A SOMBRA MATERNA

A SOMBRA MATERNA Melodie Johnson Howe

Resenhas - A sombra materna

karinacardoso 08/05/2022

Intrigante
A narrativa do livro é um pouco repetitiva, porém, o mistério consegue prender a atenção do leitor e, apesar das várias descrições desnecessárias, a história se desenvolve de maneira coerente e,ao mesmo tempo, intrigante, conseguindo manter o interesse na leitura até o fim.

Thananda 12/03/2019

Cômico e trágico
Maggie Hill é uma mulher de 35 anos que sobrevive de forma decadente em seu minúsculo apartamento pulando através de empregos temporários depois de uma tentativa fracassada de se tornar uma escritora e se divorciar.

Seu atual emprego é como a secretária temporária do rico e calmo Ellis Kenilworth, que a tratava como um perfeito cavalheiro. Tudo corria tranquilamente até o dia em que Ellis repentinamente altera seu testamento, entregando a única cópia para Maggie, a responsabilizando pela segurança do documento e em seguida se matando.
No meio da confusão, o documento desaparece e Maggie se sente responsável por desvendar o mistério sobre o que teria levado o tranquilo Ellis a tirar sua própria vida e quem dentre os parentes de Ellis teria roubado o documento. Porém, quanto mais Maggie escava a história, mais complicada ela fica e ela descobre que por trás da pompa e prestígio dos Kenilworth, existem muitos segredos sinistros.

Maggie então junta forças com a espirituosa detetive particular Claire Conrad, principal beneficiada do testamento e seu mordomo/guarda costas Boulton.

A Sombra Materna é um livro interessante, que em poucas páginas aborda vários temas como a podridão escondida pela vida glamourosa das celebridades e das pessoas ricas, incesto e cobiça e conflito de interesses em varios graus, tudo trabalhado sob o pano de fundo da libertação da mulher dos esteriótipos de seu gênero e sua evolução para uma criatura independente e empoderada, em contraste com a vida independente mas não tão empoderada protagonista, tudo acompanhado de comentários com humor extremamente ácido.

O livro prende a atenção. A história se resolve rápidamente apesar da enxurrada de informações. Como um mistério e romance policial, A Sombra Materna cumpre bem o seu papel. Hora nenhuma o leitor consegue adivinhar o próximo passo das investigações e encaixar cada culpado com seu devido crime antes do fim, e isso faz com que sejamos transportados para a história como parte da equipe, elaborando teorias e trabalhando juntamente da detetive e da protagonista na resolução do caso.

Recomendo :)

Alice 25/06/2011

A sombra materna
O livro é narrado em primeira pessoa e desde o início o leitor percebe que Maggie Hill não tem a vida que gostaria de levar. Ela já tem 35 anos, idade em que teoricamente já deveria ter algumas metas atingidas, mas é divorciada, escritora fracassada, sem filhos e sem emprego fixo portanto é um desastre, assim como o livro A Sombra Materna.

O livro demora tempo demais pra ficar interessante. Depois de 200 páginas das 270 existentes. Estranhei o estilo da narrativa e devo confessar que as piadas prometidas como "muito engraçado" na capa me fizeram bufar de vergonha. O livro tenta se apresentar como uma versão de Sherlock feminino, mas a detetive não convence bem como 70% dos outros personagens nenhum um pouco plausíveis. Foi o ápice da prentensão ela se comparar Sherlock Holmes e propor a Maggie que escreva histórias sobre ela.

Eu gostaria de poder explicar mais a minha opiniao mas como se trata de um livro de mistério pode ser que eu dê uma dica que acabe com a já rasa tensão da trama. A autora abusa de coincidencias no enredo e enrola demais pra dar as pistas e no final faz malabarismos pra tornar tudo uma grande surpresa.

Um dos poucos personagens que despertou minha atenção foi o Boulton, motorista da detetive. Ele sim merecia ter um livro só pra ele.

O mistério é fútil e confuso, girando em torno do batido drama de um testamento milionário.

Em geral, sou bem condescendente com livros de que não gosto, tento entender o contexto da história, saber mais sobre a autora mas neste caso não deu pra relevar.

Para mim foi tudo uma grande perda de tempo e só escrevi essa resenha enorme para que você não gaste seu dinheiro nessa besteira como eu fiz.

o livro é uma piada de mau gosto.
Marct 02/09/2013minha estante
Personagens demais; confuso demais. Muito ruim mesmo.

kêu 27/12/2016minha estante
Era um dos livros que desejava ler, mas depois do seu comentário, sinceramente vou adiar essa leitura!