O Contrabandista de Deus

O Contrabandista de Deus Irmão André...

Resenhas - O Contrabandista de Deus

Thaiane Koppe 17/03/2021

Da série: livros inesquecíveis
Um livro para te sacudir e fazer você refletir sobre uma fé que depende unicamente de Deus e sobre renunciar seu conforto, o convívio de sua família para servir a igreja perseguida. Nunca vou esquecer a história do irmão André.

Barbara.Tomaz 25/02/2021

Um panorama do livro
Nesta biografia não conhecemos apenas a história de vida do fundador da organização internacional Portas Abertas, desde as raízes de sua família e infância, mas também, conhecemos todo o contexto histórico-social da Holanda e dos países que André viveu e viajou. Com ricos detalhes sobre o contexto histórico soviético, podemos perceber a provisão de Deus em cada momento do missionário, bem como a direção Deus de quais países visitar, o que deveria ser feito e como. Como André mesmo menciona se realmente quisesse fazer a obra de Deus, precisaria de fazê-lo “à moda do Rei”.

Conhecemos suas dificuldades, esperanças e alegrias e, que de alguma maneira, ao ler sobre sua experiência de vida, somos encorajados a perseverar na fé, na oração e até na evangelização dos povos não alcançados e, é claro, a servir com fervor aos irmãos que estão enfrentando opressão e inúmeras dificuldades como consequência da perseguição religiosa, originada pela influência política, social ou por causa de crises humanitárias e conflitos armados. Além disso, aprendemos com o senhor André é a lição que ele mesmo aprendeu no início de sua caminhada cristã: o cristão é chamado para testemunhar de seu Senhor em todos os lugares que ele se encontra. Isso fica evidente no seu relato dos tempos em que trabalhava numa fábrica, ainda na Holanda, em que ele percebeu (com a ajuda de sua namorada daquele tempo) que se ele quisesse ser um missionário para levar a Palavra mundo a fora, era preciso começar a pregar ou a testemunhar nos lugares de seu dia a dia, para pessoas próximas, como vizinhos e colegas de trabalho, através da oração, conversas intencionais, pregações ao ar livre e pregações em igrejas locais.

Outro ponto de destaque é a importância da Bíblia na vida de André, o desejo ardente de compartilhar da Palavra com cristãos ou não, independente da circunstância. Acredito que todo cristão já experimentou desse amor por presentear alguém próximo ou algum desconhecido com uma Bíblia. Esse empenho que André fez em suas missões pelos países soviéticos sozinho, depois com irmãos, é algo que nos motiva hoje a valorizar a liberdade que temos de adquirir, distribuir, ler e conversar sobre a Bíblia, e, a criar laços de empatia com os irmãos de fé que não possuem de tal direito e recursos para terem e lerem suas Bíblias. O “Somente Escritura”, um dos pontos da Reforma Protestante, poderiam ser muito bem relacionados a esse princípio que o Irmão André compartilha conosco através de seus relatos.

A narrativa do livro vai além de uma simples biografia, as curiosidades culturais são outras pérolas que encontrei durante a leitura, desde a geologia holandesa até a ideia da impressão de Bíblias pequenas, perfil de países e descrição das reuniões de igrejas, o comportamento dos guardas, moradores e autoridades religiosas, o porquê do nome da organização e a ocultação do sobrenome do missionário são aspectos que impressionam e nos enriquecem.

Marly.AraAjo 18/09/2020

Impactante
Mostra a história de um homem corajoso, que desafia as autoridades para pregar a palavra de Deus mesmo colocando sua própria vida em risco.

Mikaelly 05/09/2020

O contrabandista de Deus
Um dos melhores livros que eu já li! Muita prova de fé! Recomendo!!
Resenha completa abaixo

Lillian Ramos 22/05/2020

A Portas Abertas é uma organização incrível que nos deixa mais próximos a parte de nossa família da fé que não tem o mesmo privilégios que nós. Conhecer um pouco de como foi o início deste ministério é simplesmente inexplicável. Este é um daqueles livros de tirar o fôlego. A cada nova experiência do irmão André, você fica com medo, se emociona, sorri e chora. Grandes coisas o Senhor fez e tem feito, que possamos nos mobilizar e fazer parte do que Deus está fazendo no mundo.
Bruno.Justiniano 16/07/2020minha estante
Que pouca vergonha desse skoob! Não consegui baixar nada... Lá se foi meu precioso tempo.

Caio 27/04/2020

Maravilhoso
Saber que há pessoas que fazem oque fazem pela fé em Deus é um combustível para nossa fé também. Livro maravilhoso e tocante.

Artur Lima 04/03/2020

É uma leitura obrigatória a todo cristão.
Como são as coisas, há um tempo atrás já havia iniciado o livro do irmão André mas por algum motivo que não sei dizer o porque acabei abandonando, e um ano depois o peguei de novo. Só posso dizer que o azar foi todo meu, em ter perdido uma história tão rica, inspiradora e cheia de simplicidade.

A História do irmão André se inicia com um cruzamento com a história recente do final da segunda guerra, e início da guerra fria. É interessante sua narrativa pessoal da Guerra em que ele lutou, suas consequências e feridas.
Mas a leitura começa a ganhar um novo rumo quando o irmão André tem uma experiência profunda com Deus (que eu não vou dizer qual é). A partir daí é uma evolução até sua ida para o seminário e a descoberta de seu chamado a evangelizar os países da cortina de ferro (saldo da segunda guerra).

Sem salário ou uma grande igreja que o sustente, vemos Deus agindo em cada momento, provendo cada necessidade ainda que mínima. E nesta provisão Deus traz tudo que ele necessita, sem luxos, mas sem falta de nada.

“ Senhor quando estivestes aqui na terra abristes os olhos dos cegos, hoje peço-te que feche os olhos destes que podem ver”

O trecho acima é o único spolier que eu vou dar, é uma oração e foi feita mais de uma vez. E Deus atendeu a este pedido, o objetivo era simples levar Bíblias para um país onde era proibido (as vezes literalmente outras de maneira subentendida).

Há momentos tensos, e é engraçado como ele ( O irmão André ) lida com a tensão... no melhor estilo desavisado, é bem engraçado no meio da tensão, quase fuga o personagem diz “ Bom dia, quer café... está ótimo”

Cada história nos remete a uma viagem cultural, mostra um pouco dos costumes, da cultura dos países. Mostra um povo sedento por conhecer mais de Deus, ler a Bíblia, as custa da liberdade muitas vezes.

Há um fato narrado no livro onde o irmão André está sem nenhum interprete e precisa se comunicar com os irmãos locais, e como ele resolve isso? Através da Bíblia. É simplesmente inspirador.

Russia, Polonia, Hungria, Cuba, China entre outros vão entrando no roteiro e cada local tem suas peculiaridades, necessidades diferentes, povos com costumes diferentes, porém com uma coisa em comum. Sede de Deus e necessidade de Bíblias.

É uma leitura obrigatória a todo cristão.

Ruth Diniz 26/10/2019

Inspiração
História inspiradora... Que nos ensina a confiar em Deus.

Rogério 03/10/2019

É certamente um livro inspirador
Esse livro é excelente! Não há o que dizer mais. A história é inspiradora, de um homem que não tinha nada com o Evangelho, mas que se tornou um grande soldado de Cristo, que arriscou a sua vida e concluiu, com a graça e misericórdia do Eterno, um projeto que tem mudado a vida de muitas pessoas ao redor de todo mundo. A leitura em si é muito tranquila, muito fluida, muito gostosa. O livro foi muito bem escrito, de modo a constantemente reforçar a vontade continuar lendo capítulos após capítulos. Não vejo a hora de continuar lendo até concluí-lo. Certamente relerei em algum outro momento. O Irmão André levou a sério o que é ser um cristão, e todo homem que professa a fé em Cristo deveria levar também.

Dani 27/11/2018

Exemplo...
Meu primeiro contato com a igreja perseguida, foi através desse livro!!
Sempre posso eu indico ele pros meus amigos!!

Ver o que Deus fez na vida do irmão André, sua simplicidade, coragem, e amor a igreja de Cristo, me inspirou a ser uma crista comprometida com meus irmãos!!

Vale a pena ler esse livro!! Vc vai entrar em um mundo em que o evangelho não tem holofotes, mas tem o brilho do Senhor!!

P.s não é uma resenha, e sim um testemunho do que senti ao ler p livro!!
Se vc tiver oportunidade, leia!! Não vai Se arrepender!!

Vanderni 06/11/2018

Deus usa quem Ele quer.
Eu havia lido esse livro há mais de vinte anos. E essa releitura trouxe-me alento e inspiração. É a história de um homem simples, sem muita instrução, que aprendeu a ouvir, confiar e obedecer a Deus e que foi muito usado para confortar e edificar a igreja de Jesus nos países comunistas. É inspirador para a vida cristã, pq mostra a possibilidade de andar com Deus de uma forma especial e íntima. Através do Irmão André surgiu o ministério Portas Abertas atuante no Brasil e em vários países. Recomendo a leitura!

Resenhas Cristãs 19/03/2018

Um contrabandista... a serviço do Reino!
Leia resenha completa do nosso blog e se inscreva no canal para participar dos nossos sorteios que ocorrem todo mês! :)

O link está abaixo: Blog Resenhas Cristãs

site: http://resenhascristas.blogspot.com.br/2018/03/resenha-0064-o-contrabandista-de-deus.html

Dâmares Dias 28/12/2016

O contrabandista de Deus - Irmão André, John e Elizabeth Sherril
Olá... Ganhei "O contrabandista de Deus" como presente de aniversário, logo vi que se tratava de uma história baseada em fatos reias e que valia a pena ser lida...

O livro conta a história do "Irmão André", fundador do "Ministério Portas Abertas", ministério esse conhecido no meio cristão por seu trabalho de ajuda a cristãos perseguidos em todo o mundo.

Conheci o Portas Abertas pela página que eles disponibilizam na internet (pra quem se interessar é só digitar no Google: Ministério Portas Abertas), e nem sabia da existência do livro, por isso fiquei muito surpresa e satisfeita ao ser presenteada com um exemplar.

Como vocês devem ter percebido, trata-se de literatura voltada para o meio cristão, mas como o livro dá uma visão de alguém que esteve dentro dos países da "Cortina de Ferro", durante o período do comunismo, também indicaria a leitura para você, que mesmo não sendo cristão, se interessa por essa parte da história.

O livro tem como personagem principal o "Irmão André", garoto holandês pobre, filho de um ferreiro, que lutou na guerra na Indonésia, voltou para casa como um soldado ferido e até considerado inválido por muitos, mas que através do amor de Deus pôde se tornar um ajudador dos cristãos perseguidos, mesmo com todas as circunstâncias contrárias.

Como é uma história real, o livro não é bonito o tempo todo, como os romances de ficção que lemos, mas posso dizer que a leitura me prendeu do início ao fim.

A parte inicial do livro aborda mais a juventude do personagem principal e suas decisões (com seus erros e acertos), mas depois somos levados através das páginas da história para dentro de vários países do bloco comunista, e vemos a realidade que existia ali.

Na introdução do livro há uma nota explicando que alguns nomes de personagens foram alterados pois na época das primeiras edições ainda havia forte perseguição política contra aqueles que professavam a fé cristã, e como o personagem principal, "contrabandeavam" Bíblias para os países comunistas.

Também devo ressaltar que o livro foi escrito pelo casal John e Elizabeth Sherril, através da narrativa do irmão André, não sendo escrito diretamente pelo personagem principal, apesar de seu nome aparecer na capa, juntamente com os nomes dos autores ...

Vale a pena ler e aprender com esse exemplo de força e coragem.

site: lifalei.blogspot.com.br

Ramon 15/12/2016

Exemplo de fé e determinação
O livro retrata a história da vida do Irmão André, o fundado da missão Portas Abertas, que cuida dos cristãos perseguidos pelo mundo.
Nesse livro ele conta o início do seu chamado, de um homem violento, ansioso e beberrão, ele foi transformado num dos maiores missionários modernos.
Seu trabalho era contrabandear bíblias para atrás da cortina de ferro, antiga União Soviética, onde o cristianismo era perseguido, ou controlado pelo Estado. Irmão André é um exemplo de homem de fé, que depositou sua confiança em Deus e viu o que Ele pode fazer, operava verdadeiros milagres nas suas andanças pelo leste europeu, levando a palavra de Deus e fortalecendo a fé dos cristãos daquele lugar.
Um livro com uma história emocionante, cheia de fé e muita perseverança, que nos ensina a confiar em Deus. Vale a pena ler!
Conheça tb a missão portas abertas, e ajude os cristãos perseguidos.

Dafne 08/04/2015

Muito bom!
Este livro conta a história do missionário holandês conhecido como Irmão André. Com essa história eu ri, me emocionei e conheci pequenos grandes milagres que Deus operou para que milhares de bíblias pudessem passar para o lado de lá da cortina de ferro. É muito bom ver o cuidado e o propósito de Deus se cumprindo!!