Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

Kleber 28/06/2022

Um Amor Puro que sabe a Força que Tem!
Peço licença ao Djavan por parafrasear uma de suas canções mas nada define tão bem este livro do que este trecho de música.
José de Alencar com certeza acordou depois de uma noite enlouquecida de amor com a mulher amada, abriu a janela provavelmente portando uma caneca de café em sua mão, o sol ainda por raiar como linha fina que rompe o horizonte, o silêncio somente interrompido por alguns passarinhos que mesmo longe eram possíveis de se ouvir e pensou que tal se eu escrever um livro de amor sem precisar dizer um eu te amo?!
Daí singelamente adormecido no recanto das estrelas, nasce Cinco Minutos.
É uma história real que cruza a linha da fantasia ou talvez seja uma fantasia que adoraríamos que fosse real!
Eu me apaixonei por este livro aos meus 15 anos e agora com o dobro de idade percebo que posso ter perdido muita de coisa de lá pra cá, mas não o amor por este livro.
Recomendo a todos que queiram conhecer a escola literária Romântica em seu molde mais doce, puro e gentil. "Non ti scordar di me!"
Pedro 28/06/2022minha estante
Citou Djavan, então ganhou minha admiração:)
Excelente resenha, Kleber.

DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Kleber 28/06/2022minha estante
Rsrsrs Pedro esse livro me lembrou bastante essa canção do Djavan sobre do que um amor é capaz. E sim, Djavan é bom demais!

Kleber 28/06/2022minha estante
Obrigado Danilão!

Luiza 29/06/2022minha estante
Resenha convincente kakakskss vou ler

Kleber 29/06/2022minha estante
Kkkkk que bom Luiza, espero que leia e me diga depois o que achou... Rsrs

FefeNight 27/09/2022minha estante
Cinco minutos, livro do cara que, se apaixona no ônibus por uma mulher e persegue ela que matou um cavalo de cansaço , incomodou um veio que não dormia a dias kk

Talitha 15/11/2022minha estante
Como assim matou o cavalo? Aí desanima de ler

FefeNight 19/11/2022minha estante
É que de tanto ele correr com o cavalo ele, o cavalo morre, mas não leva isso a sério não

By a lady 12/05/2023minha estante
Você descreveu perfeitamente o que eu sinto por esse livro. Perfeito!

Vinny.Cristo 07/09/2023minha estante
Achei rushado

HENRIQUE BREGONCI 31/03/2011

Gostei da frase: '' ISTO PROVA QUE A PONTUALIDADE É UMA UMA EXCELENTE
VIRTUDE PARA UMA MÁQUINA MAS UM GRAVE DEFEITO PARA UM HOMEM ''

Fiquei pasmo e impressionado ao saber como
somente cinco minutos de atraso pode mudar
a vida de um homem e de uma mulher !
Gostei muito de Carlota (perfeita dos dois lados), achei ela
muito interessante e inteligente: ela sabe como conquistar !
Eu SUPER RECOMENDO !

=D
Ally 20/06/2020minha estante
Se quiser um novo ponto de vista desse conto, ouça-o no meu canal no YouTube chamado ouça cultura ? onde além desse, você encontra vários outros contos e livros

Daniel.Malaquias 08/11/2021minha estante
Comecei a ler agora, vamos ver o que vai ser.

Camaradalopes07 08/02/2024

Releitura!
A primeira vez ouvira um áudio book do livro. Desta vez preferi ler o livro e a trama da história e desenvolvimento foi excelente e com algumas reflexões de como era visto na época sobre o romantismo brasileiro. Cada página valeu apena ser lida e encantar com o que há de melhor de nossa literatura.

Claire Scorzi 08/03/2009

Charme e nada mais
Alguém consegue resistir a uma história de amor que depende de um jovem que odeia relógios atrasar-se e assim encontrar a mulher de sua vida?
Na minha opinião, não dá pra resistir. Alencar está nos seus inícios românticos (o Movimento no Brasil estava à toda): grandiloqüência, frases açucaradas, exageros da caracterização das personagens (a heroína é linda), tudo no plano do Ideal.
Mas funciona! É de um romantismo excessivo mas charmoso, que encanta e comove; tem cenas e frases que permanecem na memória; críticos torcem o nariz por não encontrarem aqui o Alencar crítico social de "Lucíola" e "Senhora", sem entenderem que "Cinco Minutos" não é sobre isso, e que o autor não pretendia fazer dele algo do tipo; "Cinco Minutos" é burguês, romântico, exagerado, idealista, repleto de bons sentimentos - e sinceramente, eu gosto muito dele assim.
Se você quer apenas uma linda história de amor, onde o herói é um cavalheiro devotado à sua dama, onde a heroína é o protótipo da figura romântica (belíssima e à beira da morte), este é o livro. Boa leitura!
Liana 23/10/2013minha estante
Gosto das críticas sociais e concordo com vc de que o livro é burguês, mas é tão fofo e simples que me conquistou também. Romântico e nada mais. Apesar de ainda assim ter sua crítica aos modelos pré programados....rs.

Leonhard 09/12/2021

Texto simples. Gostoso de ler!
É uma história incrível? Não. É a leitura que estava buscando há meses? Sim. Uma escrita bonita, de uma história nada complexa, mas que trouxe um bem estar no percurso.

Luana Lima 15/05/2021

Eu amei esse livro, principalmente a escrita, em que José de Alencar se refere ao leitor como minha prima, e por causa desse livro, eu vou começar a me atrasar cinco minutos para onde eu for.

Kiki 16/02/2024

Envolvente
José de Alencar conseguiu me envolver na trama, eu simplesmente nao queria parar de ler.
Livro é muito bem escrito!

Lu Reis 24/12/2020

| Todo mundo sabe que um pequeno atraso pode mudar completamente a sua vida, e essa é justamente a premissa desse romance escrito em 1856. CINCO MINUTOS foi o tempo que o rapaz se atrasou; quando tomou o ônibus atrasado, conheceu uma estranha e se apaixonou. Uma história cheia de drama, com direito a loucuras de amor (como gastar fortunas na compra de um cavalo e cavalgar no coitado até sua morte), troca de singelas cartas românticas, desastres que os impedem de se encontrar, uma doença incurável etc.
Toda história é narrada em primeira pessoa no formato de uma carta endereçada intimamente a uma prima, o que causa uma empatia instantânea a quem lê, principalmente quando o autor se dirige diretamente a quem está lendo essa carta.
Este livro é um clássico do nosso Romantismo (período literário no qual o amor é muito valorizado e vale todos os sacrifícios), escrito no início da carreira de José de Alencar (um dos autores mais populares de nossa literatura), e vai mostrar um amor puro, casto, duradouro e curativo vivido por duas pessoas que podem se considerar almas gêmeas em que mesmo o destino interferindo e interpondo-se no caminho deles, tudo resolve-se ao final.
A obra faz parte dos chamados romances urbanos, onde Alencar retrata os costumes da sociedade carioca à época do Segundo Reinado. Um livro bem curtinho, de leitura muito fluida e entendimento fácil, apesar de ser um clássico (as vezes tem-se a ideia de que ler os clássicos é muito difícil ? não é o caso aqui). Dizendo isso parece que a história é simples em si, mas não é. O livro conquista o leitor desse as primeiras páginas, com um enredo cheio de suspense, amor e aventura.
Um livro pequeno, uma história curta, que você consegue ler em poucas horas, mas que traz um romance tão suave e comovente que te deixa o tempo inteiro da leitura torcendo pela felicidade do casal.

layhnrqs 21/05/2023

Curto e lindo!
"Desta pequena causa, desse grão de areia, nasceu a minha felicidade; dele podia resultar a minha desgraça. Se tivesse sido pontual como um inglês, não teria tido uma paixão nem feito uma viagem; mas, ainda hoje, estaria perdendo o meu tempo a passear pela rua do Ouvidor e a ouvir falar de política e teatro."

Primeiro romance do escritor cearence, José de Alencar, publicado em 1856, que apesar de ser um livro curto, possui um desenvolvimento incrível do início ao fim. Com uma história de amor cheia de idealizações, renúncias, provas e desejos. E com uma metáfora linda sobre a teoria do caos mesclada ao romantismo. Se não fosse os 5 minutos de atraso, ele não tinha vivenciado tudo isso com Carlota.

Suellen.Alves 23/03/2021

Cinco minutos pode mudar vidas
Esse é daqueles livros que dá para ler em 1 dia, fácil, fácil.
A história é sobre os acasos da vida, do quanto um simples movimento pode mudar totalmente a direção da vida das pessoas.
A leitura é fluída e prende, com um contexto simples e suave de romance ingênuo que desperta curiosidade pela busca incessante que o protagonista faz pela "sombra" de uma mulher.
Uma delicinha de história para ler despretensiosamente.

Instagram: @leitor_eduardo 20/08/2023

Cinco Minutos
- Título: #CincoMinutos
- Autor: #JoséDeAlencar
- Ano: 1856
- Nota: ?????

"Cinco Minutos" é um conto escrito pelo renomado autor brasileiro José de Alencar, que faz parte de sua coletânea de contos intitulada "Cinco Minutos e outros contos". Publicado pela primeira vez em 1856, o conto apresenta características marcantes do romantismo brasileiro, explorando temas como o amor, a fugacidade do tempo e a intensidade das emoções.

A história narra o encontro entre uma jovem e bela mulher, Carlota, e um estudante de medicina que está prestes a fazer uma viagem. O título "Cinco Minutos" faz referência ao breve período de tempo que os personagens têm para conversar antes da partida do jovem. Durante esses minutos preciosos, eles compartilham um diálogo repleto de sentimentos, revelando suas emoções mais profundas e íntimas.

A narrativa é permeada por um tom melancólico e uma atmosfera nostálgica, típicos das obras românticas. José de Alencar habilmente explora as emoções humanas, retratando a intensidade do amor em um espaço de tempo tão curto. Através das palavras trocadas entre os personagens, o autor captura a efemeridade da vida e do amor, ressaltando como momentos preciosos podem ser vividos em questão de minutos, deixando uma marca eterna na memória.

A história destaca o poder das palavras e a profundidade dos sentimentos, mesmo em um curto espaço de tempo. Com sua poesia e profundidade emocional, o conto continua a ser apreciado como uma obra literária que captura a essência do romantismo brasileiro.

Aécio de Paula 12/07/2020

Cinco Minutos - José de Alencar
Primeiro romance do escritor. É uma releitura.
Daniel 12/07/2020minha estante
Alencar =)

Julia2251 15/03/2023

"Non ti scordar di me!..."
Eu tinha que ler esse livro por causa da escola, mas acabei gostando dele. Mesmo sendo bem lento e sem um grande plot twist, o final foi muito fofo. Ele tem, além de uma escrita riquíssima, uma boa história. Não diria que é um livro ótimo, mas é bom de ler e se lê bem rápido. É também a primeira vez que eu leio um clássico brasileiro, e minha nossa, eu sou completamente louca pela nossa lingua. Cada palavra escrita nesse livro me faz perceber que amo o português demais.
(A única coisa esquisita nesse livro é que Carlota tem 16 anos, mas, nessa época era normal, então né...)

E justiça pelo pobrezinho do cavalo ?

Othon.Carpe 27/09/2023

Cinco Minutos" é uma novela escrita por José de Alencar, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira do século XIX. Publicado em 1856, este romance se destaca por sua abordagem sobre temas como o amor, a sociedade e a busca pela identidade.