Alice

Alice's Adventure in Wonderland & Through the Looking-Glass Lewis Carroll

Resenhas - Alice's Adventures in Wonderland & Through the Looking Glass

Eduarda Graciano do Nascimento 20/03/2014

Carroll fumava um baseado...
Ao seguir um misterioso coelho branco que usa um relógio de bolso (já deveria suspeitar da loucura aí), a jovem e, diga-se de passagem, muito curiosa, Alice, cai em um buraco. Lá ela vai viver maravilhosas aventuras enquanto muda o tempo todo de tamanho e enfrenta a tirana Red Queen (aqui para nós, Rainha de Copas) e faz de tudo para voltar para casa.

A primeira aventura da pequena Alice se trata de sua incursão no misterioso País das Maravilhas, o qual ela adentra após seguir um coelhinho. Com zilhões de adaptações, tenho certeza que todo mundo conhece essa história. Eu por exemplo, já tinha lido várias vezes, mas nunca a versão original do Lewis, e sim adaptações para crianças sendo alfabetizadas ou aquelas lançadas iguaizinhas ao filme da Disney.
Na segunda parte, que se chama "Alice Através do Espelho" - que eu não conhecia - temos em grande parte a história se passando num tabuleiro de xadrez. Os personagens e diálogos são tão malucos quanto os do primeiro conto. E como num espelho, tudo lá é ao contrário.
Para nossa sorte, exploramos tudo da melhor forma possível, pois estamos na companhia da garotinha mais inteligente e curiosa que vocês podem imaginar.

Já tinham me falado que esse livro era meio louco... mas o que é isso gente? O troço é totalmente psicodélico. Acho que alguém deu um tapinha antes de escrever, hein Sr. Carroll???
A história de Alice é louca e fantástica! Com certeza uma obra prima da literatura. Fiquei muito feliz de ter lido e ao mesmo tempo triste por não ter lido antes. Sabe aquelas coisas que você percebe que gostaria de ter feito na infância? Sei que minha "eu" de 10, 11 anos atrás ficaria encantadíssima.

Mas ler esse livro depois de grande tem uma vantagem: a gente capta algumas metáforas e ao meu ver até algumas mensagens subliminares, haha.
Esse livro realmente é infantil?
Sobre a linguagem... balela! A leitura flui que é uma beleza, dá pra ler até mesmo sem ajuda de dicionário de tão fácil. E o livro também nem é grande, minha gente. Ótimo pra treinar o inglês e é claro, pra soltar a imaginação!

site: http://riscoserabiscosdaangel.blogspot.com.br/2014/03/resenha-ingles-34-alices-adventures-in.html

Kate (@lendocomkate) 01/07/2014

"Life, what is is but a dream?" / Vida, o que é se não um sonho?
Esse quote do título resume bem o livro. Todos os dois livros são sonhos de Alice, portanto é uma loucura atrás da outra, que não fazem muito sentido, ou fazem todo o sentido dependendo do ponto de vista. O que eu quero dizer é que, assim como nós, onde sonhamos coisas relacionadas ao que vivemos, Alice também sonha coisas com as quais ela vive, sendo assim uma analogia a sua vida. Em Alice through the looking-glass (Alice através do espelho), a história é mais sombria segundo o próprio autor, com mais personagens com características únicas e diferenciadas. Essa parte mais sombria talvez mostre o amadurecimento de Alice, e como ela começa a ver as coisas com menos ingenuidade. Bom, é o que eu acho. Pode ser tudo apenas loucura também. Como o Cheshire Cat disse: "We're all mad here (Somos todos loucos aqui)."

Alice.Drakan 23/02/2022

Lindo e luxuoso
Esse ao meu ver é um dos livros mais luxuosos da Alice in Wonderland, a capa é realmente muito bem feita e detalhada, e o conteúdo é tão incrível qnto poderia ser, afinal Alice no País das maravilhas é a melhor história já escrita.

Helena Eher 22/03/2015

Fantasia e muita brincadeira com as palavras
No primeiro livro, Alice segue um coelho branco que diz estar atrasado. Ao cair no buraco de sua toca, acaba em um mundo repleto de fantasia onde coisas muitos estranhas acontecem.

Ao longo da história, Alice se depara com o Chapeleiro, um gato que sorri, a guarda real composta por cartas do baralho, uma rainha que adora ordenar que cortem as cabeças entre outras tantas coisas impossíveis na realidade.

Na continuação “Alice Através do Espelho”, a menina mais uma vez vai parar num mundo mágico, um grande tabuleiro de xadrez. Como quer se tornar uma rainha, ela precisa avançar oito casas para chegar ao final onde, de acordo com a regras do jogo, um peão pode virar uma rainha.

Ao longo do caminho, encontra-se com flores que falam, com reis e rainhas, com um leão e um unicórnio e com muita magia e confusão.

Alice é uma personagem curiosa, corajosa e engraçada. Enquanto, conversa consigo mesma desenvolve umas ideias e teorias muito divertidas.

Ela representa a criança e sua capacidade de imaginar e aceitar a fantasia, consegue conviver com todo o impossível com grande facilidade. Ainda assim, também para representar a criança, ela questiona coisas aparentemente simples, mas que para ela não fazem sentido nem no País das Maravilhas.

Para mim, os dois livros são retratos da infância, de como as crianças são capazes de imaginar, de entrar em mundos fantásticos e, realmente, acreditar neles. No fim do livro, a irmã mais velha de Alice pensa sobre o País das Maravilhas, mas sabe que não pode ir até lá, pois já cresceu.

O narrador, diversas vezes, conversa com o leitor para explicar melhor algumas atitudes de Alice. Juntamente com isso, as metalinguagens e jogos de palavras enriquecem ainda mais o texto.

Os dois livros exploram muito a linguagem, tanto o som das palavras, como os significados de palavras e expressões. O segundo livro está repleto de poesia e de palavras inventadas. A forma como Lewis Carroll cria e brinca com as palavras faz com que ela se torne tão importante quanto uma personagem da história.

Clássicos que valem a pena serem lidos! Histórias para reanimar um pouco a criança dentro de cada um.

Há inúmeras edições e publicações dessa história. Mas como ela é bem antiga, já é considerada domínio público e, por isso, pode ser baixada de graça, legalmente.

site: http://doslivrosumpouco.wordpress.com

Ana Cristina 31/12/2021

Lendo Alice em Inglês
A linda edição em inglês é um pequeno desafio para quem ainda está dominando o idioma. A história inclui muitos termos inesperados e fora de contexto, que é a principal característica do mundo das maravilhas, mas confunde bastante o leitor iniciante.

Portal JuLund 06/08/2015

Alice’s Adventures in Wonderland e Through The Looking-Glass, @BNBuzz
Quem não conhece a história de Alice e suas aventuras pelo também já conhecido País das Maravilhas? Até algum tempo atrás meu conhecimento desse universo mágico e instável se dava apenas pela animação e o mais recente filme, ambos dos estúdios Disney. E então eis que surge uma edição na minha frente de ambas as obras Alice’s Adventure in Wonderland & Through The Looking-Glass, da Barnes & Noble lançado em uma edição especial para a Saraiva e não resisti em devorá-lo. O resultado dessa experiência transcrevo abaixo, venham comigo através da toca do coelho.

Leia a resenha completa!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/alices-adventures-in-wonderland-e-through-the-looking-glass-bnbuzz

Nadine 05/02/2021

Eu adoro como os personagens têm um monte de conversas sem nenhum sentido, mas como se estivessem realmente discutindo algo... Ou será que sou eu que não faz sentido e eles é que fazem?

Luciana 10/08/2019

Imaginação
Um dos meus livros preferidos da infância, agora lido também em inglês. A leitura é uma aventura pelo mundo nonsense de Lewis Carroll! Apaixonante também para o público adulto, já que mostra muitos dilemas que seguimos enfrentando. Permita-se divertir ao lado de Alice, do Chapeleiro Maluco, do Gato de Chesire, da Rainha de Copas, dentre tantos outros personagens encantadores.

Jahyne 22/04/2021

Incrível
As histórias que crescemos ouvindo, mas que adquirem ainda mais significado com essa edição e com as ilustrações do autor.

Raissa.Mattosinhos 14/06/2020

Sempre gostei da Alice
É diferente do filme com personagens humanos. Mas é bem gostosinho de ler, porque tem o chapeleiro, o coelho, o gato e a rainha gritando "cortem-lhe a cabeça."

Monica 05/02/2021

Ler clássicos no original é sempre válido.
Ler aclamados clássicos literários em suas línguas originais é sempre uma boa experiência para os que têm acesso. Achei bastante interessante conhecer (ou relembrar...) a história que foi já tão alterada em suas adaptações.
As ilustrações são lindíssimas!

Carolina 08/02/2021

Que lindinho
Primeiro livro que li em inglês "de cabo à rabo". Comecei com outros mais à frente mas devia ter começado por aqui mesmo.

affectionpvs 07/02/2021

nao sou fluente em ingles mas achei a leitura bem rapida e facil de entender, fiquei chocada que o livro é mt diferente do filme, mas eu amo dms o filme e o jeito q mudaram fez parecer mt melhor do q realmente é

najuliaa 05/02/2021

off with her head
precisamos concordar que a Alice é bem doida né tadinha. enfim, uma leitura gostosa, com um inglês bem tranquilo.