Operação Valkíria

Operação Valkíria Jesús Hernández

Resenhas - Operação Valkíria

Orochi Fábio 03/08/2019

Operação Valkíria
Meticulosa reconstrução dos passos na tentativa de assassinato de Adolf Hitler por uma conspiração liderada pelo conde Claus von Stauffenberg, que mostra o nível de desaprovação do Terceiro Reich por MUITA gente, dado que o livro trata de deixar bem claro, ao contrário daqueles que crêem numa espécie de adesão total do Nazismo por parte do povo alemão: bem elucidativo...

Manfredo 16/08/2012

Muito bom livro

Canafístula 26/01/2012

Operação Valkíria, de Jesús Hernández
Quem me conhece já sabe o quanto sou suspeita para falar dos livros desse autor que eu simplesmente adoro – Tanto seu trabalho quanto a pessoa maravilhosa que é. Jesús Hernández, além de um grande amigo, é um grande escritor e historiador espanhol que já publicou diversos livros sobre a Segunda Guerra Mundial.

Nesta obra, publicada no Brasil pela editora Novo Século, nos surpreendemos logo ao abrir o livro. Se você pensa que já vai começar lendo sobre a Operação Valkíria e o tão famoso Stauffenberg, enganou-se. Surpreendi-me, pois o autor, primeiramente, conta detalhes muito interessantes de sua viagem à Polônia, onde visitou diversos lugares históricos – inclusive a famosa “Toca do Lobo”, onde Stauffenberg detonou a bomba para acabar com a vida de Hitler – e inicia seu livro relatando outros atentados que Hitler sofreu, tanto de pessoas comuns quanto de grupos de resistência mais elaborados.

O autor também aproveitou alguns capítulos para contar a história de vida do conde Von Stauffenberg – Quem era ele, no que ele acreditava? Também conhecemos os outros militares que estiveram envolvidos nesse complô contra Hitler. O que os levou a tomar essa decisão? O que eles pensavam? Qual era a opinião deles a respeito do regime de terror imposto por Hitler? São algumas das questões que vemos esclarecidas ao longo do livro.

Achei muito interessante o autor ter começado dessa forma, pois nos dá uma dimensão maior de que os alemães não eram todos iguais. Conseguimos entender muito melhor a história e tudo o que ocorreu desta forma.

Outra surpresa para mim foi ter visto que, ao chegar o tão esperado momento do livro e adentrar na famosa Operação Valkíria, Jesús narrou os acontecimentos como se fosse um roteiro de filme, como se fosse um livro de ficção, com falas e tudo mais. Achei isso simplesmente incrível, pois além de tornar o livro mais leve, deu um aspecto mais real para a narrativa.

Ao longo do que é narrado, podemos ver fotos que ilustram pessoas ou acontecimentos, dependendo do que está sendo explicado. Sem dúvidas, é um livro bem completo.

O que mais chama a minha atenção é que há outros dois livros denominados “Operação Valquíria” (Ou Valkíria, com K) publicados, mas este é o mais completo – não é somente eu quem diz isso, várias outras pessoas também já haviam comentado isso comigo. Eu vou ler um desses livros no Desafio Literário aqui do blog e espero dar minha opinião para vocês, mas já deixo adiantado que, para superar esse livro do Jesús, terá que me surpreender muito, o que acho difícil, sendo que este já me surpreendeu.

Parabéns, Jesús. Continue esse ótimo escritor e historiador que és. Aguardamos ansiosamente o lançamento de outras obras suas publicadas por aqui!

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/