A Viuvinha

A Viuvinha José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

Lelê 04/09/2023

Tenho um sério caso de amor e ódio com a matéria literatura... Mas enfim.
A Viuvinha, assim como Cinco Minutos é uma história apaixonante. Gostei muito desse amor tão exagerado que chega a ser platônico.
Mas como nem tudo são flores, acabo por ter que me obrigar a ler e é tão ruim!
Acabei fazendo a prova sobre ele sem ter conseguido ler até o fim. Mas agora que finalizei, gostei muito da leitura.

Lulu 19/08/2023

Eu amei esse livro. Fiquei com medo dele ser entediante, mas eu me impressionei com a história. As pessoas apaixonadas deveriam ler esse livro!!!!

Kah 10/08/2023

Um romance curto, mas com várias lições!
Por meio da história de amor de uma jovem simples e um herdeiro perdulário, o autor nos mostra alguns ensinamentos sobre as consequências da imprudência com o dinheiro, honra, sacrifícios e recomeços.
Sempre com aquele tom descontraído e de conversa com o leitor. Uma leitura rápida e envolvente!

Bruna 08/08/2023

Gostei muito. Não achei que fosse gostar porque tenho uma leve resistência a forma escrita do autor, mas este me surpreendeu. Historia curta mas cheia de significados sobre honra, meta de vida, amor e felicidade. Um belo clássico.

Thayna283 29/07/2023

É uma leitura bem rápida, a história é interessante apesar de ser previsível. É bem meloso também mas isso é normal em livros da época do romantismo então isso nem incomodou tanto. Concluindo, é bom pra uma leitura de distração e pra descontrair.

EduardaMarquess 13/07/2023

Esse livro estava na minha posse desde 2015, eu acho, e nunca o pegara. Contudo, depois de ler ?Senhora? do mesmo autor ? e ter gostado ? decidi finalmente lê-lo, mas fiquei negativamente surpresa. Estava achando previsível, mas teve uma virada que podia deixar as coisas interessantes, contudo, ao meu ver, foi bem sem graça a maneira que foi construída, foi tudo ligeiro demais e meio ?nonsense? Não curti a leitura, não deu tempo ter apego a nenhum personagem nem me envolvi com a trama.
Davi VM 15/07/2023minha estante
Uau, UMA estrela kkkkkkk

utasaan 09/07/2023

Um clássico curto
Ele é bastante curto e isso talvez seja um problema para nós leitores modernos pois, no lançamento original, eram publicados por capítulo com uma periodicidade. No geral poderia ser diário ou semanal mas não sei qual desses era o desse livro. Enfim, devido a essa forma moderna de ler com todos os capítulos em mãos não pude me conectar ao personagens devido a rapidez da história. É uma boa obra para passar o tempo e de rápida e fácil leitura. Demorei para ler pois estava com preguiça e obcecada por outras mídias de entretenimento como jogos de fazenda e Bocchi the Rock, muito bom por sinal. Dessa forma, recomendo muitíssimo mas não espere uma obra prima pois foi a segunda obra de Alencar.

aillia 27/06/2023

É bom para entender as características do romancismo dos clássicos
Nada muito diferente das histórias dos clássicos romances. Um romance bem meloso e dramático com uma melancolia exagerada, sempre exaltando a importância da honra e da obediência filial. Assim como a maiorias dos clássicos brasileiros, trazem questões sociais que envelheceram como leite...machismo, escravidão e etc. De modo geral, a leitura é rápida e interessante, o autor faz referências profundas e traz algumas analogias poéticas (bem rapidamente) sobre a vida, a morte e o amor. Deve servir para o pessoal do ensino médio que esteja estudando sobre os movimentos literários.

Isinha3 16/06/2023

É um livro legal, rápido. Só que realmente teve coisas que eu li com um certo preconceito, já que nos dias atuais os acontecimentos seriam um pouco diferentes.
Mas lembrando que o livro é um livro de 2°fase do romantismo, que tem um sentimentalismo muito forte, então é normal que tenha acontecido da maneira que aconteceu.
Eu gostei do livro eu recomendo

Gabriel1164 13/06/2023

Legalzinho
Um dos únicos livros que eu li para a escola que eu realmente gostei, personagens legais e um romance que prende vc, fazendo vc pensar no próximo desastre que vai acontecer. Achei sensacional

Fabiana.Salgado 08/06/2023

A Viuvinha
Um homem que descobre que está falido, e se mata um dia após casar com a mulher de sua vida, para poupá-la de ser desonrada. A mulher permanece em luto até 5 anos após a morte do marido até que algo acontece.

Juliana Rodrigu 08/06/2023

Quantas lições desta história tão simples e tão complexa!
Ainda mais quando acompanhada pelo Samer Agi!

Mi_ 08/06/2023

Clássico da literatura brasileira, leitura fácil e para se ler em um dia. Fala do primeiro amor, um romance idealizado é difícil de esquecer.
Vale a pena.

Marie 01/06/2023

Melhor do que eu imaginava
Entrou pros meus livros favoritos? Não.
Mas não deixa de ser uma história legal. Eu sou particularmente apaixonada por romances e a história em si até que é bem envolvente. Mas o final francamente me revoltou??? Tinha tudo para ser fantástico, mas não foi bem trabalhado.
Não sei se leria outra obra do autor, mas não foi de tudo ruim.

João 31/05/2023

Viuvinha
Livro ótimo para qm quer ler um romance de época e ao mesmo tempo com uma aventura que fará vc viajar no livro