Diva

Diva José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Diva

camila 29/12/2022

fiquei meio confusa no começo, mas eu AMOOOO a escrita do José de Alencar, o desenvolvimento impecável ??? amo de paixão esse livro

Mariana 01/12/2022

Gado demais
É um livro cansativo por se arrastar no drama do homem que é rejeitado e "se rasteja" por uma moça que gosta de fazê-lo de "besta". Não duvido que seja a cópia de algum livro que ficou muito famoso.
Só acho que possa valer à pena se você busca por um livro que fixe na sua cabeça características da 2ª geração do romantismo.
Por ele e por Iracema, considero José de Alencar um péssimo autor - e olhe que sou cearense.

Geciane brilhante 10/11/2022

Diva traz a inocência e ousadia de uma mocinha misteriosa e caprichosa, que por vezes despertou um sentimento de raiva e incompreensão da personagem. Impossível não amar a literatura brasileira com seus mistérios e paixões.

"Na sombra sim, conheço que meu coração é bom. Pareço-me com as flores. De dia as cores mais vivas , de noite o perfume mais suave".

Carol Passinho 06/11/2022

Diva
Emília é a personificação da famosa mulher de fases. Extremamente confusa e volátil, mas que conseguiu me cativar e fazer essa leitura difícil de largar.

juh_lo 03/11/2022

Não
Frienemies que tinha tudo pra ser ok. Entendo que reflete a época mas não!!
Do meio pro final começa a ficar mais tóxico. Então NÃO!

thecia 18/10/2022

mais um do Alencar
Vamos lá, estou dando 4,5 só porque não acho que superou Senhora, mas já me rendi completamente a José de Alencar, fico completamente presa nas histórias dele.
Diva conta a história do Augusto e da Emília e eles ficam presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e outras humilhantes. Mas eu confesso que comparei eles um pouco com Aurélia e Fernando lá em Senhora, por isso a relação de Augusto e Emília não me encantou tanto.
Mas eu amo a narrativa do José de Alencar, como se ele realmente escrevesse cartas. E é mais um típico romance urbano do autor, que eu amo tanto, enredo simples, com personagens psicologicamente elaborados. A descrição dos costumes da alta sociedade e da corte, do que se passava dentro dos salões e da intimidade das alcovas das senhoras munido de um vocabulário rebuscado.
Por fim, não poderia deixar de comentar do prólogo do Alencar, ele afirma que, como defensor de uma língua em constante evolução, age em oposição ao clacissismo exagerado, que em nada contribui para o desenvolvimento da língua na literatura e busca o ?galicismo?.
Enfim, até agora, não me decepcionei com Alencar e seus romances, vou me aventurar em mais um, o autor realmente me pegou muito!

Gab4eclipse 09/09/2022

Não sei oq dizer
Comecei a ler esse livro para uma lição na escola achei a leitura difícil porém com o tempo foi se tornando boa, mais odiei do que amei os personagens, sobre a historia não achei emocionante e nem muito boa, com o tempo se tornou agradável porém não me cativou e o final descreveria como decepcionante.
Doardoo 30/09/2022minha estante
Aaah também to lendo ele por causa da escola kkkk

Dri 10/08/2022

Diva maluca
Olha, gosto muito de José de Alencar, mas esse casal aqui realmente é maluco. Parece uma prévia do que veremos em Senhora, com Aurélia e Fernando. Buuut, Aurélia e Fernando tinham seus motivos para o relacionamento cão e gato. Aqui eu realmente não entendi qual a mola propulsora do relacionamento doentio do casal protagonista. Só sei que ri muito, esperei alguma revelação bombástica para justificar a animosidade dela, mas não veio. Era pura piração mesmo. Recomendo por ser uma leitura rápida e uma chance de conhecer um pouco mais o trabalho de José de Alencar.

Estante estonteante 28/06/2022

...
Comecei a ler ele hj faz algumas horas, a leitura foi bem rápida e fluida, só parei uma vez pra comer algo, mas sinceramente, não posso dizer que foi a minha favorita. O livro em si desperta vários sentimentos conforme vai sendo lido, mas o principal é a raiva, por que meu deus. O amor que José de Alencar conseguiu escrever me deixou indignada, Augusto o protagonista era um homem obcecado por Emília, se deixava ser humilhado e mesmo assim continuava demonstrando seu amor pelo mais simples gesto dela. Uma verdadeiro trouxa. Emília... O que eu posso falar de Emília? Uma menina fútil e mimada que não aceita um não como resposta, sempre teve tudo o que queria, e em relação amor, nunca teve outros planos que não fossem fazer com que seus paqueras aumentassem o seu ego. Poderia escrever outro livro falando o como o relacionamento deles dois é conturbado e angustiante, muito drama, eu até poderia dizer que Augusto não merece aquilo, mas ele é um homem que se deixa levar pelo simples piscar de olhos de Emília. Então vou me conservar e me imaginar esganando esses dois.

Carol.Carvalho 27/06/2022

Falando de fluidez de leitura, esse foi melhor que o primeiro. Apesar de demorar 1 mês pra ler, eu li em uns 4 dias, voltando de onibus, não sei se por já ter lido Luciola. Mas, a temática comparada com a do outro é mais fraca. Não tem um dilema moral, dualidade, nem nada do tipo. É só o Augusto chorando atrás da Emília que eu achei um pooooorre as vezes. Ele era insististente e ela era indecisa, com muito te quero agora depois não te quero. Aí, muuuito chata, nossa senhora. Agora vou pro 3° e ultimo perfil de mulher.

Karen 15/05/2022

Romance do jeitinho que eu gosto
José de Alencar nunca decepciona! Emília se mostra uma garota mimada e birrenta, Amaral um panaca que faz dó. Kkkkkkk. Emília era bipolar (só pode) e Amaral tinha obsessão por ela. Hj, descrente do amor, acho que esse relacionamento não daria certo nunca, mas pra um romance ficcional tudo pode.