o desenho cultivado da  criança

o desenho cultivado da criança rosa iavelberg

Resenhas - o desenho cultivado da criança

eurenato 19/01/2024

Desenho Cultivado
Lembro de ter parado de desenhar por volta de oito anos de idade. Desenhava muito antes disso, mas por me sentir desestimulado e fracassado em alcançar um realismo idealizado, a prática foi minguando até que abandonei de vez meus bichos tortos e dinossauros feios.
...
Foi dentro da universidade, nas aulas da profa. Rosa Iavelberg, que reencontro minha capacidade de desenhar. Mesmo sem técnica, consegui conceber meu estilo próprio, características autorais e liberdade criativa. Junto de um tanto de aprendizados que retomei nessa leitura.
....
O livro é um manual inspirador para o trabalho com desenho dos pequenos. O desenho para a infância é chave para desenvolvimento de habilidades e competências de linguagem e de arte. O conceito de "desenho cultivado" da professora Iavelberg traz avanços que ultrapassam a visão de que o desenho serve apenas para a reprodução realista de imagens. É, se devidamente estimulado, poderoso recurso criativo e inventivo de novos saberes.
...
Um conceito-chave que está presente no meu pensamento em educação e também no livro é o de "horizonte de experiências", ou seja, o que vivenciamos e nos é apresentado social, cultural e artisticamente, se possível inserido em mediações adequadas e emancipadoras, tem a força de nos impulsionar para modos de ser e estar no mundo que são revolucionários.