A filha de minha mãe

A filha de minha mãe Judith Henry Wall

Resenhas - A filha de minha mãe

gabrielrjf 23/04/2019

A filha de minha mae
Sensível. Interessante. Só poderia ter aproximado mais o leitor dos sentimentos e conflitos internos e diminuído na narração dos fatos externos. Acho que mais páginas cairiam bem pra descrever as sensações e reações (sentimentos) de cada personagem.

Bolena 24/10/2016

Um drama familiar
Como a própria autora disse, A filha de minha mãe é um livro sobre perdão e o que acontece quando ele não é dado.
Começa no ano de 1945, no final da 2° guerra mundial e conta toda a vida da família desde então. Fiquei muito triste com esse livro! É mostrado os sonhos que se perderam, como no início da vida planejam muitas coisas e no decorrer do tempo as coisas não são como esperavam. Acima de tudo, mostra como um erro, a falta de perdão e o ódio
pode arrasar uma família inteira. E por mais que se queira, o tempo não volta mais para se consertar isso.

Agora um pequeno ""spoiler""

O livro foi inteiramente impactante, mas teve uma parte que fiquei pensando por muito tempo depois. É a parte do Grayson, marido de Martha Claire que é a personagem principal.

" Estavam assistindo televisão, um documentário sobre a Inglaterra, quando apareceu um penhasco de Dover. Martha analisa o rosto de Grayson e pergunta:
- Foi para lá que você foi com Justine depois da guerra?
- Com Justine? - Indagara ele, com uma perplexidade genuína.
- Não se lembra de ter ido para lá com Justine?
Grayson sacudiu a cabeça.

Martha Claire não sabia se ria ou chorava. Ele não se lembrava de Dover"

Isso me chocou porque chegou uma hora que nem ele se lembrava mais do que havia acontecido, e havia passado tanto tempo que aquele erro já deveria ter perdido a importância .
@Agulha3al 20/09/2017minha estante
Nem todos os personagens tem finais felizes! ?

Adriano Igor 09/05/2013

Os rumos da vida
A história é tipicamente heroica no começo. Uma família que sofre com seus queridos no meio de uma Guerra. Quando ela finalmente acaba, Martha Claire recebe a irmã, (e a sobrinha) mas seu marido ainda não chegara.
Quando ele chega, parece mudado pela Guerra, o relacionamento outrora tão jovial transforma-se em uma convivência formal até criarem a filha de Justine, Iris. Esta era o mais próximo de uma filha que Martha pudesse ter, afinal amenizava a dor da esterilidade.
Pensando em amenizar o sentimento de ciúmes da sobrinha e de dor ao vê-la sair quando a mãe chegava de Nova York, aceita junto com o marido, Grayson, a criar uma criança entregue pelo médico da região, Cissy, e mais tarde seu irmão (ou não), Buddy.
Já se passaram 17 anos desde a Guerra, mas outra seria travada nesta encantadora família, afinal por um descuido do destino um terrível segredo fora revelado e Martha Claire não poderia perdoar, jamais, sua irmã, seu Marido, e nem mesmo Iris que no contexto se viu obrigada a ir embora com a mãe.
O desenrolar da história não caberá a mim contá-la. Deve ser lido para entender todas as motivações das personagens envolvidas. O que é certo é que não nos arrependemos em ler a história, entretanto o arrependimento pode vir, inconsciente, ao compararmos o livro com nossa própria história.

"Todos vivemos sob pilhas de culpa" não é uma errônea para Iris e Cissy, nem mesmo para nós.

Mais que uma boa história, uma reflexão sobre os verdadeiros valores de família, arrependimento, amor e perdão o espera.

Edna 13/10/2012

Para toda questão existem dois lados

Quando iniciei essa leitura acreditei que fosse apenas mais um livro, mas do inicio ao final do livro a autora expressa o sentimento, a união pela familia, mas que em determinado ponto por apenas uma questão de decidir entre o perdão e a razão ela passou a maior parte da sua vida afastada das pessoas que mais amava e que a amavam interferindo brutalmente na vida de todos incondicionalmente. Triste, reflexivo, realista., uma leitura maravilhosa sem ser cansativa mesmo relatando fatos do cotidiano.
Valéria 18/03/2013minha estante
Li esse livro a muitos anos e morro de vontade de reler, mas não acho para comprar em lugar nenhum... É uma pena pois a história é maravilhosa.