O Conto de Zoe

O Conto de Zoe John Scalzi

Resenhas - Zoe's Tale

Daniela 27/05/2024

Sendo a mesma história, só que contada pelo ponto de vista da Zoe, há vários momentos em que a história se torna repetitiva, por já ter visto aquilo.
No entanto, há acontecimentos novos, situações que aconteceram com a Zoe e os amigos e que mais ninguém soube. Esses momentos foram ótimos, repletos de ação e emoção.
Então, foi bom poder conhecer a história do ponto de vista de uma jovem quase comum, só que com uma raça inteira sob o seu comando.
Teria preferido, no entanto, que não fosse um livro completo, mas que no livro anterior o autor tivesse aberto espaço para a narração da Zoe.
A parte final foi incrível, quando a Zoe tem que pedir ajuda aos Obins para obter ajuda dos Consu.

Pedro 02/05/2024

Voltar pro universo da Guerra do Velho 4 ou 5 anos depois de ler A Última Colônia foi uma experiência.... diferente. Confesso que não me lembrava quase nada do último livro e, por isso, tive até dificuldade de perceber que esse livro acontecia simultaneamente. Mas, mesmo assim, Scalzi conseguiu me prender do início ao fim com sua narrativa inigualável. Esse foi o universo que me introduziu à ficção científica, lá em 2018, e é um prazer voltar a ele

Renata 28/04/2024

Gostei de ler as aventuras sobre o ponto de vista da Zoe. Achei q ficaria repetitivo, mas não foi o q aconteceu. O final me derramou algumas lágrimas.

Marcelo1352 17/04/2024

Desnecessário, não ruim
Esse é o volume mais fraco até agora, isso não quer dizer que seja ruim é só desnecessário. Acompanhar a mesma história do volume 3 pelo ponto de vista de uma adolescente (sem nenhuma falha) é por vezes enfadonho. Existe muita competência do autor em criar cenas emotivas e em aprofundar alguns aspectos emocionais, porém como não há surpresas perdem o impacto.
A decisão da editora de usar linguagem neutra é bem equivocada, não agrega absolutamente nada e passa a impressão de ser forçada.
Robson 29/04/2024minha estante
Não consegui terminar esse, justamente por achar desnecessário

Ana Gouvêa 14/04/2024

Ahhhhh que gostosinho!
E depois que a gente lê os agradecimentos do autor, as coisas fazem ainda mais sentido! ?

Johny 11/04/2024

Não se iluda
Não se iluda achando que serão milhões de coisas novas e novos patamares da estória.
Essa é uma outra ótica da história decorrida do terceiro livro. Ele não é o melhor da série, mas é interessante.

Tenha em mente que é a narração de uma adolescente, e não as narrações de adultos como estávamos acompanhando nos três primeiros volumes. Aqui a gente vê a sacada e quanto o autor sabe desenvolver os personagens, ele tanto consegue escrever um livro na narrativa de um adulto, de um velho e agora de uma adolescente. John Scalzi não decepciona pois a estória flui rápida, a leitura é clara e muito bem elaborada.

Aqui temos a parte onde sabemos a visão da Zoe até o momento dessa trilogia, como foi para ela em todos os momentos desde a infância, ser tratada como um objeto, passar por tentativas de assassinato, tentar ter uma vida mais ou menos normal e com seus dramas adolescentes.

Há partes da estória onde já sabemos o que vai ocorrer devido ao terceiro livro, mas esse conto da Zoe, tem uma profundidade diferente, em determinados momento o livro é chato porque é um drama adolescente, em outros pontos é curioso sabermos fatos que não nos foi mostrado no livro anterior e há momentos triste, sim, há uns trechos onde os olhos enchem de água.

Foi bom saber mais também sobre algumas raças já conhecidas e algumas novas. essa é a parte que mais me encanta em toda essa criação desse universo da guerra do velho.

No ademais foi um bom acréscimo a estória esse conto.

ffabriciooliveira 09/04/2024

Foi muito bom rever a história de a última colônia sobre outro ponto de vista, com detalhes que faltaram no livro anterior.

iskyscrwper 31/03/2024

Meio meh
Me decepcionei, estava esperando plots e desenvolvimentos seguindo a primeira trilogia, mas tenho a impressão de que esse livro é muito inferior se comparar com o restante dos livros da saga.

vou ler um outro autor pra ver se não pego ressaca literária, e quem sabe depois volto a ler essa segunda trilogia. mas no geral me frustrei bastante, porque amo a primeira trilogia de guerra do velho, fiquei triste.

Rodrigo 18/03/2024

Leitura obrigatória
Neste quarto volume da guerra do velho temos uma novidade. Nele temos a história de A Última Colônia, o volume anterior contada sob um outro ponto de vista. E mais sob o ponto de vista de Zoe, a filha adotiva de John e Jane. Se o começo do livro parece sim uma história infanto-juvenil de adolescentes, Scalzi consegue um desenvolvimento surpreendente no decorrer da história, seja em mostrar a complexidade interna de um adolescente (sim!!! ) seja em conseguir surpreender ao contar a mesma história sob outro olhar. Nela acompanhamos também o desenvolvimento da relação de Zoe com os Obins e dela com seus pais e amigos. Para mim, até agora, foi o livro mais surpreendente do autor. Muito bom!

balu_delarocha 28/02/2024

O "menos bom" da série
Li com um intervalo bem longo depois do terceiro livro, o que foi interessante porque sendo a mesma história contada sob outra perspectiva, muitos acontecimentos não estavam frescos na memória e a leitura foi me fazendo lembrar aos poucos e me proporcionou até algumas surpresas.

Scalzi sabe muito como envolver o leitor. Ri alto em vários momentos e quase chorei em outros. É sci-fi mas bem menos hardcore e com uma pegada mais adolescente.

Realmente, até o momento, esse é o mais fraco da série, o que não quer dizer que não é bom.

Tô bem ansioso pra começar o quinto livro!

Bruginski 25/02/2024

Ruim! Mas não desista
4º e pior livro da série. Por pouco não desistiu da coisa toda. Mas já havia comprado a segunda triologia em um boxe havia gostado da primeira (antes de ser uma triologia).
Fato: a dinâmica muda muito em relação aos outros livros. Parece um livro adolescente. Afinal segue o cotidiano e a visão de uma adolescente.
Mas o quinto salva tudo.

Larissa.Herbsthofe 31/01/2024

Quando terminei o terceiro livro achei que tinha acabado ali a história, porém um tempo depois descobri que havia a segunda trilogia.
E aqui estou devorando mais desse mundo:
Surpresas, angústias, tristezas e alegria!

Bruno 21/01/2024

O conta da Zoe
Mais um livro com narrativas envolventes que te deixam preso em cada página.

Este livro reconta os acontecidos do 3o livro, porém desta vez sob a perspectiva da Zoe, a filha de Boutin que foi adotada por John e Jane.

Talvez a crítica deste livro em relação aos demais da série é que Zoe é sortuda demais, as coisas sempre são certo para ela, mas isso não tira a graça da história nem é utilizado em todos momentos.

Mesmo com uma escrita mais jovial focada numa adolescente e os dilemas que são encontrados nessa idade, o livro não deixa a desejar em relação aos demais.