Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

Fernanda Mara 03/06/2024

Uma editora realmente pode alterar a experiência de uma leitura
Comecei a ler sem perceber que era a versão adaptada da Principia. Já li algumas resenhas e comentários sobre a obra, então sei que minha experiência foi bem distante de toda a profundidade real da obra. Por isso, sinto que não tenho direito de dar nem menos e nem mais que 3 estrelas a esse livro. Não que eu não tenha gostado da experiência, a cena do assassinato e o conflito interno do protagonista foram surreais de boa, além de algumas histórias secundárias (como a de Sofia ou de Dunia) terem me interessado, porém achei muitas partes entediantes, rasas e desnecessárias - algo que atribuo principalmente à versão que li. Se isso é um traço do próprio autor, cabe uma leitura do texto inteiro e de uma boa edição me dizer. Até lá, mantenho somente 3 estrelas (ou, mais especificamente, 6 ou 7/10) e a curiosidade pela obra inteira, que lerei só deus sabe quando.

@maay_ 03/06/2024

Olha, que livro triste kk e ao mesmo tempo crítico. Gostei mas não tanto assim????????????????????..

vitoriafemelo 03/06/2024

Meu primeiro clássico. Esse livro está longe de ser emocionante. Não te prende do início ao fim. Não é uma leitura fácil, exige concentração, conhecimento da língua, e muita paciência para não abandar a leitura no início.
Vale a pena, faz com que reflitamos sobre o comportamento humano.

Dilso 03/06/2024

Ótimo!
Nossa! Como a progressão da história mudam de tradução para tradução. Há tempo li este livro numa edição em dois volumes da Folha, esta requentando o russo do inglês ou do francês, não lembro, para o português. Nesta, da Editora 34, a tradução é do russo diretamente para a língua portuguesa. O que fez uma diferença absurda.
Enfim, adorei revisitar a obra. Sempre inquietante.

Mary 03/06/2024

Tem spoiler
Livro muito foda, a gente acompanha o desenvolvimento do Rodion como personagem desde antes, durante e depois do crime. Tem inúmeras reflexões, perdi as contas de quantas vezes me identifiquei com ele, o cara tem uma mente extraordinária e não reconhece.
Sobre o melhor livro de Dostoievski pra começar a ler ser "noites brancas" EU discordo, noites brancas tem uma linguagem muito mais formal por assim dizer, ja crime e castigo tem uma linguagem mais atemporal, bem mais simples de entender.
Resumindo o livro: ele é pobre e precisa de dinheiro pra se sustentar mas é orgulhoso demais para trabalhar, rouba e mata, não usa o dinheiro por se sentir culpado, adoece, é preso.
Inclusive o tempo q ele passou delirando me lembrou muito a doença do Ivan Ilitch.
Dito isso, uma das maiores obras que já li, de fato maravilhoso.

nanda_googie 02/06/2024

Meu primeiro livro dos clássicos russos
Quando comecei a ler pensei que seria algo como as histórias de assassinato contemporâneos, e não foi, mas ainda assim eu amei, e me motivou a procurar outros livros clássicos da literatura russa, e quero fazer isso quando tiver mais tempo pra esse tipo de história

Gente, esse protagonista é possuído pelos espíritos dos andarilhos? Nunca vi alguém sair pra andar tanto, misericórdia

yoousve 31/05/2024

Crime e castigo (perfeição)
obra-prima da literatura russa que mergulha nas profundezas da psique humana. Através da história de Raskólnikov, um estudante atormentado por sua própria moralidade, Dostoiévski nos leva a questionar os limites entre o bem e o mal, a culpa e a redenção. Com uma narrativa intensa e reflexiva, o livro nos confronta com questões existenciais e éticas que continuam relevantes até hoje. Uma leitura essencial para quem busca uma exploração profunda da condição humana.

maria 31/05/2024

O relato piscológico de um crime
Questionador e impressionante! Crime e castigo,é uma das maiores obras de literatura escritas na história da humanidade.
Raskólnikov é um rapaz sombrio,orgulhoso,retraído e um tanto quanto paranoico, que precisou interromper os estudos por falta de dinheiro. Devendo aluguel a proprietária do apartamento onde vive. Julga ter plenos direitos de cometer um crime.
Por meio da tragetória de Raskólnikov,Dostoiéviski nos traz a um ambiente de pobreza,alcoolismo e da degradação da vida de seus personagems.
O livro, retrata tão bem a verdadeira natureza humana e até onde nossa moral e ética realmente podem ser questionadas, que eu até me pergunto se Dostoiéviski não cometeu algum crime, pois todos os questionamentos,pensamentos e a doença(que não é nada mais nada menos que seus pensamentos)de Raskólnikov, são tão reais que até eu me senti angústiada.
Enfim,um dos únicos pontos ruims desse livro é que ele tem um monte de detalhes, que eu acho um pouco desnecessarios o que o torna um pouco cansativo e chato,mas mesmo assim eu achei incrivel!!!
"A mentira é o único privilégio humano em relação a todos os outros organismos. A gente vai mentindo até chegar á verdade! É porque eu minto que eu sou também um ser humano".

Will 31/05/2024

Dostoievski e o dom de trabalhar bem seus personagens
Como sabe desenvolver seus personagens, esse tal de Dostoievski. Ele nos presenteia com um estudo de caso acerca de ambição, impulsividade e desespero humano. O que se define como limite ao ser humano? O que é necessário para que façamos algo deplorável em prol de sobrevivência (ou poder)? A trama principal é bem entrelaçada com as subtramas familiares, de tal modo que o leitor anseia pelo desfecho da história.
mainarabooks 31/05/2024minha estante
Essa é edição é boa? Tenho, mas ainda não li

Will 01/06/2024minha estante
É sim, essa editora é bem competente até. Já li outras obras que saíram por ela e não decepcionou.

Dominique53 29/05/2024

Impactante
O livro não é uma leitura fácil e discorre de forma bem lenta. Ele tem muitas travas, em vários momentos parece que vai chegar no ápice e trava. É um livro um pouco agoniante, me passou a sensação de estar sentindo junto com o protagonista o que ele está vivendo, principalmente porque ele está em um estado de semi-loucura. No geral achei incrível, diferente de tudo que já li. O desfecho é o esperado, mas trás muitas nuances interessantes no decorrer da trama que dão um tchan a mais.

AmandaGotardo 29/05/2024

Sem palavras (segue resenha com muitas palavras)
Eu li sem saber nada sobre e eu me surpreendi demais, nunca tinha lido Dostoiévski e confesso que achei que seria mais difícil de entender, já quero ler mais livros dele. Tem muitos personagens na história e todos são muito bem construídos, todos os enredos se entrelaçam e é surreal entrar na mente do Raskolnikov. Minha única dificuldade foi na questão dos nomes e apelidos, mas com o passar da história fui entendendo quem era quem.
Realmente não esperava que um clássico da filosofia iria me prender tanto, recomendo pra todo mundo que já tem um hábito de leitura e quer começar a ler clássicos.