Paper Valentine

Paper Valentine Brenna Yovanoff

Resenhas - Paper Valentine

Psychobooks 07/02/2015

Comentários
Confesso que estava torcendo para que esse livro ganhasse a votação! Apesar de ser o menos conhecido entre as opções dadas, estava supercuriosa para conferir a história (fora que a capa é ma-ra-vi-lho-sa) e fiquei muito feliz que ele tenha sido o vencedor.

Enredo
Hannah é uma jovem de mais ou menos 13/14 anos (a idade dela não fica clara no livro) que perdeu a melhor amiga Lillian há 6 meses e, desde então, tem visto seu fantasma. Em meio à dor da perda e a vivência com esse fantasma, ela só quer que sua vida volte ao normal. No entanto, recentes assassinatos de jovens em sua cidade despertam a atenção do fantasma de Lillian, que pressiona Hannah a procurar pistas para solucionar o mistério.

Desenvolvimento do enredo e Narrativa
Ao longo da narrativa acompanhamos o relacionamento entre Hannah e o fantasma de Lillian, com muitos momentos de introspecção e reflexões de Hannah. Quando os assassinatos começam a acontecer, Lillian levanta a hipótese de se tratar de um serial killer e sugere que Hannah procure pistas que ajudem a resolver esses crimes - e o fato de ela trabalhar em uma loja que revela fotografias do departamento de polícia local a ajuda nessa missão. Além disso, ela se vê envolvida com o misterioso Finny Boone, garoto de sua escola que tem aquela pinta de bad boy que a gente adora.

A investigação criminal, no entanto, é apenas um dos assuntos do livro e, não sendo seu foco principal, não é isso que acompanhamos primordialmente - ainda mais porque a narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Hannah. Assim, há uma mistura de momentos de mais suspense com momentos reflexivos da personagem.
O inglês do livro é super-acessível, apenas uma palavra ou outra pode causar mais dúvida, e a escrita é fantástica e flui muito bem.

Personagens
Ponto positivo para o livro que, mesmo sendo jovem-adulto, não traz todos os clichês do gênero - quando percebi que não tinha triângulo amoroso dei até um pulo de alegria! Também não existe amor à primeira vista, há um romance entre Hannah e Finny, mas é natural, nada forçado.

No entanto, há sim alguns clichês próprios do gênero - o bad boy (particularmente meu clichê preferido!) e o fato de os adolescentes serem determinantes para a resolução de algo importante, por exemplo.

A autora conseguiu desenvolver bem os personagens secundários - minha única ressalva é quanto às amigas de escola da Hannah, que para mim pareciam todas ser a mesma pessoa (mas pode ter sido intencional - afinal, em que escola não existe aquele grupinho de meninas que têm a mesma (falta de) personalidade?).

Conclusão
No geral, gostei muito da leitura! Um ponto ou outro me incomodou um pouco e acabei tirando uma estrela, mas no fim das contas o livro não me decepcionou. É menos assustador do que eu esperava e me surpreendi com a qualidade da escrita da autora.

"Ghosts are the kind of thing you go your whole life with everyone telling you they aren't real. I believe in them anyway, because the world is full of things that no one really understands."
Página 6

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/11/resenha-paper-valentine.html

Fernanda 26/01/2015

Resenha: Paper Valentine
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-paper-valentine-brenna-yovanoff.html