Binno Oxz e o Clã de Prata Fábio Henckel

Resenhas - Binno Oxz e o Clã de Prata

Evambertson 03/02/2021

Uma boa distopia
O que mais impressionou no livro é a criatividade de toda a história, em um mundo que sofre por ações do ser humano, os seres vivos precisaram se adaptar pra sobreviver em um planeta praticamente todo submerso, desenvolvendo uma nova sociedade incrivelmente tecnológica.

Com dosagens de humor acompanhamos Binno OXZ que reside na última colônia da Terra, chamada Uttopy. Sem ter conhecimento de toda a sociedade submersa, Binno segue seus dias em um orfanato e dotado de uma grande inteligência mal sabe ele que sua vida está prestes a mudar por conta de uma IA que ele criou e coloca todo o planeta em perigo.

Não foi dos melhores livros que já li, mas toda a ideia da história é realmente interessante, o suficiente para que queira continuar a série e ver seu desenvolvimento.

Jothamon 12/07/2020

O que é real?
Após grandes guerras, e suas consequências, a humanidade cria conglomerados para continuar sobrevivendo nos poucos espaços que ainda não foram invadidos pela água.
Mas ainda assim há lendas sobre grandes civilizações submersas. Mas será verdade? É com isso que OXZ conta, mas preso no orfanato, sob o implacável olhar da IA Big Mãe, não é muito fácil entrar na internet para saber mais.
Como desafio a tudo, ele cria um IA invencível e acaba em muitas confusões por causa disso.
A história é leve e previsível na maior parte das vezes, mas não deixa de surpreender.
Mesmo que tudo pareça simples, a leitura tem um bom ritmo.
Não é uma história de ficar boquiaberto, mas é bem inovadora ao tratar de um mundo pós-tudo sem que seja com mortes e destruição em todos os lugares (mesmo que tenha um pouco disso).
As vezes esquece alguns detalhes, deixa outros eventos de fora, mas não tira o mérito da leitura.
Os personagens aceitam tudo numa boa, as vezes isso torna a leitura chata, mas ainda assim vale a pena terminar.
Um bom livro para passar o tempo.

Simples. Verdade. Mentira.

Rodrigo Digão 19/05/2020

Livro muito bom, leve , cativante, um verdadeiro vira páginas, personagens bem completos, mundo bem curioso, vale muito a leitura, foi uma grande surpresa, aguardado ansioso para prosseguir nesta aventura.

Um Leitor de Sci-fi 23/08/2019

@umleitordescifi
OXZ E O CLÃ - UM | LIVRO ÁGUA - FABIO HENCKEL

Eu sempre me peguei duvidando do que se passa na TV, sempre fiquei com um pé atrás com o que eu leio na internet. Muita das vezes mesmo sem querer , eu não confio na coisa mais crível que se passa na TV. Voce tambem é assim? Se sim, será que estamos errados em ser assim?
Imaginem, que tudo que voce viveu até hoje. Tudo que pregaram para voce , tudo que lhe ensinaram desde o seu nascimento, se tudo isso fosse mentira. E que na verdade , tudo que voce vê na TV , nos sites ou aprende na escola é tudo MENTIRA?
Binno OXZ , protagonista dessa maravilhosa história é vitima disso tudo. Ele cresceu em um orfato regido por uma governanta tirana e uma inteligencia artificial, e lá ele aprendeu a acreditar que ele teria que ser grato por estar naquele orfanato, uma vez que não existe mais para onde possa ir. Já que o orfanato é o unico lugar em que se possa viver na terra. Seus companheiros orfãos nunca questionaram essa idéia , e se mostram gratos por terem a sorte de serem abrigados naquele terrível orfanato. Mas Binno OXZ não, ele sempre questionava aquela realidade. Ele sempre queria alguma coisa maior, nao acreditava que seria só aquilo a vida , ele sempre quis saber o que existia alem daqueles muros encardidos. Em uma certa aula de TI , ele recebe um convite na internet , para participar de um jogo , e criar um personagem. Ele, como era munido de grandes habilidades com programação topa , e cria o mais perigoso e valente IA Xenon. Apartir dai, a vida de Binno vira de cabeça para baixo, e te convido a não acompanhar, mas descer de tobogã nessa incrível historia, cheio de personagens muito bem construídos que te fazem rir, chorar e sentir raiva, voce termina o livro com um sentimento de proximidade com esses personagens, como se fossem seus amigos. Entre nesse maravilhoso mundo de OXZ E O CLÃ . Esse é o primeiro de uma maravilhosa trilogia.

Lê | @ledelicor 03/01/2019

Sobre o livro
Binno é um menino órfão de 13 anos que mora em um internato na Colônia de Uttopy. Sob a vigilância da inspetora Valquíria e do programa de inteligência artificial Big Mãe, ele vive uma vida sem graça e rígida. Binno é muito inteligente e esperto. É nas aulas de informática que tira suas melhores notas, além de se divertir em jogos no computador. Seu maior desejo é fazer parte do jogo Círculo Original. Para isso, o garoto cria, inspirado por um código recebido através de um sonho, seu próprio IA.
O que Binno nem desconfia é que ele deu vida ao maior e mais malvado IA do mundo. Até que um homem muito grande, Orion Sirineu, aparece para levá-lo a julgamento na Cidade Original.
Porém, Binno não consegue compreender nada do que está acontecendo, não sabe para onde está sendo levado, nem porque estão atrás dele. Perdido e cheio de dúvidas, o geniozinho chega no Palácio da Aliança Maior, que é na verdade um submarino. Lá ele é preso e levado a julgamento no tubo de desoxigenação por ajudar a libertar o perigosíssimo Hefesto Xenon. Enquanto o destino dele é discutido pelos graduados, pelos mestres e pelos doutores, o oxigênio do tubo vai sendo sugado. Quando tudo parece perdido, Binno é declarado inocente, graças a Orion e a Ítalo Bellah, um dos maiores doutores do Grande Oceano.
Porém, Binno tem que provar que não é um clone e, para isso, estudará no curso Pré-maior para se preparar para uma prova que somente seres originais conseguem passar. Mas antes, durante sua preparação, o garoto enfrenta outros desafios. Ele conta com a ajuda de seus novos amigos, Kira, a filha de Ítalo Bellah, Gabriah, o estagiário da cozinha e Madame Anay, uma inventora cheia de criatividade, para proteger o Grande Oceano do maior vilão que o mundo já viu.
Capa, edição e narrativa
Adoro essa capa! O que mais chama atenção é sem dúvida os óculos vazados do grandão, que com a leitura descobriremos quem ele é. A ilustração ficou perfeita para a história! A segunda capa (acho que é assim que se chama), que também ficou linda, é uma cidade no fundo do mar.
Dividido em 26 capítulos, a primeira página de cada capitulo é preta. A narrativa é em terceira pessoa. A escrita do Fábio é simples, fluida e leve, o que deixa a leitura bem rápida e dinâmica. Descobrirmos com Binno tudo sobre esse mundo novo.
Minha opinião
A ideia do Fábio de explorar o mundo após as águas dos oceanos cobrirem praticamente toda a superfície da Terra foi genial. As pessoas vivendo em submarinos gigantes é muito filme, hahaha!!
Aliado a esse catastrófico futuro, Fabio colocou elementos cada vez mais presentes no nosso dia a dia: a evolução da internet e a inteligência artificial. A vida real e a vida virtual andam tão juntas que é possível até sentir dor virtualmente. Fábio conseguiu explorar muito bem esse mundo submerso, então dá para ter um bom entendimento de como as coisas funcionam embaixo da água.
A ideia de toda a trama me é muito atrativa e interessante. O autor conseguiu criar um futuro no mundo que pode ser possível e pode não estar tão longe assim. Porém, uma coisa me chateou um pouco. Não consegui apegar-me a nenhum personagem. Todos eles são bem caracterizados, o que é muito positivo, mas foi o modo que conduzem as coisas e como eles descobriam e iam atrás do que estava acontecendo que me incomodou um pouco.
O final foi o que realmente me ganhou, apesar de eu ter desconfiado de alguns fatos e o desfecho ter confirmado algumas das minhas suspeitas. Além disso, pude perceber que o livro levanta questões como a importância do trabalho em equipe, da amizade, da sinceridade, da lealdade e da autodescoberta.
Recomendo o livro para quem gosta de ficção cientifica, de distopia e de infanto-juvenil. Resumindo, é um livro para todo mundo. Já deu para perceber que é um prato cheio para quem gosta de uma boa aventura.

site: https://www.lelendolido.com.br/2016/09/resenha-50-binno-oxz-e-o-cla-de-prata.html#

P. J. Acácio 08/02/2018

O Livro que me mudou
Eu não gostava de ler, desde sempre fui forçado a ler coisas chatas até o dia em que encontrei esta Obra Prima. Um enredo fantástico, uma aventura emocionante e personagens ótimos!

Livretando 16/01/2014

Resenha Binno OXZ e o Clã de Prata
Binno OXZ é um garoto de treze anos, aficionado por informática e tecnologia, que vive no Internato de Educação Técnica, lugar muito rígido e controlador, situado na cidade de Utoppy. Inconformado com a vida que leva naquele lugar, Binno anseia por conhecer o “mundo lá fora”, esse seu desejo se tornará possível a partir de uma estranha visita do assessor do governador da cidade, Eliah Well. Mas sem muito sucesso no transporte do menino, o carro que os transportada é atacado por “cangaceiros” em suas motos (na verdade são flutueiras, mas isso Binno só descobriu depois). Binno aproveita a oportunidade e foge, mas é perseguido pelos tais “cangaceiros” que acabam se deparando com uma criatura muito grande e assustadora, Orion, que também tinha a missão de capturar o menino. Mas porque todos querem aquele menino? O que ele tem de tão importante?

Binno foi levado pelo gigante para a Cidade Original. Todos naquela cidade o odiavam, o acusavam de ter construído um IA (Inteligência Artifical) que viria a se unir com o maior inimigo da sociedade e formar um exército de rebelados. Binno será julgado por sua “traição”, o dia é chegado e o julgamento começa. Binno é colocado no Tubo de Desoxigenação. O julgamento tem que se seguir rápido, durante ele, o menino está morrendo lentamente naquele tubo. Binno começa a desfalecer. Alguém protesta a seu favor. É o doutor Ítalo Bellah, que depois de muita discursão consegue fechar um acordo que daria mais uma chance ao garotinho. O acordo foi: “Binno terá que passar na Prova Maior, ou será julgado e condenado”.

Binno passa a morar no palácio e frequentar as aulas de preparação para a prova com seus mais novos amigos, Gabriah e Kira, enquanto isso, passam também a investigar, pois segundo Binno os códigos que o possibilitaram a construir o IA Xenon foram implantados em sua mente durante um sonho. Mas quem seria o tal rebelado que teria executado tal façanha? Teria que descobrir, afinal de contas, ele adora fazer perguntas.

A partir daí seguem muitas aventuras, enigmas, ação... Somos introduzidos num mundo narrado de forma brilhante por Fábio Henckel. Esse livro me surpreendeu positivamente, por algum motivo eu estava adiando sua leitura, mas quando iniciei, não queria mais parar. A narrativa de Henckel é muito empolgante, as cenas que o livro nos apresenta não muito bem construídas. O cenário futurista foi algo novo para mim, foi muito gratificante ficar imaginando toda a tecnologia existente na história, em especial o ComputAtor. Queria um pra mim! Já estou muito empolgado aguardando o lançamento do próximo livro da série. Leitura indicadíssima.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2011/06/resenha-binno-oxz-e-o-cla-de-prata.html

MÁRSON ALQUATI 18/04/2013

Aventura futurista de qualidade!
Este foi um livro que me surpreendeu positivamente já nas primeiras páginas e na medida que a leitura avançava, ia melhorando cada vez mais até o final arrebatador. Com personagens muito bem estruturados, cativantes e originais, sacadas incríveis ao longo da história, humor, aventura, ação, ficção e drama na dose certa, trama inteligente e narrativa fluída.
Só tenho que parabenizar o Fábio pelo excelente trabalho!
Agora fico no aguardo das futuras continuações...
Recomendadíssimo!

Caio 17/01/2013

Um mundo no futuro
em um mundo em que o mar e acido, que de dia se faz quase 50 graus, existe tecnologia com inteligência proporia e tem um orfanato "diferente", um garoto tem que ir ate a ESFERA DE HADES e deter os planos de seu próprio pai!
Snow White 16/04/2012minha estante
Nossa além da sua resenha estar super legal só vendo a capa do livro já deu vontade de ler!!!

Yolanda 18/04/2012minha estante
Adorei!

Felipe 18/04/2012minha estante
Deve ser legal.

Snow White 19/04/2012minha estante
Veja o Grupo Turma 606 e participe

Marc Kat 20/04/2012minha estante

O livro é bem interessante e a sua resenha mostra que você está interessado na leitura do livro. Mas faltou algo na sua resenha:

Acentuação nas palavras "é", "ácido", "própria" e pontuação.

Serve a dica que já dei a um de seus colegas. Se não me engano, a Ágatha. Tente fazer frases pequenas. Assim fica mais difícil de errar.

lucas 11/05/2012minha estante
Deve ser interessante.

Raquel 12/05/2012minha estante
Parece bom! Fiquei curiosa! Esse "Ades" seria "hades", da mitologia grega? Tem alguma coisa a ver?

Gianluca 09/06/2012minha estante
Deu vontade de ler o livro.

Ana 10/01/2013minha estante
Li este livro e ameii...Vou ler ele denovo.

Felipe 30/11/2012

O clã de prata te espera
O futuro sempre é um mistério, embora alguns sonham em ter um momento perfeito, muitos temem o pior. Especialmente com os perigos e medo que vivemos em hoje em dia, estamos arriscando perder boa parte de nossa ecologia. Seria possível que nossa natureza poderia causar um caos. Imagine como seria?
Vejam a homenagem que fiz a essa bela historia

pontas 12/11/2012

Binno Oxz e o Clã de Prata
É na Colônia de Uttopy, no Internato de Educação Técnica, que vive Binno Oxz, juntamente com outros órfãos. O garoto odeia este lugar onde é tratado com desdém por todos. Vive em uma época onde IA’s, softwares criados por computadores, é que fazem tudo pelos habitantes. No Internato, está o IA que Bino mais odeia, o IA Big Mãe. Depois de ser pego em uma conversa por bate papo no meio de uma prova com Gabriel que ele não gosta nenhum pouco, os dois vão para o castigo, até Binno ser levado do Internato a mando de Shwartz, governador de Uttopy. No meio do caminho o carro sofre um acidente e o Garoto foge e em sua ajuda ou não, aparece Orion Sirineu, que quer leva-lo para ser julgado pela Aliança Maior, sob o crime de ter criado um IA que liberou o grande Hefesto Xenon da prisão.

Ele tenta fugir mais muda de ideia e vai para o Palácio com Orion. Lá o garoto é julgado na Câmara de Desoxigenação, porém ganha uma chance de mostrar para todos que não é um Clone, e sim um ser verdadeiro. Binno então faz amizade com Kira Bellah e Gabriah Obé que perece muito com Gabriel, e começa a estudar no Curso Pré-Maior para realizar a Prova Maior que decidirá se é o não um Clone. Durante sua jornada no Palácio, o garoto encontra pessoas boas como Ítalo Belah pai de Kira e Doutor, e a incrível inventora Madame Anay.

Porém o tempo de paz logo acaba e uma guerra começa a ser travada contra a Aliança e então o nosso herói com a ajuda de seus amigos e um pirata, o Spike, tentarão salvar toda a sociedade do programa que Binno criou e de seu verdadeiro dono, Hefesto Xenon.

Nem sei por onde começar, ainda estou inteiramente ligado ao mundo que o Fábio criou. Vamos começar pelo livro, que tem a capa linda e por dentro foi todo trabalhado para nos dar a impressão que realmente estamos dentro de um mundo onde a informática é que manda. A história é simplesmente original e te prende, te deixa sem respiração, foi o meu caso quando Binno estava na Câmara de Desoxigenação, te faz dar boas gargalhadas e principalmente te faz vibrar a cada página. O cuidado ao montar cada personagem é algo que conferi a cada apresentação, algum leitor vai gostar de algum deles, tem desde aqueles bobinhos aos gênios, Binno é um exemplo da segunda opção.

Por falar nele, qual não foi minha alegria quando soube que ele era negro? Vamos falar sério o que mais vemos por ai é heróis de olhos verdes, branquinho e de cabelos lisos, passando a impressão que a beleza ou uma boa história só pode ser contada com eles. Essa foi uma sacada e tanto. Tudo flui muito normalmente e o que você encontra é uma ótima sequencia de muita ação, fatos inteligentes e descobertas que me deixaram boquiaberto durante muito tempo. O autor usa seus personagens, quando você acha que algum desapareceu, lá vem ele simplesmente te surpreendendo, e eu amo quando encontro isso em uma obra.

O final não podia ser de outra maneira se não surpreendente. Se eu tivesse a continuação aqui, garanto que ia perder toda uma noite de sono pra devorar. Sendo assim, o livro merece nota máxima, e indico-o a todos que gostam de uma boa leitura.

Literatura 26/01/2012

Em busca da cidade original
Um lugar quente, talvez o mais quente de todo mundo. Era lá que vivia Binno Oxz, dentro de um Internato com regras rígidas, uma Inteligência Artificial controlando seus passos e uma inspetora muito maldosa. A vida era chata e limitada, mas aquele era o único lugar que existia no mundo e Binno era órfão. Pelo menos era o que ele acreditava….

Binno Oxz e o Clã de Prata ( 334 páginas, Novo Século) é uma aventura incrível escrita por Fábio Henckel com dinamismo, numa linguagem divertida e atual. Conhecemos junto do menino um mundo completamente novo, e que mundo! Cidades submersas, povos variados, a criatividade do autor foi imensa ao criar este universo, uma versão do nosso próprio planeta no futuro, após o degelo dos pólos, em que quase todos os locais tornam-se submersos. O autor foi criativo e soube criar um universo palpável e bem descrito na obra.

Quem busca o jovem Binno para a aventura é Orion, o salva-costas de um dos doutores do Grande Oceano, um homem forte, muitas vezes descrito como um gigante. Foi meu personagem favorito, com certeza. Orion leva o garoto para o mundo submerso, para a Cidade Original, um lugar, até então, lendário.
Lá, somos apresentando a mais uma série de personagens, alguns deles, com a Kira, Gabriah, que permanecerão importantes por toda a história. Creio que a construção deles foi muito boa. Cada um com características bem delineadas, que acabam se complementando na trama, e principalmente, ajudando o próprio protagonista.

Binno, Kira e Gabriah estudarão juntos para a prova do Pré-Maior. Juntos frequentam aulas dos mais variados assuntos, inclusive, me desagradou um pouco o excesso de descrição das aulas, achei que poderiam ser mais sucintas as passagens pela escola.
A narrativa em terceira pessoa é agradável e flui bem, entretanto algumas passagens são descritas muito rapidamente, principalmente no final, o que decepciona um pouco. Aguardamos com ansiedade o desfecho, mas ele é praticamente jogado.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

jacdeoliveira 03/12/2011

Sempre tive uma enorme curiosidade de ler "Binno Oxz e o Clã de Prata", e felizmente consegui comprá-lo na feira do livro por apenas R$ 9,90. Fiquei extremamente feliz.
Confesso que após ler a sinopse do livro, fiquei ainda mais curiosa. E agora após a leitura, estou roendo as unhas de ansiedade para poder ler a continuação deste livro incrível. rs

Binno Oxz é um garoto de apenas 13 anos, inteligente, curioso e viciado em jogos de computador. Ele mora num internato na cidade de Uttopy, e este internato é controlado por um IA (inteligência artificial), chamada Big Mãe.
Big Mãe adoro implicar com tudo o que o menino faz e é claro ele a odeia, e claro para completar a inspetora Valquíria parece odiar o menino também.
Certo dia, Binno entra num jogo de RPG e cria um IA para poder entrar no jogo, mas o email de confirmação nunca chega. Durante uma prova, ele decide entrar no site do jogo, enquanto ele olhava o site, Gabriel o seu"inimigo" vai conversar com ele (por uma espécie de msn). Valquíria nota algo estranho e pega Binno e Gabriel "colando", o que no fundo não é verdade (pelo menos não por parte de Binno) e os dois são mandados para o castigo. Como é um colégio interno, eles são extremamente rígidos, mas os castigos não são tão apropriados assim.
Durante a noite Gabriel contou a Binno que ele falou coisas estranhas e para surpresa do menino (Binno), um representando do governo vai buscá-lo, afinal Gabriel é sobrinho do governador.
Após sair do colégio com o tal homem estranho, Binno passa por momentos horríveis, onde é perseguido por motoqueiros que querem matá-lo. Binno se vê na pior enrascada quando aparece Orion Sirineu, um homem muito, mas muito grande e o salva ou pelo menos é o que Binno acha.
Orion então, conta ao garoto que está apenas cumprindo uma missão, e o leva à Cidade Original. Chegando lá, Orion leva o garoto até o Palácio da Aliança Maior, onde Binno descobre o motivo por estar ali (ele criou o IA mais perigoso, um IA que causou coisas terríveis e o pior, ele é indestrutível)e é preso. Sem saber o que irá acontecer Binno é levado ao tubo de desoxigenação (onde é tirado o ar do acusado durante o julgamento). Como já era de se esperar enquanto ocorre o julgamento de Binno, o mesmo vai morrendo.
Apesar de todos o acharem culpado e um clone com problemas, Binno não é morto. E agora após este terrível julgamento, Binno terá que provar a todos que não é um clone e para isso ele começa a freqüentar o curso no Pré-maior, onde conhece Kira, Gabriah, Madame Anay e muitas outras pessoas que vão ajudá-lo durante toda está maravilhosa aventura no Grande Oceano.
(Me desculpem por alguns spoillers rs)

Fábio Henckel realmente me deixou maravilhada, afinal é uma história surpreendente.
A história de Binno Oxz, todo o clã de prata, o cenário das aventuras e até mesmo os personagens são maravilhosos. Não é sempre que vemos uma história tão ligada à tecnologia e ao futuro como ela está.
Houve momentos que me senti um pouco perdida na história, tantos acontecimentos acabaram confundindo um pouco minha cabeça, mas logo consegui entende-los e acompanhar novamente a história.
A escrita do Fábio é fácil e graças a este detalhe ficamos ainda mais intrigados com a história, afinal a facilidade ajuda bastante na hora da leitura, ainda mais numa história maravilhosa como está.
Não é um livro infantil como muitos pensam por causa da capa, é um livro para todas as idades, afinal hoje o mundo é tão avançado que independente da idade tenho certeza que este livro surpreenderá a todos que o lerem.

Thyeri 05/11/2011

www.restaurantedamente.com

Binno é um garoto que vive num internato, com outro 977 garotos. Eles só saem do internato duas vezes por ano, mas já aconteceu de sairem três vezes num único ano. Todas as suas atividades são controladas pelo IA Big Mãe, uma inteligência artificial criada para mantê-los na linha.

Dentre todas as atividades que Binno é obrigado a fazer, a que ele mais gosta, e a que ele é o melhor do internato, são as aulas de informática. Um dos motivos de Binno ter tanto prazer nessa aula, é que a sala de informática é o único lugar de todo o internato que a Big Mãe não pode entrar, e consequentemente não pode ficar pegando no pé de Binno.

Binno se sente preso no ambiente do internato, então se sente bem quando está programando e navegando na internet, principalmente quando conseguiu receber um convite para entrar no jogo de RPG, Círculo Original. Foi-lhe pedido para criar um personagem IA para jogar junto com ele, só assim ele seria aceito. Durante um prova Binno entra na internet para verificar se foi aceito no RPG, mas ele é pego pela instrutora, pois mesmo depois de conseguir fechar a janela do site, se esqueceu da mensagem do chat, mandado por Gabriel, um menino que Binno não suportava. Os dois, então, foram postos de castigo.

A partir disso, Binno recebe uma visita do assessor do governador, para ter uma conversa com o governado em pessoa. Durante sua viagem, eles são atacados por cangaceiros, e Binno é salvo por um 'gigante', Orion. Ele diz que levará o garoto para ser julgado, sob pena de morte, por criar o mais perigoso IA já existente, IA Xenon.

E é a partir daí que nossa aventura começa. Assim como Binno, vamos conhecendo a incrível tecnologia da Cidade Original, num mundo devastado, onde a raça humana, para sobreviver, teve que construir suas cidades embaixo d'água. No auge tecnológico, a internet é um verdadeiro ambiente de realidade virtual onde o indivíduo pode chegar até a confundir entre a realidade e a virtualidade.

Apesar da história conter elementos já vistos em outros livros, como a existência de uma Academia e Binno ter que frequentar as aulas, não se tornam o foco da narrativa, e sim o que está por trás do passado de Binno e o porque dele ter conseguido programar uma IA tão poderosa. A narrativa de Henckel é muito boa, mostrando uma nova roupagem a esses elementos. É um livro que possui uma leitura rápida e divertida.