Conflito de Visões

Conflito de Visões Thomas Sowell

Resenhas - Conflito de Visões

Gabriel Schorr 22/02/2024

Conflito de Visões foi meu primeiro livro do Thomas Sowell. Confesso que me surpreendi bastante. A maneira como o filósofo divide grande parte dos conflitos intelectuais e políticos do mundo entre duas Visões e como tudo se encaixa tão bem me deixou maravilhado. Sem dúvida alguma, a partir dessa leitura verei o mundo de uma forma diferente!

Aimée 30/09/2023

Livro excelente! É técnico mas de fácil compreensão. Leitura imprescindível para quem se interessa por política, filosofia e o estudo das visões de mundo. Muito interessante identificar as raízes dos pensamentos, conflitos sociais e vertentes políticas da atualidade - realmente, tudo se recicla.

Willian.Izidio 01/09/2023

Necessário para todos
Que obra fundamental para todo aquele que 1) queira entender algumas origens ideológicas sobreviventes e 2) eventualmente participar do debate público no que concerne à política contemporânea.

Sowell tem um lado, mas não se coloca como advogado de defesa ou de acusação, antes apresenta de forma bastante documentada como os extremos e nuances do espectro político entendem a si mesmos e aos seus proponentes vizinhos.

Qualifico a obra como sendo uma radiografia sociológica que remonta o diagnóstico atual ao exame do desenvolvimento das ideias e lutas políticas desde o século XVIII.

É uma pesquisa satisfatoriamente honesta ? comprava-a a repleta explicitação de fontes bibliográficas das diversas correntes de pensamento apresentadas.

Se esse livro não furou a sua bolha possivelmente há nela um preconceito deveras pueril.
Willian.Izidio 01/09/2023minha estante
comprova-a*

Marcella.Pimenta 27/06/2023

O homem nasce bom ou ele é o lobo de si mesmo?
Sowell abandona o embate "esquerda x direita" e defende que as diferenças de pensamento se dividem em visões sobre a natureza humana e o funcionamento do mundo, chamadas de restrita e irrestrita.

Enquanto a visão restrita, de autores como Adam Smith e Edmund Burke, vê o homem como um ser imperfeito e limitado, a visão irrestrita, encabeçada principalmente por William Godwin, crê que o homem é naturalmente bom, e que os incentivos (postulados pela outra visão) que o façam fazer o bem são antiéticos.

O autor indica ainda quais características cada visão considera mais importante (fidelidade ou sinceridade), com o quê está mais preocupada (processo ou resultado), qual o motor da evolução da sociedade (tradição ou razão), entre outras diferenças.

Importante observar o que significa, na prática, termos que tomamos como lugar-comum, a exemplo de igualdade e justiça, de acordo cada visão. Quando alguém fala em "justiça social", "direitos iguais", de quais premissas ele parte? Quais são as ideias que estão por trás desse conceito? E, mais. Será que ele sabe de onde vêm essas ideias? Será que ele ja pensou sobre elas ou só as repete?

O texto tem uma linguagem simples, acessível, faz a gente "rever (ou ver) os nossos conceitos" e entender como funciona a cabeça de quem pensa diferente.

Niandra 27/06/2023

Livro Esclarecedor
Esse é o livro que você precisa para parar de perder tempo com discussões que não levam a lugar algum. Entender as diferentes Visões de mundo (restrita e irrestrita) sobre a natureza humana esclarece o modelo de pensamento daquele seu amigo que por mais que você tente, não consegue compreender o porque de ele ter opiniões tão distintas das suas. Depois de entender as bases de pensamento da visão contrária a sua, fica mais fácil evitar discussões bobas e só entrar naquelas que realmente valem a pena.

Carol 23/01/2023

Esse livro explora as diferenças nas ideologias políticas e os pressupostos que as moldam. O livro argumenta que estas diferenças resultam de duas visões fundamentalmente diferentes da sociedade, sendo uma delas a visão "restrita", que enfatiza as limitações da natureza humana e a necessidade das instituições sociais e económicas controlarem essas limitações, e a outra a visão "irrestrita" que vê o potencial para o progresso e melhoria ilimitados através dos esforços humanos. O livro examina a história destas duas visões e o seu impacto nas políticas públicas e econômicas. Também analisa as formas como estas visões moldam as percepções individuais do mundo e influenciam as suas crenças políticas. De forma geral, o livro visa proporcionar uma compreensão mais profunda das causas dos conflitos políticos, sem julgar qual é a visão mais válida.

o.caioalmeida 23/11/2022

Ele teoriza e analisa questões que não paramos para pensar no nosso cotidiano: a base teórica das visões que existem no mundo.
Vale a pena, embora nem sempre seja uma leitura muito estimulante em todas as partes. Mesmo assim, é um livro que todos deveriam ler.

Diego 20/11/2022

Imprescindível
A leitura deste livro é indispensável, principalmente nos dias em que estamos vivendo.
Você passa a entender melhor as diferenças de enfoque e perspectivas das pessoas que pensam diferente de você.
Não é um livro que tenha aumentado muito a minha esperança em relação aos seres humanos, mas pelo menos me abriu os olhos em relação à origem das dissensões ao nosso redor.

Dave.Christian 14/11/2022

Indispensável na polarização atual
Este livro mostra uma tese sobre dias vertentes de visões restritas e irrestritas que moldam todo o pensamento que originam as ideologias sociais e políticas e consequentemente seus embates? o mais engraçado é que frequentemente elas permeiam entre si?

Thiers.Neto 03/11/2022

Conflito de Visões
Por que agimos com instintos diferentes quando os assuntos são igualdade, justiça e liberdade? É comum encontrarmos sempre as mesmas pessoas de lados opostos quando surgem esses assuntos nas discussões. O livro procura esmiuçar duas grandes formas de se enxergar o mundo sem impor qual é a melhor e que deveria prevalecer. O intuito do autor é tentar entender quais são as premissas destas duas visões e como elas se comportam em diferentes tópicos.
Este livro me ajudou muito a entender como funcionam aqueles instintos que consideramos como certo e errado, e ajudou bastante a compreender como funciona a mente de quem tem uma visão diferente da minha.
Nenhuma das visões tem um maior ou menor interesse em mitigar as desigualdades e injustiças, elas só partem de premissas diferentes para poder chegar na melhor solução para esses problemas.

Marcelo 10/10/2022

Conflito de Visões - Entender para Respeitar
Na obra, Thomas Sowell nos apresenta basicamente as duas formas do pensar existentes da humanidade. Uma visão de mundo é algo que precede qualquer análise ou pensamento dos homens de uma maneira geral, é o Sowell chama de "ato cognitivo pré-analítico".
As visões da natureza humana dividem-se basicamente em uma Visão Restrita das pontificialidades do homem e na Visão Irrestrita. Para os que pensam da primeira maneira, o homem é naturalmente egoísta e com limitações naturais no que concerne à sua bondade, e o máximo que podemos fazer é criar modelos/processos para compensar os prejuízos causados quando da interseção humana. Já para os que pensam em termos da Visão Irrestrita, o homem é genuinamente bom, não havendo limites para seu desenvolvimento, podendo então se pensar em soluções definitivas para os problemas surgidos da convivência social.
Com essas considerações, Sowell navega por temas espinhosos/polêmicos (política, economia, justiça, etc), sempre nos mostrando que podemos chegar a conclusões diametralmente opostas, partindo de um mesmo fato, sem que seja, necessariamente, uma correta e a outra errada.
Em resumo, entender essas formas de conceber o pensar humano, é possível compreender a visão de mundo dos outros, reconhecer a nossa própria visão de munda e dessa forma nos posicionar de maneira respeitosa e urbana, evitando manifestações arrogantes e intolerantes como é comum em nossos tempos.
Valeu muito a leitura.

Andre.Santana 03/10/2022

Porque pensamos de maneira tão diferente de outras pessoas
Thomas Sowell renomado economista e escritor afro-americano revela os pressupostos das disputas políticas e ideológicas e a lógica por trás das diferentes visões de mundo. Termos como ?justiça?, ?igualdade? e ?poder? assumem sentidos completamente diferentes quando ditos por um liberal, por um conservador ou por um progressista. Leitura fundamental em tempos de divisão da sociedade.

Carolina1093 13/07/2022

Simplesmente perfeito
Sowell aponta as origens dos conflitos existentes entre a visão restrita (direita) e visão irrestrita (esquerda) direcionando, em seguida, aos posicionamentos de cada visão em relação aos conceitos de igualdade, justiça, direitos, etc.

Jamile.Almeida 16/06/2022

Quem nasceu primeiro?
O pecado ou o pecador?
Afinal, Rousseau estava certo?
O homem nasce bom e a sociedade o corrompe?
Ou o homem tem características que lhe torna humano e devem ser aproveitadas da melhor forma?
Afinal, o conhecimento pode ser aprendido por experiência ou exclusivamente pelo estudo?
Mas quem escreveu os livros? Tirou de algum lugar aquele conhecimento nao?
Podemos deixar quem ?sabe? mais decidir o final, não importa o caminho? Ou o processo é também relevante e com limites que precisam caber dentro da liberdade?
E o que é a liberdade de quem ainda tenta apenas existir num mundo de homens que não importa de da visão restrita ou irrestrita, seguem em uma queda de braço em que pelos dois lados, o braço que cair o esmagara?
Sigo tendo uma visão ambígua do mundo! Tenho sim um tendência a valorizar a liberdade e não vejo outro sistema que ate hoje realmente tenha funcionado! Mas entendo que poucos tem espaço para discuti-la ou tentar usar esse direito que pode parecer tentar ser igual nas leis, mas, por mais equidade que se tente valorizar, jamais chegarão ate alguns!

Mel 20/03/2022

Sowell vale muito!
Texto a princípio difícil, mas depois que você pega a a base de cada visão, flui bem, e o tema é muito interessante. Aplicável em vários campos, embora possa haver uma certa fusão das visões em alguns momentos, são basicamente as duas, restrita e irrestrita que vem conflitando ao longo da história. Recomendo a leitura!