Um mundo brilhante

Um mundo brilhante T. Greenwood

Resenhas - Um Mundo Brilhante

Juliana G Neves 24/06/2012

Um mundo brilhante
O brilhante mundo de Ben não parecia ter sido feito para ele. Suas dúvidas e desapontamentos com o caminho que estava seguindo é o que dá vida ao romance escrito por Tammy Greenwood.

Ben é um cara de dois empregos, um noivado prolongado com Sara, que ama neve, tem uma vida sem perspectivas e que em um frio dia de neve fora de época encontra um rapaz morto na porta de sua casa. Ele acaba procurando Shady, a irmã do jovem assassinato em sua varanda e se envolve no caso mais do que poderia prever. Então, temos os ingredientes que faltavam para o sucesso: um mistério a ser desvendado e um triangulo amoroso.

Tammy traz uma mensagem séria e muito atual, trabalhando cada capítulo com uma narração rica e bem estruturada. No meio da trama, parece que autora perde um pouco do fôlego e as páginas ficam estressantes, o mistério em torno do assassinato que Ben luta tanto para desvendar, não convence, mas o romance logo recupera o ritmo para um desfecho brilhante. A principal mensagem do livro é o quanto nossas escolhas geram consequências em nossas vidas e nosso mundo se transforma.

Os personagens são tão reais que da a impressão que a qualquer momento vamos encontrá-los na esquina de casa. O protagonista nem sempre agrada, na verdade, por vários trechos ele desperta muita raiva no leitor. Sua escolhas são por várias vezes, as erradas, e suas atitudes decepcionam constantemente. Ao mesmo tempo Tammy mostra o lado de um homem em um conflito entre o certo e uma aventura amorosa. Um homem com ânsia de desvendar uma morte cruel e que luta com suas próprias dúvidas e dilemas para descobrir qual o seu lugar no mundo. No desenrolar dos fatos, ele cresce muito como pessoa e aprende a lida com seus sentimentos.

Apesar da ótima história o livro não chega a ser excepcional, mas certamente o leitor vai concluí-lo com a sensação de ter aprendido algo. A diagramação é ótima, a capa é muito linda e a tradução foi muito cuidadosa e bem feita tornando o texto mais agradável.

Recomendo!

Pedro Almada 23/06/2012

Definitivamente brilhante!

Decisões. São a partir delas que traçamos nosso caminho. Não importa o quão difícil seja, às vezes fazer uma escolha é fundamental para seguir em frente.
Tempo. Às vezes não temos o suficiente, mas é a balança das escolhas que fazemos. O tempo mostra as consequências, e ele não faz acepção de pessoas.
Mundo. Às vezes, não é o seu. As cores são outras, mas não são suas. Ben sabia disso. Mas o Tempo e as Decisões não deram trégua, nem por um segundo.

"A primeira vez que Ben viu Sara foi no campus da faculdade, há quase seis anos. Ele estava estudando, esticando no gramado em frente à biblioteca, cercado por uma muralha de livros. Ela caminhava pela calçada, com uma mochila jogada por cima do ombro, sorrindo como se alguém tivesse acabado de lhe contar uma piada."
página 69, capítulo 12

Ben vivia em um mundo que não parecia ter sido construído para ele, vivendo eternas lembranças de sua irmã Dusty, um passado que o assombrava todos os dias sem trégua. Por muito tempo, amando Sara e adiando cada vez mais o casamento, sentiu sua realidade se afastar cada vez mais de seus ideais. De repente, aquilo não parecia ser o que o destino havia lhe reservado.
Professor de História e barman no Jack's para complementar as finanças, Ben morava com Sara, uma enfermeira de coração imenso que sonhava com um casamento, sonho esse que seu noivo parecia disposto a não realizar.
Mas as mudanças vieram após uma severa tempestade de neve. O asfalto se escondeu debaixo de 13 centímetros de massa branca e gelada, e os flocos de gelo se abraçavam para formar longas cortinas sobre os telhados e janelas.
Era manhã, e tudo o que Ben queria era o seu jornal seco. Ao caminhar pelo jardim coberto de neve, no entanto, encontrou tudo o que menos esperava. Um corpo. Um jovem navajo (ameríndio da região) estava caído no chão, envolvido pela neve, gravemente ferido. No fim das contas, ele não resistiu ao frio e às dores.
Sara também não suporta ver a cena. Embora fosse uma enfermeira, estava acostumada a vacinas, suturas menos complexas. Mas uma morte como aquela, sofrida por alguém tão jovem... Aquilo a perturbava. Mas a sensação de Ben foi completamente diferente. Ricky, o garoto índio, ao morrer de frente à casa de Ben, deu-lhe uma nova visão de mundo. Novas cores. E a vida do professor de história/barman foi tingida de outras cores depois desse evento.

"Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora de seu bolso, revelando-se para o mundo com um coaxado estridente"
Página 285, Capítulo 58

Segredos e mentiras rondavam seu relacionamento com Sara e, após correr atrás do mistério por trás da morte do garoto, ele acabou conhecendo Shadi, irmã da vítima. O que era apenas uma investigação pessoal, tornou-se um romance secreto e proibido com a jovem índia. O professor sentiu-se intimamente ligado a ela, pois tinham um passado em comum, a perda dolorosa dos irmãos.
Ben estava pronto para deixar sua noiva e viver com seu mais novo amor. Mas algo aconteceu.
Um bebê. Sara engravidou, e novas cores pintaram o mundo de Ben, uma mudança drástica o afastou de Shadi e despertou um desconhecido desejo paterno. Ben precisa fazer isso, pela sua criança. Pensar no seu bebê sem um pai era o mesmo que lembrar de Dusty, sua irmã mais nova que morrera aos seis anos. Era mais uma Decisão que o Tempo se encarregaria de expor as consequências.
Intrigas, morte, mistério, mentiras. Romance, traição, perdão. Viver essa aventura romântica ao lado do protagonista é refletir nas próprias escolhas e, no processo, crescer e descobrir, num mundo sem cores, o seu lugar de verdade. Um lugar a que você pertença!

"Um Mund Brilhante" é uma obra que me prendeu assim que comecei a ler. Suas personagens são cativantes, as mulheres criadas pela autora Tammy Greenwood me lembram muito as protagonistas das histórias de Sheldon, com fibra e muita garra. Mas o protagonista, Ben, tem uma essência inteiramente sua, um personagem que pode despertar ódio, compaixão e simpatia ao mesmo tempo.
É o tipo de livro que força o leitor e ler sem parar, nos deixa com a curiosidade, quem, afinal, foi o responsável pela morte de Rick, e com quem Ben Bailey vai ficar? Sara ou Shadi?
Uma das coisas que me chamou a atenção foi a forma como os capítulos foram dispostos. O livro é dividido em "mundos". A cada grande mudança na vida do protagonista, uma nova cor assume a tonalidade desse mundo, e novos segredos e mentiras e descobertas surgem.
Tammy Greenwood tem um talento natural para escrever com uma narrativa muito leve e fácil. Não é uma história complexa, existe sim uma trama bem trabalhada, mas não ao ponto de ser um ícone na categoria. O que mais chama a atenção são as reflexões e as decisões tomadas por cada personagem. Afinal, é disso que se trata o livro. Como as nossas escolhas resultam em quem realmente somos!

Indicadíssimo! Vale a pena cada página, tenho certeza que ninguém vai se arrepender!

stsluciano 22/06/2012

T Greenwood me surprendeu
Um Mundo Brilhante me pareceu bem semelhante aos livros de Nicholas Sparks (leia aqui minha resenha de “Um Homem de Sorte”), por se tratar de uma busca pessoal e etc., porém é melhor que ele. A autora, Tammy Greenwood soube desenvolver seus personagens – em especial Ben – de forma mais convincente que Sparks, indo mais fundo em sua história para traçar seu perfil psicológico, o que fez que compreendesse melhor o que se passava com ele. Isso não quer dizer que ela seja melhor escritora que Sparks, afinal ela teve a vantagem de ter tido o terreno pavimentado para seu livro com a leitura de “Um Homem de Sorte”, talvez eu é que estivesse mais preparado para livros deste tipo após a leitura anterior.
Voltando à história, a literatura está povoada de personagens fracos e sem vontade própria. Ben sofre por ter pedido sua noiva em casamento e, após isso, se arrependido, mas sem ter coragem de por um ponto final na história. Além disso, ele é professor com doutorado mas que não consegue boas atribuições de aulas, o que o faz trabalhar com barman; e um episódio acontecido na infância, e do qual se culpa, só vem somar para deixá-lo ainda mais depressivo. O livro, dividido em cinco partes, traz capítulos curtos que dinamizam a leitura, além de alternarem entre a história presente e o passado de Ben, o que nos faz ter um panorama completo que, em parte, explica suas atitudes, ou ao menos as razões que o movem.
O interessante é como, ao ler o livro, percebemos que, por mais que queiramos uma saída para uma situação que nos incomoda, ao nos depararmos com ela nem sempre temos coragem suficiente para tomar uma atitude. Quantas pessoas reclamam do próprio emprego mas não tem coragem para largar tudo e procurar algo melhor? \o Ben passa por isso. Vivendo uma vida que em nada lhe agrada, vê, após encontrar um garoto agonizando em sua calçada, uma chance para mudar, para ter tudo o que sempre sonhou, para viver um amor verdadeiro, mas ao mesmo tempo em que tem uma clara ideia do que deve fazer, não consegue tomar atitudes definitivas, ficando então em meio a diversas mentiras.
A autora acertou ao tratar em sua história do preconceito contra o povo indígena, ainda tão presente nos Estados Unidos, e demonstra no decorrer dos fatos todo o descaso pelo qual passam, sendo, inclusive, culpados mesmo se espancados até a morte. Porém, ao trazer a tona o amor de Ben pela irmã da vítima, Shadi, e ao focar nisso como ponto principal da história, numa espécie de triângulo amoroso onde caberá ao fraco Ben decidir seu destino, tem-se a impressão de que o assassinato é uma mera desculpa para que se conhecessem.
Ben é de um conformismo irritante, sua noiva, Sara, é mimada e insuportável, e Shadi, a irmã do garoto assassinado perfeita demais para ele. Ela é a única personagem de quem realmente gostei, e admiro a autora por ter essa coragem, por não nos dar um livro com seres extremamente perfeitos, e por demonstrar, sem medo, suas fraquezas e desvios de caráter. Ela ganhou meu respeito assim. Muitos que lerem o livro dirão que não gostaram por não simpatizarem com os protagonistas. Eu, sinceramente, a agradeço por não fazer de Um Mundo Brilhante só mais um mundinho cor-de-rosa.

Mais no blog: http://www.pontolivro.com

Melian 17/06/2012

Resenha - Blog Mell Books
Um mundo brilhante é um livro diferente, ele não é bem um romance, nem um drama e muito menos aventura ou sobrenatural.
Ele conta a vida de um homem comum que tem sérios problemas com sua prória vida e com suas decisões.
Ben tem uma pick up a qual ele adora e uma vida sem graça.
Ele dá aula de história numa universidade em Flangslaff (acho que é isso), cidade a qual ele procurou por nevar muito.
Trabalha a noite em um bar chamado "Jack´s".
Mora com sua noiva Sara a qual é enfermeira.
O romance de Sara e Ben já foi para o buraco a muito tempo, mas sabem como é, as mulheres geralmente amam mais, então Sara ainda age como se eles ainda tivessem uma vida em comum.
Ben só faz besteira, teve um acesso de raiva com um aluno mauricinho e jogou o celular dele na parede, claro que esse aluno contou isso para o pai, e obvio que Ben perdeu o emprego.
Paralelamente a essa vida que Ben levava surgiu um fato macabro e que marcou muito a vida dele e que por consequência levou o livro a ser o que foi.
Ben encontra um rapaz na sua calçada cheia de neve um dia pela manhã, o rapaz sangra e parece muito ferido, está desacordado, Sara chama a emergencia, mas é tarde, o rapaz já está morto.
Quando Ben procura saber algo do rapaz, encontra a irmã dele Shady, ai já viram né??
Relacionamento fracasado + mulher bonita em estado emocional abalado + homem com problemas p/ tomar decisões só podia dar numa coisa né??
Pois é foi isso mesmo, conversa vem, conversa vem, livro vai, livro vem Ben teve um caso com Shady, e depois, vejam bem, só depois de durmir com ela, ele decidiu contar a Sara e terminar seu relacionamento com ela.
Simples assim? Não né, claro que nao, Sara descobre que está grávida.
E lá vai ele mudar de opinião de novo, e de novo e de novo.
Sim ele muda de opinião várias vezes durante o livro.
Ele aceita a proposta dos pais de Sara e mudam-se para Phoenix, não vivem felizes mas Sara continua se esforçando, e ele só dá bola fora, como sempre.
Ben fica obcecado por ajudar a resolver o caso da morte do irmão de Shady, mas eu realmente acho que toda essa obsessão é desculpa para encontrar a moça novamente, e assim ele o faz, dorme novamente com ela e a moça cobra dele uma decisão.
Enquanto Ben fazia perguntas e perseguia pessoas para que disessem a policia o que viram sobre o assacinato do irmão de Shady, vários foram ameaçados, apanharam em becos e o carro dele, a pick up que ele tanto gosta foi arranhada de um canto a outro. Ele devia ter entendido o aviso.
Na noite em que ele deveria estar em casa e passou com Shady, homens invadiram a casa dele, a procura dele, porém Sara estava sozinha, porque não podia sair ,afinal devia repousar absolutamente por causa do bebê, Sara se escondeu e os homens vasculharam toda a casa, até que a encontraram.

Qual o fim dessa história? Leiam se puderem kkkkkkkk

O livro não é ruim, vejam bem, não é ísso que quero dizer, mas nao tive empatia por nenhum, sério, nenhum dos personagens. Achei Shady uma vadia, dizia não tirando a roupa, achei Ben um idiota e Sara era normal, não me conquistou, mas também não me incomodou.
Vocês sabem que nao leio sinopse, então não sabia o que esperar do livro, isso talvez tenha deixado o livro assim para mim, porque me encantei pela capa e esperava uma história diferente.

Renata 17/06/2012

Ao ler o texto de orelha, imaginei que fosse um tipo de romance policial. Não é.
A investigação sobre a morte do garoto encontrado na calçada do personagem principal, Ben, fica em segundo plano. É graças a isso que Ben e Shadi se conhecem, então a autora passa a relacionar o passado dele com suas dúvidas sobre o presente. Ele percebe que ainda não conseguiu superar a morte da irmã, não sabe se ama sua esposa ou se está pronto para mudar de vida.
A forma como a autora descreve os sentimento de Ben é bastante real, mas a postura do personagem pode irritar alguns leitores. Ele não é muito rápido em tomar atitudes.
Um Mundo Brilhante é interessante no aspecto psicológico, mas talverz seja extenso demais para acontecimentos de menos.

Fernanda1389 09/06/2012

Resenha feita no blog Colina do Tordo
Para ler a resenha no blog acesse: http://www.colinadotordo.com/2012/05/um-mundo-brilhante-tgreenwood.html

Quando Um mundo brilhante chegou para mim, fiquei super empolgada pela leitura. Não gosto muito de ler sinopses, e as vezes, quando leio, são poucas linhas para não perder a graça.

Apesar da capa super linda e brilhante, percebi que seria uma daquelas histórias que fazem você pensar um pouco na vida e nas suas escolhas. Isso para mim não funciona, posso até pensar na hora, mas depois sempre esqueço o que aprendi.

Ben também não foi um personagem cativante. Suas escolhas muitas vezes foram feitas por medo de seguir um caminho diferente do que queria, mesmo estando infeliz. Ele até tentou. Eu também tentei ser compreensiva com ele nessas escolhas e a cada capítulo dizia a mim mesma que ficaria melhor, mas não aconteceu e nunca vi um personagem tão fraco de personalidade. Sério. Foi irritante.

Achei que a história ficaria interessante quando Shadi, irmã do rapaz morto, aparece e um relacionamento entre os dois começa. Um triangulo amoroso! E eu fiquei na expectativa do que aconteceria. Mas nisso achei que a autora se perdeu. Ficou realmente sem graça o rumo que ela deu na história. Mas enfim...A narrativa não me agradou, mas para alguns o tipo de história pode ser legal, afinal a autora é best-seller então deve ter seu valor.

Lai 04/06/2012

O que fazer quando o mundo em que você vive não é o lugar a que você pertence?
Resenha

www.meninadabahia.com.br

Estava eu escolhendo qual seria o próximo livro a ler, juro que escolhi ao acaso, mas esse livro veio num momento muito oportuno em minha vida. Peguei Um Mundo Brilhante, de T. Greenwood (Novo Conteito, 336 páginas, R$ 29,90) sem pretensão alguma, foi pura coincidência. Alguns devaneios do personagem principal são muito parecidos ao que venho passando. A literatura tem dessas surpresas né? Por isso que amo ler. Vamos ao que interessa.

Ben Bailey é professor de história em uma faculdade no turno matutino, já a noite ele trabalha num bar servindo bebidas. Esse último lhe gera apenas U$ 50,00 por noite, mas ainda assim ele gosta de trabalhar lá, é como se fosse uma válvula de escape para os problemas que vêm enfrentando em casa. Sua noiva, Sara, não é mais a mesma que ele conheceu há seis anos atrás, uma mulher otimista e autoconfiante. Hoje Sara é implicante, cobra muita coisa de Ben e ele sempre se sente sozinho, apesar de morar com ela.

Para piorar as coisas, em uma certa manhã, enquanto descia dos céus a primeira neve do ano em Flagstaff, Ben encontra em frente a sua casa, um jovem em seus últimos momentos de vida, ele tem muitos ferimentos, como se tivesse sido espancado. Inevitavelmente, ele não consegue esquecer o ocorrido, isso o perturba muito. Logo o pior acontece, ao ir ao hospital ele conhece a irmã do rapaz, ela se chama Shadi. Ao tomar conhecimento da origem deles (eles são navajos) e dos costumes do rapaz, ele descobre que ele foi vítima de um crime de ódio e não um acidente, como a polícia julgou. Ele oferece ajuda a Shadi para descobrir os assassinos, e essa simples gentileza vai levá-lo a uma jornada de auto conhecimento, onde Ben começa a questionar o seu próprio destino que parecia estar traçado. Na verdade ele vive uma mentira, sua vida não está andando do jeito que ele queria, ele não é feliz em casa, nem com sua noiva, nem com o emprego.

O livro mistura-se entre a procura de Ben pelos culpados da morte do jovem navajo e a sua vida pessoal. Cheia de reviravoltas, a história se torna muito interessante, com eventos que te pegam de surpresa, deixando o próprio Ben sem escolhas, sendo obrigado a tomar decisões importantes em tão pouco tempo. As narrativas são legais, os diálogos são bem originais, coisas que podem ocorrer na vida de qualquer um, isso faz com que você entre na história e sofra junto com Ben.

O livro tem poucos erros gramaticais, encontrei no máximo três. Outro ponto negativo é que as vezes o Ben começa a se lembrar de eventos de sua infância no meio de algo importante, quase que dá vontade de pular a página para poder voltar ao que estava acontecendo. Mas isso não chega a atrapalhar a leitura, é suportável. A conclusão de tudo é contado em apenas três capítulos, fica meio corrido, mas pelo menos todos os assuntos são resolvidos.

Se você procura por uma leitura leve, mas ainda assim interessante, eu indico esse livro. Você vai entrar na história e tentar tomar decisões por Ben, e acredite, não são fáceis de tomar. Ao enfrentar os problemas, eu sofri junto com ele, me coloquei na pele dele e quase chorei ao vê-lo ter que tomar uma decisão tão cruel. No fim, assim como eu, você se perguntará: "O que fazer quando o mundo em que você vive não é o lugar a que você pertence?"

Leia o texto original no blog Menina da Bahia: Menina da Bahia: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood http://www.meninadabahia.com.br/2012/06/um-mundo-brilhante-t-greenwood.html#ixzz1wrElaLVl
Por Blog Menina da Bahia. Plágio é crime! Não compartilhe esse texto sem permissão prévia.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Alineprates 02/06/2012

A vida Ben não é exatamente aquilo que ele sonhava. Ele é doutor em história, mas trabalha como professor adjunto na faculdade local e para complementar a renda é barman no período noturno. Seu relacionamento com sua noiva Sara já não é como antes, ele se sente cada vez mais só. Assim ele vai levando, até que um dia encontra o corpo de um jovem indígena em frente a sua casa.
Como a polícia faz pouco caso do acontecimento, Ben passa a querer solucionar o assassinato, ele fica obsecado em descobrir o que aconteceu ao jovem e como ele foi acabar ali, praticamente espancado até a morte, e assim ele conhece Shady a irmã do garoto e fica encantado por ela. Apartir de então ele começa a questionar sua vida e sua escolhas. E surge um dúvida inevitável: se entregar a essa paixão ou continuar ao lado de sua noiva Sara, levando um vida mediana.

Sara é uma garota mimada, filha única, que sempre consegue o que quer manipulando Ben sem que ele perceba . No passado eles foram muito felizes juntos, mas depois do noivado Ben já não tem tanta certeza se essa é a vida que ele realmente deseja.
Vi que muitas pessoas odiaram essa personagem, mas eu simplesmente acho que as atitudes de Sara são decorrentes da covardia de Ben. Algumas vezes eu senti raiva dela sim, mas em outras eu senti pena. Acho que ela simplesmente quer ser feliz e não consegue enxergar o quanto os dois estão desgastados por continuarem juntos.

Ben é o personagem mais covarde que já conheci. Ele está acomodado e não toma nenhuma atitude que o tire de sua zona de conforto e por isso vai aceitando ser controlado por Sara.

Shady é a irmã de Rick (o garoto navajo) ela é simples e alegre e é isso que encanta Ben os leitores.

A história é narrada em terceira pessoa, com capítulos curtos. A autora escreve com naturalidade o que deixa a narrativa rápida e dinâmica.
Uma parte da história é focada no assassinato do garoto, com Ben tentando ajudar Shady a descobrir o que aconteceu e a outra na vida e nas escolhas de Ben.

Eu gostei do livro, acho que vale a pena ler, porque de alguma forma ele nos fala sobre nossa escolhas e como elas afetam as nossas vidas e vida de outras pessoas. Ele fala de felicidade e redenção.

O relacionamento de Sara e Ben pode ser o reflexo de muitos na vida real, onde uma das partes simplesmente se sacrifica em prol de satisfazer a vontade do outro deixando assim ambos infelizes. Pessoas que se julgavam completamente felizes em seus relacionamentos no inicio simplesmente já não estão mais. É só pensar em quantos casamentos estão se desfazendo. E alguma pessoas apenas mantém o relacionamento por puro comodismo e medo.

E embora o final tenha desagradado a muitos eu gostei, achei que ele foi totalmente cabível, principalmente considerando a personalidade fraca, manipulável e covarde de Ben.

Como eu disse é um livro que vale a pena ser lido, eu recomendo.

Paula 31/05/2012

Um Mundo Brilhante, lançado pela Editora Novo Conceito, é o primeiro livro que leio de T. Greenwood. Gostei bastante da narrativa em terceira pessoa, dos capítulos curtos que fluem super bem e em como cada parte do livro é dividida através de uma cor (Mundo Vermelho etc.), dando uma pista sobre o que vem a seguir.

A história começa quando o professor de História adjunto (e barman nas horas vagas) Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano e se depara com o corpo de um jovem indígena caído na porta de sua casa. O estado do jovem é terrível e Ben o reconhece como frequentador do bar em que trabalha. Intrigado com o acontecido e querendo saber quem fez aquilo ao jovem, vai até o hospital para saber qual é o seu estado. Lá conhece Shadi, irmã de Ricky, o jovem que não suportou os ferimentos e o frio e acabou morrendo. A jovem acaba convencendo Ben a ir ao enterro de seu irmão.

(...)

Um Mundo Brilhante é o tipo de livro que nos traz a realidade, simples e pura, sem fantasias.

Leia a resenha completa aqui: http://electricbeans.blogspot.com.br/2012/02/um-mundo-brilhante.html

Rafaela 27/05/2012

Um mundo Brilhante - T. Greenwood
Minha Opinião:

Um Mundo Brilhante de T. Greenwood é um desses livros que mexem com a gente de uma forma profunda e mesmo após o término da leitura não sabemos ao certo o que pensar dele pois são tantos sentimentos contraditórios envolvidos na trama que ficamos um tanto quanto confusos, mas absolutamente tocados.

Ben, o protagonista do livro é um homem que, desde a morte de sua irmã caçula quando os dois eram crianças, pela qual ele se sente eternamente responsável, e que como resultado gerou na separação dos seus pais e desestruturação da sua família, Ben se sente perdido e desconectado com a vida e com as pessoas, é como se ele fizesse tudo no automático, nadasse conforme a maré e vivesse num perene estado de estupor, como se de certa forma, não se sentisse vivo. Essa tragédia na infância o marcou tanto que ele se tornou um adulto emocionalmente desestruturado e uma pessoa muito confusa quando se trata de relacionamentos amorosos; ele não sabe o que realmente quer, até que esteja a ponto ou já tenha perdido, além de ser muito conformista e não fazer nada verdadeiramente certo e honesto com todos os envolvidos (ele, Sara e Shadi) para resolver esse seu dilema amoroso tão complicado; falta coragem e sabedoria nele para tomar as atitudes certas. Houve vários momentos no livro em que tive vontade entrar na história e dizer umas boas verdades para ele pra ver se ele acordava e parava de fazer tanta besteira. Mesmo assim, não consegui sentir raiva do Ben, só uma profunda pena e tristeza por ele ser tão esperto para algumas coisas e tão bocó em outros assuntos, tive a esperança secreta de que ele enxergasse a realidade e tomasse uma atitude correta, sentimento esse que se mostrou em vão. Porém, por incrível que pareça, ainda assim, não senti raiva dele, pois em outros aspectos ele é bastante carismático, tem alguma coisa nele que não me faz ficar com raiva dele, apesar de todas as bobagens (algumas bem grandes e sérias) que ele faz, acho que é porque acredito que ele seja uma boa pessoa, só alguém muito perdido, acho que as coisas erradas que ele faz, são suas tentativas de finalmente ser feliz, (mesmo algumas sendo muito egoístas) e acredito que ele não faz por maldade. Ao contrário da sua noiva Sara...

Contineu a ler em: http://cantodemeninas.blogspot.com/2012/04/um-mundo-brilhante-t-greenwood.html

Ka Wozniak 23/05/2012

Resenha Postada no Blog Cinco das Artes!!
Antes de ler esse livro vi alguns comentários um tanto quanto negativos a respeito ... não parei pra ler nenhuma resenha específica, não por não querer ler a opinião de outras pessoas, mas pq eu sei que posso ser influenciada em certos pontos hehe ... uma coisa que acho lindo, é o preparo dos Kits que a NC disponibiliza para os parceiros ... formato, cores, as caixinhas que embrulham os livros ... são bem preparados ... e com Um Mundo Brilhante não foi diferente ... achei muito bonita a capa do livro, que tem um efeito brilhante ... bem legal! Vamos dizer que esse livro me pareceu como aquelas comédias românticas hollywoodianas que vc sabe como vai terminar pelo enredo no começo, mas torce pra que, ou o final seja diferente do que vc imagina, ou que o desenrolar dos acontecimentos traga alguma emoção ou um pouco de ação ... porém não é muito isso que acontece! rs

Ben mora com sua noiva Sara em Flagstaff por gostar do lugar por causa da neve e da paz que sente ali. Quando se conheceram, os dois tinham uma ligação muito intensa, ele gostava de Sara por ela ser espontânea, engraçada ... mas com o tempo isso muda nessa relação. Ela é aquela típica menina mimada que tem tudo o que quer, dado pelo pai super protetor, que não precisa se esforçar muito para que as pessoas façam suas vontades e que nada saia errado em seus planos. Já ele trabalha em dois empregos: como professor de História e como barman (onde ganha bem mais do que no primeiro cargo) ... mas mesmo assim ele gosta do que faz. Tanto a sinopse quanto no decorrer das páginas a autora deixa bem claro a insatisfação que Ben tem com esse noivado e um pouco com o andamento de sua vida. Após a noite de Halloween ele encontra o corpo de Ricky em frente a sua casa ... ninguém sabia porque, quando e como ele tinha caído ali ... morto. Ben ficou meio que obcecado para descobrir o que aconteceu com Ricky, principalmente depois de ter conhecido a irmã do rapaz, Shadi. Em um certo ponto ele se sentia ligado a ela pelo fato de ter perdido sua irmã quando era mais novo ... por outro, se sentia muito atraído por ela, a ponto de esquecer da vida.

A partir daí, alguns capítulos mostram a busca de Ben sobre a verdade em relação a morte de Rick. Outros, a dificuldade que ele tem em decidir-se sobre seus sentimentos. Em alguns, como Sara consegue ser a pessoa mais irritante que eu já conheci ... (rs) ... Não vou dar mais detalhes, acho que vale a pena a leitura para conhecimento. Pelos comentários de algumas pessoas que eu vi, já tinha me preparado pra ler um livro ruim (hehe) ... mas até que não foi assim ruim ... mas achei o Ben muito sem atitude própria, os detalhes da narração foram bons, a parte da infância dele foi bem criada e achei bem triste ... mas sei lá ... em nenhum momento eu vi amor entre ele e a Sara, das duas partes ... e eu realmente esperei que "o crime" fosse dar uma mudança ou drástica ou profunda na vida deles ... mas foi como falei no começo ... acho que foi uma narração normal, sem muitos "Aaaahhh's" ou "Oooooh's" (rs) ... como posso me expressar ... uma escrita simples ... mas que deixa a desejar ... O livro se divide em cores ... baseadas nos momentos, nas escolhas?! Pessoalmente não entendi :S rs ... E cada escolha tem suas consequências ... acho que foi isso que a Tammy quis nos mostrar e que de uma certa forma, conseguiu ... porém, na minha opinião, ficou faltando algo ...

ElisaMarianaUF 21/05/2012

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato.

Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática.

Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu.

Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Irene Moreira 20/05/2012

Toda escolha tem seu preço
Um Mundo Brilhante é uma obra que não posso deixar de enaltecer a beleza de sua capa, a formatação de suas páginas tornando agradável a leitura dessa história que aborda assuntos polêmicos e tão complexos. Mais uma vez a Editora Novo Conceito provando porque está no topo das listas, na cabeça dos leitores.

Para o nosso protagonista Ben Bailey, um professor de História que resolve mudar para a cidade de Flagstaff encantado com “céu azul-turquesa com o oceano de neve branca e pura por baixo que vira em uma revista. Um lugar ideal para concluir seu mestrado, doutorado se dedicar à sua pós-graduação.

“Ali era impossível distinguir a neve do ar ou da respiração. Ela simplesmente era parte da paisagem, parte da maneira como as pessoas viviam, e ele amava todods os aspectos daquela neve: seu aspecto branco e imaculado e o fato de que ela parecia ser suave e resistente ao mesmo tempo.” Pg. 11

Esse era o seu mundo brilhante e já se passavam oito anos e Ben era um professor adjunto mal pago e à noite barman. Morava com sua noiva Sara que conhecera na universidade. Já estavam juntos há cinco anos e ele sempre que arranjava um motivo para adiar o casamento.
Com o tempo Ben vai ficando insatisfeito com a vida que leva e isso inclui o seu relacionamento com Sara. Foram a uma festa de Halloween no chalé de Melaine ( a melhor amiga de Sara) que foi o suficiente para ela ficar aborrecida com ele.
Depois de uma noite um pouco agitada com uma Nevasca forte, e tendo sido acordado por Mauden, sua cachorrinha (Golden retriever) vê-se obrigado a sair com ela mesmo estando tudo coberto de neve. Para sua surpresa encontra um rapaz ferido na calçada de sua casa. Um jovem de origem indígena que vem a falecer. Esse acontecimento vem mudar por completo sua vida .

A morte do rapaz chamado Ricky é considerada pela polícia um caso de hipotermia devido a bebida alcoólica. Os acontecimentos o levam a conhecer sua irmã Shadi, e toma conhecimento de que a história não é bem essa e começa a querer investigar o que realmente aconteceu na noite do crime. Começa então um interesse por ela meio confuso e acredito que nem o próprio protagonista saberia dizer o porque do motivo. Ela o faz recordar lembranças tristes de sua infância que marcaram profundamente.

- Eu tinha uma irmã – disse ele -, Dusty. – E, ao dizer o nome dela, ele a confortou: as lembranças de Dusty repentinamente apareciam, os fios que copunham a vida deles, aqueles momentos em separado trançadosem um tecido uniforme. Pg 96

Com a ajuda de Hippo , barman que trabalhava com ele conseguiu dar as suas fugidas para se encontrar com Shadi.

Cansado de sua vida, perde a paciência com um aluno, Joe, filho de uma pessoa influente na cidade. Isso o leva a perder a vaga de professor, a terminar com a companheira. Vai ao encontro de Shadi sendo que nada disso acontece, pois Sara descobre que está grávida.

Tudo isso faz com que tenha que aceitar a mudança para Phoenix, cidade natal de Sara e onde seus pais residiam. Seu sogro era um empresário de sucesso e estava inaugurando uma concessionária de carros para ele gerenciar. Tudo fora planejado e Ben não tinha o que fazer.

Descobre que uma turma de jovens estudantes é responsável pela morte e agressões aos jovens indígenas, mas o jogo de influências torna difícil conseguir puní-los.

O seu Mundo Brilhante estava dividido e passando através de vários tons de cores que eram o reflexo de suas escolhas. Passaria por momentos indecisos, angustiantes e de grandes perdas que o fariam ver que tudo que precisava estava bem mais próximo do que imaginava.

“Ele fez sua escolha. E de agora em diante vai cumprir suas promessas.
Quando a luz fica verde outra vez, Ben volta para a rua, escuta os chiados e as buzinas do trânsito matinal e abre as janelas, deixando que o calor insuportável o atinja novamente.” Pg. 335

Uma história que tem partes que nos confundem um pouco, mas que consegue nos emocionar e fazer refletir em muitas situações que o nosso mundo não é tão brilhante conforme sonhamos. A vida é uma eterna dívida que temos com às pessoas, com nós mesmos e é por isso que existe um preço a pagar pelas nossas escolhas.

Como sempre a Editora Novo Conceito prima por bons livros e esse não fica de fora.

Assistam o BOOK TRAILER e se preparem para ler uma história cheia de fortes emoções que vivem seus personagens enfrentando momentos difíceis deste Mundo Brilhante.

Leitura feita para a Vitrine de Promoções

Postado na Vitrine de Promoções

VitrinedePromos 20/05/2012

Toda a escolha tem seu preço

“Ele fez sua escolha. E de agora em diante vai cumprir suas promessas.

Leitura e resenha feita pela parceira Irene Moreira

Postagem Vitrine de Promoções :

anaterrra 19/05/2012

Um Mundo Brilhante
O que fazer quando o mundo em que você vive NÃO É O LUGAR A QUE VOCÊ PERTENCE?

Pela capa, imaginei que seria um livro totalmente sobrenatural ou sobre uma história "diferente". Porém depois de ler, conclui que o livro é sobre a vida, suas escolhas e consequências. Tinha tudo para ser um livro ótimo, mas demorei muito para lê-lo pelo fato dele não ser escrito de uma forma que te deixe curiosa. São frases curtas e algumas, desnecessárias.

A história é sobre Ben Bailey, um jovem professor de História e barman nas horas vagas. Ele é noivo de Sara, uma jovem enfermeira. Ben vive angustiado por não conseguir realizar seus sonhos como profissional e pela pressão que Sara coloca sobre ele, com coisas para o casamento etc.

Porém sua vida muda muito em uma manhã de inverno, quando Ben sai para pegar o jornal e encontra um jovem indígena, Ricky, inconsciente e brutalmente machucado na porta de sua casa e presencia o seu último momento vivo. A polícia não faz nada, pois pensava que o jovem morreu porque bebeu demais e Ben passa ter um objetivo: descobrir o que ou quem, causou a morte do garoto.

Depois de algumas pistas e de descobrir que ele o "conhecia" , pois o garoto frequentava o bar que Ben trabalhava, ele conhece a irmã de Ricky, Shadi. E os dois acabam se envolvendo amorosamente, ao longo do livro (Sendo que Ben ainda era noivo de Sara).

Na procura pelo culpado, a autora nos apresenta o passado e o presente conturbado de Ben. Ele se encontra perdido e não sabe quem escolher: a felicidade, Shadi (quem ele realmente ama) ou a responsabilidade, Sara (que espera um filho de Ben).

Enfim, no começo o livro é bem parado e muda quando Ben corre atrás do culpado. Porém, nada que tenha me prendido a atenção (por isso, a classificação).

Com o final -que eu achei ótimo- do livro, o leitor passa a refletir sobre suas escolhas e consequências, assim como Ben. Indico para quem está cansado de histórias sobrenaturais e quer algo mais "real".

Veja mais resenhas em http://doceescrita.blogspot.com.br/