aparentemente um espírito anuncia o seu assassinato... Todos acham que é uma brincadeira de mau gosto de um dos participantes. Um dos membros (um pouco preocupado) resolve ir ver a pessoa no meio de uma nevasca e acaba descobrindo que tudo é verdade... As suspeitas caem rapidamente sobre um parente que herdaria uma boa quantia, mas sua noiva resolve investigar o caso com a ajuda de um repórter local para inocentar seu futuro marido. Novamente todos os personagens parecem suspeitos, todos parecem ter algum tipo de segredo...Emily terá que descobrir a verdade por trás do Mistério de Sittaford...

Aline @maesliterarias 30/01/2020

Em nenhum momento (antes do final) consegui desvendar o que tinha acontecido de fato, tanto quem era o autor do crime como sua motivação para tal. Hercule Poirot é disparado meu personagem favorito nas tramas da autora, porém em sua ausência, Emilly Willett "roubou" a cena e fez jus ao título de "investigadora". Há outro acontecimento além do assassinato, porém não vou entrar em detalhes, qualquer coisa que eu diga a partir daqui pode ser considerada spoiler rss.

Casa da mãe Joana 25/09/2020

Um caso de Emily Trefusis
A história me surpreendeu, e embora eu tenha o hábito de desconfiar de todo mundo, gostei do desfecho.

Joyce 21/06/2021

Não fede nem cheira
Nesse livro, a jovem Emily Trefusis busca inocentar o noivo, acusado do assassinato do tio. O romance traz uma premissa interessante, bem comum e bastante replicada em séries policiais de TV. Confesso que acompanhar Emily e seu amigo, o jornalista Charles Enderby na busca do verdadeiro culpado foi um pouco entediante. Apesar disso, o plot no final foi interessante, ainda mais com o esclarecimento sobre o personagem mais misterioso e interessante da história: o Sr. Duke.

Nada de muito extraordinário e Agatha com certeza tem muitos melhores que esse, mas é um ótimo passatempo.

Lela 28/09/2021

O início do livro é bem interessante, mas o desenvolvimento traz muitas informações aleatórias demais numa tentativa de despistar o leitor. E apesar disso, achei o assassino até que óbvio, com um motivo que não me convenceu.

Gostei de ter uma personagem feminina mais forte, na medida do possível considerando o contexto histórico.

Gláucia 24/10/2021

Uma narrativa diferente da que eu estava acostumada em relação a Agatha, mas confesso que gostei e muito. Narrada em 3° pessoa, mas com a descrição dos pensamentos de vários personagens importantes na investigação, o que nos faz ver a situação por diversos ângulos.
A Agatha sempre traz personagens femininas marcantes em suas histórias, nesse livro gostei muito da Emily, uma moça nos seus vinte e poucos anos que sabe o que quer e não descansa até conseguir. Temos que lembrar que para a época, mulheres determinadas não eram bem aceitas pela sociedade, porém para a nossa sorte a autora não se importava com isso.

EstefaneHelen 09/12/2021

Realmente misterioso
Foi um mix de sentimentos ler esse livro.

No começo tem uma narrativa bem diferente do usual. Agatha traz um recurso mais sobrenatural pros capítulos, que eu particularmente gosto. Logo em seguida a história foi se desenvolvendo cada vez mais misteriosa. Já tinha passado da metade do livro e não consegui formular uma teoria viável.

E mais uma vez o final óbvio, mas não tanto. Inclusive, acho válido ressaltar a riqueza de detalhes que Agatha tem trazido cada vez mais aos seus livros. Sinto realmente uma imersão a história, aos personagens e cenários.

Berenga 16/05/2022

Esperava mais do desfecho
Não foi dos melhores que li da Agatha. O ritmo é bom, a Emily é uma personagem agradável, mas achei o final fraco. Prometeu demais e entregou pouco. Uma pena.

Ketylin Maia 24/05/2022

"Ela é a imagem viva da minha bisavó Sarah Belinda."
Como de praxe o enredo é muito interessante, os personagens com seus muitos mistérios o tempo todo colocam pulgas atrás das nossas orelhas, fiquei muito interessada e ansiosa pelo desfecho, porém, por mais que seja difícil assumir, achei um pouco decepcionante. Durante o desenrolar da estória, a autora deixa algumas pontas soltas e o leitor aguarda por suas explicações nas últimas páginas como de costume. Sendo bem sincera não é o que acontece. Senti que muitos fatos ficaram para ser esclarecidos e o desfecho foi corrido e pouco satisfatório. Talvez, tenha iniciado essa leitura com muita expectativa por ter visto que o título foi comparado ao seu grande sucesso O assassinato de Roger Ackroyd, porém, esse não é nem de longe um dos melhores da rainha do crime.