Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Lilian Andrade 08/05/2024

Profundo
Gostei bastante de como é explorado o sentimento do personagem. A gente sofre junto com cada acontecimento. Só achei que se a leitura desviava muito em alguns capítulos e isso me deixou entediada diversas vezes. No mais, gostei bastante da experiência.

Lív 08/05/2024

Irremediável
Tudo que nos faz sentir e reflletir acerca das inerências humanísticas. A felicidade, o estorpor, o medo, a vontade, a potência, o inconsciente, o consciente, o id, o ego e o superego. O amor.
Dostoievski conseguiu colocar tudo isso em poucas páginas, as quais te submergem na história a ponto de você sentir cada sensação de cada personagem. Uma obra..

Icaro Sena 08/05/2024

Não vou fazer uma resenha e comentar sobre a profundeza psicológica do livro, todo o questionamento sobre crime, punição, certo ou errado etc. Aqui vou expor como foi minha leitura.
No início achei bem complicado decorar nomes russos, uma hora usando sobrenome outras se referindo pelo nome, muitas vezes achei que eram pessoas diferentes, mas estavam falando do mesmo personagem. Achei tbm muito detalhado e com muito ?arrodeio?. Partes do livro eram sofridas para seguir em frente. Para mim muitas partes podiam ser sintetizadas sem perder a ideia que o autor queria transmitir.
No final as coisas fluíram melhor, mas no geral o livro é bom, mas dá a impressão que tem o dobro de páginas que realmente tem.

Matheuscko 07/05/2024

Dostoievski, um gênio.
O livro se apresenta como um romance, uma história de superação. Uma luta eterna contra o niilismo, em uma sociedade decadente, na qual os valores antigos são derrubados. É interessante que o livro aborda certos pontos do utilitarismo, que tem como viés, a idéia de que algo moralmente correto é o que ocasiona o maior bem ao maior número de pessoas.
Para ilustrar esse conceito é interessante recorrer ao seguinte exemplo. Se por ventura um governo, através de uma execução, de um inocente por um crime que não cometeu; de modo que essa execução faça com que a população seja beneficiada. Tal ação moral, é considerada correta. Raskolnikov é invadido por tais idéias, não só estas, como idéias socialistas.
Aliás, é bom adentrar nesse pensamento, pois o que muitos ignoram, e que eu percebo. É a descaracterização do ponto principal do romance. É a idéia de que a sociedade não pode ser feliz mediante uma idéia expressa em um papel, a sociedade para Dostoievski, é muito mais que isso. É de suma importância compreender também, um pouco da vida do autor.
O momento que antecede o romance, é o período após a prisão de Dostoievski, no qual ele foi quase morto. Ou seja, ele conviveu com criminosos, experienciou toda a decadência moral da sociedade russa em sua época, e saiu daquela prisão com uma mente renovada.
Para os que não sabem, Dostoievski fazia parte de um grupo socialista, que se não me falha a memória, foi caçado pela polícia do czar, de modo que em 1849, ele foi preso.
É também de suma importância, entender que um dos ideais presentes no autor, é de que a verdadeira educação, não é imposta, é ensinada através do amor, o amor cristão, (vale lembrar que é impossível afastar os ideais cristãos da obra, se quiser compreende-la perfeitamente), o amor que é capaz de se entregar ao outro. Este amor, é capaz de salvar o mundo, e não idéias vindas da cabeça de um estudioso da sociedade, e é este, é este, meus caros, o ponto central dessa obra espetacular.

skuser02844 07/05/2024

Merece a fama
Livro riquíssimo em psicologia e com uma narrativa que me deixou ansiosa e envolvida. Meu único comentário negativo é a ausência de um segundo livro que falasse sobre a redenção de Rodion (o que era a intenção de Dostoiévski, pelo que procurei). Recomendo!

Hellen.Pachu 06/05/2024

Quis ousar e matou
Como premissa acompanhamos o estudante Rodion e suas ideias um tanto quanto questionáveis .
Não vou negar que é um de meus primeiros clássicos literário, e o pq dele? Indicação de amg, e que baita indicação! A princípio, demora p se adaptar a escrita, as descrições as vezes fica cansativa, mas é super necessário pois me senti dentro da mente dos personagens. O jeito como você sente todas as emoções, a maldade, inveja, vaidade e outros milhões de sentimentos de forma tão escancarada, foi as verdades mais nua e crua que eu já li. Foi uma leitura muito agradável, que me despertou muito interesse em relação a história do autor, também da época que foi escrita o livro ( eu amando procurar mais sobre a história da Rússia na época) e com crtz desperta interesse na psicologia. Enfim, é uma leitura que acrescenta muito e tô aqui em crise existencial depois desse cara ter uma leitura tão esplêndida das facetas de um ser humano.

AnaPaulaSaoli 06/05/2024

Crime e Castigo.

Confesso que levei um tempo para engrenar na leitura e mesmo engrenando as vezes era difícil manter a constância da leitura. De fato, trata-se de uma narrativa complexa que envolve a psique humana.

O personagem que vive um momento muito difícil em sua vida, acredita que cometer um crime é justificável devido a sua situação.

Vale a leitura desse clássico.

TAbatta.Assis 06/05/2024

Livro Crime e Castigo
O livro é sobre um estudante chamado Raskólnikov que comete homicídio. Ele pensa que está agindo por uma causa maior, contudo, no desenrolar da trama, o peso da culpa se sobressalta. O livro explora as lutas internas do protagonista. É uma história sobre moralidade, redenção e perdão. A escrita não é simples, como de outros livros do autor, demanda concentração. Vale a pena a leitura.

Stephanie295 05/05/2024

"Você se destruiu e traiu a si mesma em vão"
Mas o pior de tudo, é que você se destruiu e traiu a si mesma em vão. Quem vai negar que isso é um horror?

O livro foi lançado em 1866, então o que eu, que li esse livro em 2024 quase 200 anos depois poderia falar?

O livro sinceramente parece uma novela. A gente tem a visão do protagonista e ele vai se conectando com vários personagens e esses personagens tomam mtt tempo de páginas. Não é uma crítica, só tô explicando.

No início do livro tem um bêbado que desabafa com o Rodia, a gente acha que é só um cara aleatório. Mas esse homem se torna mt importante na vida do Ródion.

Outra coisa que não entendi é que o Rodia tem 4 nomes? Rodia, Ródion e mais dois nomes oficiais.

Infelizmente o livro se alonga demais depois da metade, a gente quer saber oq acontece com o protagonista mas as subtramas tomam muito tempo.

Mas é um livro que te muda, os livros não são os mesmos depois de você ler esse.

emiilly 05/05/2024

É bem bom
Eu a cada 5 paginas: " Mas quem é esse personagem?????" . Todos os personagens desse livro têm pelo menos uns 100 nomes.

Erick318 05/05/2024

?Se Deus não existe, tudo é permitido.?
Mentes como a de Dostoiévski estão em extinção. E por isso digo, sem sombra de dúvidas, Crime e Castigo é um dos melhores livros que já li. Nele Dostoiévski consegue expor todas as nuances da natureza humana. Nossos conflitos diários sobre a moralidade, a reconciliação de nossas ações com a nossa consciência. Seguimos Raskólnikov em seu caminho tortuoso, e desbravamos a mente de um homem que pensa que os fins justificam os meios.
Um clássico como esse deveria ser leitura obrigatória, pois desenvolve uma consciência a muito esquecida na sociedade.

charlie54 04/05/2024

O puro suco da mente humana
Na obra Crime e Castigo, o grande Dostoievski nos presenteia com uma profunda jornada psicológica da mais concreta e, ao mesmo tempo, dissimulante e inconstante natureza humana, construída minuciosamente em páginas fluídas, assim como a trajetória dos acontecimentos ao longo do livro.

Ao longo de mais de 500 páginas, uma pergunta paira: afinal, o que é a moralidade?
E, com isso, nos inundamos em uma pesada e profunda jornada na vida de um homem que, apesar de tudo, é apenas um ser humano.

Recomendo fortemente.

Kdiaax 04/05/2024

Tenho tanto o que falar, mas não consigo expressar tudo o que esse livro despertou em mim.

Vários assuntos em um único livro, várias reflexões, vários confrontos. Dostoiévski brinca com o psicológico, ele mostra como a mente pode ser volátil. Ao ponto de cometer um crime, se arrepender de assumir seus castigos, mas jamais se arrepender do ato em si.

Raskolnikov é simplesmente Humano, ele tem certeza dos seus ideais, se garante com sua forma de ver o mundo. Mesmo correndo atrás de provas que comprovem sua visão, mesmo perdendo em inúmeros momentos. Ele segue firme, contra todos, contra si mesmo.

O livro não é óbvio, você não sabe onde a história pode acabar. Não é uma leitura fácil, ela precisa de atenção, eu mesmo perdi o foco em alguns momentos.

Na minha opinião os nomes são um dos maiores problemas, eles te confundem. O uso de nomes completos, abreviaturas, jogos de apelidos. Só agravam as questões de entendimento, mas tornam a experiência única.

Diferente de Duas Narrativas Fantásticas, Crime e Castigo ficará marcado, agora entendo a importância de Dostoiévski.

FlAvia1040 04/05/2024

Sem palavras
Nei sei oque dizer sobre, crime e castigo, seria um relato do homem sem moral? Talvez. Esse livro é simplesmente inacreditável.