Um Brinde de Cianureto

Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

Marlonbsan 15/06/2021

Um Brinde de Cianureto
Todos que estavam na festa de aniversário de Rosemary Barton se lembram dela e tentam entender o que a levou ao suicídio durante a festa. Mas será que foi mesmo suicídio? Afinal, muitas pessoas tinham motivos para querer ver ela morta.

O livro é narrado em terceira pessoa e, como de costume, a leitura é bem fluida e linguagem simples, além de ser bem dividido em livros e capítulos.

Esse é um dos livros que não há a presença dos personagens mais icônicos de Agatha, então a construção acaba sendo um pouco diferente. O início é usado para fazer a introdução dos personagens e traz algumas características de personalidade e envolvimento de cada um na história, o que faz demorar bastante para surgir a investigação de fato, mas é essencial para saber as motivações que eles podem ter.

Ao longo da leitura vamos conhecendo mais a fundo os personagens e a suspeita paira sobre eles, os planos de cada um, seja referente ao crime ou questões pessoais, fazem com que surja uma pulga atrás da orelha. É muito boa a forma que o livro é construído, o que instiga a leitura.

O desfecho da história é algo muito crível, principalmente por ser muito simples e o momento que percebem o detalhe que faltava e vai explicando, mostra a sagacidade da Agatha em bolar suas histórias, as explicações deixam claro o que aconteceu e fecha muito bem a história.

O livro funciona bem para o que se propõe, sendo uma leitura rápida e instigante, mas precisa ter um pouco de paciência na parte introdutória, no mais, para quem gosta da Agatha, com certeza vai se divertir lendo esse livro.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan
Marghani 16/12/2023minha estante
É um livro com o Poirot?

Marlonbsan 17/12/2023minha estante
Não, esse não tem nem o Poirot e nem a Miss Marple

Michela Wakami 19/11/2021

Decepcionante
Tanta enrolação para um desfecho muito ruim, e com pontas soltas.
O Poirot, fez falta nessa história kkkkk.
Karol Alencar 20/11/2021minha estante
Poxa amiga que pena, eu não tenho certeza, mas acho que o Chicó leu esse e gostou kkkkkkk

Michela Wakami 20/11/2021minha estante
Eu detestei kkkkkkk.

Karol Alencar 20/11/2021minha estante
Medooooo

Michela Wakami 20/11/2021minha estante
?????

mais1capítulo 10/04/2023

Não consegui descobrir ??????????
Digo que o final, a descoberta dos culpados foi interessante, a gente até desconfia de todos os personagens, mas não tinha conseguido criar o desfecho final. Diferente de outros livros da Agatha Christie que já consegui.

Mas eu achei um pouco frustrante, tipo, como ninguém se dá conta que sentou numa cadeira, e de repente está sentada na do lado????!!! ?????? Isso foi um pouco ridículo

Os motivos? Legal, gostei, sempre envolvendo amor e dinheiro, vingança!

Esperava mais!
E gosto dos casos que o Poirot desvenda, esses sim são legais, excêntricos é surpreendentes.

trinha 20/01/2022

agatha christie tem melhores
é uma história da gata triste então é boa sim, masss esse não tem todo um negócio merabolante por trás como os outros, tipo a investigação tem um limite pequeno. Até tem, mas só sabemos no último capítulo. Não sei, achei esse bem diferente dos outros e gostei mais dos outros. Eu gostei, mas com umas ressalvas.

Dede 01/05/2022

genial
Meu favorito da Agatha até agora depois de "e não sobrou nenhum". Os personagens muito bem desenvolvidos, a escrita é ótima e a cada capítulo que passa você fica com mais vontade de ler porque todos terminam com um mistério. E não tem um bilhão de personagens diferentes pra lembrar do nome e da história, então melhor ainda!!! Muito bom mesmo, vou panfletar pra sempreee

Naosoualoucadoslivros 31/03/2021

Pensamentos não matam
[...]O papel foi ali encontrado, após a fatal festa de aniversário, fornecendo prova adicional ? se é que provas eram necessárias ? de que Rosemary estivera deprimida e infeliz depois da doença, talvez já então pensando em suicídio.
??Rosemary Marle morre no jantar do seu aniversário, junto a ela na comemoração estavam mais 6 pessoas. Causa da morte: suicídio por meio do pó de cianureto. Rosemary estava se recuperando de uma forte gripe, seu estado debilitado induziu a conclusão do inquérito. Depressão pós gripe. Aparentemente Rosemary não tinha inimigos e o fato de sua morte ter acontecido no dia do seu aniversário junto aos parentes e amigos, fez com que acreditassem que em meio a profunda tristeza, Rosemary decidiu partir de forma a chamar a atenção.
O marido apaixonado, a irmã, 2 amigos íntimos, a esposa de um desses amigos e a devota secretária do seu esposo, compunham a mesa no dia trágico. Todos livres de acusações. Até que seis meses depois, dois bilhetes são entregues ao viúvo.
[...]Se Rosemary morresse...
Não tentara reprimir este pensamento, não ficara horrorizada consigo mesma. Era medieval o bastante para odiar com firmeza e sem remorsos. Odiava Rosemary Barton. Se pensamentos matassem, ela a teria assassinado.
Mas pensamentos não matam ? eles não são o suficiente.
??Minha primeira leitura de uma obra da rainha do crime e amei. Não sei porque demorei tanto tempo pra ler algo dessa mulher!!! Do início ao fim desconfiamos de todos. Em nenhum momento percebi brechas que apontassem apenas para um criminoso. A autora joga com todas as possibilidades nos fazendo acreditar e ao mesmo tempo duvidar de nossas suspeitas. A resolução do caso foi incrível. Eu sabia, eu suspeitei, mas não saberia jamais a forma que aconteceu até ler no final.
Indicadissimo!

Jaque - Achei o Livro 10/10/2023

Em um encontro entre "amigos" num luxuoso restaurante, a bela Rosemary Barton cai morta após o brinde em comemoração ao seu aniversário.
Tudo indica que ela se suicidou após um tempo convalescendo de gripe e ninguém poderia ter suspeitado do contrário.
Os amigos daquela noite vão relembrar como era sua convivência com Rosemary e através dessas narrativas, o leitor começa a criar teorias e suspeitos. Afinal, aparentemente cada um deles tinha motivo para matá-la.
George, o marido amoroso, mais certo do que nunca que sua esposa jamais teria se suicidado, resolve reunir as mesmas pessoas um ano após sua morte.
E no mesmo restaurante, em meio à encenação montada por George, outra pessoa morre.
Agora a polícia não consegue aceitar que seja uma coincidência e além de investigar essa morte, eles também irão reabrir o caso de Rosemary.

Com a participação do Coronel Race, Agatha consegue mais uma vez criar uma trama onde o leitor se vê num beco sem saída: como o criminoso poderia ter agido tão habilmente duas vezes, na vista de várias pessoas e ainda assim ninguém ter percebido nada?
Eu sempre desconfio de todos então não chega a ser uma surpresa, porém essa nunca foi minha aposta. Tinha certeza que o culpado era outro. Adorei como a autora conduziu o final.
Essa foi uma releitura mas eu só sei disso por que no Skoob tá marcado que já li. Foi há tanto tempo que não me recordava de absolutamente nada. Foi como se fosse a primeira vez.
Mais uma estória deliciosa, rápida e engenhosa da Rainha do Crime!
Super recomendado!

Jaque - Achei o Livro 16/10/2023minha estante
Muito obrigada Fábio ?

Luað 01/06/2022

Um brinde de Cianureto
Rosemary Barton cometeu suicidiu na sua festa de aniversário, há onze mas seis pessoas continuam pensando nela: Sua irmã, Seu marido, o seu amante, a esposa de seu amante, um ex-presidiário e a secretária de seu marido.
Seu marido, George Barton então começa á receber cartas dizendo que Rosemary foi assasinada, então começa a inveatigar o caso tentado descobrir se o conteúdo das cartas era verdade e se era descobrir quem foi.

Arlin 13/12/2009

Foi minha iniciação com AG...ainda hj lembro do efeito que essa leitura provocou em mim: uma linguagem única, com uma elegância ímpar, fiquei fascinada e nunca mais parei. Sou "Agathamaníaca".
Karoll 25/11/2012minha estante
Foi meu primeiro livro dela também e desde então nunca mais parei de ler!! Hoje faço coleção dos livros dela!!! ^^

Carol 28/01/2013minha estante
Também foi meu primeiro livro!!!

Carla Monteiro Santos 04/12/2019minha estante
Peguei emprestado na biblioteca pública da cidade em que moro, foi o primeiro livro de Agatha Christie que li, muito interessante.

Osana.Santana 22/03/2020minha estante
Eu tambémmmm Aga

Osana.Santana 22/03/2020minha estante
Eu tambémmmm ela é incrível, recomendo Morte nas nuvens caso não leram, eu já li quase todos hahahhaha

Andre.28 29/02/2024

Habitual fluxo narrativo da Agatha
O livro prende o leitor, a construção do mistério é boa e a suspeita lançada nos personagens é crível, muito embora esse seja o enredo "menos" fluido da Agatha Christie. Não há muitas firulas, e o fluxo narrativo prioriza o olhar nos suspeitos e nas impressões das pessoas, muito embora não soe tão enfadonho como poderia ser. O final é bem interessante, por mas o crime em si (a morte por envenenamento da Rosemary) fique um tanto a margem na primeira metade do enredo. Isso é corriqueiro com a Agatha, em priorizar a trama dando enfoque mais pelo ponto de vista de quem observa o comportamento e a vida dos suspeitos do que na dinâmica do crime. No geral, é um bom livro.

Aline Michele 24/01/2024

Brindemos
Um Brinde de Cianureto foi sei lá, talvez o vigésimo livro da Agatha Christie que eu li. E como em todos os outros eu não acertei quem era o assassino.

Nesta história, uma dondoca comete suicídio e quase um ano depois, seu marido recebe uma carta dizendo que a esposa na verdade foi assassinada, e ele então tem a ideia de investigar o que realmente aconteceu.

Eu senti muita falta de um detetive na história desde o começo, afinal os livros com o Hercule Poirot são os melhores, mas até que os substitutos fizeram um bom trabalho.

Uma das coisas que eu mais gosto nos livros da Agatha é que o assassino nunca é a pessoa óbvia e o motivo na maioria das vezes também não é tão óbvio.

De fato, ela não é chamada de A Dama do Crime à toa, que cérebro genial ela tinha.

Elisabete obrigada pela companhia nesta primeira leitura conjunta de 2024, vamos combinar outras!
Elisabete 25/01/2024minha estante
Eu que agradeço, Aline! Vamos sim.

A.Paula.Sz 25/01/2024minha estante
Tim-Tim ?

Célia 07/05/2023

Sempre genial Ágatha!
Como sempre você desconfia, mas é difícil acertar quem foi e porquê...
Final inesperado! Muito bom.
Sara Férrer 07/05/2023minha estante
Ela é rainha demais

Andy 16/11/2022

Surpreendente
Primeiro contato que tenho com a escrita da autora e compreendi completamente o motivo de ser tão aclamada...
Que escrita envolvente, a criatividade para criar uma história tão única e amarradinha.

O plot foi sensacional, porque a introdução dele durante todo o livro foi tão sútil, como um incoveniente apenas, enquanto lia, pensava ingenuamente que era algo para trazer um realismo maior... Quão boba fui ??