Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

nathys 25/03/2023

Primeiro clássico que eu leio
Eu demorei bastante pra ler admito, nao por preguiça e falta de interesse mas pq eu esqueciakkkkk
é um livro bem curto, 40 páginas, mas é muito bom
tem uma escrita mais antiga e um pouco difícil de ler algumas palavras, mas ao mesmo tempo é muito fácil e fluido pra ler, nao sei explicar
é um ramance muito fofo ao meu ver, irreal pra nossa atual realidade e pra época mas muito bonitinho, adorei e recomendo demais!!

Julia2251 15/03/2023

"Non ti scordar di me!..."
Eu tinha que ler esse livro por causa da escola, mas acabei gostando dele. Mesmo sendo bem lento e sem um grande plot twist, o final foi muito fofo. Ele tem, além de uma escrita riquíssima, uma boa história. Não diria que é um livro ótimo, mas é bom de ler e se lê bem rápido. É também a primeira vez que eu leio um clássico brasileiro, e minha nossa, eu sou completamente louca pela nossa lingua. Cada palavra escrita nesse livro me faz perceber que amo o português demais.
(A única coisa esquisita nesse livro é que Carlota tem 16 anos, mas, nessa época era normal, então né...)

E justiça pelo pobrezinho do cavalo ?

asisoynara 08/03/2023

Cinco minutos... E um amor pra vida toda!
"Se pronunciavam o teu nome diante de mim, corava e na minha perturbação julgava que tinham lido esse nome nos meus olhos ou dentro de minha alma, onde eu bem sabia que ele estava escrito."

Não que eu já não soubesse que a escrita de Jose de Alencar fosse marcada pela idealização romântica, mas esse livro superou as minhas expectativas sobre a capacidade que eu já conhecia do autor de entregar beleza e tocar corações ao falar de amor. Cinco minutos é uma das histórias mais puras, comoventes e, embora descritivamente pequena, profundas que eu já li. Foi inevitável não me emocionar com a força do amor aqui descrito, com a trajetória de duas almas intensas que se ligaram eternamente num espaço tão curto de tempo e, fugindo do monótono, se entregaram à paixão e todas as suas cadências avassaladoras. Bem verdade é que talvez esse tipo de amor não exista no mundo real, mas o leitor aprecia a ideia de que algo tão belo e verdadeiro possa ganhar vida em alguma realidade de sua mente utópica - e Cinco minutos nos permite isso.

Jose de Alencar, eu nunca vou me cansar de dizer que você foi o maior de sua geração.

LaAnna.Valentim 06/03/2023

Isto é o que eu chamo de um livro romântico!
"Non ti scordar di me!"

E pensar que tudo pôde acontecer por conta de cinco minutos de atraso.

Realmente uma paixão que dá vontade de se apaixonarkkkkk
A conexão entre os personagens é intensa, e do protagonista nem se fala.
Livro curto, sem muito o que dizer, por ser mais emocional e autoexplicativo do que algo complexo e filosofal.
Bruto em sua simplicidade e paixão, ótimo livro!

8rvn4 05/03/2023

Clássico
Um clássico da literatura brasileira, segunda vez que leio e sempre me sinto acolhida e apaixonada pela história.
A primeira vez que li foi no início do ensino médio e foi exatamente o livro que me abriu as portas para a literatura.

legolas_ 05/03/2023

O romance começa por conta de 5min de atraso, achei isso muito legalKAJSJK de resto me pareceu algo que algum professor me pediria pra ler no ensino médio (se eu nao estivesse em casa por causa da pandemia)

Ana Carol 04/03/2023

Livro da escola!!!
Leitura bem rapidinha! Li pela escola! Não estava esperando nada do que aconteceu, então gostei bastante do plot!!!!

LetAcia 03/03/2023

Alguém me explica esse rolê
Uma situação de completa coincidência, que não era coincidência.
Desconhecidos que se conheciam...

A história em si é bonita, a Carlota pensou muito no personagem - não sabemos o nome dele porque ele está falando com a prima, portanto, não se apresenta. Assim, como a Carlota vivia doente, ela não queria "prejudicar" a felicidade do personagem, então eles não poderiam ficar juntos. Mas, como se amavam muito, resolvem enfrentar as dificuldades juntos e acharam a felicidade.
Agora, no começo, sem conhecer a parte da Carlota achei muito aleatório kk, eles não se "conheciam", mas pareciam apaixonados... , na parte do ônibus eu teria dado um murro no personagem com certeza kkkk, que bom que no final deu tudo certo.

Jojo 25/02/2023

5 minutos
Algo me disse pra reler esse livro hoje. Estou passando por um término desde o dia 18. Achei engraçado que um dos únicos momentos que cita uma data nesse livro a data é 18 de fevereiro. Dei uma pequena pausa e voltei a ler.

Vitoria 15/02/2023

Faz 3 anos que li essa obra prima, não me lembro de tudo, mas lembro que eu amei essa livro o primeiro clássico da literatura brasileira que li, muitíssimo bom!

Josana.Baltazar 08/02/2023

Só lembro de ter lido José de Alencar na época do ensino médio e nem sei qual livro, talvez não tivesse na época maturidade tanto que sequer lembro qual foi. Mas agora assim como aconteceu com Machado de Assisestou encantada, uma história linda de um amor verdadeiro, bem contada, intensa, quem nos dera um amor assim que cura, a medida certa de aventura, trás a solidariedade, muito bom

xav 28/01/2023

Non Ti scordar di me.
Bom, já no início da obra o narrador se propõe a contar não um ?romance?, mas uma ?história curiosa? para sua prima. O que nos alerta, a obra não possui o intuito de ser um romance, e sim um fato curioso sem fins chamativos, apenas uma simples fic para ter assunto com sua prima via cartas. Mas o que deixa curioso na história contada é o mistério, a paixão precoce de um cara totalmente emocionado (ele mesmo), o bofe simplesmente se apaixonou por um simples toque de uma estranha de rosto escondido por um véu, dentro de um ônibus. O mesmo deixava subtendido que esta paixão aconteceu por um acaso de atraso de cinco minutos, como se tivesse sido destino, amor alinhado pelos astros.
O cara passa o livro inteiro atrás da então amada do ônibus, a assanhada manteve-se o conto inteiro de easter eggzinhos, a desculpa pra todo este mistério, era de que ela não queria o magoar, pois estava enferma e logo logo iria morrer. Partindo desta idéia, a mona não queria o entristecer, mas mesmo assim ficava no lenga-lenga de mandar cartas para o mesmo dizendo que o amava e pipipipopo, o dito cujo ficava arranjando formas para descobrir onde a sua querida estava, ele LITERALMENTE atravessou mares, o mundo, para estar junto dela (amor verdadeiro, né?!) O cara chegou na Europa e finalmente conseguiu a encontrar, nesse encontro a kween na beira da morte, pediu para o seu amado sofrer com sua partida e no primeiro beijo do casal a diva Carlota, nem um pouco dramática, exclama o seu anseio pela a vida, rapidamente surge uma ânsia de viver. Resumindo, a saúde de Carlota vai melhorando e os dois se casam. Enfim, PURO SUCO DO MELOSO, do ROMANTISMO BREGA. UM MARAVILHOSO LIVRO CHATO RUIM.