Ameaça Nuclear

Ameaça Nuclear Daniel Pedrosa

Resenhas - Setor 27 – Ameaça Nuclear

Luis Boto 23/02/2013

Aventura, espionagem e mistério
“Setor 27 – Ameaça Nuclear” é uma emocionante e evolvente história de aventura e espionagem, o qual tive o prazer de adquiri-lo no final de 2012 em visita à Livraria Nobel de Juazeiro do Norte, mas somente agora conclui sua leitura.
O livro é a continuação de “Setor 27 – O Segredo do Imperador” , o qual infelizmente não li, mas Ameaça Nuclear traz o retorno de Fernando e Gabrielli para novas e perigosas aventuras, mas desta vez a ameaça é muito maior que na história anterior quando se envolveram pela primeira vez com o Setor 27: uma organização secreta do governo responsável por manter em segurança segredos que podem abalar o país. Com o Setor prestes a ser extinto, um de seus principais comandantes, o Coronel Castro, afim de conseguir meios financeiros para manter o Setor independente, decide negociar com terroristas russos uma ogiva nuclear desenvolvida em segredo pelo governo brasileiro. Com a crise dentro do próprio Setor, o Major Alencar tem que contar mais uma vez com a ajuda do advogado Fernando e da bela historiadora Gabrielli para desvendarem as pistas deixadas pelo Dr. Montenegro, cientista responsável pelo desenvolvimento da ogiva, e localizar a mesma antes que o inescrupuloso Coronel Castro a encontre e finalize o negócio com os terroristas. Em meio a muita aventura e descobertas, o autor nos envolve novamente em um misto de fatos e lugares reais com uma imaginação capaz de ligar pontas onde elas parecem totalmente diversas. A história é rica em detalhes dos cenários onde se passa, como as cidades de Brasília e Goiânia e o Porto de Santos. A história é envolvente até a última página, onde o autor mistura fatos históricos como acidente com o Césio-137 em Goiânia e um possível atentado contra chefes de Estado.
O livro possui um trabalho gráfico muito bom e um texto bastante coerente e de fácil compreensão. Sem dúvida mais uma belíssima obra de um autor nacional, digno de um profissional.

Guilherme Braga Alves 30/06/2012

Eu conheci Daniel Pedrosa aqui no Skoob. Um autor que chegou pra mim e disse: "vem cá, lê o meu livro?". E sim, eu li, resolvi dar uma chance. Em geral eu costumo consumir muita litaratura estrangeira, não só americana, mas inglesa, italiana, alemã, argentina. Quando um autor nacional me pede para ler o livro dele sinto-me quase que no dever de ler. E li. Gostei. Setor 27 - O Segredo do Imperador foi uma boa história. Era um enredo bem construído, bons personagens, uma viagem meio louca mas ainda assim verossímil - algo que eu considero fundamental, apenas com uma escrita que merecia ser lapidada.

E então vem o segundo livro. Daniel me avisou de novo, dei uma volta na livraria, achei e comprei de novo. A leitura foi boa, fluiu de maneira bastante agradável, roubou algumas horas do meu sono. Tudo bem interessante. Ciência, militarismo, política, política externa - o internacionalista aqui adorou essa inclusão de agentes externos na história, romance.

Devo confessar que Legião Urbana na obra acaba por atrapalhar minha avaliação. Não posso falar mal de alguém que cita "Mais do Mesmo"!

De modo geral achei o livro melhor que o primeiro - que não precisa necessariamente ser lido para a história ser entendida, mas vale a pena ler. Tornou-se melhor, mas a escrita ainda precisa ser um pouco mais amadurecida. Alguns diálogos meio que não encaixam, são compostos de maneira que não tem uma credibilidade de que essa comunicação existiria na vida real nestes termos (ok, não consegui me explicar muito bem :/) mas são problemas muito leves que com a prática da escrita serão certamente corrigidos.

Que Setor 27 torne-se uma trilogia! Quem sabe uma trilogia estilo Douglas Adams, com cinco obras? :D

Andréa 23/03/2012

Fatos históricos, ficção e muita adrenalina
O livro traz o retorno de Fernando e Gabrielli ao perigo, mas desta vez a ameaça é muito maior que na aventura anterior quando se envolveram pela primeira vez com o Setor 27, uma organização secreta do governo responsável por manter em segurança segredos que podem abalar o país. Com o Setor prestes a ser extinto, um de seus principais homens, o Coronel Castro, afim de conseguir meios financeiros para manter o Setor independente, decide negociar com terroristas russos uma ogiva nuclear desenvolvida em segredo pelo governo brasileiro. Com a crise dentro do próprio Setor, o Major Alencar tem que contar com a ajuda do advogado Fernando e da historiadora Gabrielli para desvendarem as pistas deixadas pelo Dr. Montenegro e localizar a ogiva antes que o Coronel a encontre. Em meio a muita adrenalina, o autor nos envolve novamente em um misto de fatos e lugares reais com uma imaginação capaz de ligar pontas onde elas parecem totalmente diversas. Tendo Brasília, Goiânia e o Porto de Santos como principais cenários, Setor 27 - Ameaça Nuclear é envolvente até a última página, onde o autor mistura fatos históricos como acidente com o Césio-137 em Goiânia e um possível atentado contra chefes de Estado.