Festa no covil

Festa no covil Juan Pablo Villalobos

Resenhas - Festa no Covil

Elizabeth 26/04/2024

O livro nara a história de um rapaz filho de um traficante, sabe que pode ter tudo que o dinheiro pode comprar, menos a liberdade.

Carlos531 08/04/2024

Até o momento estou a pensar como um livro relativamente curto conseguiu causar tantas sensações conflitantes em meio à barbárie no mundo do narcotráfico não apenas no México onde se passa nossa historia, mas como um todo.
Nosso protagonista se chama Tochtli uma criança prodígio como ele mesmo se descreve e vemos o mundo do trafico com suas atrocidades pela visão dessa criança que vive uma vida de luxos e mimos, porém solitário como sendo o preço a se pagar pelos atos praticados por seu pai. Para nós Tochtli vem contar os acontecimentos de seu desejo por um hipopótamo anão da Libéria, e até nos revelar todos os acontecimentos pela busca de seu desejo, vem nos apresentar seu dia a dia, suas aventuras, além do pequeno e seleto grupo de pessoas que conhece. Cotidiano irrigado por mistérios, crimes, uma masculinidade que chega a ser toxica e uma obsessão doentia de nosso protagonista por cabeça e chapéus.
Tudo isso regado de sua visão insensível aos fatos ou talvez até por não compreender o mundo sem ser na visão do crime imposta a ele. O autor por meio de seu personagem principal ainda se encarrega de nos oferecer um material muito interessante de base para apoio à história como filmes e musicas. Todo o clima tenso da história não tira a possibilidade de boas risadas, mas o que nos prende mesmo é a barbaridade que a protagonista deixa explicita até mesmo em suas brincadeiras e estudos livres.
O autor consegue fazer com que analisemos o poder do narcotráfico na sociedade, na visão solitária de uma criança que participa e convive com isso de dentro. Um conto fictício que beira a realidade de forma assustadora, mostrando a corrupção em seus diversos graus montado uma máquina de desigualdade e criminalidade sem precedentes.
Ficando aqui a pergunta, até onde nossa historia se assemelha com a realidade?

Daiana 26/03/2024

O livro foi bem rápido, me lembrou muito "O menino do dedo verde" só que latino. Achei uma leitura gostosinha, mas que te faz refletir varias coisas.

Mari 17/03/2024

Colecionando chapéus
Livro curto, conta a história de um menino (entre 8 e 10 anos, provavelmente) que vive em um castelo diferente. Ao longo da narrativa entendemos que na verdade ele é filho de um chefe do tráfico, o que permite que a criança viva em meio a muita riqueza, mas também solidão e violência, a qual, pelo modo infantil de narrar, vamos percebendo como ele encara e ressignifica. Para ler em uma sentada só, curto, divertido e ao mesmo tempo ácido e forte.

salles27 19/02/2024

É muito maneirinho o que o autor consegue fazer de colocar tudo na perspectiva de uma criança, parece que vemos o mundo de uma forma tão inocente que chega até a ser fofo falar tanto de cabeças decepadas.

Patricia Milani 13/01/2024

Um livro totalmente fora do meu radar, li por indicação de um clube de leitura que participo.
Não sabia muito o que esperar da história, porém me surpreendi com a narrativa de Tochtli nosso narador personagem, que é apenas uma criança. Mesclando vida real e fantasias Tochtli nos mostra que sim somos frutos do meio em que vivemos.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

O romance de estreia de Juan Pablo Villalobos é surpreendente em muitos sentidos. Breve e incisivo ao revelar a face mais violenta da realidade (não apenas) mexicana sob uma ótica insólita, entra no cânone da narcoliteratura sem ceder aos tiques próprios do subgênero. Em Festa no covil, a vida íntima de um poderoso chefe do narcotráfico - Yolcault, ou “El Rey” - é narrada pelo filho. Garoto de idade indefinida, curioso e inteligente, o pequeno herói, que vive trancado num “palácio” sem saber a verdade sobre o pai, reconta sem filtros morais o que presencia ou conhece pela boca dos empregados ou pela tevê.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535920260

Kushi 07/12/2023

Hipopótamos anões da Libéria choram como maricas?
Livro muito bom. A leitura é bem curta e fluída, além disso, vale super a pena. Os personagens são interessantes, as críticas são pertinentes e o ápice é todo esse absurdo ser retratado a partir da visão de uma criança, sensacional.

Paulo1584 19/11/2023

Pulcro
Um romance bem divertido.
Tochtli é daqueles personagens que ficam com você. não pelas suas singularidades conscientes, mas pela visão única de dentro desse palácio. pelos comentários secos sobre os franceses, sobre os escritores e sobre a vida, essa coisa insignificante.
baita livro!

carolina 25/10/2023

"Os chapéus são como as coroas dos reis. Se você não é rei, pode usar chapéu para distinção. E se você não é rei e não usa chapéu, acaba sendo um zé-ninguém."
trás uma noção do narcotráfico pelo olhar do Tochtli, não me prendeu muito, mas vale a pena

Valéria 24/10/2023

Cada frase é uma supresa
Gosto muito da escrita do Juan Pablo Villalobos, acho que ele tem uma habilidade incrível de começar um frase de uma forma absurda e terminar de forma surpreendente, carregada de duplo significado e humor, tornando seus livros uma coisa única de se ler.
Esse em especial que conta com um tema tão pesado mas que é narrado na visão de uma criança. Vale muito a pena a leitura.

andre96g 12/10/2023

Um tema batido com uma visão diferente
Gostei do livro, foi fácil de ler e acabei por engolir ele. No entanto me cansei um pouco, a história na me prendia muito e a escrita, por simular uma criança me cansava um pouco.
No entanto o posfácio me elucidou d ealgumas questões que não havia percebido.
No fim é um bom livro, que trata de assunto muito pesados a partir de um olhar infantil

HCS378 09/10/2023

O humor político que eu precisava
"Em sua investigação da inocência e do conhecimento, este romance é um ataque deliberado e atrevido às convenções da literatura. Porque a literatura, no fim das contas, preza pelo conhecimento. Tem orgulho de sua profundidade. Mas o conhecimento é infinito, portanto toda e qualquer profundidade é só mais uma forma de ser superficial" - Adam Thirlwell

Jaqueline720 03/10/2023

Hipopótamos anões da Libéria
O início não me cativou tanto a princípio, confesso. Fui pega mesmo na parte que considerei o ápice do livro e do protagonista, a Libéria, os hipopótamos, chorar como maricas. A partir daí, tive um olhar muito mais sensível e apurado com a história.

Um bom livro, vale a pena a leitura (acho que eu nunca tinha lido nada de escritores mexicanos).

Pretendo reler em algum dia.

Kaire 31/08/2023

É nefasto, sórdido, e muito bom!
A história é narrada pelo tochtli, uma criança com idade indefinida, muito precoce por conhecer palavras difíceis mas não para viver num contexto de violência sendo filho de um chefão do tráfico.

Ao longo das páginas, ao querer seus desejos atendidos, o tochtli (ou usagi, como seu professor admirador da cultura japonesa gosta de chamá-lo) vai apresentando uma mistura de banalidade e excentricidade que não são sentidas de forma chocante pela normalidade causada pela percepção inocente dele.

Mesmo num contexto de tráfico, a história não é sobre isso. Até o fim tu espera o pior, mas esse pior acontece a cada entendimento que o tochtli tira sobre as ações do 'bando', e isso basta. A leitura é rápida (o livro tem menos de 100 páginas) e a história te pega rápido por ser simples e forte, sem necessidade de explodir absurdos na sua cara o tempo todo. Foi um prazer conhecer o autor através desse obra e espero ver mais dele futuramente.