A Grande Mãe

A Grande Mãe Erich Neumann

Resenhas - A Grande Mãe

Wilson 29/06/2023

Numinoso
Livro profundo, complexo e numinoso, como são os escritos desse extraordinário escritor Erich Neumann.

Tatiana221 16/06/2023

Livro incrivelmente detalhado, as análises estão todas embaladas em imagens que constam no capítulo final.

Poesia na Alma 27/07/2021

Resenha
A grande mãe - Um estudo histórico sobre os arquétipos, simbolismos e as manifestações femininas do inconsciente, livro de Erich Neumann, Editora Cultrix, é a perspectiva do princípio gerador, a criação, a vida dentro da análise do arquétipo da Grande Mãe ou do Grande Feminino.
Erich Neumann estudou com C. G. Jung entre 1934 e 1936, foi psicólogo analítico e membro fundador da Associação Internacional de Psicologia Analítica, além de presidente da Associação Israelense da Psicologia Analítica. Seu trabalho é conhecido por seus estudos da teoria do desenvolvimento feminino. O autor propõe, por exemplo, que o homem ocidental precisa desenvolver a totalidade psíquica por meio de uma síntese que envolva o feminino atingindo, dessa forma, “a totalidade psíquica, na qual o consciente esteja criativamente unido ao conteúdo do inconsciente”.

Dividido em duas partes e catorze capítulos, a obra destrincha as bases psicológicas profundas por intermédio de um conjunto de símbolos (imagens e mitos da humanidade). Na primeira parte, o autor versa sobre a estrutura do arquétipo, sua expressão simbólica por meio de imagens psíquicas específicas.

Leia mais aqui - http://www.poesianaalma.com.br/2021/07/resenha-um-estudo-historico-sobre-os.html

site: http://www.poesianaalma.com.br/2021/07/resenha-um-estudo-historico-sobre-os.html

Cintia F. Leite 15/07/2021

ARQUÉTIPO DO GRANDE FEMININO
Erich Neumann (1905-1960) foi um psicanalista alemão e maior discípulo de Carl Jung. Ele se adiantou em relação a outros teóricos no que diz respeito ao conceito e importância da figura materna no processo de desenvolvimento humano, atribuindo maior destaque ao papel do feminino. O que repercutiu bastante numa época em que a figura paterna ocupava o centro de interesse dos psicanalistas freudianos, isto é, o foco estava no complexo de Édipo e na inveja do pênis.

A Grande Mãe é considerada o arquétipo fundamental da psique humana (corresponde à dimensão do feminino) e se configura de três formas: a mãe bondosa, a mãe terrível e a combinação das duas, a Grande Mãe.

Características positivas da figura materna: a fertilidade, o acolhimento e a nutrição, pois a Grande Mãe é aquela que produz e sustenta a vida.

Características negativas da figura materna: o poder e a destruição, pois a Grande Mãe também é capaz de devorar e negligenciar a sua criação.

Os arquétipos do inconsciente coletivo se manifestam, como Carl Jung descobriu há muitos anos, nos “motivos mitológicos”, os quais podem se apresentar de forma análoga ou idêntica em todas as épocas e em todos os povos.

Existe em todas culturas o mito relacionado a uma mãe grandiosa, representada geralmente pela Mãe Terra. Uma pluralidade de figuras de “Grandes Mães”, as quais a humanidade transmitiu através dos hábitos, rituais, mitos, artes, religiões e das fábulas, aparecem sob a forma de deusas e fadas, demônios femininos e ninfas, e de entidades graciosas ou malévolas. Todas simbolizam um só Grande Desconhecido, a “Grande Mãe”.

>> Para saber minha opinião sobre o livro e ter acesso à RESENHA COMPLETA, visite meu blog melkberg