Princesa

Princesa Jean P. Sasson

Resenhas - Princesa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ricardo 23/08/2022

É inacreditável que essas coisas ainda aconteçam em pleno século XXI...
Leitura marcante, acredito que ninguém fique impassível diante deste dramático relato de como as mulheres são tratadas na Arábia Saudita em pleno século XXI, e como a mente humana pode ser tão mesquinha a ponto de considerar até hoje que homens sejam tão hipócritas e as mulheres sejam pouco mais que objetos decorativos... Muito triste e revoltante isso!

Lab of books 08/11/2020

Cultura ou tortura?
Foi uma leitura muito informativa,fiquei espantada com muitas coisas.Coisas que chamam de cultura,mas só traz sofrimento,dor e morte.

Em breve farei a resenha dele no meu IG @laboratoryofbooks

Te espero lá!

CleuzaFaustino 23/03/2014

A história das "mercadorias" por trás dos véus negros
Este livro retrata a situação da mulher na Arábia Saudita, onde ela é mera mercadoria de troca em negócios feitos entre homens. Tudo bem que o relato se passa nos anos 90, porém, não deixa de ser chocante, como um soco no estômago. Mais ainda por saber que algumas dessas barbáries ainda estão presentes em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Quem nunca ouviu falar de meninas vendidas pela própria família, como uma mercadoria qualquer, por alguns trocados para matar a fome? Acontece no Cairo, na Tailândia, nos sertões do Brasil... assim como em qualquer lugar pobre do mundo. E esse comércio persiste porque, infelizmente, ainda existem "compradores".

A princesa Sultana, no entanto, é a voz que clama para "tirar o véu negro do segredo das mulheres".

A grande questão é: "Quantos anos ainda teriam de passar até que nós, mulheres, deixássemos de ser compradas e vendidas como uma propriedade?" Quantos? quantos? quantos???

Tomara que esse relato triste e contundente nos inspire a tomar atitudes que abreviem a chegada de um tempo em que nenhuma mulher no mundo será mais humilhada e massacrada.

Rich 13/03/2015

Arrebatador
Tenho urgência em escrever a respeito de Princesa, como tenho urgência em falar sobre ele sempre que me surge a oportunidade. É dos livros mais impactantes que já li, de uma verdade crua e apaixonada capaz de revoltar o coração mais plácido.

Uma década atrás, no último ano de colégio, uma grande amiga me falou a respeito do livro. Ela tinha seus 16 anos e encontrava-se estarrecida com as verdades reveladas nas páginas da obra. Indignada e apaixonada, recomendou-me o livro com toda a determinação. Gravei o título, mas procrastinei sua leitura até o ano passado. Agradeço por ter dado fim a tamanha leviandade.

Esqueça estilo literário. A essência do livro não está aí. Trata-se ela do relato lancinante - mais vívido, impossível - de Sultana, uma princesa da Arábia Saudita. Seu desabafo principia-se pela narração da história de seu povo e seu país, desembocando então em sua tenra infância. Desde logo fica clara como água a opressão a que são submetidas as mulheres daquela terra árida. Sem revelar nada que as três primeiras páginas já não digam, mas com o intuito de fazer com que você babe de desejo pelo livro, Princesa é vilmente perseguida por seu irmãozinho perverso Ali. Recusando-se a dar a maçã a Ali, que ele só queria para provocá-la, morde a fruta e é conduzida a seu pai, que como castigo a torna prisioneira do irmão. Sultana é confinada a um quarto, vigiado por dois guardas reais, dia e noite. Ali fica encarregado de fazer suas refeições e a ela reserva as piores porções de comida. Não bastasse, priva-a dos jantares, mas não se esquiva à oportunidade de comer pratos fumegantes e aromáticos ao lado dela. Este é apenas o desabrochar de sua luta contra a opressão vigente no país, mas o que o livro vem a revelar em seu corpo é um universo. Um universo impensável.

Princesa é uma história real contada em detalhes. Não é a história de Sultana. É a história de milhões de mulheres sauditas oprimidas por uma sociedade patriarcal no sentido mais absurdo e mesquinho da palavra. Surgem no mundo sem registro de nascimento e vão embora dele sem registro de óbito. Trata-se de livro fundamental para entender a premência da igualdade de gêneros. Não apenas na Arábia Saudita, mas em todo canto, pois que se desvelam as sutilezas a partir da consciência dos cúmulos. Leia Princesa e nunca mais entenda a posição da mulher na sociedade que seja da maneira como você entende neste instante.

Márcia Andréa 07/04/2011

Cruel história de vida da maioria das mulheres sauditas. Contada de forma simples e direta. Daqueles livros que não se consegue parar de ler até chegar ao fim.

Jessica.Jerusa 16/08/2020

Um choque de realidade
Já havia lido outros livros que relatam a vida dessas mulheres, e sempre me choco com tamanho absurdo que os homens há milênios nos impõe. Isso me faz valorizar cada ato de liberdade, por mais singelo que seja, ainda mais para mim que sou lésbica e que jamais teria a chance de viver romance com uma mulher se a minha nacionalidade fosse Saudita.

Dayane 16/09/2010

Escravas de seus Homens
O livro PRINCESA de Jean P. Sasson é um daqueles livros que você pode rotular como obra de utilidade pública, pois todos deveriam tomar conhecimento do assunto que é abordado neste livro.
O livro retrata a vida das mulheres mulçumanas atrás de seus negros véus e este cenário, este mundo totalmente divergente do nosso é nos apresentado por um verdadeira princesa da Arábia Saudita que se apresenta com o codinome Sultana (já que sua vida pode correr risco devido a publicação do livro).

Durante a leitura, veremos como as mulheres são subjugadas à tirania de seus homens, sejam eles pais, maridos, filhos e irmãos. Em várias páginas nos depararemos com cenas de mutilação (feitas para que a mulher não sinta prazer na relação sexual), com cenas de estrupos contra as mulheres (e em muitos casos, são elas que serão consideradas culpadas) casamentos de meninas com homens velhos com idade de serem seus avôs, a compra e a venda de mulheres e assim por diante.

Depois deste livro, há 2 livros que dão continuidade a vida de luta de Sultana, que são : "As filhas da Princesa" e "Princesa Sultana - Sua vida, sua luta"

O bom deste livro é que você tem a oportunidade de conhecer mulheres mulçumanas que lutam de todas as formas possíveis para conquistarem um pouco mais de dignidade à suas vidas.

Recomendo essa leitura a todos, sejam mulheres ou homens, pois de segregação e guerra de sexo, o mundo arábe está cheio.

Layla.Ribeiro 04/05/2017

O livro conta a história de um relato de uma das princesas da Arabia Saudita, que por medo de ser perseguida não tem o nome revelado, sendo chamada apenas por Sultana (princesa em árabe) que fez amizade com a autora do livro e a convenceu a publicar esses relatos a partir do diário de Sultana. A história se passa na Arabia Saudita um país localizado na Ásia na qual tem suas leis ligadas a religião, considerado entre os países mulçumano o mais conservador, na qual segue ao pé da letra o que diz o Corão e o Profeta, a Sultana ela não é herdeira do trono nem o seu pai, ela é Sultana por sua família pertencer a família nobre real, por isso ela foca o tempo todo no livro que por esse motivo ela acaba se tornando "privilegiada" em certas leis, comparada as outras mulheres que são da classe pobre, porém não a exclui de poder sofrer leis cruéis como as penas de mortes ou ser menos submissa aos homens chamado de guardiões. O livro começa da sua infância aos dias atuais, a caçula de 10 filhos do 1 casamento do seu pai (ele tem 4 esposas) ela e as 8 irmãs são humilhadas por seu pai e seu único irmão homem pelo fato de ser mulher e o sonho de que o pai a ame e a respeite como o irmão, faz com que ela odeie esse irmão o que gera as brigas que me fizeram me divertir nesse livro, Sultana é uma menina diferente, rebelde, que quer que as mulheres tenha o mesmo direito que os homens, o livro fala de casamentos forçados com homens bem mais velhos, estupros, e a vida de objeto que as mulheres desse país vivem, de não poder nem sair sem a permissão de algum guardião, de não poder viajar sozinha, nem estudar, nem dirigir (o que não mudou nos dias atuais) e muitas outras coisas que me chocaram e me indignaram, alguns momentos confesso que agradeci por não ter nascido em um país como esse, se bem que o Brasil precisa melhorar muitas coisas ainda sobre a mulher. A todo momento os homens justificam isso como escolha e ordem de Deus, e a Sultana vai mostrando que algumas coisas que estão no Corão eles simplesmente interpretam ao modo deles favorecendo é claro os homens, coisa que não é diferente no mundo cristão. Mas enfim, me apaixonei pela leitura, apesar do tema que causa um certo desconforto em ler, é um livro apaixonante, não consegui parar de ler, li em dois dias e até então é o melhor livro que li esse ano, super recomendo.

Victor 30/08/2014

Igualdade?!
'Princesa'
Esse livro retrata a vida de uma princesa saudita,apesar de pertencer a nobreza Sultana sofre como todas mulheres muçulmanas nesse livro ela descreve todos seus medos,sentimentos,alegrias e tristezas.

Renata 03/01/2010

A história é excelente. Por ser baseada na realidade tem passagens bastante chocantes. É muito triste ver o que algumas pessoas fazem em nome de Deus, isso que a princesa em questão ainda tem muitas regalias por fazer parte da nobreza.

Henrique 30/08/2014

Princesa
Desde a infância, Sultana nunca se conformou com as leis severas para as mulheres daquele país. Vivia brigando com o irmão, Ali, porque ele era o símbolo de todos os privilégios que os filhos homens tinham diante do pai e da sociedade. Ali estuprava meninas que não haviam menstruado ainda, guardava materiais pornográficos e não recebia grandes castigos. Mesmo armando planos para desmascarar Ali, Sultana, por ser mulher, nunca alcançava seu objetivo principal: conquistar o amor absoluto do pai.

Maria 11/03/2021

Livro ótimo, não me decepcionou em nenhum momento. Além de muito interessante, você é levado pra uma sociedade totalmente diferente da que estamos acostumados. Nesse livro você se sente desconfortável várias vezes com a realidade do machismo na Arábia e outros países do Oriente Médio, mas mesmo assim é uma leitura importante e muito emocionante.

lu ;) 05/07/2023

Muito bom sempre descobrir novas culturas, a imersão nesse ?mundo? foi uma loucura pq a ficha de q isso aconteceu msm foi difícil de cair! que emocionante!!! agonizante!! como é triste ver essa realidade das mulheres. obg princesa por compartilhar. everyone should read this

Maria Carolina 28/10/2009

Impressionante!
O Livro é chocante...o q acontece com aquelas mulheres e desumano,cruel!

Mais isso só não acontece na Arabia Saudita.mais em outros paises Islamicos!

A Leitura e facil,muito bem escrito o Livro!
Recomendo para Leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6