A morte de Ivan Ilitch (eBook)

A morte de Ivan Ilitch (eBook) Leon Tolstói




Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch


4838 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


otessadeath 22/05/2024

Todos nós somos meio Ivan, mesmo que lá no fundo. A angústia da morte não foge de ninguém, muito menos o desejo dela.
comentários(0)comente



Diego.Alfaro 21/05/2024

Sobre a vida e a morte de alguém comum
O livro trata de uma situação comum e certa: a Morte. Conta sobre a vida de uma pessoa comum, nem rica nem pobre, sempre esforçada e que sempre tentou fazer seus deveres da melhor forma possível. Os caminhos pelo qual a vida o levou podem não ter sido os melhores, mas quem de nós tem a vida que sempre sonhou?
comentários(0)comente



nalanda.teixeira 21/05/2024

Decente, leve e agradável.
Ivan Ilitch é a típica pessoa que vive de aparências, sua vida inteira foi voltada à agradar o resto da sociedade, especificamente, as pessoas que ele considerava superiores.

Achava que vivia de forma ?decente, leve e agradável?, mas em seu leito de morte foi surpreendido por um sopro esclarecedor, ele nunca realmente viveu dá forma que queria, alcançou objetivos que nem eram de sua vontade, nem sabia quais eram suas próprias vontades.

Falar de morte é um tabu e, ficar às cegas desse acontecimento inevitável traz uma sensação de desespero e angústia quando nos deparamos com uma situação de doença. Ivan Ilitch não escapa desse fenômeno, muito pelo contrário, ele sofre com o peso dessa inércia, assim como a maioria de nós, só reflete sobre como vivemos no momento em que está se perdendo tudo.

O livro também aborda a maneira como a sociedade lida com doentes, principalmente, os de estágio terminal. Sempre os tratando com uma certa indiferença, omitindo informações, mentindo sobre a realidade, declarando que eles são um verdadeiro fardo, tudo isso cria um ciclo de dor para o paciente e para seus cuidadores. É fundamental escutar o que o paciente tem a dizer e falar tudo que é necessário, cuidados paliativos são certeza de qualidade de vida.
comentários(0)comente



Diego Santos 21/05/2024

Parece simples demais no começo, mas vai pra um lado pesadíssimo.
Que livro bom.
Num todo parece um livro sobre encarar a morte, mas acaba por ser um livro sobre a vida e como levamos ela.
O que é viver bem? O que é ser bem sucedido? Baita duma reflexão.
comentários(0)comente



lucaismaia 21/05/2024

-- acabou! - disse alguém perto dele, o que ele repetiu dentro de sua alma.
"A morte está acabada", disse para si mesmo. "Não existe mais."
Respirou profundamente, parou no meio de um suspiro, esticou o corpo e morreu."
comentários(0)comente



Laisy.BArbara 20/05/2024

Caraca, foi muito diferente do que imaginava
Eu gostei muito de como a morte foi tratada, como foi real?
comentários(0)comente



hwurricane 20/05/2024

Simplesmente não reaja
Eu adorei ler esse conto, foi o meu primeiro contato com o tolstói. Adorei a escrita e a história num geral, o final principalmente(literalmente o final, a última linha do livro)! Simplesmente genial.

Mas ele é a definição de um livro 4 estrelas!
comentários(0)comente



Sanper 20/05/2024

Saindo de um Velório.
Que texto imersivo foi este? Ótima leitura. E a experiência fica mais completa por eu estar utilizando o Audible da Amazon.
No começo senti-me deslocado por conta do áudio que certas palavras tinham trocas sutis de palavras, mesmo assim, com pouco esforço segui o ritmo que deve ter quando se faz uso do audiolivro.
Torci para que Ivan se curasse, assim como ele desejou com toda força sua saúde restaurada.
Tudo mais é um livro curto que terei que refletir por semanas. Assim a história irá ser prolongada em minhas ponderações diárias e facilmente passará para os meus pensamentos do próximo mês. ??????
comentários(0)comente



Luiza 20/05/2024

Um livro belíssimo com diversas passagens intrigantes sobre a morte e, sobretudo, a vida. me fez refletir bastante
comentários(0)comente



Thayna.Angrewski 20/05/2024

Decente, leve e agradável
O livro retrata a vida de um homem que passou anos querendo mostrar aos outros que a existência dele na sociedade era "decente, leve e agradável". O que nos leva a um caminho muito reflexivo porque é no leito de sua morte que ele percebe o quão errado ele viveu.

No momento final, Ivan Ilitch tem uma epifania, compreendendo que a verdadeira felicidade e significado da vida não podem ser encontrados nas conquistas materiais ou no prestígio social. Ele se arrepende de não ter vivido uma vida autêntica, baseada no amor, na compaixão e na busca de um propósito mais elevado. E claro, nos faz pensar muito sobre como estamos levando nossa vida aqui na terra.

comentários(0)comente



Ana Caroline 20/05/2024

É um livro reflexivo. Eu esperava um pouco mais, mas o que recebi foi satisfatório. O caminho para o final inevitável foi bastante intenso e solitário para Ivan, e no meu ponto de vista isso foi mais triste do que a morte em si.
comentários(0)comente



leonardson 20/05/2024

O ivan ilitch um rancoroso que deve tomar muito chifre, a praskovya uma chata, e o Tolstoi um grande escritor
comentários(0)comente



Caroline 19/05/2024

Vida até a morte
Eu n sei o que esperava para ser sincera mas fui agraciada com essa escrita.
Pensar que a novela fala muito mais dos feitos em vida do que a morte em si. Mostrar as escolhas de Ivan e a consequência dessas escolhas.
Ivan que queria o melhor para si mas que no meio do caminho mudou seus conceitos e aceitou qualquer coisa por estar acomodado e talvez só focar em estar entre a burguesia.
Eis que o resultado foi este, não aceitando a morte e cansado das pessoas que o rodeiam neste ponto de sua vida/morte, achando que fez escolhas certas e que este não poderia ser o seu destino, afinal fez tudo certo.
comentários(0)comente



iorimarch 19/05/2024

Classicão, mas a escrita do Tolstoi não me pegou muito nesse?
tema sensível para alguns, não é o meu caso, talvez isso tenha interferido em minha experiência de leitura.
apesar de tal falta de impacto, fato é que a escrita se mostra, fielmente, voluntária numa ideia de exprimir uma quase pura demonstração da realidade, da qual todos nós estamos a beirar, dia após dia, sem escapatória, nessa caminhada rumo ao ?saco negro?.
comentários(0)comente



Leeh.Silva 19/05/2024

Refletir como escolhemos viver
é uma ótima leitura e é essencial para qualquer pessoa que deseja refletir sobre a vida, a morte e o que realmente importa.
comentários(0)comente



4838 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR