A mão e a luva

A mão e a luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Nathan 05/05/2023

A habilidade do Machado a gente vê em como ele consegue transformar uma história que poderia ser chatíssima em uma trama complexa interessante. É uma história com que não me identifico em nada, é de outro tempo, outros valores e outra classe social. Mas ainda assim a construção da subjetividade dos personagens é tão minuciosa que sinto eles. E muito boa a liberdade com que Machado passeia por diferentes posturas como escritor, ora como narrador onisciente, ora como autor conversando diretamente com o leitor, muitas oras com um bocado de ironia.

Jéssica 28/04/2023

Estevão é muito chorão, não sabe aceitar o não e seguir com sua vida. Não é o fim, ele que escolheu viver uma vida triste. A vida dele poderia ser muito melhor se escolhesse não viver se lamentando.

Não seja Estevão.

Guiomar sempre solicita a vontade de sua madrinha, mas também convicta do que queria, do que sentia e não desistia fácil. Menina esperta. Soube sair bem no final.

Luís de igual modo, sabe o que quer e sabe se posicionar para o conseguir. E mesmo que a resposta fosse negativa ele saberia lidar bem e não viver a lamentar, mas continuaria sua vida em paz.

Bianca.Charato 24/04/2023

Razoável
Não é uma leitura muito agradável, tem uma linguagem muito rebuscado e formal até porque é uma obra antiga. Não é muito atrativo mas o desfecho é interessante.

Juliaa13 22/04/2023

Chatinho
Não achei muito interessante, extremamente monótono, romance rico em comentários facultativos; chega até a ser repetitivo.

Bekalvez 19/04/2023

Um clássico, simplesmente fantástico!

?É melhor, muito melhor contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como nos sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.?

?Tudo é aliado ao homem que sabe querer.?

?A felicidade é isso mesmo; raro lhe sobra memória para as dores alheias.?

Gilda.Lima 19/04/2023

Gostei mais dessa leitura que da anterior, me prendeu mais. Foi muito bom ver a história de Estevão e Guiomar, e o mais surpreendente foi o desfecho da trama, algo que ninguém imaginava, mas que no final acabou dando super certo.

Natália 16/04/2023

Mais um livro incrível de Machado de Assis
"A mão e a luva" foi o sétimo romance que li de Machado de Assis. E como sempre, Machado não me decepcionou. Recomendo muito ??
Eu sou apaixonada por esse escritor tão genial. Machado de Assis escreveu muita coisa entre romances, peças teatrais, contos, crônicas... Ele escreveu 10 romances e pretendo ler em breve os outros três romances que ainda não li (Esaú e Jacó, Casa velha e Memorial de Aires).

Resenha:
"A mão e a luva" é o segundo romance escrito por Machado de Assis e foi publicado em 1874. A história se passa na cidade do Rio de Janeiro do século XIX. Somos apresentados à protagonista da trama, Guiomar, moça de origem simples e que após ficar órfã é criada por sua madrinha, uma baronesa que nutre por ela o sentimento de uma verdadeira mãe. Guiomar é uma moça bonita que atraiu para si três pretendentes: Estevão, Luís Alves e Jorge (sobrinho da baronesa) que disputarão o coração da moça. Guiomar terá, então, que decidir, qual pretendente ganhou o seu coração, ou seja, qual luva cabe perfeitamente em sua mão.

Camila1856 08/04/2023

A Mão e a Luva
Minha primeira leitura do Machado de Assis e eu já gostei bastante da escrita dele o modo como ele retrata os personagens, seus pensamentos, desejos. Nao gostei muito da Guiomar de início, mas acho q ela se desenvolveu bem. É realmente uma obra prima???

giu 07/04/2023

Caro amigo leitor
?A felicidade é isto mesmo, raro lhe sobra memória para as dores alheias.?

Na vontade de ler algo excelentíssimo eu busco algum conto do Machado. Sempre um prazer precisar estudar uma leitura dessas!!

A fase mais romântica de Machado de Assis já possui sua ironia crítica tão conhecida. O conto apresenta uma moça distante da jovem frágil do romantismo e um pretende diferente do perfeito carvalheiro, mas que não impedem a construção de um casal perfeito.

evy 05/04/2023

" Amores não se encomendam como vestidos, sobretudo não se fingem, ou não se devem fingir nunca. "

najuliass 04/04/2023

- A experiência da vida, devia ter-me convencido de que o melhor de todos os sentimentos é um egoísmo quieto e calado.

Lidiany.Mendes 04/04/2023

Que delícia de história
Uma história deliciosa de ser lida. A saga de Guiomar, moça que precisa decidir com quem deve se casar é muito sensível e ao mesmo tempo realista, como deveriam ser todas as decisões desse tipo.
Por fim, a decisão não poderia ter sido mais perfeita, tal qual a luva feita sob medida para determinada mão.

AnaP14 19/03/2023

Encaixe
A obra é muito boa de acompanhar, despertando a curiosidade em cada capítulo. Mal consegui deixar de lado após começar, até que cheguei ao fim. A análise das personagens é muito boa, embora seja perceptível que Machado ainda não estava em sua maturidade literária quando o escreveu.